Como evitar que periférico "Line" seja conectado em uma entrada "Mic" - Apresentação

Douglas_883

New Member
Brothers do SAV,

Antes de qualquer coisa gostaria de agradecer a vocês por este forum e pelas valiosas dicas e orientações, este é meu primeiro post mas já acompanho o SAV a 1 ano pelo menos.

Meu nome é Douglas e sou voluntário-aspirante a técnico de som da igreja evangélica Sermão da Montanha em São Caetano do Sul - SP, acabei de terminar o modulo básico do curso de técnico de som oferecido pelo instituto Adoração e Adoradores aqui em São Paulo.

Após este tempo apareceu uma dúvida que eu não consegui achar a resposta nos tópicos existentes.

Estou na fase de orçamento dos multicabos para a nova sede da igreja, e o projeto é levar um multicabo de 36 vias da mesa até um painel atras do palco e depois distribuir estes cabos em 3 banheiras de 12 vias cada no palco.

A mesa que utilizo (até o momento) é uma Behringer SX2442FX com a configuração abaixo:
16 canais Mic/Line
08 canais line (stereo)
02 Auxiliares
02 FX
04 Sub-Grupos
01 Saida Mono
01 Saida L/R

Com base nesta informações minhas perguntas são:
1 - Como evitar que um desavisado plugue um instrumento (Line) em um canal que esta plugado em Mic na mesa ?
2 - Disponibizar na banheira do palco conectores XLR para Mic e P10 para Line já resolveria o problema?
3 - Alguem tem uma outra solução ou alguma dica?
4 - Eu li em algum lugar que os conectores do tipo P10 femea costumam a dar muito problema principalmente em banheiras isso é verdade?
5 - Estou orçando os multicablos Santo Angelo com conectores Amphenol alguem tem uma outra sugestão para um melhor custo x benefício.

PS: Desculpem pelo post extenso, prometo ser mais sucinto nos próximos.

Já agradeço pela ajuda.

Abraço a todos.

PAZ.

Douglas Sales
 
olá Douglas,seja bem vindo!
sobre suas perguntas,o que eu posso responder é:
1-coloque um aviso bem explicado, ou, deixe o cabo sempre conectado a banheira,bastando ao músico somente conectar o instrumento no cabo previamente disponibilizado.
Eu uso assim,pois a banheira é toda xlr mas na mesa tem p10 e xlr,para não haver confusão,já deixo os cabos xlr-p10 sempre conectados á banheira,bastando ao músico apenas plugar seu instrumento no meu cabo.
2-pode ser também,mas eu prefiro usar xlr na banheira pelo fato de ter trava e o cabo do instrumento não soltar durante o uso.músicos se empolgam e aí já viu.
3-não, aguarde a opinião de alguém mais experiente do fórum
4-nunca ouvi falar não,acho que com conectores de qualidade e cuidado no manuseio isso não será problema
5-aguarde a opinião de alguém mais experiente do fórum
 
RE: Como evitar que periférico "Line" seja conectado em uma entrada "Mi...

Jonatas Rocha disse:
olá Douglas,seja bem vindo!
sobre suas perguntas,o que eu posso responder é:
1-coloque um aviso bem explicado, ou, deixe o cabo sempre conectado a banheira,bastando ao músico somente conectar o instrumento no cabo previamente disponibilizado.
Eu uso assim,pois a banheira é toda xlr mas na mesa tem p10 e xlr,para não haver confusão,já deixo os cabos xlr-p10 sempre conectados á banheira,bastando ao músico apenas plugar seu instrumento no meu cabo.
2-pode ser também,mas eu prefiro usar xlr na banheira pelo fato de ter trava e o cabo do instrumento não soltar durante o uso.músicos se empolgam e aí já viu.
3-não, aguarde a opinião de alguém mais experiente do fórum
4-nunca ouvi falar não,acho que com conectores de qualidade e cuidado no manuseio isso não será problema
5-aguarde a opinião de alguém mais experiente do fórum

Obrigado pela dicas Jonatas,

Estou pensando em utilizar tudo XLR femea e deixar conectado na banheira central somente o que eu estiver utilizando se alguem for conectar alguma coisa nova vai ter que pedir auxilio ao técnico, ai o técnico vê se coloca um DI ou usa o line da mesa, é meio ariscado mas não vejo outra saida.

Abraço, fica em paz.

Douglas Sales
 
Bem vindo Douglas!

Eu não deixo e nem deixaria cabos desconectados, pois se eu não puder estar no mesmo momento que os músicos, eles ligam sozinhos sem correr o risco de errar.

1- Se você vai usar DI, deixe ele sempre conectado na banheira e o músico só pluga o cabo do seu instrumento no DI do seu instrumento. Faça uma marca com cores para facilitar a vida deles e a sua.
2-3- Se vai usar DI não precisa de P10, se não vai usar DI faça cabos com conetores XLR/P10. Para a saída de monitores, use na banheira XLR macho.
4- Acho que isso está relacionado à quebra, pois P10 é mais frágil no manuseio, além de ficar solto.
5- Ótima escolha, são os melhores.
 
Back
Topo