Como fazer ligação na mesa UB1622F de PA e retornos

G

Guest

Guest
Olá Turma, estou com estes equipamentos a seguir na igreja e não tenho certesa de como ligar.

tenho 4 subs, (2ativo e 2 pacivos) loudvox 15 + 2 medio grave loudvor performace 15(1 ativo e 1 passivo)+ 2 Sides + 2 retornos.
Quero ligar isso e dividir os canais na mesa UB1622FX pró.
tenho um equalizador de 2 bandas e um amplificador para side e retornos já que não são ativos.
Alguem pode me ajudar?

também segue meu MSN <!-- e --><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a><!-- e --> caso alguem queira.





 
tenho 4 subs, (2ativo e 2 paSSivos)

Vai gostar de graves assim lá na China. Imaginem o pancadão!!!

Alex (desisti de escrever Mapexalex), que tal começar pelo manual?

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.behringerdownload.de/UB-Mixer_/UB-GROUP_3_POR_Rev_D.zip">http://www.behringerdownload.de/UB-Mixe ... _Rev_D.zip</a><!-- m -->

Lá você verá muitas sugestões de uso.

Idéia:

Instrumentos e microfones => mesa de som

Masters da mesa => caixas de sub* => caixas top (full-range)

Saída Aux 1 (Pré) => amplificador => caixa(s) de retorno(s)**.

* imagino que seu sub ativo tenha um crossover para caixa full-range. Muitos tem. Agora, se não tiver...

**Uma ou duas caixas tendo em vista a impedância. Em qualquer dos casos, o som será o mesmo.

O equalizador pode ficar entre a mesa e o sub ativo.

O side você pode tirar pelo submasters.

Mas sinceramente, com essa mesa não dá para fazer muita coisa. Eu mesmo não arriscaria isso tudo aí.

Mas graves não vão faltar.

Um abraço,

Fernando
 
acho que ainda não entendi.

Olá irmão.
então;;
acho que eu ainda não entendi muito bem
rsrsrs
é que eu queria controlar as graves separadas dos retornos, será que isso é possível nesta mesa? eu tentei ligar na saida sub que tem um volume independente tipo master. mas não consegui muita coisa, na verdade olhando o manual vi que o sub quer dizer subgrupos e não sub de (graves).
tambám não entendi onde é esta entrada aux que vc me falou.

outra coisa, para que serve as entradas channel insert?

Obrigado pelas respostas.
estou providenciando curso de sonoplastia mas todo o equipamento chegou rápido demais e não deu tempo de aprender.
pesso-lhes desculpas por tanta ignorância no assunto
 
Olá Alex,

Você está responsável pelo som da sua igreja a pouco tempo?

Dá uma olhada nas apostilas que estão na seção de downloads deste site, são excelentes e inspiradas, onde certamente você aprenderá muito. Se partir direto para a leitura de manuais dos equipamentos sem conhecer alguma teoria e alguns termos, cetamente não obterá resultados muito bons.

Com o decorrer da leitura, vai postando as dúvidas aqui no fórum que a galera vai te ajudando, ok?

Abraços,

Eduardo.
 
David,

eu reli, e notei que eu errei mesmo. Estava tentando encaixar aquele monte de pedido "side, sub, eq, etc" em um equipamento tão limitado para tal uso quanto a mesinha UB.

Eu fico imaginando a igreja com esse equipamento, tentando soluções mil... e só fico pensando no pancadão, pancadão dos graves!!

Na verdade, se fosse comigo, minha igreja, mandava devolver os subs, os sides, ficava só com a mesa, as 2 caixas full-range e os retornos, e olha lá.

Sub, side e equalizador, para mim, só depois que o sistema já está montado e funcionando razoavelmente bem, quando então entram essas coisas para o ajuste fino.

Eu deveria ter dado essa resposta, mas fiquei com pena do rapaz, que já tem esse monte de equipamento na mão. Mas a pena acabou.

Alex,

infelizmente o que você está vivendo é extremamente comum. É o comumente chamado de "colocar o carro na frente dos bois". Acredito que algum vendedor "mui amigo" empurrou essa solução para vocês, e vocês caíram igual patinhos, digo, compraram achando que atenderia. Só que agora que o vendedor já recebeu (e já está procurando outro "pato"), estão por conta e risco. Mais risco que conta.

Acredito que as compras dos equipamentos de áudio devem seguir o nível dos operadores. Se os operadores da igreja sabem pouco, que comprem pouca coisa, simples e barato. Não adianta ter 100.000,00 de equipamento e um operador com pouco ou nenhum conhecimento.

Aliás, muito melhor investimento fazem as igrejas que gastam R$ 1.000,00 em cursos para o operador de áudio, e só depois decidem em quais equipamentos investir. A compra é muito mais certeira. O operador, devidamente treinado, tem condição de dizer o que realmente precisa, o que não, evitando assim cair em papo de vendedor.

Ou então, nos casos dos projetos dos consultores de áudios, as igrejas compram toda uma solução, equipamento + treinamento, tudo junto.

Agora, comprar equipamento e jogar na mão de quem nada sabe, desculpe, penso eu que é jogar dinheiro fora.

Não estou me referindo a você pessoalmente nem a ninguém do site. Tem todo o direito de perguntar e tirar as dúvidas que você tiver. Nada é bobo ou burro. A pior pergunta é sempre aquela que não é feita. Estamos todos aqui realmente para ajudar, com este intuito mesmo.

Apenas estou citando o que acontece na realidade em quase todas as denominação, inclusive na minha denominação. Ou vemos equipamento de menos (muito menos que o necessário), ou exageros enormes, desperdícios completos. Agora, investimento PRÉVIO em informação (cursos, livros, estudos), somente em raríssimos casos.

Então, faça dois favores a você mesmo:

- estude! As apostilas lá na área de donwload estão para isso mesmo. Vão te ajudar muito, muito mesmo.

- simplifique seu sistema, pelo menos enquanto você é iniciante. Vou lhe dar bem mastigado. Faça:

1) instrumentos e mics => mesa de som

Microfone devem usar cabos balanceados (se não sabe o que é, então compre cabos de microfone prontos, da Santo Angelo) e vão entrar nas entradas MIC IN

Instrumentos devem usar "cabos de guitarra" (mais uma vez, compre cabos da Santo Angelo).

2) Masters da Mesa de Som => caixas ativas full-range (as loudvox Performance 15). São estas caixas que atenderão à igreja.

3) Saída (não é entrada) Aux 1 SEND na entrada do amplificador. Serão seus retornos. Leia as apostilas e estude mais sobre como funcionam os auxiliares

4) Amplificador => caixas de retorno. Serão os retornos dos músicos.

É um sistema simples, mas com um mínimo de funcionalidade. Como já falei, subwoofers, equalizador (que adianta ter um eq se não se sabe mexer nele? - sempre digo isso) e side-fill só depois que você tiver feitos os cursos, e o sistema que citei estiver funcionando bem, muito bem.

Um abraço,

estamos sempre à disposição, mas precisamos que você faça sua parte (ler as apostilas)

Fernando
 
Boa noite Sr Bersan, é possivel me dar uma ajuda em relação a um sistema ativo que tenho trabalhado com duo musical? Ou seja, backing track, vozes, 2 guitarras.
A duvida está na ligação, mesa soundcraft spirit e12, sub fbt max 9sa, 2x ev elx112p.
Devo utilizar o sub independente dos full ranges
Ou utilizar mesa-sub-saidas filtradas para tops ev elx112p
Ao mesmo tempo queria sacar um som menos gordo do sub, que o tenho sentido muito forte na ligação de mesa - sub-tops.
Tenho um equalizador grafico da peavey, devo utiliza-lo para algum ajuste neste sub,,pergunto porque não sei se é possível. Muito obrigado e desculpe tantas duvidas ao mesmo tempo.
 
Back
Topo