David,
eu reli, e notei que eu errei mesmo. Estava tentando encaixar aquele monte de pedido "side, sub, eq, etc" em um equipamento tão limitado para tal uso quanto a mesinha UB.
Eu fico imaginando a igreja com esse equipamento, tentando soluções mil... e só fico pensando no pancadão, pancadão dos graves!!
Na verdade, se fosse comigo, minha igreja, mandava devolver os subs, os sides, ficava só com a mesa, as 2 caixas full-range e os retornos, e olha lá.
Sub, side e equalizador, para mim, só depois que o sistema já está montado e funcionando razoavelmente bem, quando então entram essas coisas para o ajuste fino.
Eu deveria ter dado essa resposta, mas fiquei com pena do rapaz, que já tem esse monte de equipamento na mão. Mas a pena acabou.
Alex,
infelizmente o que você está vivendo é extremamente comum. É o comumente chamado de "colocar o carro na frente dos bois". Acredito que algum vendedor "mui amigo" empurrou essa solução para vocês, e vocês caíram igual patinhos, digo, compraram achando que atenderia. Só que agora que o vendedor já recebeu (e já está procurando outro "pato"), estão por conta e risco. Mais risco que conta.
Acredito que as compras dos equipamentos de áudio devem seguir o nível dos operadores. Se os operadores da igreja sabem pouco, que comprem pouca coisa, simples e barato. Não adianta ter 100.000,00 de equipamento e um operador com pouco ou nenhum conhecimento.
Aliás, muito melhor investimento fazem as igrejas que gastam R$ 1.000,00 em cursos para o operador de áudio, e só depois decidem em quais equipamentos investir. A compra é muito mais certeira. O operador, devidamente treinado, tem condição de dizer o que realmente precisa, o que não, evitando assim cair em papo de vendedor.
Ou então, nos casos dos projetos dos consultores de áudios, as igrejas compram toda uma solução, equipamento + treinamento, tudo junto.
Agora, comprar equipamento e jogar na mão de quem nada sabe, desculpe, penso eu que é jogar dinheiro fora.
Não estou me referindo a você pessoalmente nem a ninguém do site. Tem todo o direito de perguntar e tirar as dúvidas que você tiver. Nada é bobo ou burro. A pior pergunta é sempre aquela que não é feita. Estamos todos aqui realmente para ajudar, com este intuito mesmo.
Apenas estou citando o que acontece na realidade em quase todas as denominação, inclusive na minha denominação. Ou vemos equipamento de menos (muito menos que o necessário), ou exageros enormes, desperdícios completos. Agora, investimento PRÉVIO em informação (cursos, livros, estudos), somente em raríssimos casos.
Então, faça dois favores a você mesmo:
- estude! As apostilas lá na área de donwload estão para isso mesmo. Vão te ajudar muito, muito mesmo.
- simplifique seu sistema, pelo menos enquanto você é iniciante. Vou lhe dar bem mastigado. Faça:
1) instrumentos e mics => mesa de som
Microfone devem usar cabos balanceados (se não sabe o que é, então compre cabos de microfone prontos, da Santo Angelo) e vão entrar nas entradas MIC IN
Instrumentos devem usar "cabos de guitarra" (mais uma vez, compre cabos da Santo Angelo).
2) Masters da Mesa de Som => caixas ativas full-range (as loudvox Performance 15). São estas caixas que atenderão à igreja.
3) Saída (não é entrada) Aux 1 SEND na entrada do amplificador. Serão seus retornos. Leia as apostilas e estude mais sobre como funcionam os auxiliares
4) Amplificador => caixas de retorno. Serão os retornos dos músicos.
É um sistema simples, mas com um mínimo de funcionalidade. Como já falei, subwoofers, equalizador (que adianta ter um eq se não se sabe mexer nele? - sempre digo isso) e side-fill só depois que você tiver feitos os cursos, e o sistema que citei estiver funcionando bem, muito bem.
Um abraço,
estamos sempre à disposição, mas precisamos que você faça sua parte (ler as apostilas)
Fernando