Como Instalar os Retornos na mesa Yamaha-MG-24/14FX

kaue_perez007

New Member
Paz do Sernhor irmãos!


Compramos uma mesa de som "Yamaha-MG-2414FX".

Não sei como utilizar os retornos, ou melhor como istalar os retornos na mesa. Ela contem 6 aux . mais não manjo de como fazer a ligação. Comprei tambem uma meduza de 20 canais: 6 canais P10, 10xlr fmacho, 2xlr femea. segue a foto da mesa.

http://www.google.com.br/imgres?q=Y...64&start=20&ndsp=12&ved=1t:429,r:3,s:20,i:150

http://www.google.com.br/imgres?q=Y...nw=145&start=0&ndsp=8&ved=1t:429,r:0,s:0,i:73


Agradeço que puder me ajudar.
 
Bom, não sei se é o seu caso. Mas aqui na nossa igreja, os monitores (retornos) são ligados da seguinte forma:

São um par de monitores ativos da Oneal, então do monitor Ativo sai um cabo balanceado XLR (mesmo usado para microfone), entra na medusa, que leva o sinal até a outra ponta, que é ligada nas saídas de auxiliares SEND na mesa.
 
Ate ai acho que.entendi. Ex. Eu ligo uma caixa que vou usar como retorno do teclado ligo ma meduza e na mesa ligo em aux 1 é isso. E como encaminhar o baixo bara o aux1?
 
Fazendo essa ligação, esse retorno poderá servir para qualquer canal usado em sua mesa. Caso queira deixar só o teclado nele, é só nos outros canais e abaixar o volume do auxiliar escolhido (usado), e deixar aberto o volume do auxiliar usado só no canal do teclado.. Caso queira que no retorno saia também o baixo, ou a voz principal, ou todos de uma vez é só ir no canal (por exemplo) do baixo, e aumentar o volume satisfatoriamente.

Dê uma lida no manual da mesa, ele vem com algumas especificações de montagem de equipamentos...
 
Blz vou tentar fazer isso no sabado dia 01/09. qualquer coisa eu entre em contato. Valeu.

Revisando: Exemplo

Vou ligar o teclado; ligo a caixa de retorno que sera do teclado na minha mesa no aux1, ligo a caixa do vocal no aux2. quando eu quiser que na caixa do teclado saia dele e do vocal eu deixo o aux1 e aux2 aumentado, abaixo todos os outros aux dos outros canais. É isso?




Vou tentar. Valeu.
 
Tem algumas perguntas importantes que devem ser respondidas.

Suas caixas de retorno são ativas ou passivas(potência + caixas) ?

Você usará o sinal da mesa para os retornos via medusa/multicabo??

Abraçaos
 
kaue_perez007 disse:
As caixas sao passivas ligadas na potencia. E vao sim ser ligadas no multicabo. Porque?

São ligadas no multicabo para levar até a mesa.

caso contrário como a mesa controlaria?

espero ter ajudado
 
kaue_perez007 disse:
As caixas sao passivas ligadas na potencia. E vao sim ser ligadas no multicabo. Porque?

Você só deve observar o seguinte, no multicabo não se deve enviar sinal ja amplificado, se a potencia ficar junto da caixa de som não há nenhum problema, o sinal sai da mesa de som sem amplificação, vai pelo multicabo até a potencia e da potencia para a caixa de som, ai sem problemas. Agora se a potencia estiver perto da mesa de som e o sinal sair da potencia (ja amplificado) ir pelo multicabo até as caixas, não deve ser feito assim, pois pode gerar muita interferencia no sinal dos outros canais do multicabo e varios outros problemas.
 
E volto atrás na minha afirmação para perguntar:

onde ficam os amplificadores?

Na nossa igreja funciona assim:

Igreja.png



Vale salientar que em nossa igreja os amplificadores ficam em uma sala anexa, e até o PA são dezenas de metros.
Eu sei que tem perda, mas está nos servindo bem dentro da congregação, visto que não precisamos de tanta potência.
 
Edilson,
Dessa maneira realmente não há problema algum, o que não é recomendado é enviar o sinal do amplificador pelo multicabo, quanto a perdas entre o amplificador e as caixas, acredito que se os cabos estiverem bem dimensionados esta perca será imperceptivel.
 
Marcelo Barbosa disse:
Edi3_M4x,
Dessa maneira realmente não há problema algum, o que não é recomendado é enviar o sinal do amplificador pelo multicabo, quanto a perdas entre o amplificador e as caixas, acredito que se os cabos estiverem bem dimensionados esta perca será imperceptivel.


Concordo Marcelo,

Estou apenas exemplificando com ilustração para ele entender melhor.

espero ter ajudado
 
edi3_m4x disse:
kaue_perez007 disse:
As caixas sao passivas ligadas na potencia. E vao sim ser ligadas no multicabo. Porque?

São ligadas no multicabo para levar até a mesa.

caso contrário como a mesa controlaria?

espero ter ajudado



Por isso mesmo perguntei Edson. É uma dúvida muito comum. Eu mesmo já tive...rs

A mesa que utilizo na Igreja é justamente a Yamaha MG 24/14 fx
Qualquer dúvida, fala com a gente!!
 
Pessoal estou felissicimo. Deu tudo certo. Agora presisamos comprar 1 potencia para as caixa de retorno que sao passiva. Mais.ai é outra histori. Me eu posto mais dividas. Obrigado a todos. Deus retribua a cada um segundo o Seu querer.
 
Back
Topo