COMO LIGAR UM NOISE REDUCTION?

Auber

New Member
Realizei recentemente um sonho de adolescência de ter uma aparelhagem Cygnus, composta dos seguintes equipamentos:

- Tuner TU 800
- Amplificador AC 500
- Equalizador GE 1800
- Noise Reduction NR 800

Sei que o NR era, à época, importante para a eliminação de ruídos de fitas cassete e discos de vinil. Entretanto, mesmo que eu só escute MP3 (conectei o PC no PA), o NR veio junto e gostaria de ligá-lo também, ainda que só pelo efeito decorativo de ver os leds piscando.

Só que não sei como e onde conectá-lo.

Por ora, minha instalação é a seguinte: liguei o tuner, o TD (Akai), o CD Player (Philips) e o PC no PA. O pré do PA no equalizador e este, de volta à entrada FWR do PA. Está funcionando muito bem.

Imaginava que deveria conectar o equalizador ao NR e só então devolver o som pro PA, mas o que aconteceu foi um apito terrível e nenhum som.

Vocês saberiam me informar qual o caminho pra fazer funcionar o NR?

Obrigado.
 
Auber, só por curiosidade, quantos anos você tem? :D
Eu, com meus singelos 20 anos de vida, nunca vi um Noise Reduction desses que você está falando.
Só sei que existem pelas histórias do meu pai.
 
Olá, Gabriel, tenho 44.

O único NR fabricado no Brasil foi justamente o 800 da Cygnus. Ele era muito útil até o início dos anos 90, pra eliminar chiados de discos de vinil e fitas cassete. É algo mais complexo que a tecla Dolby NR, mas que tinha a mesma função.

Com a tecnologia digital, os NR perderam a utilidade. Salvo engano, acho que só quem usa NR atualmente são músicos (guitarristas e baixistas) em meio à pedaleira.

O NR é esse aqui: http://www.audiorama.com.br/cygnus/diversos.htm#NR-800

O meu é preto.
 
Auber,

Eu vi algumas desse aparelho no MercadoLivre. Pelo que parece, voce liga nele o tape, o vinil, etc, e da saída dele você liga no pré, pode ser na entrada Aux IN.

No NR você seleciona a fonte sonora a sofrer o noise reduction e no pré você seleciona Aux In para indicar que é o sinal vindo do NR.

Conhecimento inútil pois o aparelho não tem serventia hoje...mas se vai deixar o rapaz feliz...

fernando
 
Abner,

Uma simples pesquisa no Google mostrou um monte de gente vendendo o manual por 10,00. Se você gosta tanto assim, vale a pena.

Fernando
 
Obrigado, meu caro. Um outro usuário viu meu "drama" no fórum e me enviou úma cópia do manual do NR. Fiz a ligação como indicado no manual e funcionou.

Sabe que o NR tem utilidade, mesmo com áudio digital? Pra quem gosta de som puríssimo como eu (ouço muita música clássica. Além de rock, claro), é bem perceptível a redução de um resíduo de chiado que vem do PC, por falta de aterramento, imagino. Então, não foi um mero capricho querê-lo funcionando. No fim, ele ainda tem uma utilidade, afinal.

Com relação á ligação (para o caso de mais alguém ter a mesma dúvida que eu tinha), é assim:

- os periféricos (Tuner, CD, TD, PC) são conectados ao PA;

- o pré do PA no IN LINE do NR;

- o OUT LINE do NR no IN LINE do EQ;

- o OUT LINE do EQ no FWR do PA.

No NR, tanto as teclas Narrow/Wide quanto ON/BYPASS devem estar desacionadas (não apertadas) e o botão IN LINE deve estar acionado. Há um botão chamado Theresold, que permite o ajuste do grau de redução de ruído que se deseja, conforme o tipo de fonte (TD, FM/AM, CD, etc) e conforme o tipo de música (rock, clássica, pop, etc). O nível do ajuste é medido pelos leds, que acendem da direita para a esquerda. Quanto maior for a utilização do Theresold, menor será o ruído, de acordo com cada circunstância acima citada. O ajuste deve ser constante, a cada variação de áudio e da fonte do áudio. Não há um ajuste fixo, exceto se a fonte eo estilo musical forem sempre os mesmos.
 
Auber disse:
Realizei recentemente um sonho de adolescência de ter uma aparelhagem Cygnus, composta dos seguintes equipamentos:

- Tuner TU 800
- Amplificador AC 500
- Equalizador GE 1800
- Noise Reduction NR 800

Sei que o NR era, à época, importante para a eliminação de ruídos de fitas cassete e discos de vinil. Entretanto, mesmo que eu só escute MP3 (conectei o PC no PA), o NR veio junto e gostaria de ligá-lo também, ainda que só pelo efeito decorativo de ver os leds piscando.

Só que não sei como e onde conectá-lo.

Por ora, minha instalação é a seguinte: liguei o tuner, o TD (Akai), o CD Player (Philips) e o PC no PA. O pré do PA no equalizador e este, de volta à entrada FWR do PA. Está funcionando muito bem.

Imaginava que deveria conectar o equalizador ao NR e só então devolver o som pro PA, mas o que aconteceu foi um apito terrível e nenhum som.

Vocês saberiam me informar qual o caminho pra fazer funcionar o NR?

Obrigado.

eu ganhei um equipamento de som do meu pai que ele já tinha a anos guardado na casa do meu avô, junto com ele veio um noise reduction da cygnus
a princiopio eu não ia utilizar, mais quando eu ligava o computador no equalizador dava um chiasso muito forte nas caixas da esquerda, se eu ligava direto no amplificador não dava ruido algum, foi intão que eu resolvi ligar o noise reduction, eu ligo meu pc direto na mesa de som para fazer a mistura na hora da gravação, então liguei o noise neste percurso entre a mesa e o pc, dpois joguei o som da mesa para o equalizador e do equalizador para o amplificador, resolvido o problema não sai ruido nenhum o noise filtrou todo o ruido e o som sai limpo perfeito, intão é isto que você deve fazer, ligar o noise logo dpois do aparelho que transmite ruidos seja o pc ou qualquer outro aparelho,
ele possui tres entradas uma aux outra para o tape e outra linha de entrada(LINE) para qualquer outro tipo de aparelho, ligue a saida (out) do noise no (in) do equalizador e do (out) do equalizador para o auxiliar do amplificador, assim você seleciona o canal do equipamento através do noise e não atravéz do amplificador que vai ficar sempre na função (AUX) independente do aparelho que você vai utilizar para escutar suas musicas, espero ter ajudado qualquer duvida que eu possa ajudar e só perguntar

até mais ...
 
Back
Topo