Como medir a potência RMS.

G

Guest

Guest
ociloscopio.jpg


Observações: - Resistor de carga: 2, 4 ou 8 Ohms, dependendo da especificação do
amplificador. Utilizar resistor de fio, com potência coerente à que será medida.
- Freqüência gerada: 1Khz (Padrão internacional) ou 60Hz para teste com subwoofer.
- A potência deve ser medida imediatamente antes do início da distorção.
- Procedimento de medição:
Utilizando 60Hz, você pode utilizar um Cd com faixa de teste com sinal senoidal de
60Hz, e multímetro comum (digital ou analógico):
Antes do início da distorção por clipagem (achatamento do sinal), medir a tensão do
voltímetro, e aplicar a fórmula:

P= [ (U x U) / R ]
Onde U = tensão medida no voltímetro em modo AC [Volts]
R = resistência utilizada [Ohms]
Exemplo: Tensão medida no multímetro = 20 volts, com um alto-falante de 4 ohms.
P = ( 20x20 / 4 )
P = ( 400/4 )
P= 100 W RMS

Para freqüências diferentes de 60Hz, é necessário um multímetro que meça True RMS,
isto é, consiga medir a freqüência do sinal e mostrar a potência RMS para esta
freqüência, pois a potência RMS varia com a freqüência

Se você dispuser de um osciloscópio, pode medir a tensão de pico e aplicar a fórmula

P= [ (U x U) / R ] * 0.707
Onde 0.707 é a raiz quadrada de 2

Se você necessariamente não puder utilizar 60Hz você pode aplicar uma margem de
erro na medição de 11% a mais, isto é, se for medido 100W pela 1a fórmula, a potência
RMS provavelmente será de +/- 111W RMS.

A potência PMPO, como o próprio nome diz, é a potência de pico e é cerca de 3,6 vezes
maior que a RMS.
PMPO, lançada originalmente na China, pretende mostrar quanto um amplificador pode
fornecer ou um alto-falante agüentar de potência durante um intervalo de tempo
extremamente curto.

Já a potência máxima ou de programa musical adota a música como sinal de teste. Essa
potência pretende dar uma idéia melhor dos níveis possíveis a serem praticados na
utilização normal dos equipamentos de som, uma vez que o consumidor não utiliza o
seu sistema de som com sinal de ruído rosa e sim com música. Essa potência
normalmente é o dobro da potência RMS.

A potência RMS é a potência eficaz utilizada em todo mundo para amplificadores e
alto-falantes. A medição de potência RMS utiliza uma sala a prova de som, onde o alto-
falante fica instalado livre (sem caixa acústica ou painel). Nele é injetada a potência
RMS que se deseja homologar, com o sinal de ruído rosa.
Nestas condições, o alto-falante deve permanecer funcionando por duas horas.
Após o teste, deve ser feita uma
avaliação cuidadosa no produto, e, se constatado que não houve nenhuma alteração, ele
recebe a especificação da potência aplicada.
 
Valeska, muito muito bom.

Só vou corrigir aqui:

A potência PMPO, como o próprio nome diz, é a potência de pico e é cerca de 3,6 vezes
maior que a RMS. PMPO, lançada originalmente na China, pretende mostrar quanto um amplificador pode
fornecer ou um alto-falante agüentar de potência durante um intervalo de tempo extremamente curto

Tão curto que não serve para nada. Você está correta nisto: inicialmente, quando começou a aparecer essa praga, 1W RMS = 3,6 PMPO. Só que depois, virou bagunça total e completa. Você tinha um mesmo fabricante especificando alguns equipamentos com relação 1:5 e outro com relação 1:15, 1:20W. Tudo dependia do que a concorrência estava fazendo.

Por isto o apelido carinhoso da potência PMPO (aliás, proibida no Brasil pelo INMETRO): Potência Musical Para Otários.

Não serve para nda, só para gerar confusão.

Um abraço,

Fernando
 
Valeska, esses textos são seus ou você achou em algum lugar???

(Ainda quero saber em que loja você trabalha - se trabalhar em loja)

Abraços
 
Achei o mesmo texto em <!-- m --><a class="postlink" href="http://autosom.net/artigos/rms.htm" onclick="window.open(this.href);return false;">http://autosom.net/artigos/rms.htm</a><!-- m --> e em outros sites. No Archive.org, o texto do AutoSom está lá desde 09 de Julho de 2002. Vamos dar os devidos créditos...
 
carlosecg disse:
Achei o mesmo texto em <!-- m --><a class="postlink" href="http://autosom.net/artigos/rms.htm" onclick="window.open(this.href);return false;">http://autosom.net/artigos/rms.htm</a><!-- m --> e em outros site. No Archive.org, o texto do AutoSom está lá desde 09 de Julho de 2002. Vamos dar os devidos créditos...

Oi carlosecg

Se já existe o texto ai não sabia, oque eu posso te falar que eu tenho isso em apostila de meus curços e treinamento de equipamentos de áudio profissional. Mas todo caso esta certo sim dar os créditos.

Meu interesse é contribuir com vocês e os demais que utiliza sua Web Saite, com um pouco de conhecimento que adquiri em minha vida profissional tanto em estudos como em campo.

Assim que puder irei disponibilizando Apostilas de meus treinamentos e cursos e diagramas de equipamentos de diferentes marcas. Espero que os ajude de alguma forma.


Essas foram minhas palavras passadas por E-mail aos Admin.
Mas caso ache algo não tem mal algum passar os créditos, Pois não sei se quem elaborou o que eu tenho usou materiais da internet, ou se algum material da apostila esta na internet. Mas todo caso sem problemas Rss.
Estamos aqui para expor nossos conhecimentos adquiridos ou com estudo ou em campo.
 
A PAZ

Valeska, uma vez fizeram uma tradução do PMPO

Potencia Multipla Para Otário.

Ou seja o Depto de Marketing entrou em uma area que não pertence a eles, e chegou mesmo a extrema bagunça que até uma empresa que sempre foi muito séria em suas escificações (P......) de repente saiu de um equipamento que era 20w Rms 8Ohms saiu para 2.000W PMPO - 2 Ohms.
 
carlosecg disse:
Achei o mesmo texto em <!-- m --><a class="postlink" href="http://autosom.net/artigos/rms.htm" onclick="window.open(this.href);return false;">http://autosom.net/artigos/rms.htm</a><!-- m --> e em outros sites. No Archive.org, o texto do AutoSom está lá desde 09 de Julho de 2002. Vamos dar os devidos créditos...
... up.

[] 's
 
Calma gente, ela está começando agora... Trocamos algumas mensagens e ela vai se acertar, não sabia.

Fernando
 
Back
Topo