Como medir reverberação de ambiente

Edpessantos

Member
Boa Tarde pessoal, estou querendo da aprimorada na acústica da igreja usando espuma acústica, desde já saliento que único conhecimento na área de acústica que tenho é o que venho estudando ultimamente pelo youtube; vi que existem formulas de calculo pra definir a reverberação do ambiente.
Estou pensando em usar a função Find Delay do smaart v8 da seguinte forma:
Gerar um som rosa no centro do tempo em modo 360*(caixa que vai gerar o som em todos os ângulos) e posicionar o microfone RTA em locais específicos do templo e ver qual será a leitura que ele me dará, e após aplicar umas espumas no local e rever a leitura e em cima desse teste quero ver se consigo achar uma forma de ver os locais onde mais sobra a reverberação.

Essa é a unica ideia que estou tendo, se vocês souberem uma forma me digam ai.
desde já grato
 
Amigo, a ferramenta que necessita tem q ter um analisador do RT60 ( Reverberation Time RT60).... não é tão simples fazer a medição, mas da pra fazer em alguns pontos e saber como se porta no seu ambiente o som....
 
Amigo, a ferramenta que necessita tem q ter um analisador do RT60 ( Reverberation Time RT60).... não é tão simples fazer a medição, mas da pra fazer em alguns pontos e saber como se porta no seu ambiente o som....

Seria um decibelímetro com essa especificação RT60?
 
@Edpessantos o uso das espumas vai atenuar determinadas frequências.
O que influencia bastante na qualidade sonora da sala: material de construção da sala (gesso, tijolo, madeira, etc), carpete e cadeiras estofadas. Pense, por exemplo, no cinema: tudo é pensado para que haja um som e imagem nítidos. Na igreja, som e imagem deveriam ser até melhores do que no cinema.
Pra sua igreja, como tinha falado um tempo atrás, o primeiro passo é direcionar as caixas mais para as pessoas e menos para as paredes, fundo e teto.
No exemplo abaixo, demonstro isso: A linha com pontos coloridos representa a plateia e os ouvintes. Repare no grande ângulo da primeira caixa.

JBL_LAC2V11.jpg
 
Back
Topo