Como montar meu som?

mauricio.camargo

New Member
Boa noite Amigos,
Acabei de adquirir alguns equipamentos para ensaios do meu Ministério:
Tenho os seguintes equipamentos
Mesa Beringher PMP3000 com Ampli embutido (não uso o amplificador da mesa);
1 Caixa Antera CP15 Ativa
1 Caixa Antera Cp15 Passiva
1 Sub Mark Audio 300Rms Ativo
1 Sub Mark Audio 300Rms Passivo
1 retorno de chão Antera 12' Ativo
1 reorno de chão Antera 12 Passivo


O fato é que antes de ter os sub's. ligava as saída da mesa (L/R) nas entradas das caixas Altas, pois elas possuem 2 canais de entrada, porém o Sub que comprei só possui uma entrada, sendo assim não o que fazer, se uso apenas um lado da mesa, (L ou R) ou se possui alguma forma de se fazer essa ligação.. Tenho poucos equipamentos, mas minha maior dificuldade é em usar o Line do Amp do Baixo e microfonar a bateria, pois sem os subs as caixas (médio e agudos) não aguentam.

alguém pode me ajudar com essa montagem?
 
Bem vamos lá, você tem duas Anteras CP15 porém só uma delas é ativa, sendo assim a passiva terá uma cópia do sinal dela, assim sendo seu PA só poderá ser ligado em MONO usando L ou R.
Então use o L para o PA e o R para os subs.

Quanto ais retornos é só usar uma saída AUX.
 
Não precisa alterar nada do que você usava por ter adquirido o sub se sua mesa tiver saídas auxiliares (aux send). Basta ligar um auxiliar no sub ativo, e outro nos retornos.
Seus sub só tem uma entrada (o que é o padrão), mas deve ter uma saída amplificada no ativo (deve estar escrito "speaker out). Esse sinal vai ser "clonado" de um sub pro outro. Só ligar o sub passivo nessa saída speaker. O mesmo vale pros retornos. Lembrando que não há necessidade alguma de os subs serem estéreo.

Bem vamos lá, você tem duas Anteras CP15 porém só uma delas é ativa, sendo assim a passiva terá uma cópia do sinal dela, assim sendo seu PA só poderá ser ligado em MONO usando L ou R.
Então use o L para o PA e o R para os subs.

Quanto ais retornos é só usar uma saída AUX.
Me parece que a Antera inovou nessas caixas e fez uma caixa ativa com dois canais, separando o canal da caixa escrava. Assim daria pra usar o L e o R nas caixas médias, tendo um som estéreo. Se for isso mesmo é uma tremenda solução, pois todos que usam uma caixa ativa e outra passiva tem sido obrigados a usar som mono. Mas se eu estiver errado é isso que disse mesmo... teria que usar só um lado.
 
Me parece que a Antera inovou nessas caixas e fez uma caixa ativa com dois canais, separando o canal da caixa escrava. Assim daria pra usar o L e o R nas caixas médias, tendo um som estéreo. Se for isso mesmo é uma tremenda solução, pois todos que usam uma caixa ativa e outra passiva tem sido obrigados a usar som mono. Mas se eu estiver errado é isso que disse mesmo... teria que usar só um lado.


Boa Tarde,
Sim...
Minha caixa possui esse sistema de 2 canais, porém, estive pensando em comprar um equalizador gráfico, um modelo barato da Phonic, ele possui 2 saídas mais 1 saída Sub.. acho que dessa forma iria aproveitar melhor o som que tenho, e deixar meus AUX para monitoração de retorno.

O que acham?
 
Boa Tarde,
Sim...
Minha caixa possui esse sistema de 2 canais, porém, estive pensando em comprar um equalizador gráfico, um modelo barato da Phonic, ele possui 2 saídas mais 1 saída Sub.. acho que dessa forma iria aproveitar melhor o som que tenho, e deixar meus AUX para monitoração de retorno.

O que acham?

Um equalizador, em caso de mesa não digital, é sempre MUITO bem vindo. Porém, se você ligar apenas uma saída do master para a mesa, e usar a saída sub, vai sair o som de todos os instrumentos e vozes no sub, o que não acho interessante. Isso mesmo com o corte de frequências naõ fica legal... o violão vai dar aqueles "boom", as vozes também podem acabar saindo, guitarra, etc. Por isso é mais aconselhável usar os AUX mesmo para o sub... mas tem muita gente que também usa como vc falou.
Outras mesas da Behringer dessa mesma "linha" tem uma saída de sub grupo, que resolve isso, pois vc pode selecionar oq quer que saia nessa saída sub grupo.. mas infelizmente acho que essa não tem.
Outra sugestao foi dada pelo pTjz, de usar um lado (L ou R) para o sub... funciona bem tbm, eu já usei assim.
Apenas ressaltando que se o seu sub já é ativo, não tem muito necessidade de usar esse equalizador pra isso (que esta fazendo função de crossover). Se a questão é só duplicar um sinal para o sub, sua mesa já tem um monte de saída master (pelo menos 5, somando os L e R).
Um detalhe importante: nessa mesa, vc pode usar a saída "fx" como auxiliar, ficando com 3 aux send.
 
Desculpe minha ignorância, rsrs sou leigo no assunto...
eu posso por exemplo utilizar L para as Altas e R para os Subs, certo?
no caso desse modelo, como faria com o contrabaixo e com a bateria por exemplo? jogaria todo o PAN para o R, e não deixaria sair nada nas caixas altas?
Seria isso?
e com as vozes? não posso deixar o PAN no meio?

Abaixo segue o modelo do Equalizador, ele tem as saídas stereo L e R, e separado o SUB, acredito que ele deva corta as frequências para não passar para os Subs, não?
 

Attachments

  • Equalizador Phonic.jpg
    Equalizador Phonic.jpg
    72.4 KB · Visitas: 5
Estou entendendo, ou seja, o sub trabalha as frequências mais baixas, e assim o até onde eu limitar no equalizador, (no botão) ele vai reter, e as frequências altas, acima de do corte, vão para as caixas altas!?
posso limitar o sub em até quantos Hz??
 
Estou entendendo, ou seja, o sub trabalha as frequências mais baixas, e assim o até onde eu limitar no equalizador, (no botão) ele vai reter, e as frequências altas, acima de do corte, vão para as caixas altas!?
posso limitar o sub em até quantos Hz??
Isso. Mas como te disse, vc não precisa do equalizador ou do crossover, pq seu sub eh ativo e já deve ter um controle específico atrás dele pra isso.
Quanto ao L e R eh oq responderam.... na prática, se vc ligar o sub no R, por exemplo, pode jogar todos os vocais e violão para o L, o baixo no centro ou mais para o R, e o bumbo todo no R... Assim, soh bumbo e baixo vão sair no sub. Ae quanto ao corte vc vai lá atrás do seu sub e gira o knob q deve ter ateh uns 80hz
 
Uma outra questao: o equalizador não vai fazer o corte das frequências altas não. Aquela saída sub q tem nele apenas corta os agudos, a saída dele para as altas eh inalterada. Claro Q aí vc pode diminuir as frequências antes de 80hz a 100hz q já vai ser suficiente,pois sua caixa de medios tbm eh ativa e tem crossover integrado q já faz isso (provavelmente ela faça o corte sozinha nos 80hz).
Mas lembre - se que usar o equalizador eh uma tarefa trabalhosa.. mas que terá bons resultados.
 
Back
Topo