COMO MONTAR UM ESTÚDIO DE ENSAIO.

lim

New Member
A nois aqui dinovo sô...belezzzzzz!!!

Gostaria de saber como montar uma sala para ensaio,pois,tenho um cômodo ou sala de 3 e pouco por 4 e pouco com pé direito de 2,50 de altura,na verdade quero saber oque posso usar para fazer a acústica do ambiente,tratamento e isolamento acústico,pois não quero incomodar meus vizinhos.

Algo que fosse barato,pois o telhado é de amiânto,se vcs me disserem que carpete ajuda, coloco carpete,mas se disserem madeira vou usar madeira,mas nada de caixa de ovo que só serve para esconderijo de barata.
Estaremos usando os seguintes instrumentos: Bateria , teclado , guitarra e futuramente contra baixo.

Valeu ermanos muito obrigado e fiquem na PAZ. :D :D :D
 
Quer uma idéia diferente?

Ao invés de gastar dinheiro e neurônios com tratamento acústico, porque não comprar um equipamento que não produza volume excessivo?

Por exemplo, uma bateria eletrônica e um sistema de fones de ouvido, seria uma boa opção.

Mas se vc fizer questão do tratamento, podemos te ajudar também.
 
lim.

Se o seu cômodo fica num apartamento, usar carpete, madeira e coisas do gênero não vão ajudar no isolamento. Garanto a vc que a solução não é nada barata: paredes duplas. Isolamento precisa de massa. Se alguém te propuser soluções sem este princípio, esquece... é enrolação. E carpete só serve prá duas coisas: matar as altas freqüências e acumular poeira.

A propósito: a idéia do Gabriel é muito boa.

[]'s
 
Lim,

Algo que fosse barato,pois o telhado é de amianto

se você isolar o ambiente, tampando todas as frestas por onde o ar pode passar, já diminui em muito o problema com os vizinhos. O problema é que, para fazer isto no teto, será muito gasto. Vai ter que fazer um rebaixamento de gesso.

Depois que você isolar todo o ambiente, ele vai se transformar em um forno. Aí, companheiro, é comprar um ar-condicionado split. Mais gasto.

Para tratamento acústico interno, consiga um sofá desses de tecido, almofadões, cortinas, quadros na parede, etc. Tudo isto ajuda muito a absorver o som.

Um abraço,

Fernando
 
Bersan disse:
... se você isolar o ambiente, tampando todas as frestas por onde o ar pode passar, já diminui em muito o problema com os vizinhos. O problema é que, para fazer isto no teto, será muito gasto. Vai ter que fazer um rebaixamento de gesso... Para tratamento acústico interno, consiga um sofá desses de tecido, almofadões, cortinas, quadros na parede, etc. Tudo isto ajuda muito a absorver o som.

Mas nada disso é efetivo com relação a vazamento, Fernando.

[]'s
 
Uma coisa é isolamento a outra é tratamento, na minha igreja precisava primeiro fazer isolamento por causa do trem que passa do outro lado da rua, não fizeram direito, hoje a gente ouve ele passando e dá-lhe buzina!!! Depois precisaríamos tratar a acústica, também não fizeram, hoje passo aperto com os graves reverberando...

Então se for gastar, isole primeiro e depois trate a medida do necessário.
 
Bom pessoal,o cômodo fica nos fundos tipo que parede-meia com o meu quarto e tambem parede-meia com a casa da minha sogra que é gente boa e não esquenta com som alto,só que não quero incomoda-la.

Equipamento ja temos,instrumentos tambem,só nos falta adequar tudo nesse cômodo,pois ensaiamos na igreja,isso quando dá,montando esse estudio em casa fica melhor até pra treinar individulmente com meu instrumento.
Quanto ao telhado de amianto,farei primeiro um forro isolante térmico usando caixas de leite longa vida ,vazias é claro e abertas grapeadas uma na outra,vai segurar o calor,Bersan gostei da ideia do forro de gesso !

Gostaria de fazer uma laje pre-fabricada, mas as paredes são muito antigas e não vão aguentar,eu teria que "sintar " todo o cômodo,e isso vai ficar caro,na verdade assim como as caixas de leite,gostaria de soluções caseiras mesmo.
Quanto ao ar condicionado,pensei nisso sim,tive olhando um bem em conta no "LEROY MERLIM" por 399.00, aqueles portáteis que não precisa furar a parede,mas isso só futuramente.
 
Acredito que apenas o gesso na funciona, pois precisaria de algo sobre ele para a função acústica.

Se é para treinar seu próprio instrumento, compra amplificador de fone individual, com um bom fone de ouvido.

Ou usa os móveis que o Fernando recomendou para dar uma "melhorada", sem maiores garantias de que o resultado será o esperado, ou então vai sair caro, não tem jeito. Só para exemplificar, este ar-condioconado portátil precisa de um buraco para ancaixar o tubo por onde sairá o ar-quente.

Dica: Por quê não continua a ensaiar na igreja?

Abraços,

Eduardo.
 
Boa Edu, eu esqueci mesmo.

Por cima do gesso, cole nas telhas uma manta de acrilon (material que compõem a parte interna dos edredons) ou lã de vidro.

O gesso vai isolar e refletir. O que passar será absorvido pela manta.

Quanto ao uso de sofás, cadeiras, almofadas, cortinas, isto é tudo barato e dá para conseguir em casa mesmo, ou com a avó. E servem como material absorvente sim. O legal é que dá para ir "enchendo" o cômodo com esses materiais até encontrar a melhor sonoridade.

E lembrando que é apenas para ensaio, logo não exige nada profissional e acredito que também não vão querer gastar muito.

Mas o Eduardo falou corretíssimo: Porque não ensaiar na igreja?

Fernando
 
Fernando.

Gesso não vai isolar. No máximo, vai atenuar alguns decibéis. O que isola é massa. O gesso junto com lã mineral ajuda a aumentar a atenuação, mas vai continuar vazando. O tipo de lã mineral (espessura e densidade) vai aumentar ou diminuir a atenuação. Com gesso e lã mineral pode-se conseguir que o som que chega ao vizinho seja aceitável. Mas isso não é isolamento.

[]'s
 
Lim,

Com relação a isolação térmica com as caixas longa vida, não esqueça de deixar uns 20cm de espaço entre as telhas e o isolamento, caso contrário o calor passará do mesmo jeito. Esse espaçamento vai criar uma estufa, seria legal que tivesse uma saída no telhado para o ar quente que sobe de forma natural por ser menos denso.

Abç,

Marcelo
 
MarceloCavic disse:
Lim,

Com relação a isolação térmica com as caixas longa vida, não esqueça de deixar uns 20cm de espaço entre as telhas e o isolamento, caso contrário o calor passará do mesmo jeito. Esse espaçamento vai criar uma estufa, seria legal que tivesse uma saída no telhado para o ar quente que sobe de forma natural por ser menos denso.

Abç,

Marcelo

Cuidado em deixar espoço no telhado, pois quanto mais espoço mais vai vazar.
Pensa bem em quanto vc vai gastar com o gesso e tudo mais, talves compesse fazer uma laje.
 
Bom pessoal, respondendo a primeira pergunta,não tenho avó nem avô...vou rir igual ao Pastor Elias haha...huhu...É , alguns móveis eu consigo. Porque não ensaiar na igreja? Bom minha igreja não tem acustica nenhuma ,não é problema ensaiar lá,só que como tenho todos os instrumentos em casa, gostaria de acomoda-los em um só lugar,nesse caso fazendo um local apropriado para ensaio.

1 Pedro, como ja disse irmão,as paredes não aguentam uma laje,eu teria que mexer em todo o telhado e ainda ,fazer vigas de concreto em todas as paredes .

Estou pensando em comprar madeira de pinus(ipê) cada peça tem 20x5,00 forrar as paredes e o teto a espessura desse material é + ou - 2,5cm e depois colar carpete nas paredes,aquele carpete com frisos à 13,00 o metro por 2 de largura,no teto coloco espuma tipo casca de ovo tambem se compra à metro, e é claro vou deixar uma das paredes sem forração para que o som do ambiente não fique tão seco.

Sem descartar as caixas de leite-longa-vida que serão colocadas uns 10cm abaixo das telhas.
Marcelo o telhado ja tem saída de ar nas ( VVVVVVVV ) entendeu?

Um abs amigos !!!
 
Marcelo o telhado ja tem saída de ar nas ( VVVVVVVV ) entendeu?

Mas o ar quente sobe... tem gente que coloca uns tubinhos be plástico bem pequenos a intervalos regulares, naquela argamassa que se coloca para segurar as cumeeiras. Aí acho que deve funcionar, senão o ar quente sobe e fica preso lá.
 
Não é só isso

Não esqueça da parte elétrica que precisa de um completo isolamento. Um estúdio com gambiarras elétricas é um verdadeiro paiol.
 
Olá Flávio , tudo bem?
vc está coberto de razão,mas,para mim,a parte eletrica é de menos,pois, mando bem nessa área, o principal no momento é o tratamento e o isolamento acústico,recebi uma dica de um amigo para fazer um forro de gesso e colocar em cima uma manta de lã de vidro , estou pensando...
 
Back
Topo