Como mudar a realidade do som da sua Igreja

G.Jr

Member
Nas entrelinhas ou mesmo escancaradamente, percebe-se nos depoimentos aqui no SAV que a vida de técnico de som é dificil de norte a sul do Brasil.
Desde que assumi o som da igreja sofri com equipamentos de baixa qualidade.
Quando um cabo dava defeito e eu ia pedir para o pastor ou mesmo para a tesoureira dinheiro para comprar plug novo e solucionar o problema. A resposta era sempre as mesmas. " De novo". " Cinco reais, isso tudo".
Quando pedia um microfone, nem se fala!!!!!! "Irmão esse som gasta muito dinheiro, você quer é luxar". "Oitenta reais????!!".
Eu passava por uma sabatina toda vez que tinha sessão e eu tinha algo a pedir para ser comprado para o som.

Lembro de uma vez que consegui a liberação para compra de tweeter e, fui comprar acompanhado pela tesoureira e outro irmão. Mi lasquei. Compraram a mais barata.
Tudo mudou quando eu fui indicado para ser o tesoureiro (2011). De cara pedi para trocar a mesa. Troque uma mesa Wattsom MXS 12 II pela Yamaha MG 24/14.

No ano seguinte (2012), consegui a aprovar a compra do sistema de som. Foi dificil. Recebi proposta da diretoria e do pastor, para somente trocar os altofalantes.
Esclareci que não bastava somente trocar altofalantes, seria necessário trocar os amplificadores, portanto, não compensava,era muito dinheiro para pouco resultado.
Fui ao campo atras de conhecimento e buscar orçamento. Cheguei ao valor aproximado de R$ 25.000,00.
Isso foi uma bomba para a diretoria e o pastor. Sorriram, rapaz tu ta doido, é muito dinheiro. Tu como tesoureiro sabe que a gente não pode pagar isso.
Mas eu sabia que podia-mos pagar. Passei mais ou menos um mês fazendo calculos em casa para comprovar a viabilidade de aquisição.
Lembro que pedi no minimo uns 8 orçamentos na loja. O vendedor achava chato mi atender, eu só pedia orçamento e não comprava nada.

Num domingo eu sai conversando com TODOS os irmãos da igreja sobre a viabilidade do projeto e da necessidade que tinha.

Consegui quase que unanimidade na aprovação. Apenas uma pessoa foi contra.

Em Março de 2012 comprei todo o sistema de audio.

Lembro que li muito o livro de Josué. " Seja forte e corajoso. Eu (Deus) sou contigo". Isso mi ajudou a não desistir. Essa foi minha experiência.
 
Glórias a Jesus pela sua vida irmão.

Se pelo menos 60% pensassem como você certamente a obra de Deus estaria em muito melhor condição tanto técnica (equipamentos de som, informática, poltronas, sistema de vigilância, etc...) e também pela parte cívil. Certamente este seu depoimento será lembrado em uma palestra que estou montando há meses para ser ministrada em uma reunião de obreiros onde quero mostrar que se todos nos unirmos em prol da obra podemos fazê-la render muito mais almas para o reino e também poderemos dar mais conforto aos congregantes.

Continue assim irmão !

Grande abraço.
 
Fala galera, perseverança é imprescindível para todo servo de Deus que se torna técnico de som na igreja, é algo espinhoso mesmo, mas a nossa recompensa está numa vida vindoura com Cristo. Sofri demais com equipamentos de baixa qualidade. agora é só alegria. Depois de cortar um monte de coisas inclusive os metais (que ocupam 14 canais), pois desci a O1V96 para fazer monitor e coloquei uma MG 206c pra fazer a frete e o que vai pra internet e DVD recorder, consegui emplacar uma mesa espetacular. Só falta a loja nos entregar (coisa que espero que seja ainda hoje).
Graça e Paz a todos.
 
É isso ai, Parabéns. Muitas vezes no começo os irmãos e até os próprios obreiros são contra investimentos em sonorizações, e somos vistos como exagerados , e que queremos luxar, mas sabemos que não é bem por ai e que um bom sistema é essencial , tem uns "cabeça gorda" que pensam que um "mic" de karaoke vai dar o mesmo resultado de um shure...
 
Tenho dois amigos que a mais de 10 anos são os responsáveis pela sonorização da igreja que eles congregam. No mês de agosto eles pediram verbas troca das caixas de som, que são bem antigas. O responsavel liberou para eles apenas R$ 3.500,00. Esse valor da para comprar duas caixas Samson auro 412 à vista. Mas, e os subs? As Auro 412 atendem as necessidades do templo deles, porem, eles costumam realizar cultos em locais um pouco maiores e que as 2 Auro 412 não irão dar conta do recado.

Levei a uma loja aqui da cidade e fizemos orçamentos de sistemas que irão servir para eles tanto no templo quando em outros locais um pouco maiores.

O interessante nisso tudo é que a igreja deles recentimente investiu cerca de R$ 15.000,00 em sistema de refrigeração do templo. Agora, liberar esse mesmo valor para o sistema de som, acham um ABSURDO.

Já avisei para eles que enquanto ficarem fazendo ganbiarra para o som funcionar no culto, nunca irão ver a real necessidade de um novo sistema. Afinal, "ta saindo som das caixas".
 
G.Jr disse:
...A resposta era sempre as mesmas. " De novo". " Cinco reais, isso tudo".
Quando pedia um microfone, nem se fala!!!!!! "Irmão esse som gasta muito dinheiro, você quer é luxar". "Oitenta reais????!!".
Eu passava por uma sabatina toda vez que tinha sessão e eu tinha algo a pedir para ser comprado para o som.

Que barra em amigo! Mudar a realidade do som da Igreja significa muitas vezes, persistência e paciência!

Vou levar para outras pessoas o seu testemunho, abraço!
 
To sofrendo com isso viu, e a mudança de nosso som ficariaa em 13.000. Como sempre, não tem dinheiro. Aí vira e mexe um irmão diz, vamo comprar outro amplificador pro som melhorar! nossas caixas e cabos estão ruins. A do Pa esquerdo tive de desligar hoje. Mas ainda sai som na direita e nos retornos, então ta bom.
 
Back
Topo