Como nasceu o Som ao Vivo?

pgpaiter

Member
Como e quando nasceu o som ao vivo? :mrgreen:

Sei algumas coisas, mas como não achei nenhum tópico sobre o assunto achei que seria legal alguem contar a história do SAV.
 
Pergunta interessante principalmente pela data. Ontem fizemos 4 anos....

Vamos lá...

Eu comecei no som em 1990. Tinha 15 anos de idade, queria trabalhar com louvor, e apareceu na minha igreja uma condição muito interessante:

- um pastor com problema na voz, que precisava e valorizava um bom som.

- uma família composta por baterista (pai) guitarrista e contrabaixista, todos excelentes músicos, que buscavam se aperfeiçoar mais e mais

- um primo se converteu e era excelente pianista, virou excelente tecladista na igreja. Ele tocava em bandas antes, tinha muitos contatos, CD´s gravados.

- tinha uma senhora rica, dona de supermercado, que pagava todas as contas.

Bem, havia dinheiro, havia equipamentos bons (ela sempre trazia novos "brinquedos" das viagens para os EUA), havia qualidade, e eles precisavam de alguém para operar som. Principalmente meu primo já tinha muitas noções, fabricava caixas, ele me apresentou esse mundo.

Bem, um grupo excelente, com equipamentos excelentes, comecamos todos a participar cada vez mais desse mundo. Gravamos CD (eu nunca fui técnico de estúdio, mas sempre acompanhei... tudo na época era no rolo!) e eu era o peazeiro/roadie da turma.

Fizemos muitos eventos. Festas de aniversários mil, eventos diversos, cultos em outras igrejas, viagens... o evento mais "estranho" foi o culto de inauguração dentro de um supermercado!

Claro que aprendi muito com o pessoal. Outra grande aprendizagem é que, em 1991, achei em uma banca de revistas usadas aqui em Vitória/ES a coleção de revistas SomTrês, onde escreviam Nestor Natividade, Alvaro Neiva, Walter Ullmann, Luis Fernando Cysne, etc. Cara... que aulas. Tenho muitas reportagens guardadas até hoje. De 120 edições, cheguei a ter 115! Meus primeiros livros também foram comprados nessa época. Backstage e Áudio Música e Tecnlogia foram naturalmente depois...

Trabalhei também um ano em um grande Anfiteatro que minha denominação tem na região de Domingos Martins. Foi uma época grande. A cada 15 dias, eventos grandes, para milhares de pessoas. Cobrança enorme. Mesmo calado você estava errado... Bom para aprender. Lá tinha equipamentos os mais diversos, numa ponta uma mesa Gianninni de 12 canais (conhecida como Os 12 Apóstolos) da década de 60, mesa Livesom, mesa Chorus, muitos mics LeSon, e até Soundcraft/Shure, que eu não era autorizado a encostar (menino novo... só equipamento menos importante).

Em 1996, trocamos de pastor. O novo pastor era (continua sendo) um evangelista nato, toda semana tinha pelo menos uma saída para cantar em outra igreja. Os cantores nessa época chegavam a 30.... Passei 3 anos fazendo eventos assim, com ele. Uma vez, viajamos para Guarapari, um aniversário em um sei lá quem... lá no maior clube da cidade... o cara montou um tremendo PA com uma mesinha de 6 canais... ainda bem que eu já tinha aprendido a não confiar em equipamento dos outros, sempre levava os meus...

Bem, virei "Personal Sonorizator" desse pastor. Ele me ligava às 18:00hs pedindo som para o evento às 19:30h. Lembrando duas coisas: tinha que chegar pelo menos meia hora antes para arrumar tudo... ô vida boa. Meu Escort carregava 7 pessoas dentro e mais um monte de equipamento na mala...

Em 1998, casado, comecei a pensar em família... a ter mais tempo para a patroa, para mim mesmo. Era praticamente toda semana cheia de eventos e final de semana mais cheio ainda. Esse meu pastor virou Coordenador de 27 igrejas da minha cidade, e agora por causa do cargo, ele tinha que sempre visitar essas igrejas... Começou a ficar pesado para mim o ritmo dele.... ele chegava 19:30h, pregava e ia embora às 20:30h, eu chegava às 18:30h, ia embora 21:30h....

Acho que foi em 1998 que dei meu primeiro curso de áudio. Liguei para gente das 27 igrejas e juntei todos (os que quiseram) em aula. O básico dos básicos dos básicos. Listei equipamentos, dei noções, ensinei o mínimo. Assistia uns cultos com os alunos nas igrejas para dar aulas práticas, etc. Alguns continuam meus amigos, fazem som até hoje, alguns estão lá em Domingos Martins, etc.

Resultado: em algumas, que eu sabia que estavam boas, eu falava para o Pastor coordenador que não mais precisava de mim, que podia confiar. Claro que eu ligava depois para saber como foi... geralmente tudo certo.

Então, vejamos... de 1990 até 2000, o que eu fiz: trabalhei muito, viajei muito, curti muito, mas também estudei muito, ganhei muita experiência, treinei algumas pessoas, melhorei o som no meu "entorno" (igrejas próximas, na minha mesma cidade).
 
A gente olha para trás e vê como Deus faz as coisas...

Em 2000, minha denominação resolveu iniciar uma série de trabalhos evangelísticos. Seriam grandes evangelizações, realizadas em ginásios, praças, escolas, etc. Coisa GRANDE, bem maior do que eu estava acostumado...

Lembro da primeira reunião de organização. O Pastor Coordenador juntou todos os obreiros das 27 igrejas. Deu mais de 300 homens. Ele mostrou como o trabalho seria feito, e começaria ali a dividir as equipes: trânsito (organizar os carros), equipe médica, estatística (quem iria contar o povo), apoio e limpeza, etc, etc. Gente para isso tudo tinhas aos montes. Quando ele falou em SOM, levantaram 6 pessoas: eu e 5 dos meus "meninos" (que eu havia treinado).

Pois é... de 2000 até 2004, fazíamos umas 6 reuniões no ano todo (aproveitando feriados nacionais). Na verdade, eram 6 datas, com reuniões de manhã, de tarde e à noite no mesmo lugar. Logo de cara fiz 3.500 pessoas no ginásio da UFES. Meu recorde é de 6.000 pessoas no ginásio do Álvares Cabral (comigo à frente) e 10.000 pessoas no mesmo local, mas neste o som foi alugado, não valeu...

Ah... esqueci de falar. Até esse evento das 10.000 pessoas, falar em equipamento de som era ir nas igrejas pegar o que havia, juntar tudo, usar e devolver depois!!! Vocês não imaginam como é interessante fazer tudo funcionar - e funcionar BEM - com um monte de mesas de 16 canais reunidas... Muito difícil, mas sempre demos conta...

Bem, nessa época, funcionou assim: só 6 pessoas não dava conta. Então, cada um de nós levávamos mais um para trabalhar, formas novos. Viramos 12, 18 pessoas em pouco tempo.

Em 2004/2006, a coisa... piorou. As evangelizações passarama ser por 8 meses no ano, de Março a Novembro. TODO FINAL DE SEMANA. TODO. Cada vez em um bairro diferente. Nessa época, aprendi a COMO TEMPO É ALGO IMPORTANTE. Não podia haver atrasos, não podia haver falhas. Evidente que aprendemos com muitos erros, muitos atrasos, etc.

Em 2002 e 2004, dei mais dois cursos de som. Tinha que formar novos para trabalhar comigo. Vinha gente também das cidades próximas, pois eles também estavam tendo grandes evangelizações, passando aperto. Acho que até 2004 eu já tinha umas 200 pessoas "formadas". Evidente que muitos não foram para a frente (a maioria, eu já sabia, é coisa pesada, poucos aguentam o ritmo), mas alguns foram!

Nessa mesma época, comecei no Anfiteatro. As reuniões grandes (aquelas para milhares de pessoas) acabaram (começaram a ser menores, de bairro, não mais envolvendo a cidade inteira), pois passaram a ser feitas nos Anfiteatros. Só que os Anfiteatros eram também os responsáveis pelos eventos nos bairros. Já cheguei a ter 3 eventos simultâneos: Templo 1 (5.000 pessoas) e Templo 2 (2.000 pessoas) no Anfiteatro e outra equipe fazendo evangelização em bairro.... Cara, que vida...

Uma coisa interessante minha: toda reunião dessas grandes começava com muito planejamento (a reunião no Álvares para 6.000 pessoas levou 2 semanas de planejamento prévio para montarmos tudo em 2 horas de trabalho: fomos a primeira equipe!), mas terminava depois na pizzaria. Meus meninos urravam comigo, mas terminávamos depois em festa. Na pizzaria comemorávamos o que deu certo e acertávamos o errado para não acontecer de novo...

Bem, em 2004 comecei no Anfiteatro e continuo por lá, acho que até Jesus voltar. Os eventos externos deram uma parada em 2007, mas neste ano estão recomeçando, agora um por mês.

Agora, vejam:

- de 2000 até 2006, muito trabalho, evento GRANDE. Ginásios, teatros, Centros de Convenções, ES/RJ/MG/BA. O pessoal não podia ver um espaço grande que fazia evento... Uma vez fizemos em um ponto "final" de ônibus de um bairro, era no meio do nada! Não tinha nem cobertura. Exigi uma tenda para colocar os equipamentos de som, caso chovesse, e todo mundo ficou me gozando porque o céu no dia esta va estrelado...

- de 2000 a 2006, treinar novos para esse trabalho. Toda minha denominação estava envolvida, e em todas as reniões o problema era sempre o mesmo: SOM! Não havia gente com conhecimento para fazer isso, e sobrou para mim treinar esse pessoal. Dei cursos em Vitória, Vila Velha e na Serra.
 
Com a necessidade e os cursos, aconteceu do pessoal das cidades próximas começarem a pedir aulas também. Cachoeiro, Linhares, Colatina, Aracruz, Guarapari, etc, etc. Só que não dava. Eu nunca cobrei nada por estes serviços (tudo o que relatei até agora foi de coração, de graça), mas poxa, deslocar para as cidades próximas envolvia custos e principalmente um tempo que eu não tinha.

Eu usava nas aulas uma série de textos meia-boca. Juntava um artigo daqui, um dali, tirava cópia, e montava uma apostila "Frankstein".

Em Fevereiro 2006, minha esposa ganhou neném. Ele nasceu prematuro de 7 meses (6 meses e 3 semanas, como ela fala). Ficou na UTI 28 dias. Minha própria esposa ficou de cama 2 semanas. Na falta do que fazer, coloquei um propósito diante de Deus: vou dedicar o tempo a montar uma apostila de som decente!

Aproveitei uns textos do David Distler (um cara muito muito legal, nota 1000!) publicados lá no Proclaim, acrescentei muita coisa, acrescentei várias experiências pessoais (o pessoal que já leu diz que é a melhor parte). Uma benção grande foi que, acabada a apostila em uma madrugada, meu filho voltou para casa naquela tarde, com alta. Passou 28 dias sem nenhuma intercorrência (infecção, nada).

Mandei a apostila para meus alunos (eu sempre pegava o e-mail de todo mundo nas aulas), e falei para eles distribuirem à vontade. Não teve meu nome, pois foi ofertada ao Senhor.

Ah...o tal do e-mail. Comecei a receber e-mail de gente do Pará, de SP, de tudo quanto é lugar convidando para dar curso. Só que, com filho pequeno, sair de casa não era opção. Mas eu já era (continuo) assíduo na Audiolist e no ClubedoHardware, dois maravilhosos fóruns.

Conversando com um amigo, mostrei para ele a Audiolist, como ela era boa e ao mesmo tempo ruim para o pessoal de igrejas, com dúvidas básicas. Não é segredo algum que na Audiolist o nível é muito muito alto (sim, isso é bom), e que às vezes o pessoal não tem paciência com novatos... Ao mesmo tempo, muitos dos textos de lá são escritos de "engenheiro para engenheiro", faltava ser um pouco mais claro, mais "básico" mesmo, o que os tornaria mais acessíveis.

Bem, esse meu amigo por acaso fazia (o Elisson, morreu em acidente de carro) Ciências da Computação na UFES, por acaso conhecia PHP e MYSql, e por acaso já tinha um fórum... aí...

Uns meses de programação depois, ele me ligou para eu me cadastrar. A data: 13/Setembro/2006. Mandei um e-mail para todo mundo (ex-alunos) e deixei Deus fazer o restante. E Ele fez!

Nessa época, também chamei o David Fernandes para participar e ajudar. Ele já mantinha uma lista de discussão no Yahoo exatamente voltada para igrejas. E ele sempre teve a experiência PROFISSIONAL, de fazer eventos maiores e lidar com outros profissionais, coisa que até hoje eu não tenho muito.

Com o site pronto, mas antes de ir ao ar, antes de mandar o e-mail (e antes de chamar o David), eu consultei ao Senhor através da Bíblia sobre essa iniciativa. O texto foi o seguinte:

"Então, Davi convocou em Jerusalém todos os príncipes de Israel, os príncipes das tribos, e os capitães das turmas, que serviam o rei, e os capitães, dos milhares, e os capitães das centenas, e os maiorais de toda a fazenda e possessão do rei, e de seus filhos, como também os eunucos e varões, e todo varão valente."

I Crônicas 28:1

E realmente, Deus fez isto. Estamos cheios de varões valentes, vindo de todas as tribos. Aliás, de muitos s países. Já recebemos aqui gente de Portugal, EUA, Japão, Itália, Angola e Timor Leste (sim, um rapaz mandou um e-mail de lá agradecendo os textos, ele disse que com os conhecimentos adquiridos aqui conseguiu ser chefe da parte de sonorização de uma rádio local).

E louvando a Deus, caímos na graça de todo o povo. E todos os dias, acrescenta o Senhor, ao SomAoVivo, novos valentes!

Bem, desculpem a história um pouco longa, mas é assim que nasceu o SomAoVivo. Taí a história.

Mas por favor, o mérito não é nem um pouco meu. Eu só fui instrumento, como qualquer outro seria. Nada daqui é para honra e glória de ninguém só a Deus!

Um abraço,

Fernando
 
Fernando,

Que Deus o abençoe hoje e sempre! Este é um lugar da Net onde mais aprendo. Bonita e motivadora a sua história.

Abraços,
 
simplesmente....demais. Que história !

Deus é assim....usa da maneira que ele quer.

Parabens a todos que fazem desse fórum um canal de benção em nossas vidas.
 
Prá mim é uma honra e um prazer fazer parte desta história. E a Bíblia nos ensina a honrar a quem merece ser honrado, e o Fernando merece ser honrado por ter disponibilizado seu tempo, seu conhecimento e seu dinheiro ao serviço do Mestre, colocando e mantendo no ar este espaço que nos é tão caro.

Abraços a todos e feliz aniversário, somaovivenses!!!
 
Que maravilha, Todo trabalho realizado, é para honra é a glória do Senhor.
Eu tenho o prazer de estar junto com toda essa equipe, equipe de valentes.
Vêm luta, vêm provas, os gigantes desde mundo se levantam mais nada tem faltado, glória a DEUS.
Por que servimos a um Deus vivo.
Parabéns pelo 4° Ano Pessoal.
thiago binda
 
Back
Topo