Como ouvir a frente da igreja?

davidjnio

New Member
Bom dia amados, a Paz do Senhor.
Como na maioria das igrejas com menos poder aquisitivo não temos tratamento acústico, localização ideal para operação do som e por ai vai... A mesa fica localizada em cima do altar, perto da parede. Temos 2 caixas que fazem a frente da igreja, o som que vai para o público, e dois retornos para quem utiliza o pubito. A mesa de som, fica em baixo de uma caixa que faz a frente e um pouco atrás. O problema é que as vezes o som da voz em relação ao playback para quem está na nave da igreja ou fica muito alto, ou quase não se percebe o que está sendo cantado. Gostaria de saber se há alguma solução para isso, algo que possa ser feito para que eu ouça o que está saindo nas caixas da frente com maior definição. Uma das soluções que estou encontrado é diminuir o volume do retorno por um tempinho para ter uma noção do que os irmãos estão ouvindo. Os equipamentos são simples: uma potência, um eq de 2 canais com 10 bandas, e uma mesa oneal antiga.
Agradeço muito, fiquem com Deus. Paz!
 
Para ter uma noção de como é o som aqui:
12047697_1150831568279464_1624020204_n.jpg
 
Cara... você está dirigindo o carro do porta-malas... se é que você me entende...
Não tem muita solução nesse caso... a única forma de resolver definitivamente seria operar o som na frente dos PAs mesmo... nem que fosse na primeira fileira de bancos, ou da forma ideal, no meio da igreja.
 
realmente o certo seria ficar no meio da igreja mas se não der fassa a ligação assim, ligue o p a no lado l da mesa e o retorno no lado r, assim vai ter o mesmo som no p a e no retorno, deixe o pan no meio, e caso precise pode controlar o volume de cada canal do retorno girando o pan para o lado do p a...
só que assim o som vai ficar mono, mas acho que isso não vai ser problema.... e assim vai poder usar uma banda do eq para as 2 caixas do retorno e outra para o pa...
 
Desculpa discordar Marcos... mas acredito que isso vai gerar ainda mais problemas, quanto à mixagem do retorno. Se não tiver como posicionar melhor a "house mix"... o negócio é ir na frente do PA dar uma checada no som de vez em quando... na minha opinião claro.
 
Davi, a solução mais simples para este problema é uso de fone de ouvido. Procure um fone tipo "Closed Back" - fones fechados que cobrem toda a orelha para te isolar o máximo do som da igreja, para você ter uma referência do que está ocorrendo. Pela imagem que você postou, você está atrás, tanto da caixa do PA, quando da caixa do retorno. O pior local para se ter uma referência. Então, mixe com um fone e de vez em quando vá até a frente da igreja para comparar a mixagem. Com o tempo você verá que existe uma diferença do fone para o PA e vai aprender a compensar essa diferença. Existem outros fones mais abertos, mas não recomendaria esses, pois você vai ter que subir bastante o volume do fone para compensar os vasamentos.
Verifique o AKG 414.
 
Uma outra solução é você encontrar alguém de confiança para trabalhar em dupla, um fica na frente do PA, e por radio informa o que está ouvindo e o outro fica na mesa fazendo a mixagem.
 
Boa Tarde pessoal, Paz!
Quero agradecer muito vossos conselhos.
Quem sabe em um futuro próximo a mesa seja trocada de lugar, para o meio da igreja mesmo, é a melhor solução de fato.
Marcos, a ligação do PA e retorno aqui na igreja, está do modo que você falou.
PA no lado L e retorno no lado R rsrs...
Um outro problema, é que eu consigo deixar o mais próximo possivel de flat o PA mas o retorno não, se tentar fletar os retornos, o timbre fica ruim. Vi uma vez um video no youtube do Campos Junior (engenheiro de som e se não me engano já foi tecnico de audio em uma Igreja) do Estudio Genesis HiTech. No video ele mostrava como fletar uma caixa com poucos recursos, apenas com um mic e um equalizador. E fiz como ele ensinou: Coloquei o mic em frente ao PA em um pedestal, aumentei todos os volumes no máximo (da mesa e equalizador), deixei flat a eq do canal do mic, e fui subindo aos poucos o volume do canal, e conforme acontecia a microfonia eu diminuia a frequencia no equalizador. Cheguei em um som bem agradavél.
E realmente, aonde estou não tenho nenhuma referencia kk
Abraço pessoal!
 
Davi, a solução mais simples para este problema é uso de fone de ouvido. Procure um fone tipo "Closed Back" - fones fechados que cobrem toda a orelha para te isolar o máximo do som da igreja, para você ter uma referência do que está ocorrendo. Pela imagem que você postou, você está atrás, tanto da caixa do PA, quando da caixa do retorno. O pior local para se ter uma referência. Então, mixe com um fone e de vez em quando vá até a frente da igreja para comparar a mixagem. Com o tempo você verá que existe uma diferença do fone para o PA e vai aprender a compensar essa diferença. Existem outros fones mais abertos, mas não recomendaria esses, pois você vai ter que subir bastante o volume do fone para compensar os vasamentos.
Verifique o AKG 414.
Olá Fábio! Eu não tenho muita experência nessa questão de sonorização. Como posso fazer o uso dos fones de ouvido para referência? Pois na mesa da igreja há uma entrada para os fones e eu já tentei usar, com um fone mais barato, só que se eu aumentar ou diminuir o volume do canal não altera em nada o que sai nos fones, o que sai nos fones tem um controle independente. Então não tenho a referencia para fazer a mix.
 
Davidjnio. As mesas de som tem um controle geral de volume independente para fone, com ele você vai dar o volume para você monitor o que está saindo no PA (o LR ou Master de sua mesa). Algumas mesas tem um botão chamado "Solo" onde você aperta este botão e passa a monitor o canal "solado" ou canais. Desta forma você pode verificar canal por canal ou o geral.
Qualquer duvida passe a marca ou modelo de sua mesa para te orientar sobre os recursos dela para isso.
 
Davidjnio. As mesas de som tem um controle geral de volume independente para fone, com ele você vai dar o volume para você monitor o que está saindo no PA (o LR ou Master de sua mesa). Algumas mesas tem um botão chamado "Solo" onde você aperta este botão e passa a monitor o canal "solado" ou canais. Desta forma você pode verificar canal por canal ou o geral.
Qualquer duvida passe a marca ou modelo de sua mesa para te orientar sobre os recursos dela para isso.

A mesa da igreja é uma Oneal Omx 16 se não me engano rs antiga...
ela é desse modelo:
http://www.repel.com.br/audio-profissional/mesa-16-canais-xlr-oneal-omsx16.html

o que difere ela das mais novas que estão no site da oneal como esta:
http://www.oneal.com.br/#produtos?id=127

é o fato de que a da Igreja, tem as saidas L&R balanceadas xrl + P10 e as de modelo mais novo possuem somente saida balanceada P10.
 
Davi, pelo que você mencionou, está utilizando o máster para controlar o PA e os retornos, um de um lado do máster e outro do outro, então, o monitor não está sendo utilizado.
Bom, apesar de sua mesa não ter um botão de "solo" para você monitorar os canais individuais, o controle de ganho dos retornos "MON/PFL" jogão volume também para o fone "PFL PHONES".
Desta forma você pode trabalhar com seu fone para monitorar cada canal individualmente (corrigir problemas de ganho verificando distorção na saída, verificar equalização) e monitorar o geral, bastando deixar todos os controles de volumes dos MON iguais.
Em fim, você tem opções para trabalhar com fones se assim você desejar.
O melhor seria colocar a mesa no local correto (no meio da igreja) mas se isso não é possível verifique a opção do fone. Depois que você deixa-lo bem regulado, com equilíbrio igual ao do PA, você terá uma boa referência para trabalhar.
 
Última edição:
Hoje a noite no culto vou usar os fones como referencia e então postarei o meu resultado. Fábio, você sabe por cima qual seria o valor do investimento para levar a mesa para o meio da igreja? Acredito que o valor de uma medusa, e algo a mais não é? Qual é a sua opinião?
 
Davi, não tenho noção de preço, pois os valores variam muito pela questão dos componentes que são utilizados. Um conector Neutrik (o de melhor qualidade) vai estar uns 25 a 30 reais e um de menor qualidade uns 5 reais. Conectores de boa qualidade como Anphenol ou Santo Angelo estão uns R$ 15,00 em média. Também não dá para te dar um valor sem saber a metragem e a quantidade de vias que você vai usar.
Mas para você ter uma base, verifique este site http://www.rtaaudio.com.br
ali voce vai encontrar o preço dos componentes e etc.
 
Back
Topo