Como proteger os Alto Falantes sem ter um Limiter

Boa tarde a Todos,
Sou novo aqui no Forum, mas acompanho as dicussões a bastante tempo, tanto que ja aprendi muita coisa aqui e tudo me ajudou no momento de montar meu p.a
Gostaria de tirar uma duvida, conforme ja li em vários tópicos a relação entre amplificador e caixas deve ser de 2x1, amplificador com o dobro de potencia dos falantes, até ai tudo certo, tanto que no meu p.a esta desta maneira, no entanto como p.a é de pequeno porte ainda não possuo nenhum tipo de processador e nenhum limiter, sendo assim entendo que se eu deixar o volume do amplificador em 0db(liberando toda pontencia) irei queimar meus alto-falantes, para não correr este risco seria correto deixar o volume do amplificador em 50%? ou isto não interfere na potencia da saida?
O meu racicionio esta correto?

Para maiores informaçõe meu sistema esta ligado assim.

mesa > equalizador > amplificador > caixas

Desde ja agredeço a atenção de todos
 
Amigão esse lance de 2x1 até é muito legal na teoria...mas na prática o que acontece na estrada é bem diferente disso....eu por exemplo no sub rola a proporção 1x1, ou seja...para cada 8 falantes de 1000 RMS existe um amplificador 8k empurrando...e aquele que discordar disso vai entender perfeitamente o que esotou dizendo no dia que tiver que usar amplificadores pra 40, 60, 80 caixas, e cruzar essa necessidade com a tabela de preços ridícula que somos muitas vezes obrigados a trabalhar na locação... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Ou seja....acho que se vc tiver um amp no minimo com a mesma potência das suas caixas, ja da pra ir trabalalhando.....deixa pra aumentar essa proporção teórica no dia que vc estiver ganhando um dinheiro legal....

Com relação ao limiter...o fato de vc não abrir o amplificador ao máximo nao quer dizer que vc estará se isentando de ter possiveis problemas..
Acho que o certo, ja que vc tem essa preocupação seria ocmprar pelo menos um DCX..e fazer os devidos calculos, lembrando que com uma pesquisa no forum vc aprende a fazer os mesmos.

A Studio-R deve ter uma tabela de valores relacionados aos calculos de limter, mas não sei se seus amps são Studio-R...

No mais um grande abraço pra vc, qualquer coisa vai postando ai
 
ola Marcelo, muito obrigado pela sua resposta,
Na verdade o p.a ja esta configurado assim, tive a oportunidade de adquirir de um amigo e como ja conhecia os equipamentos e sei que são bons acabei comprando, mas não me atentei para este detalhe, o amigo que me vendeu nunca usou os volumes todos abertos, pois alega que se abrir tudo queimará os falantes, fico na duvida não sei se realmente isto procede, se desta forma realmente protege os alto falantes.
Pelo que ja andei estudando acredito que isto não seja eficaz e não tenha muito haver, pois uma musica tem sua dinamica o que não seja liberada toda a potencia do amplificador continuamente para o alto falante, andei pensando e acho que poderia deixar os volumes todos abertos sem problemas.
Sei que o melhor seria utilizar um limiter para não ter problemas, mas no momento não tenho condições para comprar um

Meu amplificador é um ETELJ ESR 4400, da 550w por canal em 4ohms e tenho uma caixa de 200w em cada canal.

Obrigado abraço a todos
 
Marcelo Barbosa disse:
, o amigo que me vendeu nunca usou os volumes todos abertos, pois alega que se abrir tudo queimará os falantes, fico na duvida não sei se realmente isto procede, se desta forma realmente protege os alto falantes

Se fosse assim eu já tinha torrado todo o equipo da igreja !!

Mas tem um artigo interessante aqui no sav sobre estrutura de ganhos leia ....


Abraços
 
Pode deixar o volume todo aberto da potencia.
Só tem que ficar de olho no sinal, não pode deixar clipar, pq ai vai gerar distorção.

Conforme regula os canais da mesa fique de olho nisso pra não passar dos 0db e não distorcer. Nao acontecendo isso não vai ter problema se a potencia e caixas de som são adequadas.

sua potencia tem 550w em 4ohms, mas esta usando so uma caixa por canal, suas caixas são 8 ou 4ohms?
Se forem 8ohms vc ta usando +- metade dos 550w por caixa.
 
a PAZ

Inclusive voce com o ampli com potencia igual ou menor da caixa corre o risco de queimar, pois temos a tendencia de achar que está baixo o som e aumentamos os fader's e clipando poderá queimar as caixas. Então o perigo está no clipar, se a estrutura dos ganhos estiverem equilibradas esse risco ficar muito reduzido.
 
Macete: além de não deixar passar de 0 db na mesa, fique de olho nos leds de identificação de clip do seu amplificador. Monitore-os sempre.
 
natan069 disse:
sua potencia tem 550w em 4ohms, mas esta usando so uma caixa por canal, suas caixas são 8 ou 4ohms?
Se forem 8ohms vc ta usando +- metade dos 550w por caixa.

Natan, estou usando as caixas em 4ohms, estou usando os 550w.

Obrigado a todos pelas respostas foram bem esclarecedoras, também li o artigo sobre estrutura de ganhos e me abriu a mente........hehehe, obrigado a todos
 
A PAZ

4 ohms com duas caixas de 8 ohms em paralelo no mesmo canal, ou 4 ohms em uma caixa só?
caso seja 2 caixas então voce estara com apenas 275w por caixa.
 
heriberto disse:
A PAZ

4 ohms com duas caixas de 8 ohms em paralelo no mesmo canal, ou 4 ohms em uma caixa só?
caso seja 2 caixas então voce estara com apenas 275w por caixa.

A PAZ também Heriberto
Tenho 1 caixa em cada canal com falante de 200w 4ohms
 
Studio R disse:
..."Se os seus falantes de 1.000 watts são suficientes recebendo apenas 1.000 watts, não se surpreenda ao saber que para o mesmo tipo de aplicação e necessidade suas, tudo indica que bons falantes de apenas 500 watts (com eficiência e sensibilidade equivalentes etc) ligados no mesmo amp fariam serviço igual ou até melhor! Ou seja: você gastou dinheiro a mais e a toa nos falantes de 1.000 que poderiam ter só 500"...

Bom, quem sou eu pra questionar alguma coisa né ? Só traduzo em palavras o que eu vivencio na estrada, me referindo ao que vinha falando sobre 8 falantes de 1k serem "empurrados" por um amp 8k... e esta proporção estar atendendo legal as necessidades dos artistas que atendo.
Agora vocês levantaram uma questão bem interessante....pode ser mesmo, que por exemplo um sub600 Oversound me atendesse legal...mas vou falar como tudo começou...
Sempre utilizei falantes de 1k desde o inicio...mas logo no comecinho ainda usava amps de 3k.....depois subi pros de 5k.....e logo que fui mudar os amps do sub..na epoca não havia (pelo menos eu não tinha conhecimento), de um amp de 16k (ou seja, esse assunto do headroom e a famosa proporção 2x1 eu ja tenho conhecimento faz tempo kkkk), e principalmente por um preço acessível.

Hoje tem a slim 16.500, que poderia me atender legal..por um preço bacana, mas na época eu só conhecia a x8 e amps de outras marcas mas todos na mesma potência....e acima dela pra mim só existia a H22, totalmente fora de cogitação (R$)....daí o investimento nos amps de 8k. :D
É interessante também ressaltar que a empresa que trabalha com seriedade, sempre dispõe de um pouco mais (no quesito potência geral do sistema) do que o necessário para realizar o evento. Ou seja, eu entendo que mesmo que minha proporção na teoria esteja errada...mas se o evento necessita de x caixas e eu estou disponibilizando x², com a devida amplificação..isso também ja é um headroom.

Enfim, o mais legal de tudo é observar que tudo esta ficando mais acessível nos ultimos tempos...as vezes nem tanto no preço, mas na forma de pagamento (por exemplo, BNDES)...e isso nos traz a possibilidade de implantar na nossa humilde empresa o sistema de melhoria contínua, conforme a empresa cresce e aumenta a lucratividade.

No mais vamos nos virando da maneira que é possivel mesmo kkkkkkkkkkkkkk, Abraços ! :p
 
Sim claro...mas eu vou mandar é 6 sb850 (3x2)nele hehehehehe !!!!! Assim num PAzinho 12x12 eu precisarei só de 2 V12 por lado, sem contar que to com um studio-r no sub neh !!
Outra coisa...quase esqueci de falar...essa proporção 1x1 só esta sendo aplicada no sub....pois meu médio grave...para cada 8 falantes de 0,450k existe um amp 5k por trás....e nos drivers uso uma EPx3000 Beringela empurrando..ou seja...um headroom considerável...
 
Studio-R...
Mas é ai que tá..kkkkk eu quero esse V12 pra empurrar é o sub de um 12x12 hehehehehehe....assim com apenas 2 amps por lado eu empurro o sub com tranquilidade, por se tratar de um amp Studio-R.. :D

Eu acabei esquecendo de falar....que no meu sistema, a unica via que ta trabalhando na proporção "1x1" é o sub mesmo.....porque no médio grave, pra cada 8 falantes de 0,450k....tem um amp 5k empurrando....e nos drivers (ETD7200)...uso as beringelas epx3000...

Abraços !!!!
 
EU gostaria de saber com qual falante da over sound eles testaram uma potençia de 7000 rms , mono...
era 1 falante ., 2 , 3 , 4 ...
axei muito estranho esse comentario da studio r ..
passem mais detalhes gostaria muito de saber .
obrigado.
 
Back
Topo