como regular microfone corretamente

nelson luis

Member
Olá pessoal! Sou novo aqui no fórum e este ano em uma nova função que fui designado rsrs...Trabalharei em um setor de Audiovisual. Entendo pouca coisa, quase nada.Estou pesquisando em várias fontes na net sobre mesas de som, tutoriais, etc...Trabalharei em uma universidade, onde Professores, Reitor, Diretor e autoridades utilizarão o Auditório, o qual a parte de luz e som ficará por minha conta! Mas apesar do clima tenso, creio que vou gostar do que irei fazer, pois adoro desafios. Por isso gostaria de receber algumas dicas de vcs aqui do fórum... minha primeira dúvida e preocupação é sobre a "dita cuja" microfonia. Sei que já tem um artigo aqui muito legal por sinal, o qual já li inclusive, mas ainda tenho dúvidas: Como devo proceder com a regulagem do microfone, visto que lá é sempre "ao vivo", e os microfones passam de pessoa em pessoa e cada uma fala como lhe convém...tem algum macete ou tecnica para não deixar rolar "aquela"?rsrsrs...Agradeço desde já a vcs pessoal!:)
 
Não tem receita... Uma estrutura de ganho bem feita contribui para isso não acontecer. Frequências que sobram no ambiente atenuadas... e sorte.
Periféricos anti-feedback são uma mão na roda também. Boa sorte :D
 
Posicionamento de caixas também ajudam muito. Assim como bons microfones. O que você tem de equipamentos? Uso cinco microfones com fio mais um sem fio, não uso periférico algum, só a mesa de som e as caixas e não tenho problemas com microfonia.
 
Posicionamento de caixas também ajudam muito. Assim como bons microfones. O que você tem de equipamentos? Uso cinco microfones com fio mais um sem fio, não uso periférico algum, só a mesa de som e as caixas e não tenho problemas com microfonia.
No momento tenho 4 sanson, 01 stenheiser sem fio, 2 caixas ativas fixas num suporte nas laterais em cima ( direita/ esquerda, mas da direita tá queimada...) e 3 passivas. Quanto aos microfones e ao som já estou fazendo uma lista de pedidos (microfones, caixas ativas novas, visto que só tem uma e aquela também tá meia boca)... Os microfones estou pensando em pedir da shure o beta 58 uns 2 e 2 sm58...Mas aceito sugestões, principalmente das caixas... só pra se ter uma noção de dimensão, o Auditório inteiro tem mais ou menos uns 600m2... Com Quantos rms peço as caixas? A idéia é que sobre som...
 
Última edição:
Não tem receita... Uma estrutura de ganho bem feita contribui para isso não acontecer. Frequências que sobram no ambiente atenuadas... e sorte.
Periféricos anti-feedback são uma mão na roda também. Boa sorte :D
Pois é...andei pesquisando e vi que tem o feedback destroyer da arcano e o dbx drive rack da harman, o qual tem função de equalizador, crossover e elimina microfonias...qual será o melhor?Não sei se o da arcano tem também estas funções do dbx, mas se não tiver acho mais vantagem pegar o da dbx, pois aí elimino o equalizador que tenho e passo a usar somente ele com a mesa...
 
Amigo, passe as dimensões corretas do espaço, LxCxA, fotos do local também ajudam. Arcano e uma marca ruim, melhor o drive rack 260, de resto tem pessoas mais capacitadas que eu pra responder.
 
Algumas coisas influenciam para ocorrer a microfonia.
O ganho do microfone é uma delas.
O posicionamento das caixas com relação ao microfone é outra.
O a ganho do microfone em alguns casos vc não vai poder diminuir ao ponto de acabar com a microfonia, pois o cantor o palestrante fala baixo, ou canta baixo e você precisa subir o ganho. Ai fica aquela eterna briga e vc sempre próximo do limite de entrar na microfonia.

O posicionamento das caixas podem ser alterados e existe sim, algumas regras (receitas de bolo) que devem ser seguidas.
Primeiro você deve saber que tipo de microfone você está lidando, para saber em que ponto ele é mais sensível e em que ponto ele é menos sensível.
Sabendo onde ele é menos sensível (maior rejeição do sinal) você vai posicionar a caixa de retorno naquele local.
Os microfones mais utilizados em palco são os dinâmicos (tipo da capsula) que são cardioide e hipercardioide
- o primeiro tem maior rejeição bem na parte traseira, sendo aconselhável colocar as caixas de som posicionadas atrás do microfone (bem a frente do cantor).
- Já os mics hipercardioides possuem a zona de rejeição ente 30º e 45º, não sendo aconselhável colocar as caixas na frente do cantor, mas sim mais de lado em uma angulo próximo de 45º
microfonia-posicionamento-do-monitor1.jpg
monitor2.jpg


O som que vaza do PA também é um problema, pois você recebe o som sempre com a resposta de frequência da caixa fora do eixo.
Algo que acontece na igreja onde congrego.
Percebia que sempre que abaixava o volume do monitor tudo ficava mais susceptível a microfonias.
Foi estudando sobre como ocorriam as microfonias que percebi que os microfones mais próximos estavam captando mais do vazamento do PA do que do próprio monitor. Como a resposta do PA estava fora de eixo (ou seja, o som estava sendo projetado para frente da igreja e para trás (palco) era onde sobrava graves e faltava agudos) os microfones captavam um excesso de graves e médio graves que causavam a realimentação do sistema. Quando subia o volume do monitor o som ficava com as frequências mais equilibradas pois o mic recebia "menos" do PA e as microfonias "sumiam".

Fica ai a dica.

Se você entender sobre como funciona a aparelhagem que vc está trabalhando, vc sempre vai conseguir tirar o melhor dela.

Um agraço.
 
Nelson, como disse um dos amigos acima, uma boa estrutura de ganhos ajuda, mas você vai ter que equalizar esse negócio.. Se reduzir muito o ganho perde captação.. e se aumentar muito além da microfonia corre o risco de distorcer o sinal e etc... vai ter que encontrar um meio termo entre uma boa estrutura de ganho e equalização.

Para entender profundamente sobre esses temas, além do estudo e etc, na minha visão, só existe uma forma: a prática. Eu fiz curso, li, estudei mas só fui realmente aprender as coisas praticando e testando.

Por exemplo, microfonia de uma maneira simples é o vazamento de alguma frequencia que o seu equipamento está captando... mas como encontrar que frequencia é essa? Operadores de aúdio com ouvidos experientes conseguem identificar qual é a frequencia apenas ouvindo ela e atenuando reduzindo ela em um equalizador paramétrico daquele canal específico da mesa de som..

Se sua mesa for digital, ela provavelmente terá um analizador de frequencias que mostra o que está acontecendo no espectro para cada canal.. é só você acionar esse recurso que ele dirá qual frequencia está sobrando e aí seu trabalho fica mais fácil.. cuidado só com o equalizador pois dependendo da frequencia que você "tirar" pode alterar muito a caracterísca da voz das pessoas que usam o equipamento.

Se sua mesa for analógica terá que ir no "tato". Algumas mesas analógias possuem um "scan" de frequencia com um outro knob de redução ou aumento de Dbs para a frequencia que você está escolhendo no Scan. Coloque o microfone bem no lugar onde está dando a microfonia de maneira intermitente e enquanto estiver "zonindo". Coloque o knob de redução e aumento na redução máxima e vá buscando a frequencia até encontrar e depois faça os ajustes.
 
Algumas coisas influenciam para ocorrer a microfonia.
O ganho do microfone é uma delas.
O posicionamento das caixas com relação ao microfone é outra.
O a ganho do microfone em alguns casos vc não vai poder diminuir ao ponto de acabar com a microfonia, pois o cantor o palestrante fala baixo, ou canta baixo e você precisa subir o ganho. Ai fica aquela eterna briga e vc sempre próximo do limite de entrar na microfonia.

O posicionamento das caixas podem ser alterados e existe sim, algumas regras (receitas de bolo) que devem ser seguidas.
Primeiro você deve saber que tipo de microfone você está lidando, para saber em que ponto ele é mais sensível e em que ponto ele é menos sensível.
Sabendo onde ele é menos sensível (maior rejeição do sinal) você vai posicionar a caixa de retorno naquele local.
Os microfones mais utilizados em palco são os dinâmicos (tipo da capsula) que são cardioide e hipercardioide
- o primeiro tem maior rejeição bem na parte traseira, sendo aconselhável colocar as caixas de som posicionadas atrás do microfone (bem a frente do cantor).
- Já os mics hipercardioides possuem a zona de rejeição ente 30º e 45º, não sendo aconselhável colocar as caixas na frente do cantor, mas sim mais de lado em uma angulo próximo de 45º
microfonia-posicionamento-do-monitor1.jpg
monitor2.jpg


O som que vaza do PA também é um problema, pois você recebe o som sempre com a resposta de frequência da caixa fora do eixo.
Algo que acontece na igreja onde congrego.
Percebia que sempre que abaixava o volume do monitor tudo ficava mais susceptível a microfonias.
Foi estudando sobre como ocorriam as microfonias que percebi que os microfones mais próximos estavam captando mais do vazamento do PA do que do próprio monitor. Como a resposta do PA estava fora de eixo (ou seja, o som estava sendo projetado para frente da igreja e para trás (palco) era onde sobrava graves e faltava agudos) os microfones captavam um excesso de graves e médio graves que causavam a realimentação do sistema. Quando subia o volume do monitor o som ficava com as frequências mais equilibradas pois o mic recebia "menos" do PA e as microfonias "sumiam".

Fica ai a dica.

Se você entender sobre como funciona a aparelhagem que vc está trabalhando, vc sempre vai conseguir tirar o melhor dela.

Um agraço.
 
Valeu galera! Vou procurar seguir estas dicas aí de vcs. Muito proveitoso este fórum, pois já estou começando a entender um pouco deste universo rsrsrs...É... vai ter que ser na raça mesmo...Aos poucos vou conhecendo o equipamento que tenho e saber seus limites... Cvidal, minha mesa é uma behringer xenix 2222. Pelo que vc falou , não consta estes parâmetros na mesa (scan de frequência), mas tenho um Equalizador gráfico de 31 bandas. Só tenho que aprender a mexer com o bichinho ...he he...Tenho mais e mais dúvidas a serem sanadas, mas isso é coisa pra outros tópicos que tem aqui no fórum, como caixas de som...mas vamo que vamo...Valeu gente!!!
 
Nelson, dei uma olhada e sua mesa tem sim um scan. Na sessão do equalizador você tem Hi mid e low no Mid você tem dois knobs, o primeiro, (de cima pra baixo) você escolhe se aumenta ou atenua o volume (-15db ou +15db) e no knob logo abaixo escolhe qual frequência vai trabalhar podendo ir de 100 a 8k (o que deve muito provavelmente resolver o seu problema).
Coloque o primeiro knob em -15db e depois vá "caçando" a frequência. Na hora que parar de dar a microfonia você encontrou a frequência e pode começar a ver qual o limite... Se mesmo assim não resolver pode ser que seu PA esteja desalinhado e aí sugiro chamar um profissional para te auxiliar.
 
Back
Topo