Como tentar resolver problema de acústica em igreja..?

Murillo Rosa

New Member
Estamos com um problema antigo na igreja... A igreja é bem grande, deve ter uns 15 metros de altura, então ja da pra imaginar como o som fica "espalhado" pela igreja... O que acontece é que, às vezes, mesmo com a igreja lotada, o som fica embolado por conta da acústica da igreja. Temos 4 caixas "genéricas" la, sendo 2 de cada lado...
Como poderíamos tentar minimizar esse problema?
 
Murillo, esse problema acontece com 100% das pessoas aqui. É preciso entender a causa.

As caixas influenciam nisso sim, mas o som embolado é causado pela alta reverberação, que mantém o som circulando no ambiente, refletindo até ser totalmente absorvido. Tenho certeza que com a igreja vazia, qualquer barulho faz um "eco" bem longo. Isso é a reverberação.

Para amenizar essa situação existem várias possibilidades, mas infelizmente nem todas as lideranças querem implantá-las. Leia todas as opções:

1 - Adequar o programa musical à acústica do local. Sabe aquelas catedrais antigas onde as músicas eram estilo ópera? Esse é um exemplo de se adaptar à acústica. Esse tipo de música casa bem com alta reverberação.

2 - Adaptar o som à acústica do local. Corte graves. Tudo. Tire o baixo. Faça um HPF no PA. Sons graves são os principais responsáveis pela perda de inteligibilidade. Já ouviu um carro de som vendendo pamonha? Geralmente eles colocam apenas uma corneta. O som é péssimo, mas você consegue ouvir bem a vários metros de distância.

3 - Colocar mais caixas de PA. "Mas como assim? Vocês sempre dizem que menos é mais!". Sim. Colocar mais caixas para ter menos som. Quanto maior a distância de uma pessoa à fonte sonora, maior vai ser a perda de som até o sinal chegar aos ouvidos dela. Com isso, geralmente aumentamos o volume da caixa para compensar essa perda. Aumentar volume em ambiente muito reverberante, você certamente já sabe onde isso vai parar. A ideia é ter fontes sonoras mais próximas das pessoas para que elas possam ouvir o som antes que ele perca e se misture com o campo reverberante, o som que fica circulando pelo ambiente e causa perda de inteligibilidade.

4 - Adequar a acústica do local. Fazer um tratamento acústico, colocar materiais absorvedores para reduzir a reverberação.

5 - Mudar as caixas de som. Ué mas o problema não era acústico? Sim, mas suas caixas atuais podem estar direcionando o som para o teto, para as paredes, e não para as pessoas. Um reposicionamento das caixas e até mesmo a troca por outros modelos pode ajudar a reduzir o problema.

Na verdade, nenhum desses itens sozinhos irá resolver o problema. É preciso uma mistura de todos os itens acima.

Estou sem tempo agora, mais tarde concluo o raciocínio. Enquanto isso leia esse artigo: https://www.somaovivo.org/artigos/dicas-para-a-sonorizacao-de-ambientes-muito-reverberantes/
 
Gostaria de saber se há uma indicação para um técnico comparecer ao local (Igreja) para verificar e posicionar sobre a acústica do local. Grato
 
A igreja que eu ajudo possui uma arquitetura diferente, espaços recortados nas laterais formando pequenas capelas. Trocamos o som recentemente, delay nas PAs, para sincronizar o som no ambiente resolveu muito. Caixas de boa qualidade, pegamos da JBL. Mas ainda assim, ficou um pouco de reverberação. Estamos usando um eq gráfico e limitando o áudio a 70db. Assim, fica perfeito.

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
 
Acústica, um grande problema em muitas igrejas e inclusive na minha é a igreja não ter nenhum tratamento acústico e os operadores exagerar nos graves...na minha igreja o pastor comprou dois sub ativo ...quando testou com um cd e a igreja vazia ficou uma maravilha ,mas,na hora do culto, com varios instrumentos ligados , fica muito embolado , o qual eu ja cansei de falar sobre muito grave em igreja reverberante, mas, não adianta....
 
Back
Topo