1. This site uses cookies. By continuing to use this site, you are agreeing to our use of cookies. Learn More.

Como tentar resolver problema de acústica em igreja..?

Discussão em 'Problemas diversos' iniciado por Murillo Rosa, 19 Março 2016.

1. Murillo Rosa

Murillo Rosa New Member

Afiliado:
    5 Março 2016
    Aprovações Recebidas:
    0
    Estamos com um problema antigo na igreja... A igreja é bem grande, deve ter uns 15 metros de altura, então ja da pra imaginar como o som fica "espalhado" pela igreja... O que acontece é que, às vezes, mesmo com a igreja lotada, o som fica embolado por conta da acústica da igreja. Temos 4 caixas "genéricas" la, sendo 2 de cada lado...
    Como poderíamos tentar minimizar esse problema?

2. carlosecg

carlosecg Administrator Moderador

Afiliado:
    20 Outubro 2008
    Aprovações Recebidas:
    36
    Murillo, esse problema acontece com 100% das pessoas aqui. É preciso entender a causa.

As caixas influenciam nisso sim, mas o som embolado é causado pela alta reverberação, que mantém o som circulando no ambiente, refletindo até ser totalmente absorvido. Tenho certeza que com a igreja vazia, qualquer barulho faz um "eco" bem longo. Isso é a reverberação.

Para amenizar essa situação existem várias possibilidades, mas infelizmente nem todas as lideranças querem implantá-las. Leia todas as opções:

1 - Adequar o programa musical à acústica do local. Sabe aquelas catedrais antigas onde as músicas eram estilo ópera? Esse é um exemplo de se adaptar à acústica. Esse tipo de música casa bem com alta reverberação.

2 - Adaptar o som à acústica do local. Corte graves. Tudo. Tire o baixo. Faça um HPF no PA. Sons graves são os principais responsáveis pela perda de inteligibilidade. Já ouviu um carro de som vendendo pamonha? Geralmente eles colocam apenas uma corneta. O som é péssimo, mas você consegue ouvir bem a vários metros de distância.

3 - Colocar mais caixas de PA. "Mas como assim? Vocês sempre dizem que menos é mais!". Sim. Colocar mais caixas para ter menos som. Quanto maior a distância de uma pessoa à fonte sonora, maior vai ser a perda de som até o sinal chegar aos ouvidos dela. Com isso, geralmente aumentamos o volume da caixa para compensar essa perda. Aumentar volume em ambiente muito reverberante, você certamente já sabe onde isso vai parar. A ideia é ter fontes sonoras mais próximas das pessoas para que elas possam ouvir o som antes que ele perca e se misture com o campo reverberante, o som que fica circulando pelo ambiente e causa perda de inteligibilidade.

4 - Adequar a acústica do local. Fazer um tratamento acústico, colocar materiais absorvedores para reduzir a reverberação.

5 - Mudar as caixas de som. Ué mas o problema não era acústico? Sim, mas suas caixas atuais podem estar direcionando o som para o teto, para as paredes, e não para as pessoas. Um reposicionamento das caixas e até mesmo a troca por outros modelos pode ajudar a reduzir o problema.

Na verdade, nenhum desses itens sozinhos irá resolver o problema. É preciso uma mistura de todos os itens acima.

Estou sem tempo agora, mais tarde concluo o raciocínio. Enquanto isso leia esse artigo: https://www.somaovivo.org/artigos/dicas-para-a-sonorizacao-de-ambientes-muito-reverberantes/

3. Zilton

Zilton New Member

Afiliado:
    5 Abril 2016
    Aprovações Recebidas:
    0
    Gostaria de saber se há uma indicação para um técnico comparecer ao local (Igreja) para verificar e posicionar sobre a acústica do local. Grato

4. Cesar Nogarolli

Cesar Nogarolli New Member

Afiliado:
    26 Abril 2016
    Aprovações Recebidas:
    0
    A igreja que eu ajudo possui uma arquitetura diferente, espaços recortados nas laterais formando pequenas capelas. Trocamos o som recentemente, delay nas PAs, para sincronizar o som no ambiente resolveu muito. Caixas de boa qualidade, pegamos da JBL. Mas ainda assim, ficou um pouco de reverberação. Estamos usando um eq gráfico e limitando o áudio a 70db. Assim, fica perfeito.

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

5. Helio

Helio Member

Afiliado:
    26 Novembro 2009
    Aprovações Recebidas:
    2
    Acústica, um grande problema em muitas igrejas e inclusive na minha é a igreja não ter nenhum tratamento acústico e os operadores exagerar nos graves...na minha igreja o pastor comprou dois sub ativo ...quando testou com um cd e a igreja vazia ficou uma maravilha ,mas,na hora do culto, com varios instrumentos ligados , fica muito embolado , o qual eu ja cansei de falar sobre muito grave em igreja reverberante, mas, não adianta....

Compartilhe esta Página