COMO USAR O PROGRAMA IMPULSE LITE - Equalização

hgomes

New Member
Eu cuido do som da minha igreja a algum tempo, no entanto só agora estou tentando obter algum conhecimento e melhorar a qualidade do som de lá

Já não é de agora que na minha igreja temos o problema de encontrar a melhor regulagem para o nosso equalizador, sempre que temos algum problema temos que chamar alguém para regulá-lo, pois todas as vezes que tentei, não consegui obter melhor aproveitamento do som, além de a qualidade não ficar muito boa.

Estava pesquisando na internet algum programa que auxiliasse na regulagem do som e encontrei o IMPULSE LITE 1.5, inclusive já até instalei no meu computador, no entanto não sei usá-lo. Já tentei procurar na net algum manual ou qualquer coisa que me auxiliasse, mas não consegui encontrar.

Outra coisa, já ouvi falar em regular o som com o ruído rosa, como devo proceder?

Se vocês puderem me ajudar, mesmo que seja indicando um outro programa ou qualquer coisa que possa me ajudar já vai ser de grande ajuda.

Desde já agradeço.
 
Re: COMO USAR O PROGRAMA IMPULSE LITE

Olá HGomes, seja bem vindo ao SomAoVivo.

O Impulse é um programa que faz análise em tempo real (RTA) do ambiente. Uma busca por "RTA" na pesquisa do fórum deverá lhe dar várias respostas úteis, mas antes de qualquer coisa, algumas perguntas:

- você tem um microfone de calibração? Porque sem um mic de calibração, não adianta ter o Impulse. E mesmo que tenha, ligar o mic no notebook não é fácil.

Já não é de agora que na minha igreja temos o problema de encontrar a melhor regulagem para o nosso equalizador, sempre que temos algum problema temos que chamar alguém para regulá-lo

Equalizador para PA é regulado uma vez e fica lá por muito tempo assim, só é preciso mudar alguma coisa se também houve mudança no ambiente (novas janelas, colocaram cortinas, etc) ou nas caixas (novas caixas). Fora isso, a melhor coisa é deixar ele quieto.

Um abraço,

Fernando
 
Re: COMO USAR O PROGRAMA IMPULSE LITE

bersan disse:
Equalizador para PA é regulado uma vez e fica lá por muito tempo assim, só é preciso mudar alguma coisa se também houve mudança no ambiente (novas janelas, colocaram cortinas, etc) ou nas caixas (novas caixas). Fora isso, a melhor coisa é deixar ele quieto.
O povo gosta é de futucar. Se tem botão, é porque é pra mexer.
 
Re: COMO USAR O PROGRAMA IMPULSE LITE

gabriel_renascer disse:
O povo gosta é de futucar. Se tem botão, é porque é pra mexer.

É verdade, quando a gente tá começando fazemos muitas coisas erradas mesmo, como, por exemplo, futucar aquilo que não deveria ser mexido mais. Enfim, vivendo, errando e aprendendo. Mas eu tb gostaria de aprender a equalizar um som.

Conforme o bersan disse, eu precisaria de um microfone de calibração, e talvez seja difícil a igreja adquirir um agora.

Existem outras opções que possam me ajudar a equalizar um som? Eu já até ouvi falar no uso do ruído rosa, o que vocês acham?

Desde já agradeço.
 
Re: COMO USAR O PROGRAMA IMPULSE LITE

gabriel_renascer disse:
O povo gosta é de futucar. Se tem botão, é porque é pra mexer.
sempre pensei assim :cry:
gabriel acabou comigo :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
Re: COMO USAR O PROGRAMA IMPULSE LITE

Higor,

eu não conheço o som da sua igreja. Não sei se já é bom ou ruim, se já tem coisa boa ou ruim. Mas eu sempre falo uma coisa por aqui.

Para você ter um sistema de som BÁSICO, você precisa de:

MICROFONES > CABOS > MESA DE SOM > CABOS > AMPLIFICADOR > CABOS > CAIXAS ACÚSTICAS.

Então, invista tempo, estudo e dinheiro em cabos e conectores, microfones (aprender a microfonar corretamente), uma boa mesa de som (a melhor que puder), um bom amp e ótimas caixas (ou ótimas caixas ativas, caixa+amp tudo junto).

Procure melhorar, procure aprender, procure comprar algo de boa qualidade. Equalização nessa fase se resume a fazer o que seu ouvido mandar. Ninguém melhor do que você mesmo para saber se a voz do pregador está boa ou ruim.

Finalmente, depois que o BÁSICO estiver MUITO BOM, podemos passar para novas fases, um trabalho mais rebuscado. Equalizadores, compressores, delay, etc.

Porque estou com esta ladainha toda? Porque esta frase me assustou:

Já não é de agora que na minha igreja temos o problema de encontrar a melhor regulagem para o nosso equalizador, sempre que temos algum problema temos que chamar alguém para regulá-lo, pois todas as vezes que tentei, não consegui obter melhor aproveitamento do som, além de a qualidade não ficar muito boa.

Se você não sabe encontrar a melhor equalização, provavelmente não sabe também colocar os microfones na melhor posição de funcionamento, evitar microfonias, etc. Provavelmente se não sabe usar os microfones direito, também está usando caixas de som ... feitas à facão. E o pior de tudo - provavelmente não tem ainda um ouvido treinado. Leva anos de muito estudo (ouvir muito ensaio) para se ter um ouvido treinado.

Assim (volto a dizer, não conheço o seu som, seus equipamentos), dê uma olhada em volta. Você está com tudo certo e só o equalizador que sobrou de problema? Ou tem ainda muito mais coisas a acertar antes?

Vou dizer uma palavra que muitos vão achar estranha, mas é o que eu aprendi em anos e anos de prática. Para quem está começando, PERIFÉRICOS MAIS CONFUNDEM QUE AJUDAM. A pessoa coloca os mics virados para a caixa, os usuários usam os mics tudo errado, a mesa é da pior qualidade, e o sujeito aparece com um equalizador achando que vai resolver todos os problemas.

Certa vez encontrei uma igreja assim: MXS 6, mics de karaokê, caixas de facão, cabos tudo com defeito, e "um entendido" foi lá e indicou a compra de um equalizador de 31 faixas... O resultado era o pior possível, porque eles achavam que tinha que acertar no eq os problemas, enquanto eles tinham enormes problemas para resolver primeiro. Na verdade, isso aconteceu muitas, muitas e muitas vezes comigo.

Uma igreja de péssima acústica tinha 6 equalizadores e caixas diferentes espalhadas por toda a nave. Ninguém entendia nada. Meu grupo foi cantar lá, cheguei cedo, DESLIGUEI TUDO, só deixei 2 caixas lá na frente, sem equalizador, usei os equipamentos da própria igreja (uma Ciclotron Max 16), e no final veio o pastor me perguntar o que eu tinha feito, que pela primeira vez o som tinha ficado bom...

Um abraço a todos,

Fernando
 
bom dia amigo, sou novo aqui e li vários fóruns ja e não vi nenhum falando diretamente do problema de fato, tipo esse aqui pede ajuda em usar o programa impulse lite mas ninguém respondeu nada sobre isso, eu acho que se não quer falar a respeito fica queto e não fale nada pocha, se não fica aquela tripa enorme de coisas escritas e nada de fundamento. digo isso pq tenho tudo o que falaram ai, microfone de medição e tudo mais e tbm não sei como utilizar esse programa, na verdade não sei como encontro os valores para colocar no dcx-2496 em seus delays para alinhar meu pa. alguém tem uma resposta concreta e esclarecedora? obrigado e tudo de bom a todos.
 
Seja bem vindo André rodrigo

andré rodrigo disse:
eu acho que se não quer falar a respeito fica queto e não fale nada pocha, se não fica aquela tripa enorme de coisas escritas e nada de fundamento.
Calma ai cara! Tem muito fundamento sim no que foi escrito acima.

andré rodrigo disse:
digo isso pq tenho tudo o que falaram ai, microfone de medição e tudo mais e tbm não sei como utilizar esse programa, na verdade não sei como encontro os valores para colocar no dcx-2496 em seus delays para alinhar meu pa. alguém tem uma resposta concreta e esclarecedora? obrigado e tudo de bom a todos.
Olha so quem esta sem fundamento! O que adianta ter todos equipamentos e nao ter fundamento teorico para manusear?
Os valores que vc precisa para seu DCX ninguem vai te dar nunca!
Cada sistema tem sua particularidade, isso so conhecendo o sistema, fazendo testes e analizes para descobrir.
Para fazer esses testes vc precisa estudar alinhamento de sistemas, tem muita coisa aqui no forum, aprendi sobre esse tema aqui e na audiolist.
O DCX vai alem de delays, ele tem cortes, compressão, Eqs parametricos...
Tem um bom equipamento, precisa estudar a teoria para saber usar.

Vai com calma ai, nao saia falando que as coisas são sem fundamento.
 
tudo bem, não estou nervozo, só que me diz ai um que realmente explicou a dúvidada dele? ninguém falou nada de como o programa acima citado funciona, ou alguém falou? só isso que eu quis dizer, não falei que não era importante tudo isso mas nada foi direto no ponto entende?
ele eu eu temos dúvidas so bre o programa certo, alguém pode ajuda sobre isso?
 
Re: COMO USAR O PROGRAMA IMPULSE LITE

bersan disse:
O Impulse é um programa que faz análise em tempo real (RTA) do ambiente. Uma busca por "RTA" na pesquisa do fórum deverá lhe dar várias respostas úteis
 
não meu querido voce nao esta entendendo, pelo tipo de pergunta o pessoal ja sabe avaliar o nivel de conhecimento da pessoa e so esta mostrando que ele esta no caminho errado existe outras coisas como prioridade para ele aprender antes para depois ele usar o rta o uso de rta e um pouco complexo.
ficaria meio dificil de ensinar sem a pessoa saber algumas coisas basicas do audio e que mais que responder perguntas apenas o pessoal quer ajudar

fica na paz
 
Bersan, valeu pelo toque!!!

Vou começar resolver o principal problema que é o que está entre a mesa de som e a cadeira... brincadeiras a parte.

Tenho que reconhecer que preciso aprender algumas coisas básicas de áudio, estudar mais e frequentar mais os fóruns p aprender com quem sabe... mesmo que eu não tenha aprendido a usar o programa o meu problema foi resolvido, mas espero poder aparecer com mais coisas no fórum ou quem sabe até ajudar alguém.
 
Back
Topo