Como vocês reagiriam se ouvisse isso de seu pastor?

a última resposta do Jonatasbatera30 faz sentido,já que se vai tocar de lado faria como se fosse um estúdio,isolava o espaço,microfonava a bateria e também todos instrumentos em linha,acho que os únicos problemas seriam : o ministro não poderia ficar lá dentro,perderia o feedback da igreja e o técnico de som também,porque perderia a referência do ambiente de culto...poderia ser com vidro temperado,aqui na minha cidade tem um bar que é assim,depois de ter tanta reclamação de vizinhos o dono decidiu construir um estudio dentro do mesmo,ficou muito legal...mas também penso que um ministério como o de Música deveria ter um carinho todo especial por conta do pastor,afinal,você consegue fazer um culto sem dança e teatro,agora sem música não...

abrasss...
 
Marq Essi disse:
a última resposta do Jonatasbatera30 faz sentido,já que se vai tocar de lado faria como se fosse um estúdio,isolava o espaço,microfonava a bateria e também todos instrumentos em linha,acho que os únicos problemas seriam : o ministro não poderia ficar lá dentro,perderia o feedback da igreja e o técnico de som também,porque perderia a referência do ambiente de culto...poderia ser com vidro temperado,aqui na minha cidade tem um bar que é assim,depois de ter tanta reclamação de vizinhos o dono decidiu construir um estudio dentro do mesmo,ficou muito legal...mas também penso que um ministério como o de Música deveria ter um carinho todo especial por conta do pastor,afinal,você consegue fazer um culto sem dança e teatro,agora sem música não...

abrasss...

isso ae foi é o que eu acho tbm instrumentos isolados e ministro e backs no altar resolveria o problemas de todos, concordo com vc marq! :mrgreen:
 
medrmf disse:
É uma idéia diferente de tudo que já vi em igreja, mas também nunca vi uma igreja como a sua. Realmente a primeira coisa que passa na nossa cabeça é fazer um estúdio para o louvor naquele espaço, digo, estúdio para a banda. Acho que não ficaria ruim desde que tenha um tratamento pois um local fechado e de paredes paralelas, certamente teríamos muitos problemas acúticos. Quano ao dirigente, colocaria mics sem fio e ele ficaria de frente para a igreja, no local do altar. Mas o maior problema que vejo, por ser um lugar pequeno, é a microfonação da bateria que sofreria de muitos vazamentos dos outros instrumentos se houverem cubos, mas isso pode-se resolver com fones para todos os instrumentitas em vez de cubos ou retornos. Outro problema é a grande pressão sonora gerada pela batera em um lugar pequeno, talvez a captação dos outros instrumentos não fique pejudicada usando-os em linha, mas instrumentos acústicos como violão talvez se prejudicassem, mesmo ligados em linha. Instrumentos que precisem de mic como sopros e vocais, seriam proibitivos de estar lá. Agora, haja ouvido para aguentar uma batera aí também. E a grande solução para tudo, mas uma vez, a controversa bateria eletrônica. Essas são parte de uma idéia.
Agora acho que estava realmente certo quanto ao porque do seu pastor não querer tirar o armário, 4k é bastante dinheiro.
Também não acho que o armário seja o calcanhar de Aquiles da acustica da sua igreja, penso que sua presença não irá, frente a todos os outros fatores, prejudicar tanto a acústica. Inclusive acho que só o fato das galerias e do "estúdio" aberto, que deve funcionar como um concentrador e até ressoador de algumas frequências, são fatos muito mais preocupantes que o armário em si.. Então se não tiver jeito, deixa ele quieto e seja feliz.
Abraços

:| acho que a maioria concorda com a ideia do fechamento e tratamento do pedaço dos musicos.

:D quanto ao violão ja existe um tampão que não deixa prejudicar lo em casos como esse e que evita tbm a ressonacia dele quando exigido muito volume do mesmo.

:shock: realmente sopro lah dentro nem pensar, só instrumentos eletronicos mesmo e a batera.
 
Prezados, me desculpe se a pergunta é boba. Se não quiserem responder não ficarei chateado.
Em duas citações foi dito microfones em linha. O que é isso exatamente?

Se eliminarem os cubos instalando retorno por fones e substituirem a bateria acústica por eletônica não haverá a necessidade de fechar o local com vidro, pois já terá abaixado em pelo ao menos 90% o db daquele local e consequentemente teria menos necessidade de tratamento acústico no mesmo. Acho que a solução mais viável seria essa.
 
Mas tem outro problema nessa "solução" apresentada...músicos longe do ministro e, principalmente sem uma visão direta dificulta a comunicação. Pra fazer dessa forma, o entrosamento teria de ser "espetacular"....rs
 
Irmãos..... alguns esclarecimentos...


Palco dos músicos.
no espaço que eu mostrei onde fica o tal armário , e a bateria... fica só os músicos... ministro e back's cantam do altar....Não há problema de comunicação por que acho que grupos bem ensaiados sabem o que fazer na hora do louvor....

A ideia do vidro fechando tudo.

Foi a primeira ideia quando começamos a discutir esse assunto...porém eu apresentei alguns problemas.
Sem tratamento acústico adequado... é IMPOSSÍVEL gente fazer isso. Fariamos um cubo suicida para os músicos ali...
Manunteção cara.
E também precisaria de uma BOOOA Vedação.

Bateria Eletrônica

A igreja dispõe de bons bateristas ( bons por que não são nem 2 nem 5... são bem mais ) Mais também tem aqueles que são mais simplesinhos... e eu de maneira nenhuma vou exclui-los... muita das vezes são eles os mais zelosos com os instrumentos , com o louvor e os mais compromissados....então não é viável a ideia da bateria eletrônica... esqueçam isso , por favor.

A , e ainda tem o fato que ontem chegaram os microfones da bateria.

Retorno por fones

Outra ideia inviável , eu sou o único operador disponível na igreja.... a igreja tem cultos de manhã , de tarde , e de noite todos os dias... mesmo se eu fosse contratado da igreja ainda assim não daria conta por ter outros afazeres ( sou estudante ) e além de tudo.. tem os músicos da tarde e da manhã que ficariam mais prejudicados... INVIÁVEL.

FOQUEM AQUI AGORA GENTE.

MEU PROJETO EM SI.


Arredondamento das quinas.
Revestir o armário , 2 paredes + o teto com algum tipo de espuma que diminua a reverberação contribuindo com a diminuição de SPL gerado ali.

Cubos seriam mantidos virado pros músicos , em nível de retorno , bem baixo.

Assim os cubos iriam gerar som para trás , invés de para a lateral da igreja... aqui teria que incluir a educação da parte dos músicos de aprender a manter um baixo volume.

Bateria , sem chances... aquário nela.

O que quero que entendam galera , eu estou ciente de que não vai haver isolamento , eu só preciso saber de como conter ao máximo o SPL gerado pela bateria....se não for o aquário..uma outra solução ...




GALERA , VOCÊS TÃO TENDO NOÇÃO DA LUTA QUE ESTOU PASSANDO , ONTEM DORMI PRA LÁ DAS 5 PREOCUPADO COM ISSO...MAIS TOMEI COMIGO QUE ESSA REFORMA OU SAI AGORA , OU NÃO SAI NUNCA....ENTÃO AGARREM FIRME COMIGO, QUEM PUDER ORAR.... ORE TAMBÉM EM FAVOR DE NÓS...EU SEI QUE APESAR DE TUDO , O SENHOR ESTÁ CONOSCO !


Abaços.
 
RodrigoHenriq disse:
Arredondamento das quinas.
Revestir o armário , 2 paredes + o teto com algum tipo de espuma que diminua a reverberação contribuindo com a diminuição de SPL gerado ali...

amigo,não é simplesmente arredondar quinas e cantos,tratamento acústico pra ser eficáz precisa de projeto,espuma somente secará os agudos e mais nada,o problema é que são dois tipos sinal sonoro dentro da igreja,um vindo da frente e outro do lado...a imagem sonora ficará estranha,a bateria somaria os dois sinais,natural ao amplificado,tendo algum tipo de problema relacionado a delay...na verdade teria-se que fazer uma cabine pra isola-lá completamente..é muito complicado quando se esgotam todas as opções...que Deus abençoe esse projeto...

abrasss...
 
olha nao tenho tanto conhecimento assim de audio , mas o problema daquele portao parece ser a vibraçao com as frequencias baixas que dever ser muito grande naquele lugar ...

o que eu faria era primeiro abaixar os instrumentos a um nivel de retorno satisfatorio , e microfonaria todos amps .. assim vc teria um retorno bom e a igreja escutaria os instrumentos no PA... quanto ao portao , eu coloria borrachas em seus batedores e frestas diminuindo assim sua vibraçao , depois revestiria ele com madeira ou entao carpete ... ou entao com E.V.A , que eh um tipo de borracha ...

quanto a visao creio que nao seja um problema , por que da ver o ministro daquele lugar e o ministro tambem ver a banda .. quanto a fechar tudo ,eu nao fecharia nao sei la , acho mais vantagem deixar aberto , teria menos gastos e outra menos problemas tambem , creio que nao seria todos os musicos que ficaria contente com isso ... e vc ja pensou em tratar dentro do armario e colocar todos os amps la dentro microfonados ? sera que nao seria uma saida pra tirar o volume ali de dentro daquele lugar ... ai deixaria a bateria ali , e uns bons retornos pra os musicos ouvirem o que estao tocando ...
 
amigo,a idéia justamente ao contrário,tirar todos os amps e retornos de lá,E.V.A para tratamento acústico não funciona,acho que o Rodrigo deveria tentar ter uma conversa franca com o pr. e explicar os problemas que existem e que existirão caso não se resolva... abrasss
 
amigo,a idéia justamente ao contrário,tirar todos os amps e retornos de lá,E.V.A para tratamento acústico não funciona,acho que o Rodrigo deveria tentar ter uma conversa franca com o pr. e explicar os problemas que existem e que existirão caso não se resolva... abrasss
 
olha eu ainda acho que fechar tudo é a melhor solução! e vou esplicar pq:

1º com cerca de 1500, vc fecha toda a frente + 1600, HA8000 c/ 8 fones + 1000, vc compra cerca de 60m2 de espuma sonex. total = 4100,00

2º todos irão se ouvir, e a igreja será poupada do forte spl e o mais importante vc terá qualidade na hora do louvor com pouco volume.

3º se tem cultos durante o dia vc não terá problema, a não ser que alguem vah fuçar na mesa de som é só ligar e usar cara, o mesmo procedimento com monitor de chão é o mesmo com monitor por fones.

4º o visual é melhor e mais bonito.

5º esse historia de musico usar cubo e dizer que vai educar, baixar, virar pra ele, microfonar, enfim tudo BALELA! isso NUNCA acontece e podemos fazer uma votação aki pra saber se to falando demais.

6º isso rsolveria o problema de todos, vc não mexeria no armario, o valor não é absurdo e ficaria uma coisa profissional.

não faria o que vc relatou e não vejo vantagem nehuma nisso, vou dizer pq:

1º o custo só do aquario é de 4000, com vidro + tratamento :shock: ainda tera o tratamento do espaço + mics pros cubos.

2º de qualquer jeito o batera vai precisar de retorno via fone auricular (eu sei do que to falando cara), por mais que se tenha cubos e caixas fora do aquario o batera nunca vai escutar os cubos com o som alto como fica dentro do aquario.

3º esse lance de microfonar cubo só funciona em lugar onde o cubo pode FALAR! microfone só capta se o cubo FALAR! e pelo que vc relatou outras vezes vc que reduzir o spl ali.

4º o mic da guitarra vai captar o cubo do baixo e vice-versa causando vazamentos e descontrole do tecnico de som.

esses são os motivos que eu estou considerando. (retirei a ultima frase por ter ficado pesada, perdaão amigo rodrigo)
 
vc diz que eu brinco quando falo do E.V.A ou quando falo de microfonar os amps ?

nao tenho tanto conhecimento nas coisas entao peço que tenham paciencia ... o E.V.A sei que nao ajuda em nada na acustica , porem se o portao vibrar ,com E.V.A nao vai vibrar mais , porem , nao sei a que ponto aquele portao possa atrapalhar na acustica , tendo em vista que a sala toda nao tem tratamento nenhum...

nao entendam minha colocaçao como retruca e sim como pergunta .. por que eu nao vi problemas com o portao a nao ser ele vibrar com as baixas frequencias ...ai vcs podem me dizer que ele eh muito reflexivo , porem as outras paredes tambem sao .. onde da pra melhorar ?
 
Na moral , Bateria eletronica é a coisa mais facil que tem para se tocar, qualquer um com a minima noção de ritmo consegue tocar, é incomparavelmente mais facil..... as baterias armazenam patch programaveis, cada baterista pode gravar uma regulagem que quizer e abrir a configuração quando for tocar, é igual a salvar um jogo no videogame, com o minimo de boa vontade o cara se vira.... na minha igreja temos bateristas de 12 anos de idade, que sabem ligar a bateria, carregar o patch dele e sair tocando....(esses são os melhores qualquer coisa que vc der pra ele ta valendo)

Vc vai gastar muito mais tempo regulando os microfones da bateria do que se fosse regular os fones, e depois que vc pegar os macetes a regulagem fica mais facil ainda... é ligar todomundo na mesa, pedir pro cara tocar e ver se ele ta se ouvindo.....
depois todomundo toca junto e pergunta quem não está ouvindo o que e jogar o sinal pro cara.... é igual a regular o PA....

CUBOS vão ser um atraso para vc, por mais que vc vire para o musico, principalmente guitarristas que são surdos(eu gou guitarristas) o cubo vai sobrar pra igreja toda, o baixista bai achar o baixo sem volume, vai aumentar, vai sobrar grave do outro lado da igreja....
 
Jonatas, quando postei vc ja tinha falado tudo.....
Só acho que se implantar os retornos por fone nem precisa fechar o cantinho nem espuma, pode ignorar o armario...

E não pode se esquecer que se for microfonar a bateria tem que investir no Gate ainda....

As vezes é melhor vc repensar o projeto todo, mesmo que parte ja esteja implementado, do que depois de tudo pronto ter que ouvir piadinhas e ficar com aquele peso na conciencia que poderia ter sido feito diferente.....

Hoje na minha igreja temos um monte de "elefantes brancos", começamos errado, insistimos no erro e hoje pagamos o preço...
 
Johnata...


desculpe se me expressei mal.... mas...
Panda disse:
MAS, pelo que vejo vc não esta aki querendo opiniões ou ajuda, vc apenas quer que alguem diga o que vc quer ouvir desculpe mas é o que estou vendo

Não tem nada haver..... é que a igreja tem um lado tradicional , e eu estou sendo cuidadoso ao mexer nisso... como estava conversando com um amigo meu , mudança não se faz de uma vez...todo ser humano rejeita mudanças drasticas...tudo tem que ser feito aos poucos , e rodeando...


hoje conversei com o pastor...fiz a seguinte pergunta a ele:

"Reverendo , pra mim tomar alguma decisão a respeito desse nosso problema , eu preciso saber do senhor o que o senhor quer fazer dessa vez.... o senhor quer amenizar , ou erradicar o problema de som alto que estamos tendo?

ele respondeu que quer acabar de vez antes que a igreja seja multada...

eu simplesmente respondi a ele.. ok pastor... mais mudar só na música , vai resolver 30% do problema... precisamos rever a acústica do templo , trocar as caixas de som , mesa nova.. bla bla bla..

ele me respondeu... Rodrigo , veja o que precisa fazer.

eu disse ok...


então cheguei a seguinte conclusão:

Preciso resolver esse problema da música..( o palco dos músicos , chamamos assim )
Trocar as caixas de PA..
Vou precisar de uma linha de dalay em cima e em baixo.
A ciclotron csm 16 que chegou la a menos de um mês , ja ta saindo fora.... vai dar lugar a uma 01v provavelmente...



ja que ele respondeu assim , vamos gastar!...

dei um teto máximo de 30 mil pra gastar ali...

agora também dependo da ajuda de vocês..



Jonata.... estou cada vez mais certo que a sua solução será a melhor..

mais ainda tenho receio ... será que o vidro na frente vai conter um pouco do som da bateria?


abraços.. e continuem nessa força galera... sem vocês nada disso taria sendo feito.
 
JediRoquer disse:
As vezes é melhor vc repensar o projeto todo, mesmo que parte ja esteja implementado, do que depois de tudo pronto ter que ouvir piadinhas e ficar com aquele peso na conciencia que poderia ter sido feito diferente.....


Galera , é esse o ponto....


se eu tiver 100% de certeza que posso continuar contando com o fórum dessa maneira...estou disposto a isso


como disse na mensagem anterior...uma mesa de som novinha ja sera repassada , por que foi comprada com falta de conhecimento.



abraço meus irmãos.
 
RodrigoHenriq disse:
mais ainda tenho receio ... será que o vidro na frente vai conter um pouco do som da bateria?

peça ao profissional que vai fazer o fechamento para vedar o maximo que puder, isso concerteza garantirá o sucesso do "aquario para todos"
 
jonatasbatera30 disse:
peça ao profissional que vai fazer o fechamento para vedar o maximo que puder, isso concerteza garantirá o sucesso do "aquario para todos"

vidro temperado de 15mm ?



ok , vamos lá..


Batera microfonada.
Vidro temperado de 15mm fazendo uma " vitrine "
Retorno por fones.
Sonex nas paredes..... fechamos o palco dos músicos?
 
Back
Topo