COMPARARANDO ETELJ SLIM 4000 X STUDIO R Z3

Olá audiolisteiros.

Vou relatar aqui essa experiência que fiz hoje entre esses dois ótimos aparelhos da nossa indústria nacional...

Tenho dois ETELJ SLIM 40000, um eu uso nos médio-graves do PA e o outro uso para os monitores de palco.
Pois bem; estou aqui com um STUDIO R Z3 "emprestado" como garantia de pagamento de um trabalho que fiz e ainda não recebi he he....

Chegando em casa me bateu uma curiosidade óbvia de comparar esses dois monstros, então montei um mini PA de duas vias que uso em pequenos eventos usando um BEHRINGER DEQ 2496 com o eq paramétrico ajustado da seguinte forma: canal R filtro HC a -15db com corte em 120 hz, e canal L filtro LC a -15 db com corte em 150 hz.
Assim uso um lado do amplificador para graves e o outro para médio graves e médio agudos em duas caixas 2x12+ ti com divisor passivo EAM 2w2000/24-4r.

Bom após a saída do DEQ conectei os cabos de sinal às entradas de um amplificador e linkei a sua saída à entrada do outro de modo que os dois recebessem o sinal exatamente igual.

Com as caixas desconectadas ajustei a estrutura de ganho de todo o sistema de forma que os dois começassem a acionar o processamento com exatamente o mesmo nível de sinal aplicado. Após isso conectei novamente os cabos das caixas e mandei um som com músicas conhecidas minhas pra avaliar o resultado.

Acontece que o Z3 falou mais alto que o SLIM 4000 em uma diferença considerável quando em baixo volume. A impressão que deu é que a sensibilidade ou o ganho dos dois aparelhos são bem diferentes. em plena potência também o ETELJ ficou abaixo do Z3 tanto que só se ouvia o lado que estava o Z3.

O SLIM apresentou um som mais "controlado" digamos assim enquanto o Z3 abria o bico já desde o início.

Resposta de graves: SLIM alcançou frequências mais baixas e o Z3 deu mais pancada no peito inclusive fazendo meus OVERSOUND 18-2 600 quase saltar das caixas....

Bom a conclusão que cheguei é que o Z3 apresentou mais potência mesmo com 1000W a menos que o SLIM 4000.

E foi justamente por causa desse resultado incomum que abri esse tópico para relatar aos colegas e esperar quem sabe alguém possa comentar e explicar o ocorrido.....

Abraço......
 
José Claudionei disse:
O SLIM apresentou um som mais "controlado" digamos assim enquanto o Z3 abria o bico já desde o início.

.

Acredito que ele está querendo dizer que o Slim mostrou um desempenho mais comportado entregando potência de uma forma mais gradual, como um carro de passeio com câmbio automático, e o StudioR desde o início, comparado ao Slim, entrega mais potência para a mesma variação do atenuador, abrindo o bico ( falando mais ) desde cedo, como um carro esportivo.
Agora tb não entendi como o Slim alcançou frequências mais baixas se o StudioR deu mais pancada no peito, pois sempre pensei que estas frequências são mais sentidas que ouvidas. :shock:
 
Oá a todos.

Bom eu não utilizei nenhum equipamento de medição, apenas fiz uma comparação auditiva mesmo, mas que julgo válida também pois em última análise é pra isso que serve um aparelho desses; ou seja ele precisa agradar aos ouvidos......

Ao me referir a (um som mais controlado x a abrir o bico logo de início) a impressão que tive foi como se o o potenciômetro que comandava o SLIM fosse linear entregando a potência aos poucos e do Z3 fosse logarítmico (acho que é isso he he) e entregasse mais porcentagem de potência logo de início.

Quanto a diferença na resposta de graves o Z3 bateu mais forte no peito sim mas como já li aqui mesmo no SAV essas frequências estão na casa dos 80 hz mais ou menos.

Já o SLIM apresentou frequências semelhantes a um sub de um bom home theater doméstico com graves mais prolongados e mais sentidos do que ouvidos.

A diferença de timbre entre os dois eu entendo pois são dois projetos diferentes, e de data de fabricação diferente. O SLIM é de 2009 enquanto o Z3 é de 2004.

Mas o que me intrigou realmente foi a diferença sentida na potência entre 3000 w do Z3 x 4000 w do SLIM 4000.

Outra diferença sentida foi nas altas frequências pois o SLIM me deu altas controladas e agradáveis de ouvir; enquanto o Z3 "puxa" mais pro médio agudo fazendo que eu tivesse que atenuar na mesa um pouco o lado que comandava o canal dos médio grave e médio agudos, pois eles saíam meio irritantes aos ouvidos.

Distorção: o SLIM mesmo eu exagerando e deixando acender o led de processamento não produziu distorções audíveis; enquanto o Z3 começava a distorcer significativamente bem antes de começar o processamento do sinal.
 
Obrigado STUDIO R pela atenção;
Bom os leds são vermelhos sim e indicam CLIP.... quanto aos potenciômetros não possuem a indicação de DIGITAL SETUP não.

O número de série é: 2362.

E quanto as proteções que vocês falaram eu pergunto: o que mudou com a evolução tecnológica deste modelo que tenho aqui para os modelos atuais pois sei que ainda é fabricado o modelo Z3?

Baixei o manual e nele diz que o aparelho possui SOFT START, mas ao ligá-lo ele imediatamente manda som para as caixas, enquanto que o SLIM leva alguns segundos até acionar os relés das saídas, como funciona então o SOFT START no Z3?

Acabei de verificar aqui no aparelho e ele possui lacres de uma assistência técnica que segundo consulta no site STUDIO R é autorizada da marca.
Trata se da TECHNIC situada na cidade de Porto Alegre e tem data de serviço de 12/2012.

É possível vocês fazerem essa verificação se já foi efetuado o recall ou que tipo de serviço foi executado nele?

Obrigado mais uma vez.
 
Estou aguardando ainda a resposta da STUDIO R quanto ao registro de serviço feito em meu Z3 para saber se já foi feito o recall.

Seria bom também que a ETELJ se manifestasse para saber se esse comportamento no meu SLIM 4000 é normal ou pode haver alguma avaria no aparelho.

Alguém aqui tem algo a dizer? Alguém já comparou esses dois modelos para relatar o resultado?

Comentários serão bem vindos...
Obrigado
 
José Claudionei disse:
Estou aguardando ainda a resposta da STUDIO R quanto ao registro de serviço feito em meu Z3 para saber se já foi feito o recall.

Seria bom também que a ETELJ se manifestasse para saber se esse comportamento no meu SLIM 4000 é normal ou pode haver alguma avaria no aparelho.

Alguém aqui tem algo a dizer? Alguém já comparou esses dois modelos para relatar o resultado?

Comentários serão bem vindos...
Obrigado

Eu já comparei com o X3 da Studio R (pois tenho um x3 e um slim 4000) e digo que os dois se sairam bem parecidos no timbre. Mas com a linha "Z" eu não fiz.
 
José Claudionei disse:
D som mas e quanto a potência dos dois que voçê comparou, qual o resultado?

A diferença não é perceptível no ouvido. O que pude observar é que o timbre dos dois é lindo demais!

Já vi comentários de usuários amigos meus que a linha "Z" não tem um timbre tão bonito quanto a linha "X".
 
Portanto é um equívoco dizer que exista diferença de timbre audível entre um Z3 e um X3 ou X5
Não pode dizer que a percepção de uma pessoa está errada, isso é um termo subjetivo.
Concordo que não teria porque ser diferente, mas daí a dizer que é equivoco, não dá. Até porque são produtos diferentes, senão seriam o mesmo produto

Podia ser feito um vídeo da diferença de timbre de um amp feito recall de um não feito... Fica a sugestão.
 
Estou para fazer um teste aqui em Tatuí, onde será usada uma câmera semi profissional e um microfone de medição.

Se eu consigo, imagina vocês
 
Eu entendo, mas se disseram que a diferença de processamento é tão grande, daria pra ter uma ideia. O objetivo não é servir de referencial, mas mostrar o quanto o recall foi positivo
 
Studio R

talvez esses comentários sejam realmente de pessoas que ouviram a linha "z" antes do recall ou de aparelhos que permanecem sem por falta de conhecimento dos seus donos. Mas se eles são idênticos em tipologia , qual a vantagem em comprar a linha "X" se a "Z" é igual? só o gabinete mais compacto? menor peso? Isso levando em consideração que a linha "Z" tem preço mais atraente.
 
Denilson

Um dos grandes problemas nossos são referencias. Julgamos muitas vezes por audições em condições totalmente divergentes. Um exemplo quando escutamos um determinado equipo com uma noite bem tipica de nossa região, quente e seca outra em um dia que chamamos de frio e úmida, ou seja um dia com 30 graus e outro com 22 graus e atente bem uma seca ou seja com umidade relativa em torno de 60 e a outra em 80, só ai, o mesmo aparelho, com a mesma música no mesmo trecho já irá dar uma variação. Basta ver quando é passado um som a tarde e o show é a noite, pode verificar que os técnicos fazem ajustes.
Acredito que seja isso que está se falando por aqui.
 
STUDIO R, vocês falaram que as fontes dos série Z são a mesma até o Z 10. Reparei que no meu Z3 o trafo não é toroidal. Isso é para todos os modelos ou apenas esse modelo de fabricação 2004?
 
Olá segue algumas fotos do meu Z3. <!-- m --><a class="postlink" href="http://s1002.photobucket.com/user/jclaudionei/library/">http://s1002.photobucket.com/user/jclaudionei/library/</a><!-- m -->

Até onde eu sei ele ficava em um rack metálico aberto em uma danceteria que fechou. está conservado sem muitos arranhões, apenas possui marcas do efeito da maresia pois aqui é uma região litorânea......
 
D som, aproveitando o tópico, preciso de mais um amplificador para usar nos monitores com 1 x 12 + ti com 350w. Eu estou entre o ETELJ SLIM 6400/4 ohms e o NASHVILLE NA 6600/4 ohms. Bom nunca usei nenhum dos dois, apenas tenho referência dos meus SLIM 4000, e SLIM 2500. Pensei nos ETELJ para padronizar o sistema mas o NASH está com um preço mais atrativo, apesar de ser uma linha mais econômica contra uma linha top da ETELJ. Você tem experiência com esses dois pra poder me dizer algo?
 
José Claudionei disse:
D som, aproveitando o tópico, preciso de mais um amplificador para usar nos monitores com 1 x 12 + ti com 350w. Eu estou entre o ETELJ SLIM 6400/4 ohms e o NASHVILLE NA 6600/4 ohms. Bom nunca usei nenhum dos dois, apenas tenho referência dos meus SLIM 4000, e SLIM 2500. Pensei nos ETELJ para padronizar o sistema mas o NASH está com um preço mais atrativo, apesar de ser uma linha mais econômica contra uma linha top da ETELJ. Você tem experiência com esses dois pra poder me dizer algo?


Os dois são bem construidos e tem bom timbre. você tem duas boas opções. as sinceramente, eu compraria o ETELJ pra padronizar o rack.
 
Back
Topo