Comparativo das Mesas Soundcract vs Allen Heath vs Roland

camiloasc

Member
Prezados Técnicos e Profissionais da música.
Antes de tudo, que a paz de Jesus acompanhem a todos...
Então, já faz um bom tempo que estou pesquisando mesas de som digital de pequeno porte (16 canais de até R$ 10.000,00). Recentemente adquiri uma mesa XR18 e não gostei do timbre da mesa. Ela está longe de ser uma mesa flat nas saídas LR, além de sua sonoridade não ser legal nos baixos e médios agudos. Para uma mesa low cost até que é legalzinha. Porém, apresenta problemas térmicos, de conexão, circuitos de baixa qualidade etc. Desta forma resolvi partir para um sistema mais profissional. Contudo, não tenho experiência com essas mesas e gostaria da opinião de vcs! :)
Estou dividido entre as Soundcraft Si Expression 1 vs Allen Heath QU-PAC vs Roland M200i, pois achei elas na faixa de R$ 10.000,00 em revendedores oficiais, com garantia. Gostaria de uma opinião sobre qualidade dos componentes eletrônicos, facilidade na mixagem pelo tablet e timbre da mesa! :p:p:p
Caso vcs tenham alguma indicação tb pode entrar na comparação. Contudo, as mesas devem ser de fabricantes com grande reputação no ramo, não vale esses fabricantes de caixas de som que recentemente decidiram entrar no ramo, como: Mackie, RCF, QSC, dentre outros. As empresas levam anos para deixar os canais e saídas flats, esses fabricantes citados anteriormente não tem knowhow para isso... Ahhh lembrando que Presonus tb esta fora, quem já mixou com ela sabe o porque :eek::eek::eek:
Muito obrigado pela sua atenção...
Que Jesus acompanhe a todos!!
Ps. Aplicação é para show ao vivo em ambiente tratado acusticamente por engenheiro de som!! Microfones são todos Shure ou Audix, caixas todas RCF!
 
Rapaz, concordo que a XR18 não seja a melhor mesa. Ai de mim defender Behringer. Mas, pelo relato, parece ter sido uma enorme decepção pra vc.

Esse relato foi imparcial msm? Vc conseguiu comparar com outras mesas usando o msm sistema?

Digo isso pq a Behringer conseguiu evoluir mt em todos os sentidos. Essa propria xr18 é um divisor de águas.

Espero que não me entenda mal. Pq essa mesa é bastante indicada por aqui, e atende mt bem a diversos públicos.

Sobre as mesas, gosto bastante das SI. Usei por algum tempo. Mas algumas coisas incomodam um pouco. O Visor acho pequeno. São 4 bandas de equalização. Mas apenas duas são parametricas. Poderia ter uma facilidade maior para uso com Android. Com ios funciona super bem. Os prés são bons.
Se vc puder trabalhar dentro das limitações dela, funciona bem. Apesar de tudo, acho uma ótima mesa.

Sobre as Roland eu não sei o que aconteceu com elas. Pareciam tão promissoras, mas não conseguiram ganhar um mercado bom por aqui.

Não tenho mt contato com Allen. Não posso falar sobre.
Eu ficaria entre a Si e a Allen H. Há quem prefira Allen.

Eu posso afirmar que a qualidade das Si é justa pelo preço que se paga.
 
Relato totalmente imparcial sobre a XR18. Com pouco tempo de uso tive que abrir e instalar um cooler adaptado dentro dela. Depois ela não ligava por nada. Desmontei limpei todos os conectores e contatos e o sistema subiu. E por fim quando usava o RTA ficava lento. Troque por um roteador potente resolveu, mas tive que gastar 400 pratas. Tenho nada contra. Para banda pequena é show! Para para um som profissional da não.
Obrigado pela resposta! Ajudou bastante.
 
Rapaz, concordo que a XR18 não seja a melhor mesa. Ai de mim defender Behringer. Mas, pelo relato, parece ter sido uma enorme decepção pra vc.

Esse relato foi imparcial msm? Vc conseguiu comparar com outras mesas usando o msm sistema?

Digo isso pq a Behringer conseguiu evoluir mt em todos os sentidos. Essa propria xr18 é um divisor de águas.

Espero que não me entenda mal. Pq essa mesa é bastante indicada por aqui, e atende mt bem a diversos públicos.

Sobre as mesas, gosto bastante das SI. Usei por algum tempo. Mas algumas coisas incomodam um pouco. O Visor acho pequeno. São 4 bandas de equalização. Mas apenas duas são parametricas. Poderia ter uma facilidade maior para uso com Android. Com ios funciona super bem. Os prés são bons.
Se vc puder trabalhar dentro das limitações dela, funciona bem. Apesar de tudo, acho uma ótima mesa.

Sobre as Roland eu não sei o que aconteceu com elas. Pareciam tão promissoras, mas não conseguiram ganhar um mercado bom por aqui.

Não tenho mt contato com Allen. Não posso falar sobre.
Eu ficaria entre a Si e a Allen H. Há quem prefira Allen.

Eu posso afirmar que a qualidade das Si é justa pelo preço que se paga.
Quanto as saídas LR levei em um estúdio top. O técnico em eletrônica inseriu um sinal do osciloscópio totalmente flat simulando um mic e pegou o sinal de saída da mesa da LR! Não queira saber o resultado. Sinistro, várias ghost frequency e desbalanceamento em várias faixas de frequências. Cara fazer uma mesa com eletrônica top custa caro. Não vai ser uma XR18 que vai resolver!
 
Uma vez escutei muito rapidamente um som na Roland, mas não deu tempo para ter uma referência. Mas parecia muito limpo. Vc escutava as guitarra e piano nitidamente!
 
É complicado. O produto final é resultado de diversos fatores. Mics, posicionamento dos mics, DI's, caixas, posicionamento de caixas, cabos...
E, o principal de td, um bom técnico com bom ouvido.

Uma comparação pra se basear bem deve ser no mínimo com exatamente o msm sistema, trocando só as mesas. Ainda assim é difícil. Cada mesa tem sua propria eletrônica. O que altera timbre, tensões elétricas na entrada e saída...

Eu ficaria entre a Si e Allen. As Roland são tão poucas que acho q pode te dar trabalho se precisar de peças/assistência.
 
É complicado. O produto final é resultado de diversos fatores. Mics, posicionamento dos mics, DI's, caixas, posicionamento de caixas, cabos...
E, o principal de td, um bom técnico com bom ouvido.

Uma comparação pra se basear bem deve ser no mínimo com exatamente o msm sistema, trocando só as mesas. Ainda assim é difícil. Cada mesa tem sua propria eletrônica. O que altera timbre, tensões elétricas na entrada e saída...

Eu ficaria entre a Si e Allen. As Roland são tão poucas que acho q pode te dar trabalho se precisar de peças/assistência.
Pois é acho que vou de Allen Heat mesmo!
Valeu
 
Não tenho dúvidas. A melhor mesa da Mackie é a DL32R. Olhe essas empresas:
https://digico.biz/range/quantum/
https://www.avid.com/products/venue-s6l-system
https://www.solidstatelogic.com/
Essas acima são as mesas que gigantes do pop e rock usam! Empresas que nasceram junto com a indústria da música. Tb tem outras top, como Roland, A&H, Yamaha (mesas grandes as pequenas são feitas na china).
Não sao empresas exclusivas na fabricação de mixers, mas tem um preço bom!
Digico seria meu sonho
 
Vamos lá, não precisa me falar das gigantes porque isso já sei. Que a mackie ficou defasada no mundo digital, ficou. Mas dizer que a mackie é uma fabricante de caixas que resolveu se aventurar no ramo de mesas de som, aí é demais. Mackie é referencia, sempre foi top nas analógicas.
Sobre sua dúvida, vá de A&H. Melhor timbre.
 
Vamos lá, não precisa me falar das gigantes porque isso já sei. Que a mackie ficou defasada no mundo digital, ficou. Mas dizer que a mackie é uma fabricante de caixas que resolveu se aventurar no ramo de mesas de som, aí é demais. Mackie é referencia, sempre foi top nas analógicas.
Sobre sua dúvida, vá de A&H. Melhor timbre.
Pois é...
Esse tópico era sobre mesas digitais...
E não sobre analógicas...
Obrigado pela dica!!
 
Back
Topo