Compensa montar uma locadora grande hoje em dia?

Renan Rodrigues

New Member
Boa tarde a todos do SAV,

Há alguns dias já venho pensando em montar meu próprio som para fazer bandas, estou pensando em montar um 16x16... Mais me veio uma dúvida, hoje em dia compensa montar uma locadora desse tamanho? Ou compensa eu comprar uma pequena?

Tenho essa dúvida pois vejo tantas locadoras de nomes vendendo tudo, mais vejo por outro lado o aumento de festas que antes eram pequenas ficando grandes e precisando de som grandes, outra que me deixa com medo é essa briga por preço. E quais as dicas que vocês me deem, ex.:
- Por onde começar
- Montar algo pequeno e ir aumentando
- O que é importante em uma locadora alem de qualidade
- etc...

Agradeço ajuda de todos que tirarem um momentinho para me ajudar e ajudar outras pessoas que estão com a mesma dúvida.
 
Renan, seja bem vindo ao SAV!

Tb estou montando meu empreendimento na área de sonorização, portanto não posso te dar dicas que possam ter um peso de experiência, mas existem vários membros que trabalham de alguma forma com som e logo poderão contribuir de uma forma mais proveitosa para vc.
No meu caso acredito que o começo seria definir o nicho no qual irá focar, avaliando a concorrência na sua área. de acordo com o que verificar relativo a concorrência vai te dar noção da qualidade e do preço que poderá praticar para se estabelecer. Tb irá definir para vc o tamanho com que o negócio irá começar, por exemplo, vc irá atender a um público de até quantas pessoas? Vai atender banda ou apenas som mecânico? Vai agregar iluminação? Como irá transportar o equipamento?
Quanto a qualidade pra mim este é um conceito beeemmm amplo e no final tudo agrega de forma positiva ou não para qualidade do seu negócio. Tenho atentado para a parte de comunicação da firma, desenvolver uma identidade, um logotipo, página em redes sociais e um site. Isto aumenta a confiabilidade e proporciona um canal para que seus clientes, atuais ou futuros, se comuniquem com vc deixando depoimentos, recomendando seus serviços e avaliando se os serviços prestados atenderiam suas necessidades.
Como disse, meu negócio ainda está engatinhando tb mas estou caminhando desta forma que te relatei.
Espero ter ajudado e vamos trocando figurinhas por aqui.
 
Última edição:
Olha Renan, talvez algumas pessoas vão me crucificar, mas EU não montaria.
Não sei na sua cidade, mas aqui o mercado esta muito ruim, cheio de amadores, fazendo qualquer porcaria e a preços baixíssimos e os contratantes só querem preço...
As despesas são muito altas, depósito, transporte, impostos se vc quiser (e deve) trabalhar legalizado e o maior custo esta na mão de obra. Nem tanto pelo valor, mas é dificil encontrar pessoas para trabalhar neste meio.

Porque eu não vendi tudo ainda? Porque vou perder muito dinheiro vendendo as coisas e porque tenho alguns clientes que são fiéis a minha empresa, mas se fosse pra começar do zero, eu não começava.

Mas isto é opinião minha e você deve ouvir mais pessoas a respeito e principalmente como foi citado já, fazer uma pesquisa de mercado pra ver se tem espaço para esta sua empresa.

Abraço.
 
Renan, seja bem vindo ao SAV!

Tb estou montando meu empreendimento na área de sonorização, portanto não poso te dar dicas que possam ter um peso de experiência, mas existem vários membros que trabalham de alguma forma com som e logo poderão contribuir de uma forma mais proveitosa para vc.
No meu caso acredito que o começo seria definir o nicho no qual irá focar, avaliando a concorrência na sua área. de acordo com o que verificar relativo a concorrência vai te dar noção da qualidade e do preço que poderá praticar para se estabelecer. Tb irá definir para vc o tamanho com que o negócio irá começar, por exemplo, vc irá atender a um público de até quantas pessoas? Vai atender banda ou apenas som mecânico? Vai agregar iluminação? Como irá transportar o equipamento?
Quanto a qualidade pra mim este é um conceito beeemmm amplo e no final tudo agrega de forma positiva ou não para qualidade do seu negócio. Tenho atentado para a parte de comunicação da firma, desenvolver uma identidade, um logotipo, página em redes sociais e um site. Isto aumenta a confiabilidade e proporciona um canal para seus clientes, atuais ou futuros, se comuniquem com bv deixando depoimentos, recomendando seus serviços e avaliando se os serviços prestados atenderiam suas necessidades.
Como disse, meu negócio ainda está engatinhando tb mas estou caminhando desta forma que te relatei.
Espero ter ajudado e vamos trocando figurinhas por aqui.


Muito Obrigado AltVan 13,
aqui em minha região ta complicado, tem bastante empresa, mas empresa de médio porte que está acabando com as de grande porte, que é o tipo de empresa que eu gostaria de ter. Teve um evento que começou semana retrasada, uma feira de 10 dias, a pessoa pediu muito menos que do que a empresa que fez ano passado. Por isso estou com medo... Mais vamos sim trocando figurinhas e mal lhe pergunte qual a sua cidade?
 
Olha Renan, talvez algumas pessoas vão me crucificar, mas EU não montaria.
Não sei na sua cidade, mas aqui o mercado esta muito ruim, cheio de amadores, fazendo qualquer porcaria e a preços baixíssimos e os contratantes só querem preço...
As despesas são muito altas, depósito, transporte, impostos se vc quiser (e deve) trabalhar legalizado e o maior custo esta na mão de obra. Nem tanto pelo valor, mas é dificil encontrar pessoas para trabalhar neste meio.

Porque eu não vendi tudo ainda? Porque vou perder muito dinheiro vendendo as coisas e porque tenho alguns clientes que são fiéis a minha empresa, mas se fosse pra começar do zero, eu não começava.

Mas isto é opinião minha e você deve ouvir mais pessoas a respeito e principalmente como foi citado já, fazer uma pesquisa de mercado pra ver se tem espaço para esta sua empresa.

Abraço.

Muito Obrigado mdpt_sli

realmente hoje está muito complicado, vejo pela empresa onde trabalho, aqui ta muito difícil, tanto que quase nem fazemos evento na cidade onde é a locadora de tanta concorrência que tem aqui, mais ainda bem que quando pegamos é de bandas que pedem bastante qualidade. e igual você falou está dificil de achar pessoas para trabalhar, tanto para montar quanto para dirigir os veículos.

E estou pensando drasticamente em que fazer, pois como você mesmo falou se gasta muito dinheiro e demora a ter o retorno desse investimento.

Muito obrigado novamente pelas suas dicas
 
Eu estou em Angra dos Reis. E ao que parece vc já trabalha com isso, né? Logo deve ter una noção bem maior que a minha a respeito, fiquei até com vergonha.
Quanto ao que vc e o mdpt relatam, acredito de de forma geral está difícil para todo tipo de prestador de serviços, o dinheiro ficou muito caro. Estou pensando meu caminho em sentido inverso ao seu, quero começar pequeno e conforme a demanda permita ir crescendo. Como disse o momento esta complicado em termos de investimento mas sempre tem aqueles que com uma boa sacada transformam estas ocasiões em oportunidades.
Aqui em minha região a qualidade dos equipamentos oferecidos é bem fraquinha e a operação constantemente é pior ainda, isso no meu foco que são eventos de pequeno porte. Como esta não será minha atividade principal tb não estou preocupado em colocar um preço melhor que da concorrência mas sim que reflita a qualidade do som que o cliente irá ouvir.
 
ah... menos mal não tornaremos concorrentes shuashuashua... sim, eu trabalho com sonorização desde meus 10 anos de idade, sempre acompanhando meu irmão e o meu ex-patrão.

E aqui para mim não compensa começar com pequeno, pois tem muitos pequenos e de médio porte aqui em franca, só que com isso eles tiram o serviço das de grande porte e aqui já foi bom, quando as casas noturnas não tinham sistema proprio, a maioria hoje tem, mesmo que um 2x2 ou 4x4, isso acaba com as locadoras também... e como eu falei aqui é complicado, tem locadora que pega o serviço e paga pra trabalha no local (acho que ficou estranho essa parte, mais é que pelo valor que eles pegam eles não estão ganhando nada).

E pelo o que vi na sua região tem poucas locadoras? Ou tem bastante?
 
Como disse meu foco hoje é outro. Minha demanda virá principalmente de igrejas realizando festividades, festas de aniversário e por aí vai. A região já foi bem mais ativa em eventos, existiam muitas festas tradicionais que traziam grandes artistas hoje estes eventos acabaram ou ocorrem bem esporadicamente. Em Parati é que ainda acontecem eventos grandes com regularidade mas não conheço as locadoras que atendem lá.
 
Em Paraty no festival da pinga que normalmente vou para descancar e curtir uma folga no ano passado vi a locadora com lines e subs da RCF e com uma boa estrutura, mas no geral deveria ter mais som, o som poderia ter sido melhor dividido pois onde foi a montagem do palco colocaram line pra frente e pra lateral com 3 células que foi insuficiente mas atende o local, a edição do festival em 2013 o som foi bem melhor com lines que não dava pra definir a marca e sub SBs alimentados com studio R, mas com mais células do line e mais subs, a grosso modo diria que de um ano pro outro o valor pode sim ter sido menos pra a locação de som, e neste ano não sei mas pode ser menor ainda.
 
Por onde começar?
Estudando para conseguir montar um bom sistema com despesas justas, ex muita gente montando sistema baseando-se em rms ou equipamentos desnecessários, consequentemente muitos gastos e pouco SOM.

Montar algo pequeno e ir aumentando?
Exatamente, nada como entrar no mercado para ter a noção real, de sua área de atuação e ter certeza se vale apena investir mais.

O que é importante em uma locadora alem de qualidade?
Gostar do que faz, hoje em dia é primordial para uma locadora seguir em frente nesta economia desbalanceada. E concorrência desleal.

Minha Opinião?
Se gosta? Monte sim
 
Imagina um PA com 16 caixas 12"+ti e 16 subs 2x18" com duas mesas digitais (PA e monitor), com 16 auxiliares, side, cubos de guitarra e baixo + um pouco de iluminação. A lógica é que pelo menos se cobraria uns 5000,00...

...Mas estão indo por "1000,00"!!!

Na minha região tá difícil trabalhar com toda essa prostituição! E imagino que isso se reflete em todo o país.

Portanto, é bom pensar se vale apena investir tanto.

OBS: E por que ainda tem gente trabalhando com isso (como eu por exemplo)? Porque gosta do que faz, uma grande ajuda financeira e uma satisfação pessoal.
 
Back
Topo