Completamente perdido lá no Acre!

bersan

Administrator
Moderador
Gente, o Jairo mandou a seguinte mensagem para o <!-- e --><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a><!-- e -->:

"Meu caro amigo e irmão,

tenho lido todo o seu site com suas dicas e experiencias de som, recentemente compramos uma mesa de som da Behringer, SL2442FX-Pro, montamos um multicabo, usamos microfones SM 58 da Shure. Apóss feita essa modificaçoes os músicos estao quase pra me bater, pois o som nao melhorou muito. Meu conecimento é somente em eletrônica, em som estou começando, e o pior estamos numa quadra, é que nossa igreja vai começar a construçao, que dificulta ainda mais a equalizaçao, gostaria se possivel voce me desse algumas dicas.

1- como nao temos retorno para os musicos eles estao ao lado do som geral, e reclamam que o som esta alto. Já quem está da metade da igreja para trás não conseque ouvir bem.

2- os vocais tem que estar no mesmo volume da voz do cantor principal???

3- coloquei a mesa de som no final da quadra, mais quase nao consigo ouvir o som, deve ser poblema das caixa de som fraca. As mesma estao no chão.

Grtato pela atençao, pelo belo trabalho o site é uma referencia na internet.

Jairo Cardoso
Igreja Batista Memorial
Rio Branco
Acre"
 
Oi Jairo,

Vejamos algumas coisas sobre a sua igreja (e que, com certeza, será útil para todos).

"compramos uma mesa de som da Behringer, SL2442FX-Pro, montamos um multicabo, usamos microfones SM 58 da Shure"

Bem, com certeza você está com ótimos equipamentos. A mesa é excelente. Gostaria de saber quais os amplificadores e quais as caixas (marca e modelo). Se são caixas montadas, por favor cite quais os falantes usados. Se puder passar uma lista de todos os equipamentos, melhor ainda.

1- como nao temos retorno para os musicos eles estao ao lado do som geral, e reclamam que o som esta alto. Já quem está da metade da igreja para trás não conseque ouvir bem

Como você falou que estão em uma quadra, entendo eu que vocês estão no sentido do comprimento, com o altar no lugar que seria as traves do gol.

Se você deixar apenas caixas lá na frente, você terá que aumentar bastante o volume para que o som para que o mesmo chegue em um volume razoável atrás. Só que quem está na frente reclama que está muito alto, e aí você abaixa e o som para evitar essas reclamações e o pessoal lá atrás começa a reclamar que não está ouvindo mais.

A solução é uma só: caixas na frente e caixas no meio (a 50% do comprimento total), com o som "dividido" entre elas. Assim, você terá menos volume na frente (e menos reclamações) e as caixas no meio do lugar vão dar conta do pessoal que senta lá atrás. Com certeza, isso ajudará. Lembrando que o ideal é ter todas as caixas idênticas.

Você fala que "os instrumentistas reclamam que o som está muito alto". Nunca vi instrumentista reclamar disso. Eles gostam de som alto, mas não TUDO alto, mas sim o SOM DE CADA UM alto. Eles gostam de retorno, de "se" ouvir (o próprio instrumento) e ouvir "um pouquinho" dos outros. Nessa situação, só comprando retornos. Que tal em vez da igreja comprar vários retornos (caixas + amplificadores) cada um comprar o seu cubo? Liga-se o instrumento no cubo e o cubo liga-se à mesa, via saída Direct Out ou Line Out.


os vocais tem que estar no mesmo volume da voz do cantor principal???

Depende. Se é um hino do coral todo, são todos no mesmo volume. Se é um hino de um cantor solista com algumas passagens em 2a. voz (back vocal), estão o cantor solista é um pouco mais alto e os outros mais baixos mesmo.

Por último e mais importante: os afinados tem mais volume que os desafinados! Não sabe quem é afinado e quem não é? Pergunte (com jeitinho) para o responsável pelos ensaios.

coloquei a mesa de som no final da quadra, mais quase nao consigo ouvir o som, deve ser poblema das caixa de som fraca. As mesma estao no chão.

Independente do lugar onde você estiver, VOCÊ PRECISA escutar o som! O final da quadra é bom, pois você escuta exatamente o mesmo som que o público. Se você não está conseguindo ouvir, eles também não! Provavelmente é o que já comentei, da falta de caixas na frente e a 50% do comprimento.

Uma regra importantíssima: NUNCA USE CAIXAS NO CHÃO. Elas sempre tem que estar elevadas. Os agudos são facilmente absorvíveis pelas roupas e logo desaparecem, deixando o som "embolado, sem brilho". Use pedestais nas caixas. Mantenha-as com o alto falante da do seu pescoço para cima, de forma que o topo da caixa (onde estão os agudos) esteja um pouco acima das pessoas mesmo com elas em pé. Essa última mudança com certeza é a mais importante de todas, vai dar uma grande diferença.

Após as alterações, retorne no fórum e conte como ficou. Um abraço.
 
Back
Topo