compra de amplificador para retorno

rodrigoecr

New Member
ola a todos, gostaria da ajuda de vcs, na minha igreja usamos uma mesa behringer pmp 5000, com duas caixa leacs vtx 300 para frente, e dois retornos com falante de 12 de 75wrms cada.a alguns dias alugamos um som para festa, e o rapaz nos disse que se nos usassemos a mesa no modo brigt so para as caixas da frente e colocasse outro amplificador para os retornos iriamos melhorar muito a qualidade do som.entao gostaria que vcs me ifalassem se isso faz algum sentido, e indicassem qual o amplificador nos devemos comprar.
 
Olá Rodrigoecr, seja bem vindo ao SomAoVivo.

Por uma série de fatores (já explicados na série de artigos "Potência - uma coisa mais que complicada"), o ideal é termos pelo menos o dobro da potência de amplificador para alimentar os falantes. O rapaz está certo em dizer que você terá um melhor aproveitamento, mas errado na implementação.

No seu caso, você tem:

Caixa Leacs VTX - 200W RMS @ 8 Ohms (o site da Leac´s diz que é de 8 Ohms, acredito que sim, mas confira se seu modelo é de 8 ou 4 Ohms).

Então seria bom se você tivesse pelo menos 400W/canal em 8 Ohms (a potência deve ser sempre especificada em relação à impedância (os Ohms) da caixa. Mas sua mesa amplificada tem:

Mesa Behringer PMP 5000 (RMS, 1% THD) (dados do manual disponível)
8 Ohms = 215W/canal
4 Ohms = 450W/canal
Em modo bridge, 900W RMS totais @ 8 Ohms
(modo bridge = soma das potências e soma das impedâncias).

Observe: se você tiver ambas uma caixa por canal, você então terá 215W de potência de amplificador para 200W de potência de caixa.

O bridge seria então uma boa solução, já que temos 900W neste modo. Mas a impedância mínima é de 8 Ohms. Mas para usar modo bridge, você teria que associar as 2 caixas. Em paralelo, dá 4 Ohms, abaixo do mínimo exigido. Em série, 16 Ohms, o que levaria o rendimento do amplificador à metade. Neste caso, você teria 450W de potência de amplificador para 400W de potência de caixas.

O melhor é deixar tudo do jeito que está. Você deve estar trabalhando com a configuração do amplificador interno em que um canal é para o PA e o outro é para os retornos, corrreto? Se sim, então temos:

Canal 1 - caixas do PA - 2 caixas de 8 Ohms em paralelo, total de 4 Ohms. Então temos 450W RMS de amplificador para 400W de caixas. Não é o ideal.

Canal 2 - caixas de retorno - 2 caixas de 8 Ohms (você não cita, estou imaginando) em paralelo, total de 4 Ohms. Então temos 450W RMS para 150W de caixas. Até exagerado.

Assim, você até pode realmente comprar um amplificador, mas para as caixas de PA, não para as de monitor.

Agora.... será que realmente você precisa de mais potência? O pessoal que aluga som costuma usar tudo "no talo", som altíssimo, tudo no limite. Para eles, é mais que necessário ter sobra de potência. Agora, no seu caso, às vezes você não precisa de tanta potência assim (nem obedecer a regra de 2x mais potência).

Se você:
- sente falta de mais volume nas caixas do PA
- tem que subir os volumes, os ganhos, os faders até o máximo para conseguir ter o volume desejado
- se os led´s vermelhos (CLIP, OL, Overload, etc) da mesa estão sempre acendendo

então é necessário comprar um novo amplificador.

Mas se você:
- está satisfeito com o volume de som na sua igreja,
- os leds vermelhos da mesa não acendem
- os vizinhos (ou o próprio pessoal da igreja) reclamam de volume alto e estão sempre pedindo para abaixar

Então não precisa gastar nada, seu sistema é mais que suficiente.

Um abraço,

Fernando
 
obrigado, nos usamos nossas caixas desse jeito mesmo que vc falou, e vc tem razao nos nao precisamos de mais potencia nao, a igreja é bem pequena.
 
Back
Topo