Compra de projetor

Galera é o seguinte,

Tenho R$1.200 para comprar um projetor para igreja, posso tentar conseguir um pouco mais, mas concerteza não vai passar muito disso talvez mais R$150.

O problema é que não conheço nada de projetor, nada mesmo.

pesquisei pelo preço e vi alguns modelos:

Epson PowerLite S12+
<!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-242573786-projetor-epson-s12-powerlite-2800-lumens-usb-3lcd-bolsa-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -bolsa-_JM</a><!-- m -->

Nec V260RB
<!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-242059067-projetor-multimidia-nec-v260rb-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... v260rb-_JM</a><!-- m -->

LG BS275
<!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-242142407-projetor-lg-bs275-2700-lumens-22001-svga-800x600-4000h-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -4000h-_JM</a><!-- m -->

BENQ MS500
<!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-429350213-projetor-benq-ms500-2700-ansi-lumens-40001-svga-800x600-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 00x600-_JM</a><!-- m -->

SONY VPL-EX100
<!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-427233705-projetor-sony-vpl-ex100-2300-lumens-xga-1024x768-22001-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -22001-_JM</a><!-- m -->

Mas como falei não conheço nada de projetores

E como sempre conto com vcs, pois aqui sempre encontrei todas as respostas que precisei, e confio plenamente em vcs, diferente da minha relação com alguns vendedores rsrs

Grande Abraço.
 
A escolha do projetor vai depender da claridade da sala. Tem como controlar a luminosidade?

Sugiro projetores da Hitachi.

Tenho ele e o Epson.

Epson eu nao gostei.
 
Amigo

A igreja tem alguma claridade, mas o nosso uso é mais anoite.

os da Hitachi aqui são difíceis de encontrar, na minha pesquisa não encontrei nenhum

quanto a marcas qual eu devo priorizar e quais eu devo descartar?

Como falei só tenho algo em torno de 1.200 para comprar o projetor, estamos com muita urgência e eu não conheço nenhum dos critérios para para escolher um projetor.

dos citados acima qual é o melhor? ou menos ruim como preferirem.

Sei que não vou conseguir algo excelente ou extraordinário, mas queria alguma coisa pra poder usar pelo menos anoite!

Por favor me ajudem.
 
Principais fatores a se considerar na compra do projetor:
Luminosidade do ambiente - é muito claro, médio, possível controlar a iluminação;
Eficiência luminosa do projetor - para ambientes escuros uma taxa de lúmens menor, para ambientes muito claros muitos lúmens;
Taxa de contraste - Quanto maior, melhor será a qualidade das imagens;
Resolução nativa - Uma resolução nativa maior, trará um ganho a mais na nitidez das imagens e das letras projetadas;
Duração da lâmpada;
Custo de lâmpada nova;

Olha, já usei SONY, EPSON, HITACHI, DELL, BENQ
Usei o VPL-EX7 Sony - A imagem é linda, mas requer um ambiente com iluminação controladíssima. (tecnologia 3lcd)
HITACHI CPX-201 - Quebra um galhão, principalmente pra planilhas e slides, mas também requer iluminação controlada. (3lcd)
DELL 1410s - Usam na faculdade, boa resolução, bom contraste com até mesmo com a claridade de uma sala (dlp)
EPSON s6+ - Temos na igreja, ambiente claro, apenas para projeção de letras de música, as imagens perdem contraste mas são visíveis. (3LCD)
EPSON S12 - Usei na escola, certo dia até o derrubei por acidente (coitado) mas continua perfeito e as imagens dele mesmo em ambientes iluminados é satisfatória.

Aos mestres do fórum, me corrijam se eu estiver errado.
 
Eu gosto muito dos EPSON, mas o problema é o LCD que se você deixar uma imagem congelada por muito, mas muito tempo, ela marca as telas de LCD internas, mas acho muito mais resistente do que a tecnologia DLP.
 
Pessoal, a distância do projetor até a imagem final (tela) é algo a se consider....

a tecnologia 3LCD na maioria dos casos "abre"uma imagem muito maior com uma distância menor....

olhem também este detalhe.
 
Minha igreja é pequena e estamos usando televisão de 47 polegadas LCD, assim não temos problemas em projetar nada de dia e nem precisamos apagar a luz do altar na hora do louvor.
Dá pra assitir filmes em alta definição e de vez em quando reunimos os adolescentes pra jogar um futebol no Xbox360 na TV.
 
Rafael Gustavo disse:
Sei que não vou conseguir algo excelente ou extraordinário, mas queria alguma coisa pra poder usar pelo menos anoite!
Se sua igreja for pequena por esse valor você compra um TV LCD 42" e não precisa se preocupar em usar só de noite.
 
denesgomes disse:
Rafael Gustavo disse:
Se sua igreja for pequena por esse valor você compra um TV LCD 42" e não precisa se preocupar em usar só de noite.

É pequena sim, mas quando tem festividade fica lotada ai acho q a tela de 42 vai ficar pequena.

Mas muito obrigado.

Qual galera? Tava mais propenso a comprar o Epson, mas um amigo já falou do NEC tb.

caramba tô ficando cada vez mais confuso :?:

Muito confuso :roll:
 
Procure por Mitisubish.

Tambem tem otima qualidade na tecnologia DLP.

Eu nao recomendo Epson pra ninguem.

Ja usei Optoma, Mitisubish, Hitachi, Epson e NEC.

Minha analise de qualidade de imagem é:

1o - Hitachi
2o - Mitisubish
3o - Optoma
4o - NEC e Epson
 
Agora a pergunta: Qual o motivo que te leva a não gostar dos projetores EPSON Leal?
Eu concordo que os Hitachi são fantásticos, mas os que usei ficaram devendo tanto em custo de lâmpada quanto em assistência.
 
Eu vi em alguma site que é importante a escolha do tipo de lampada também.

" O tipo de lâmpada utilizada também influencia a quantidade de lumens projetada, pois alguns modelos quando chegam à metade de sua vida útil projetam apenas 50% da capacidade máxima do projetor. Em contrapartida, os modelos de lâmpada UHP e UHE são capazes de reter cerca de 80% de sua claridade durante sua vida útil inteira, ou seja, quando você for comprar um projetor, além de escolher a quantidade de lumens exibida por ele, certifique-se que o tipo de lâmpada utilizada é UHP ou UHE. "

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.videoware.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=123:eek:-que-e-lumen&catid=1:news&Itemid=10">http://www.videoware.com.br/index.php?o ... &Itemid=10</a><!-- m -->


Mas partindo para o projeto mesmo, eu gostei muito do Benq, já utilizei lá na igreja e a imagem é melhor que o da Epson que estamos usando,a ambos tem mesma quantidade de lúmens.
Só tem um problema o Epson depois de 2 anos de uso o LCD dele começou a apagar alguns pixels, hoje a situação está crítica e estamos pensando em trocar por um mais forte com mais lúmens, além de que o forte do 3LCD não é contraste, aliás é muito fraco.
 
Fala Galera

Em partes, nem sempre os DLPs são melhores que os LCDs, e tambem na questão da manutenção, os DLP são mais caros,

Fuja dos DELL, é cilada, Eu iria de Epson, daria conta do recado, e na troca da lâmpada não teria dificuladade com assistencia.
Se um dia puder trocar, e puder investirmais, vá de Infocus ou Sanyo, são os melhores.
Pesquise o S12+ da Epson, ele tem entrada HDMI, o que seria uma boa com um notebok atual.



A tecnologia DLP utiliza um chip chamado DMD (Digital Micromirror Device) que contém milhares de espelhos microscópicos que controlam o estado de cada pixel da imagem. Esses espelhos são ativados e desativados rapidamente para a geração da imagem. Quando um conjunto de espelhos fica em estado "off" (desligado), por exemplo, os pixels representados por esse conjunto ficam escuros.

Os projetores DLP mais atuais utilizam três chips DMD para gerenciar as cores geradas, sendo que cada um controla uma das seguintes cores: vermelho, verde e azul. Um prisma é utilizado para as imagens que requerem uma mistura de cores.

Por sua vez, os aparelhos mais simples fazem uso de apenas um chip, e o controle das cores é feito por um disco que contém as cores mencionadas e uma área em branco que serve para gerenciar o brilho. Esse disco gira de forma sincronizada aos movimentos dos espelhos do DMD para exibir a cor correta.

Se optar por um projetor DLP, prefira os modelos que trabalham com três chips, pois além de serem mais sofisticados, são capazes de exibir mais cores.

LCD (Liquid Crystal Display)

Os projetores que utilizam a tecnologia LCD têm funcionamento parecido aos projetores que usam o padrão DLP, com que a diferença de que, ao invés de usarem uma matriz de espelhos microscópicos para tratar da passagem de luz, utilizam painéis de cristal líquido cujos componentes sãos ativados/desativos por meio de cargas elétricas.

Na verdade, essa tecnologia costuma receber o nome de 3LCD quando aplicada nos projetores, já que geralmente utiliza um painel de LCD para cada cor do esquema RGB (Red, Green, Blue - vermelho, verde e azul). Um prisma é utilizado para as imagens que requerem uma mistura de cores.

Geralmente, utiliza-se uma tecnologia LCD denominada HTPS (High Temperature Poly-Silicon), tipo caracterizado por ser altamente confiável e capaz de trabalhar com imagens grandes e alto contraste, mesmo quando constituído de painéis pequenos.

LCOS (Liquid Crystal on Silicon)

A tecnologia LCOS utiliza uma matriz de cristal líquido para representar os pixels da imagem. Essa matriz é posicionada sobre uma camada de espelhos reflexivos, que fica fixa na superfície de um chip (aqui também é possível usar uma combinação de três chips, um para cada cor do esquema RGB). Na geração da imagem, a luz é emitida do espelho para a matriz de cristal líquido. Cargas elétricas atuam nesses cristais, ativando-os (ou desativando-os) para permitir a passagem da luz para a lente de projeção.

É possível notar que o LCOS é uma espécie de mistura das tecnologias DLP e LCD. O principal entrave desse tipo de projetor é o preço. Por serem de fabricação mais complexa e por serem capazes de trabalhar com imagens grandes sem perder a qualidade, os dispositivos LCOS são os mais caros do mercado.

Recursos extras

Uma outra característica importante a ser observada nos projetores é sua quantidade de conectores. A variedade permite conectar o data-show a uma gama maior de aparelhos. As entradas mais comuns são: VGA, S-Video e RCA. Com a popularização das placas de vídeo com DVI, provavelmente será comum encontrar projetores com esse tipo de conector. Saiba mais sobre conectores de vídeo aqui.

Alguns projetores contam com auto-falantes simples, mas esse já não é um recurso tão importante assim, visto que a qualidade do áudio e o volume costumam não ser altos. Em todo caso, os auto-falantes podem "quebrar um galho" nas situações em que, por algum motivo, não há caixas de som para serem usadas.

Se você deseja utilizar um projetor para a exibição de vídeos, considere adquirir um modelo que tenha recursos que otimizam a exibição de imagens desse tipo de aplicação.

Finalizando

Um projetor de vídeo é um aparelho de preço alto, muitas vezes, mais caro que notebooks, por exemplo. Por isso, é importante observar as características mencionadas e analisar quais são mais importantes para o seu caso.

Em relação à tecnologia (DLP, LCD ou LCOS), a escolha já não é tão fácil. Se você quer algo mais sofisticado, certamente os projetores com LCOS são os mais indicados, mas também são os mais caros. Os projetores DLP e LCD tinham algumas desvantagens: a visualização de múltiplas cores em determinadas imagens (efeito arco-íris) e um efeito de "grades" causada pela separação dos pixels, respectivamente. Mas, hoje em dia, esses problemas já são praticamente imperceptíveis, portanto, é um erro considerar que as tecnologias DLP e LCD estão obsoletas
 
caiqueteixeira disse:
Agora a pergunta: Qual o motivo que te leva a não gostar dos projetores EPSON Leal?
Eu concordo que os Hitachi são fantásticos, mas os que usei ficaram devendo tanto em custo de lâmpada quanto em assistência.
Qualidade de imagem.

Temos dois projetores instalados na igreja, se nao me engano o Epson de 3200 lumens e o Hitachi de 3000, mesma taxa de contraste, mesma tecnologia (DLP).
O Hitachi ganha disparado.

E a diferenca de preco nao é tao grande.

Pra minha realidade, nao recomendo Epson.
 
Já montei em igrejas pequenas e medias sistemas com TV´s de plasma e lcd. Fica muito bom. Ao passo que as taxas de contraste dos projetores variam de 600:1 até 2000:1, as TV´s podem chegar a 3.000.000:1, ou seja, não tem comparação;
Nesse seu orçamente fique com Sony, Sanyo, Lg ou Epson;
Nada de Dell, achei bem fraquinho e tive sérios problemas com os da Optoma (pelo menos em São Paulo não tinha assitência técnica) e tive que mandar arrumar numa "boca de porco";
Em breve vou trocar o meu projetor (sony) e vou seguir a sugestão do Leal (HITACHI 4500 ANSI)
 
Back
Topo