Compramos: Yamaha MG24/14FX

Não era os pots que estavam arranhando, era simplesmente o botão que encostava na carcaça da mesa. Era só tirar o botão que parava de arranhar, o pot girava lisinho. Isso eu testei com todos os pots da mesa, um por um, e os que arranhavam, alguns poucos, eu tirava o botão.

Fica aí a dica.
 
Uhm mesa (móvel) pronto! Depois posto umas fotos!

Agora tenho que fazer um rack dentro do móvel. Aos poucos tá saindo. Com paciencia e com calma vai ficar legal, se Deus quiser!
 
ls.bastos,

Como está o desempenho da sua Yamaha?

Estou pensando em adquirir uma do mesmo modelo da sua, já que o meu atual mixer (SoundTech ST2442) está me deixando constantemente na mão.

Pode fazer um relato de como está sendo a performance do mixer?

Grato,

A paz,

Eduardo.
 
Desempenho... até agora não está instalada, heheheh!

Acontece que o móvel que vai acomodar a Yamaha ficou pronto há pouco tempo, ainda vou montar um rack dentro do móvel, o problema é que estou sem tempo, nas minhas folgas o comércio tá fechado... Só tenho sabado de manhã pra resolver as coisas.

Mas quando eu tiver com um ou dois meses de uso, vou tentar escrever um artigo sobre ela.

Só digo uma coisa, eu testei o efeito, não é bom, é ótimo!!! O processador de efeitos dela é demais.
 
Instalada e funcionando!

Duas coisas que notei na equalização:

1. Em flat o som já fica bom!
2. Qualquer tapinha na equalização já dá sinal, agudo então... se virar muito o pot dá microfonia logo, hehehe.
 
LS.Bastos,

você está comparando o céu (a Yamaha) com o ... bem, deixa para lá (Ciclotron MXS).

1. Em flat o som já fica bom!

"Culpa" dos pré-amplificadores dos canais. A Yamaha tem bons prés, enquanto a MXS... Os prés da MXS tem poucos agudos e excesso de graves. Evidente que bons prés custam bem mais caros.

2. Qualquer tapinha na equalização já dá sinal, agudo então... se virar muito o pot dá microfonia logo

Mesas nacionais (Staner, Ciclotron, Unic, etc) tem potenciômetros logarítimos. No início do movimento do potenciômetro, você tem que girar muito para sentir a diferença. Já próximo aos limites máximo e mínimo, qualquer variada pequena atua grandemente no som.

Já mesas importadas (que eu saiba, todas) trabalham com potenciômetros lineares. A mudança é sempre constante.

Na prática, em uma mesa importada, com equalização de +15/-15dB, cada variação de 1h (imagine o potenciômetro como um relógio, flat é 12h) corresponde a + ou - 3dB. Então temos:

7h = -15dB 13h = +3dB
8h = -12dB 14h = +6dB
9h = -9dB 15h = +9dB
10h = -6dB 16h = +12dB
11h = -3dB 17h = +15dB
12h = 0 dB flat

A variação é sempre proporcional. Em uma nacional, ocorre bem diferente (estou "chutando", mas é por aí)

7h = -15dB 13h = +1dB
8h = -11dB 14h = +3dB
9h = -5dB 15h = +5dB
10h = -3dB 16h = +11dB
11h = -1dB 17h = +15dB
12h = 0 dB flat

Note que, nas primeiras "horas", quase não faz diferença. Já nas últimas horas, bastante mudança.

Um abraço,

Fernando
 
Acabei de confirmar a diferenca de uma Yamaha pra uma Ciclotron, meu tio trocou a mesa da igreja dele, uma CSM24 por uma Yamaha MG32 e numa conversa q tive com ele, antes msm de eu perguntar como foi a diferenca ele ja falou: ´´o som deu uma limpada enorme, ficou muito mais claro e nitido´´, como disse o Bersan, culpa dos pres de qualidade...
 
E olha que a CSM é a melhor série da Ciclotron.

Se você está gostando dos prés da Yamaha, quando possível tente ouvir uma Mackie ou Soundcraft. Mas leve um lenço, para não babar em cima da mesa.

Um abraço,

Fernando
 
Pois é, gostei da Yamaha; agooooora, estou DOIDO :shock: pra testar a SoundCraft.
Agora, acredito que essa Yamaha tenha a melhor relação de custo/benefício entre as mesas um pouco mais caras, tem efeito, além de fader pra todos os canais, essas coisas...
Mesa nota 10!
 
bersan disse:
E olha que a CSM é a melhor série da Ciclotron.

Se você está gostando dos prés da Yamaha, quando possível tente ouvir uma Mackie ou Soundcraft. Mas leve um lenço, para não babar em cima da mesa.

Um abraço,

Fernando

Bersan, nao fui eu quem escutou o som da Yamaha, foi meu tio q me falou, leia novamente q ira entender...
Eu tenho uma Mackie e sei bem da qualidade dela, agora tenho vontade de ouvir as Allen Heath e Midas.
 
Oh Raphael, é mesmo,

nem me toquei. Seu tio. Você eu vi as fotos, você está muito bem servido, uma Mackie SR 24.4, se não me engano.

Yamaha é bom, muito bom. Mas a Mackie é muito melhor.

Midas tem sonoridade melhor ainda que a Mackie, mas você está saindo de uma mesa de R$ 200,00 por canal (Mackie) para R$ 1.000,00 por canal.

Allen & Heath nunca tive a oportunidade de usar (na Expomusic não vale, para falar alguma coisa eu tenho que trabalhar algum tempo para ter certeza). Mas as referências sobre a empresa que tenho são sempre excelentes.

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo