Comprar Novo? Ou investir em samples?

edmar-ieab

Member
Galera estou com uma dúvida cruel, temos em nossa igreja um sintetizador yamanha s03, e minha dúvida é compro novo teclado ou faço o investimento em um sistema com notebook, placa de aúdio, para rodar samples e vst nele? Meu orçamento disponível para compra do teclado novo seria no máximo R$ 4.000,00. Me ajudem a resolver essa questão meus amigos.
 
Bom dia amigo, seja bem vindo ao SAV.
Procure um pouco mais sobre o KONTAKT. Comprando a versão original dele você vai gastar uns R$ 1.500,00. Comprando uma interface midi adicionalmente, você pode plugar no S03 e obter praticamente o som que quiser.
Se for ficar fixo, acho uma boa.
 
Já vi sobre o KONTAKT, você usa ele? Consigo colocar os pianos do yamanha, roland, nord, nele?

Edmar, eu mesmo nunca utilizei, vou fazer o teste com a versão trial nas minhas férias, mês que vem.
Tem um colega que já usa há tempos, ligado num ALESIS Q77 e o resultado é excelente. Até onde lembro, você coloca qualquer timbre no KONTAKT.

Se quiser mais detalhes, me adicione no zap que te passo o contato desse colega, ele poderá esclarecer suas dúvidas no detalhe (22)9-8102-6855.
 
Minha opinião... VST ao vivo não é pra qualquer um.
Se você não tem um tecladista de nível intermediário pra avançado (em habilidade) fique com os sons do teclado nativo.
 
Minha opinião... VST ao vivo não é pra qualquer um.
Se você não tem um tecladista de nível intermediário pra avançado (em habilidade) fique com os sons do teclado nativo.

Você acha que utilizar VST ao vivo não é para qualquer um, por que motivo, sua explicação ficou um pouco vazia.
 
Minha opinião... VST ao vivo não é pra qualquer um.
Se você não tem um tecladista de nível intermediário pra avançado (em habilidade) fique com os sons do teclado nativo.

Fala Eliabe!
Acho que isso é um pouco relativo. Tem mais relação com a facilidade que o cara tem com tecnologia do que o quanto ele toca de piano. Eu toco pouco, pouco mesmo, mas já vi um colega trabalhando com o Kontakt e é de boa. É claro que pra montar timbres e tudo mais exige experiência, mas pra rodar os timbres prontos, é tranquilo.
 
Amigo, curto muito os YAMAHA, principalmente a série Motif. Com R$ 5.000,00 eu compraria um Motif Usado.

Com essa grana você pega um Motif MOX8 (88 Teclas, modelo bem novo) ou um MOTIF ES7 (Modelo mais antigo, mas tem 76 teclas e é mais completo).

São muitas opções. Se você quer um de 5 oitavas, talvez encontre até um Motif XS5 ou XF5 usado (Só com sorte, Muita sorte)
 
O Motif XS6 é uma alavancada muito grande em relação ao humilde 03 que já usa. É um ótimo equipamento para igreja, onde normalmente o tecladista precisa de vários tipos de píanos, strings, pads, acordeons... e as vezes até umas flautinhas, violinos...

Acredito que para um teclado pequeno, eu iria fácil de XS6 sem muita dúvida.

Com relação ao uso de VSTs eu tenho que citar algumas considerações:
* Não é viável para o ministério essa tecnologia para uso público. A instituição religiosa pode ter grandes prejuízos se este valor for investido visto que hoje a igreja tem um tecladista, daqui dois anos esse cara pode sair e deixar esse equipamento sucateado e sem nenhum tipo de uso (ou quem saiba usar).
* É imprescindível que o tecladista tenha facilidade e intimidade com tecnologias diversas e hardware/software computacional. Já pensou se acontece algum grilo técnico (ou por descuido do próprio tecladista) no meio do culto?
* É importante que o mesmo já tenha uma bagagem sólida em uso de VST em seu home studio. Você até pode arrumar um hardware arrumadinho mas, na net há 455.789.555.478.459.999 posts com links de qualquer tipo de instrumento para download e apenas 0,00000000000000001% disso tudo realmente serve e é útil. E aí qual Sample, VST ou PlugIn vou usar?

Cara, eu uso VST e o caramba desde meados dos anos 2000 e nessa caminhada eu vi muitas coisas que rolavam e muitas não.
Hoje meu setup está pronto e configurado, mas a tarefa não é fácil, exige empenho e dedicação.
Até mesmo grandes tecladistas precisam se empenhar, e até mesmo pedir ajuda de pessoas especializadas, para conseguir um bom resultado. O próprio Jordan Rudess (considerado um ícone da área) tem um "funcionário" só pra lhe dar assistência nessa área.

Hoje eu uso VSTs e não pretendo adquirir um novo equipamento nem tão cedo, quero dizer, a não ser que seja um Nord Stage 2 HA88....
hehe
 
Opa Allan, valeu pelas explicações amigo, então estamos deixando de lado o uso do VST, agora vamos partir para compra de um novo equipamento como disse anteriormente, um Nord Stage 2 HA88 é a sensação do momento, creia no senhor nosso Deus, ele pode abrir as portas pra você chegar nesse brinquedo ai. Mais estou aberto a sugestões ainda, tem alguma sugestão fora essa que destaquei acima?
 
Sei não em, tem Korg Kross (que tenho minhas dúvidas, pois nunca o vi e nunca o ouvi).
Tem o Korg Krome (que nunca o ouvi, mas deve ser parecido com o Motif)
Não tenho nenhum Roland pra indicar, a não ser que vc goste dos pianos característicos dessa série e dos efeitos da série XP60 ou XP80 (que é antigo, mas é bem legal pra igreja).

De todos eles, o XP é o mais barato. O Motif é o que deve me agradar mais no quesito de peso de som e qualidade do piano acústico.
Sei lá, sou meio saudosista e acredito que seja até possível eu ter um dia o XP80.... Teclado lindo, de macho. E aquele relevo do disquete o deixa muito atraente.... hehehe
Apesar que o W30 eu acho mais louco, no visual é claro....
 
Minha dúvida é comprar um novo nessa faixa de R$ 5.000,00 ou compra um usado sem saber como está, tipo no mercado livre você encontra vários, mas ei fico com pé atrás, quando se fala em usado. Não sei o que vocês pensam sobre isso?
 
Edmar,

Já tive o Yamaha MOXF6 e vendi apenas em função da minha pouca necessidade. Mesmo assim, faço parte de um grande grupo dele no Whatssap até hoje. O que tenho a lhe dizer é que com base na opinião de usuários, esse MOXF6 é melhor que o MOTIF XS6 e os timbres são muito próximos do MOTIF XF6. Além disso, futuramente pode se comprar uma memória extra (Aproximadamente R$ 1.200,00) e colocar o timbre de piano que você preferir.
 
Back
Topo