Compressor Alesis 3630 ...

G

Guest

Guest
Ola a todos gostaria de saber se alguem ai tem ow sabe ond posso encontrar o manual do compressor ALESIS 3630, e c talvez não possaum me ajudar com isso me explicando para q serve as opções Peak/RMS , Hard Knee/Soft Knee, imput/output, ByPass/Comp e o do meio Stereo link cha master/Dual mono, todos contidos neste compressor vlwws!!!
 
Olá Guinaum,

Manual em inglês você encontra aqui:

http://www.alesis.com/downloads/manuals/3630_Manual.pdf

3630_front.jpg


Quanto às opções:

"Peak or RMS response. Determines whether the limiter will base its
operation on signal peaks or average signal levels. Each has its uses with
different types of signals (for example, peak with drums, and average
with complex program material)."

A tradução (mais ou menos) seria "Determina se o limitador vai operar com base em sinais de pico ou médios (RMS). O uso dessa opção vai depender dos diferentes tipos de sinal (por exemplo, use Peak para bateria, e RMS para programas mais complexos."

"Hard knee" or "soft knee" response. Each type of response gives a
different limiting action. The hard knee response is generally considered
more "severe," and the soft knee response, more "musical."

A tradução (meia boca novamente): Corte "duro" ou corte "suave". Cada tipo de resposta proporciona uma atuação diferente na limitação. O corte "duro" é geralmente considerado mais severo, e o corte "suave" é considerado mais musical.

"Input - Output - Selects whether the input/output meter displays the input signal or output signal."

Tradução razoável: Seleciona se o nível de sinal de entrada ou o nível de sinal de saída que será mostrado no diplay (os leds verdes/vermelhos).

Stereo or dual mono operation. The 3630 can serve as two totally independent units, or both sections can be strapped together for stereo
operation. In stereo, gain changes in one section are "tracked" by the
other section to eliminate wandering of the stereo image.

Outra tradução mais ruim que boa: "O 3630 pode funcionar como duas unidades totalmente independentes (Dual Mono) ou as duas seções estão interligadas para operação em estéreo. Em estéreo, mudanças de ganho em uma seção são rastreadas pela outra seção, para eliminar (algo como) "grandes diferenças" na imagem estéreo (o volume de um canal ficar muito maior que outro).

Bypass/Comp é fácil e nem preciso de manual: Bypass faz o sinal passar direto, sem atuação do equipamento, e na opção Comp, o compressor atua sobre o sinal.

Entendeu tudo? Em geral as pessoas não entendem quase nada, e acham que os compressores são muito complicados. Na verdade, o grande problema é que eles exigem do usuário bons conhecimentos prévios de áudio, imagem estéreo, envelope sonoro, etc. Bem ajustado, um compressor é uma ferramente indispensável. Mal ajustado, atrapalha muito mais que ajuda.

Se existe "receita de bolo", ajustes que funcionam + ou - para qualquer situação? Essa resposta é fácil: não! Cada instrumento, cada voz terá um ajuste diferente.

Dê uma olhada aqui no site e no fórum em artigos e mensagens sobre envelopes sonoros, sobre estéreo x mono, dê uma olhada também nas apostilas e em alguns textos sobre o assunto.

Desculpe não te ajudar mais.

Um abraço, e bom estudo.

Fernando
 
Complementando o post do Bersan...

PEAK - RMS

Com o botão de peak acionado, o 3630 "segura" o pico de sinal de forma a garantir que este pico não ultrapasse o limiar escolhido (threshold). Este modo de operação é ideal quando usado para previnir o clipping.

No modo RMS, o 3630 responde à média do sinal. Este modo de operação preserva a relação entre os picos e vales do sinal e é útil quando vc deseja comprimir ou limitar o sinal, mas manter sua dinâmica. No modo RMS, os controles de attack e release do painel são desabilitados e passam funcionar em modo automático.

Caso vc não conheça bem as funções de attack e release, recomendo que vc utilize o compressor no modo RMS.

HARD KNEE - SOFT KNEE

Com a resposta em HARD KNEE, o sinal começa a sofrer a compressão assim que ultrapassa o threshold. Com a resposta em SOFT KNEE, esta passagem é mais suave, dando ao sinal uma sonoridade mais natural.

Utilize esta chave na posição SOFT KNEE, pq ela oferece uma transição mais suave, tornando o som mais agradável.

INPUT - OUTPUT

Seleciona qual sinal será exibido na barra de leds, se o sinal de entrada (INPUT) ou de saída (OUTPUT).

Selecione esta chave para comparar os níveis de sinal de entrada com o de saída. É uma função muito útil para equiparar os níveis de entrada e saída.

BYPASS - COMP

Na posição BYPASS (os LEDS de redução de ganho estarão desligados), o circuito de compressão é desacoplado do caminho do sinal para que se possa ouvir o sinal sem processamento. Na posição COMP, o 3630 processa o sinal de entrada.

Esta função é muito útil para fazer a comparação auditiva entre o sinal sem processamento e o sinal processado. Muitas vezes, de tanto ajustar o equipamento, perde-se a referência do sinal original. É sempre interessante, vez por outra, ouvir o sinal natural e comparar com o que se está fazendo.

STEREO LINK SWITCH

Com a chave LINK desligada, os canais A e B operam independentemente como dois compressores monofônicos. Com a chave LINK acionada, o canal A controla o B.

Use a chave LINK desligada. Dificilmente utiliza-se compressores em igrejas na função STEREO.

OBS: O que está escrito em preto foi extraído e traduzido do manual do 3630. O que está em vermelho são minhas observações.

Espero que ajude, mas sugiro a vc que siga os conselhos do Bersan e procure estudar alguns conceitos básicos relacionados ao Áudio para que vc possa utilizar bem o compressor.

[]'s
 
krakkk vlws mesmo, vcs ajudaraum muito como sempre, o pessoal aki ajudando!!! pow vlws mesmo, deu uma luz agora ;0 vlws por td !!!!!


grande Abraz a todos!!!!
 
Boa Tarde!!

Tenho uma duvida...

Eu tenho uma mesa da cliclotron CSM 32.4 SA8 e o compressor 3630...minha dúvida é onde ligar o compresso, se é na saida da mesa para o amplificador(balance main outs) ou em alguma saida aux de efeito.


desde já grato!!
 
Acredito que vc deve optar, ou liga nas saídas L/R e comprime todo o sinal, se for o caso de precisar para vários canais, ou então se apenas alguns te dão problemas, como parte da bateria, ou determinado vocal, pode insertar direto neste canal. Pois o legal é ter 1 compressor para cada canal, e fazer ajustes individuais.
 
Alessandro, o meu problema é que no momento nao tenho disponibilidade de ter um compressor para cada canal. Os que mais estão me dando dor de cabeça é um microfone de voz e a bateria.
Eu poderia colocar um lado do compressor para um mic de voz e ou outro lado poderia colocar a bateria??
 
Back
Topo