Compressor, Gate, Limiter ou Expander

gabrielgabriel

New Member
Comprei um MDX4600, pretendo insertar:

1-Bumbo
2-Caixa
3-Voz 1
4-Voz 2


Pelo que entendi, esse MDX4600 é um compressor, gate, limiter e expander, tudo ao mesmo tempo (o vendedor que disse).

Só não sei a diferença entre eles, nem quando e como usar cada um desses..


Alguém pode me ajudar?

Não sei também pra que servem os recursos:

-Release
-Interact Knee
-Countour Low
-Enhancer



Perdoem-me pelo bombardeio de perguntas, hehehe.
 
Gabriel.

Posso perguntar uma coisa sem querer ofender vc? Se vc não sabe usar o equipamento nem prá que ele serve, pq comprou?

[]'s
 
Achei um rapaz que estava vendendo-o usado, em perfeito estado, pelo valor de R$150,00.


Ainda não aprendi a usá-lo, mas sei os benefícios que podem ser feitos com a ajuda desse equipamento, apesar de ser de uma marca simples como Behringer.


Comprei antes que outro comprasse.
 
Bom Gabriel vc pode começar por aqui:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.behringer.com/02_products/proddetail.cfm?lang=eng&id=MDX4600&type=310">http://www.behringer.com/02_products/pr ... 0&type=310</a><!-- m -->

Lendo aí já vai te dar uma noção e tanto de como ele funciona e como se adapta a vc.
Depois o resto das dúvidas que sobrarem vc posta aí e agente vai tirando!
Abraços
 
é mano, eu até já tenho o manual aqui...
Li ele algumas vezes, mas não me ajudou muito.

Entendo um pouco de som, sei o básico... Só explica por alto o que define cada parâmetro, que já é o suficiente..

Valeu mesmo, galera.
 
Fala Gabriel

Eu tenho um desse e o manual explica certinho pra que serve e como usar cada parametro. E esta em portugues.

Vc tambem pode baixar o manual no site da behringer.

O manual é SEMPRE o melhor ponto de partida, depois vc vem aqui e tira as duvidas.

[]´s
Andre
 
Bom essa página aqui é um texto ótimo sobre compressores. Ela tem lugar cativo nos meus favoritos, quando eu começei com compressores ele me ajudou bem, dá uma lida lá que acho que tbm vai te dar uma ajuda.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.musitec.com.br/revista_artigo.asp?revistaID=1&edicaoID=142&navID=600">http://www.musitec.com.br/revista_artig ... &navID=600</a><!-- m -->

Esse aqui te ajuda a usar o compressor com sabedoria:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=155">http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=155</a><!-- m -->

Esse aqui pra te ajudar emergencialmente:

Marlúcio Rezende no Audiolist disse:
Dicas dos controles básicos de compressores/ limiters:

Painel frontal:

Gain ou Input: Lê-se ( guêin e input ). Controla o nível do sinal na entrada do aparelho.

Treshold: Lê-se ( trixáudi ). Siguinifica limiar. Controla o ponto em que o circuito entrará em atividade. Ou seja. Ao ultrapassar o limiar determinado começa a compressão. Assim que o sinal estiver abaixo do limiar o circuito pára de agir.

Rate ou Ratio: Lê-se respectivamente ( rêit ou rêixiou ). Signica razão ou proporção. Define a proporção da compressão aplicada ao sinal, logo após esta cruzar o Treshold (limiar) determinado. Ex.: Supondo que o limiar esteja em 0dB e a razão em 2:1. Todo material que ultrapassar o limiar será entregue somente com a metade de seu valor. Ou seja: In 4dB - Limiar 0dB - Razão 2:1 - Out 2dB.

Knee: Lê-se ( ni ). Significa joelho ou articulação. Com este parâmetro definimos como o sinal será afetado pela compressão. Se de uma forma brusca ou mais macia na transição da compressão. Visualize uma linha que se dobra para a esquerda. Esta seria uma definição de articulação brusca (hard). Agora imagine a mesma linha só que com uma curva no momento em que muda de direção. Esta seria uma articulação suave (soft).

Attack: Lê-se ( êitqui ). Significa ataque. Define o retardo do circuito compressor. Após o sinal cruzar o limiar o sinal pode ser processado imediatamente com ataque rápido (fast) ou "esperar" alguns milisegundos ou vários, com ataque lento (slow).

Release: Lê-se ( ruilís ). Siguinifica liberar, soltar. logo após o sinal voltar abaixo do limiar, o circuito pára a compressão. Que pode ser imediata, liberação rápida (fast). Ou lentamente (slow).

Output: Lê-se ( autput ). Siguinifica saída. Define o nível do sinal na saída do aparelho.




Painel traseiro:

Input: Entrada de sinal

Output: Saída de sinal

Side Chain ou Ext Key ou (em alguns casos) Trigger ou Detector: Lê-se e significa respectivamente ( said tiên, est quêi (abrev. de esternal quêi), triguêr e di'tequitor ). Passagem ou corrente lateral, chave externa, disparo ou gatilho e detetor. Permite que se controle o circuito com outra fonte de sinal alheia ou não àquela fonte que "passa" pelo circuito. Ex.: Podemos automatizar o nível de um BG durante a locução. É só passar a trilha musical pelo compressor e espetar a voz (tem que ser um sinal splitado) no side chain. Daí. Toda vez que a voz entrar, o compressor atua baiando somente a trilha, mantendo a voz intacta. Existe também mais aplicações como por ex.: Montar um compressor seletivo de frequências como o De-esser (compressor de sibilâncias). É só splitar o sinal a ser processado, passar por um equalizador, acentuar bem a frequência a ser comprimida e entrar pelo side chain.
 
Po galera, os textos ajudaram MUITO.

Obrigado pela ajuda.


Só restaram as seguintes dúvidas:

-Não entendi qual a diferença de Hard, Soft e Interact Knee....

-Countour Low

-Enhancer


Grato.
 
-Não entendi qual a diferença de Hard, Soft e Interact Knee....

São mudanças sutis na forma de agir do compressor. Hard ele é mais "brusco", soft seria mais "suave".

Isso deve ser ajustado de acordo com o tipo de instrumento e também em consideração com a forma de tocar. Peças de bateria, que produzem grande volumes em instantes devem ser usadas com Hard Knee. Um violino ou flauta (cujo aumento e diminuição de volume é mais suave) vai gostar mais do Soft Knee.

- Countor Low afeta os graves e Enhancer os agudos.

Até poderia explicar para você um e outro caso, mas que tal fazer o seguinte:

- Instale o compressor para um instrumento
- Agora, teste os tipos de Knee, de Countor Low e Enhancer. Um de cada vez. Teste com o controle ligado, e desligado. Repare o que mudou, o que fez diferença. Depois, teste os controles em conjunto.

E use do modo que você achar que o resultado fica melhor!

Sou grande adepto dos testes! Testo sempre várias situações até encontrar a melhor. E confio nos meus ouvidos: eles sabem decidir o que é bom e não é.

Um abraço,

Fernando
 
ok bersan, farei isso.

Só uma ultima coisa...
Hard Knee = um corte mais brusco
Soft Knee = um corte mais sutil


Interact Knee = automático?
 
Oi pessoal.

Quero aproveitar este tópico e indicar a vcs um compressor da Samson, o S-Comp.

É um compressor de um canal que tem como diferencial os 16 presets que ele traz. Para quem não está acostumado a usar um compressor, ele é a solução.

Equipamentos012.jpg


Observe que, do lado direito do painel, há os controles normais de um compressor: ratio, threshold (sensivity), attack, release etc.

Equipamentos016.jpg


Do lado esquerdo, há uma relação de presets que vc pode escolher. Qd vc usa um dos presets, os controles de ratio, attack e release são desabilitados, restando somente os controles de sensivity e output. Veja:

Equipamentos017.jpg


Resumindo: se vc nunca usou um compressor e precisa comprimir um baixo, escolha o preset 3 por meio do potenciômetro PROGRAM.

É bem legal.

[]'s
 
para mim falta só o "GATE" QUEM PODE ME AJUDAR TEMOS UM 4600



-Release -> ok
-Interact Knee ->ok
-Countour Low ->ok
-Enhancer -> ok
 
Back
Topo