Compressor

gabrielgabriel

New Member
Oi gente.
Para que serve o botão Enhancer do compressor?
E o Release?
Tenho um Behringer MDX4600. Li o manual e não achei nada explicando.

Obrigado.
 
Release é o tempo que o compressor deixará de atuar depois da compressão, já o outro eu não faço idéia.

Abraços!
 
REALEASE : determina o tempo que deve cessar a compressão
ENHANCE : retoma as altas frequências perdidas na compressão

Abraço
 
Após o sinal de entrada voltar a ficar abaixo do threshold, o compressor não volta ao volume normal imediatamente, ele espera um certo tempo para isso. Esse tempo é definido atravéz do release.
 
Olá a todos,

só algumas considerações...

REALEASE : determina o tempo que deve cessar a compressão

... lembrando que no MDX4600 o release eh automatico

A maioria dos compressores tem um processador que analisa o sinal de entrada e ajusta automaticamente os tempos de Attack e Release, facilitando em muito a vida do usuário.

Em alguns aparelhos, este ajuste é opcional, pode ser ligado ou não. Ou seja: há os controles Attack/Release e o botão Auto On/Off, ficando a critério do operador o que usar.

Já o MDX 4600, o fabricante optou por deixar automático por absoluta falta de espaço para colocar os controles em cada um dos 4 canais.

Mas por que esta explicação? Porque mostra como é importante usar o compressor INSERTADO EM CADA CANAL, e não na saída do master. Insertado, o aparelho tem a chance de calcular o tempo de Attack/Release de acordo com a fonte sonora. Já na saída dos Masters, com o som todo misturado (mixagem dos canais), o processador não dá conta e o ajuste é feito erradamente.

ENHANCE : retoma as altas frequências perdidas na compressão

Dependendo do nível de compressão, o som é afetado, especialmente na parte dos agudos. Alguns usuários gostam de usar um equalizador depois do compressor exatamente para "recuperar" as altas-frequências. O botão "Enhance" faz uma função semelhante, e deve ser regulado de ouvido.

Um abraço,

Fernando
 
Sem, problemas.

Mas regule-o para atuar não como compressor, mas sim como limiter. Protejerá suas caixas e lhe dará um bom resultado.

Um abraço,

Fernando
 
Prezados, tenho um DBX 266 e gostaria de saber de vcs se a regulagem do treshold do expansor deve ser a mesma do treshold do compressor, ou, qual a melhor maneira de ajusta-los? Obrigado.
ferreira disse:
Elias Ojeda disse:
eu uso o compressor no master.

=)
gabrielgabriel disse:
Oi gente.
Para que serve o botão Enhancer do compressor?
E o Release?
Tenho um Behringer MDX4600. Li o manual e não achei nada explicando.

Obrigado.
bersan disse:
Sem, problemas.

Mas regule-o para atuar não como compressor, mas sim como limiter. Protejerá suas caixas e lhe dará um bom resultado.

Um abraço,

Fernando
 
Em minha igreja temos um alesis 3630 que usamos atualmente insertado um canal no bumbo e outro na caixa, sendo que no da caixa passamos depois por um equalizador grafico, um Voxman bem antigo...

E posterior a esses inserts temos no master um DEQ2496, onde eu aplico uma compressão moderada (Threshold em -20 db, e ratio em 3:1) consigo um bom resultado...

Posteriormente iremos adquirir por sugestão de outro membro da equipe de som um equalizador DBX, e usarmos o DEQ como insert... (um certo desperdicio... porém será um otimo insert, eq. grafico e parametrico, compressor e compressor dinâmico)

O resultado melhorou muito depois que fiz uma coisa na mesa...

Como usamos o PA em mono, usamos o L para os graves (passando por um canal do Voxman) e o R usamos nos médios agudos, o PAN deixavamos no centro... No ultimo culto fiz o seguinte coloquei o Bumbo e o contrabaixo totalmente para o lado esquerdo (graves) as vozes para o direito (medio-agudos) e o violão e teclado no centro, ficou bem legal... a compressão no DEQ ficou mais adequada pois não havia mais sinal de contrabaixo e bumbo junto... as vozes apareceram mais... e o violão e o teclado deu pra se ouvir com mais nitidez...

Sei que o correto seria usar um crossover após o equalizador, porém não sou apenas eu quem decide as coisas... e o crossover esta fora da lista...
 
Back
Topo