Condensadores e mesa analógica.

Tulio Siqueira

New Member
Ola pessoal.

E possível ter um bom controle de microfones condensadores usando uma mesa analógica?
Pergunto, pois a igreja esta querendo adquirir alguns microfones condensadores para microfonar um coral. Nossa mesa e uma Yamaha analógica mais atual.
Me disseram que, para usar condensadores é importante ter recursos como Gate e Compressor na mesa. Nossa mesa só tem Compressor mas sem muitas opções de ajustes.
O que poderiam me orientar sobre isso?
 
Tulio, uma mesa digital tem sim diversos recursos q nos auxiliam em comparação a mesa analógica. Mas, nada impede de vc usar o condesador na analógica. Vc vai ficar mais limitado, é claro, mas isso não impede o uso. Procure estudar sobre padrao polar de captação e vc vai saber onde posicionar os mics de forma q vc tenha o melhor som possível e evite realimentaçoes. Em geral, condensadores tendem a ser mais sensíveis, principalmente nos agudos. O que faz com q sejam mais suscetíveis a microfonias.

No mais, o coral precisa entender que o microfone so capta o que é cantado. Ficar sussurrando e fazendo mimica nao dá.

E os microfones devem ser mais para reforçar o que já está sendo cantado. Não da pra querer o msm volume do solista pra todo o coral qd o solista tem mic próprio e 20 pessoas do coro dividem dois mics.
 
Olá Deluna. Obrigado por responder.

Estamos estudando o melhor condensador para nosso cenario e a melhor forma de usá-los.

Creio que vai dar um pouco mais de trabalho para controlar os condensadores na analógica, mas é questao de ir testando e ajustando.

Obrigado pelas dicas.
 
Isso. Sempre existe mt teoria. Técnicas...
Mas a prática tá aí pra ser usada e testada. Com o tempo vc descobre a melhor maneira.

Estudar e bom, mas sem prática...
 
Back
Topo