Condicionador X Disjuntor + régua

lucascolferai

New Member
Olá pessoal,

Sou novo aqui no fórum (apesar de acompanhar o site a um bom tempo) e espero poder também contribuir um pouquinho, dentro de minhas limitações.

Gostaria de tirar uma dúvida com os mais experientes. Tivemos um problema de surto de energia a alguns dias atrás e queimamos nosso amp Behringer EP2500. :( Agora queremos nos preparar melhor para essas situações - porque é que esperarmos acontecer para depois nos prevenir, não é mesmo?

Nossa configuração em termos elétricos:
Rack 1
- Periféricos
- 110v
- Cabo flexível 4mm com conectores 20A
- Consumo estimado de 10A

Rack 2
- Amps + processador
- 220v
- Cabo flexível 4mm com conectores 20A
- Consumo estimado de 13A

Pesquisei um pouco pelo site e pela Internet e cheguei às seguintes possibilidades:

1) Usar um disjuntor 20A + uma Régua Oneal Digital Oac-801d 30A em cada rack. Me parece que a principal vantagem é o custo.

2) Usar apenas um condicionador de energia (ainda não selecionei um modelo). Auxilia na qualidade final do som.

Meu principal objetivo é PROTEÇÃO contra surtos, como o que aconteceu recentemente. E aí, o que vocês me sugerem? Estou fazendo bobagem em algo? :blush:

Att
---
Lucas Colferai
RCC Coronel Vivida
 
opa, fico feliz em poder ajudar. também sou novo aqui.
bom como vc mesmo disse sua preocupação e a proteção contra surto. logo o mais indicado e pedir a um profissional pra estalar um DPS (Dispositivo de Proteção contra Surto) e importante ressaltar que, a maioria dos eletricistas n o conhecem e nem sabem estalar. e bom garantir que vc tenha um bom sistema de aterramento (medir se possível )

Pedro Andrade
estudante de engenharia elétrica Puc-go
empresario da área de engenharia elétrica
técnico e operador de grupo gerador
curioso da área de som
 
Pedro,

Muito obrigado pela sua dica. Realmente o DPS é a melhor saída para o meu caso. Depois que postei a mensagem, conversei a respeito com algumas pessoas e a solução que mais foi citada foi a de usar um Main Power (já que nosso sistema não é fixo), porém esta é uma saída meio cara pra realidade do nosso orçamento.

Sobre o uso de um disjuntor, cheguei a conclusão de que é uma iniciativa praticamente inútil. Me alertaram para a questão do dimensionamento já que o consumo dos amplificadores é variável e isto inviabiliza saber a amperagem certa. O que poderia acontecer é do disjuntor simplesmente não desarmar.

O que penso em fazer é colocar um DPS + uma régua em cada rack (mais pelas tomadas mesmo), e talvez um estabilizador para os periféricos. Enfim, agora é organizar a casa... e pesquisar um modelo de amp para substituir o que queimou. :-/ Tô pensando em um Nashville NA6600.

Att
---
Lucas Colferai
 
Back
Topo