Conserto de fone AKG - Trabalhar com fios esmaltados

unformed

Member
Olá amigos,

Gostaria do auxílio de alguns de nossos Jedis daqui, já dei uma procurada e não encontrei sobre a informação requisitada e ela é bem simples.
Tenho um fone AKG k66 e o meu "querido" irmão, pediu ele emprestado e quando o fone voltou, advinha somente um dos lados estavam funcionando, logo achei que fosse o conector e meti o alicate no fio, peguei um p2 que tenho e quando fui fazer a solda percebi que o cabo não possui aquele tradicional filamento de cobre e que em cada uma das vias não tinha nada de cobre dentro e sim uma espécie de "cabelinhos" e ao tentar soldar não consegui a solda não pegava na espécie de malha que tem em cada via.
Bati as fotos para que o pessoal que conhece mesmo, me ajude a resolver este pequeno problema.

Só para vocês terem uma idéia, meu irmão é especialista em quebrar minhas coisas, a última dele antes do fone foi em uma HD de 250 gigas com todos meus backups, fotos minhas e da patroa, musicas, etc. , etc., etc....
Só não peguei mais pesado com ele, porque ele me emprestou uma grana, dai peguei leve !!! rsrsrs

Foto do fone
fone.jpg


Foto do cabo
cabo-1.jpg


Foto dos "cabelinhos"
cabo-2.jpg
 
Re: Conserto de fone AKG

Na hora de soldar, também tome cuidado com o ferro de solda. Não use ferros acima de 30W, pois eles vão derreter tudo e mais um pouco.
 
Re: Conserto de fone AKG

Imaginei que fosse realmente simples,
Obrigado pelas dicas: medrmf e Bersan !!!

Podemos dizer que esta dica pode ser incluída no Jeitinho Brasileiro ?


Abraços
 
Re: Conserto de fone AKG

Não, não é jeitinho não. É necessidade

Fios esmaltados tem que ser descascados. Não tem outro jeito.
Fios finos precisam de ferros de solda de baixa potência, também não tem jeito.

Um abraço,

Fernando
 
Re: Conserto de fone AKG

Bersan
Meu ferro de solda é de 30W(hikari plus sc-3cp) e não estou conseguindo resolver este enorme problema.

Já queimei até as pontas dos dedos mas o mardito verniz não saiu, vou tentar mais alguma coisa e tentar resolver o problrema (que vergonha) !!!!
 
Re: Conserto de fone AKG

Unformed,

procure alguém que trabalhe com enrolamento de motores. Os fios que eles usam são todos esmaltados, e ninguém melhor que eles para saber o que pode ser feito para retirar o esmalte.

Um abraço,

Fernando
 
Re: Conserto de fone AKG

Olá,

Fios esmaltados podem ser isolados com dois tipos de vernizes, tem o tipo soldável que permite a solda sem que o verniz seja retirado, apesar de exigir um pouco de esforço de quem a executa e tem o fio não soldável, mais comum e de menor custo.

Para remoção desta camada usávamos uma máquina que através de lâminas retirava o verniz do fio, no seu caso utilize uma lâmina, faca ou estilete e tenha muita paciência e cuidado para se cortar, raspe a lâmina no fio até que remova por completo a camada de verniz.

Vai ser difícil pois se trata de um fio muito fino, mas... com paciência você consegue, ou então troque todo o cabo, talvez fique até melhor, acredito que a garantia já tenha sido perdida.

Abç,

Marcelo
 
Re: Conserto de fone AKG

exato... quando meu fone começou a falhar o R, meti o alicate e troquei o cabo todo, por um de maior espessura inclusive... :)
 
Re: Conserto de fone AKG

MarceloCavic
Eu até consegui depois eliminar o verniz, mas ao soldar um dos canais continua mudo, então desmontei o fone e fiz o teste no falante que não reproduz e o mesmo está ok. O que deve ter acontecido foi um tranco no cabo e ele deve ter quebrado em algum ponto do seu comprimento.

Estarei comprando um outro cabo e vou fazer a troca de todo o cabo.

Muito obrigado a todos pelas dicas.

Mas eu acho que o meu irmão quando quebrou, fez o serviço bem feito !!!!


ABRAÇOS
 
Re: Conserto de fone AKG

Fábio,

Ao trocar o cabo atente para a impedância, acredito que o cabo tem a ver, pois pela foto ele não é só de cobre, tem poliester junto.

Abç,

Marcelo
 
Back
Topo