Construção de Caixa Ativa

darkro

Member
Fala galera,

Estou realizando a construção de uma caixa ativa me baseando nas caixas montadas no mercado. Andando muito por ai e pesquisando, fui agregando conhecimento e estou tentando realizar a construção de uma caixa profissional de 15" para uso profissional.

Gostaria da opinião da galera nos componentes e no modo de montagem para tentar fazer uma coisa mais próxima das caixas industriais, além de deixar aqui informações para quem no futuro tente executar um projeto parecido.

Comprei os seguintes itens para configuração do gabinete:

- Gabinete Injetado de 15" modelo RCF (muito semelhante a ART315A);
- Woofer de 15" da Selenium 15PX" de 200wrms;
- Dirver D220TI da JBL Selenium de 80wrms;

Gabinete:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-580462542-gabinete-injetado-15-pol-p-caixas-acusticas-gabinetes-_JM

Driver:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-573066793-driver-selenium-d220ti-80w-d-220-ti-loja-p-r-o-m-o-c-o--_JM

Woofer:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-571982671-woofer-profissional-jblselenium-15px-15-pol-200w-rms-8r-_JM

tem este também:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-584827445-woofer-jbl-selenium-15px-alto-falante-pro-top-o-f-e-r-t-a-_JM

não sei muito a diferença, vi que te diferença em potencia, só oque notei.

Oque vocês me dizem do woofers?, pensei até colocar oversound mais como o ampli é de 350rms, quero deixa uma folga de potencia, então a oversound começa em woofers de 15" em 300wrms, por isso fui pra Selenium de 200rms + 80 do driver = 280, sendo 350-280wrms tenho 70rms de folga, se eu usar o woofer de 150rms, vou ter 120rms de folga.

Tocando a configuração acima como passiva está show, agora vamos a construção do ampli. (ativar a caixa)

Amplificador:

Adquiri uma placa amplificadora dos sites chineses, DX, aliexpress, etc... de 350wrms, porém mandei construir um transformador MODELO TOROIDAL para alimentar o sistema.

http://pt.aliexpress.com/item/IRAUD350-top-Class-D-amplifier-finished-board-ultra-high-power-digital-amplifier-board-700W-IRS2092S/1424541590.html

As especificações estão na descrição.

//----

Vi que muitas pessoas compram amplificadores classe D com as fontes digitais ou transformadores tipo trafos quadrados, que esquentam muito e acabam deixando na mão futuramente quando aumenta e exige mais potencia.

Pesquisei sobre o assunto e cheguei a conclusão que as melhores caixas do mercado, RCF, Antera, Mackie, etc.. usam transformadores toroidal em seus amplis, então resolvi seguir o padrão.

Como o painel traseiro tem pouco espaço, preciso de um divisor de frequência menor, pensei em usar o NENIS, porém por questões de espaço, decidi realizar o corte no driver somente através do seguinte divisor:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-581154471-divisor-de-frequencia-para-driver-titanium-d220ti-_JM

O que vocês acham?, a placa do NENIS é muito grande e toma um espaço muito grande no painel, ficando apertado os componentes internos, além de sofrer com sua fixação.

Para as conexões, vou fazer a entrada XLR macho, Conector POWER com fusível neste modelo, que ja me ajuda com o espaço e furação do painel:

http://www.dx.com/p/electrical-power-control-on-off-rocker-switches-with-indicator-light-fuse-base-139918#.VClelPldW0w

Um conector Amphenol para a entrada de áudio:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-587272247-conector-xlr-canon-amphenol-femea-painel-ac3fpz-original-_JM

Bom até agora acho que é so isso, claro que tem os fios (comprei fio Philips duplo para realizar as ligações internas)

//--

Sei que as caixas amplificadas industriais possuem mais circuitos e proteções, porém isto é um protótipo, se funcionar talvez na segunda versão saia melhorado.

o que me atraiu nisto tudo foi a questão de valor, que com menos de mil reais da para montar uma caixa ativa de boa qualidade, (claro, se tudo der certo.).

Outra dúvida é sobre os gabinetes injetados, não sei se é necessário colocar aquela manta acrílica nestes injetados.


Bom por enquanto é isso, quando tiver em mãos todo material e começar a montagem vou atualizando a postagem.

Um abraço a todos! sugestões são bem vindas.
 
Bem amigo já tive vontade de fazer um projeto como tal, mas a galera aqui não e de opinar muito em projetos ou criações de caixas ativas ou até mesmo passivas.
 
Então @DJRANIEL, pelo tempo que estou aqui vi que o perfil geral não é de construção de caixas etc, então fica um pouco mais difícil ou custoso opinar em algo que esteja muito fora da experiência pessoal. Já li comentários do @isinho falando sobre isso, onde ele construiu se não me engano um Home Theater, mas para fins mais caseiros. Confere isso?

Acho também que é senso comum que uma caixa de qualidade, o que todos presam, requer além de material bom, boas ferramentas e de precisão no projeto, que nada saia uma vírgula do projeto, pois teria efeitos significativos. Visto o grande trabalho e garantia muito baixa de ótimos resultados acaba-se escolhendo por pagar o preço pelo material confeccionado profissionalmente rsrsr

Também já tive vontade de montar algumas caixas, mas esbarro nos quesitos acima (embora também não tenha recurso pra uma caixa de verdade rsrsr).

Um abraço!
 
Eu ainda tenho vontade de um dia me aventurar nisso, mas apenas pelo aspecto de aprendizagem. A questão é que se existe dinheiro disponível pra "testar" arriscar não é problema. O problema é quando não se tem, gasta bastante (mesmo que menos que uma pronta) e no final precisa comprar uma nova.
 
Já até pensei em arriscar um subgrave compacto. Queria copiar o bandpass da sky 1200, mas pra ficar bom eu ia precisar dos falantes iguais, ou seja, b&c speakers. E a coragem pra gastar 1k (naquela época) pra fazer....
 
Vamos lá

Fazer caixa é só dor de cabeça.
É isso.

Como aprendizado, é muito bom, por isso faço. Mas sai mais caro que uma comprada e com um resultado pior (salvo raríssimas exceções).

@Benko já fiz residenciais e PA. PA não ficou bom (estava aprendendo), residencial ficou muito bom.
Mas não saiu barato, e não acho que valha a pena.

Se for fazer um sub, é um pouco mais simples, mas o grande complicante é amplificador - para torná-lo ativo.
Só para ter uma ideia, tem um bonzinho no mercado livre; comprei para o sub da minha sala. Teóricos 500 watts (acredito que dê uns 300 watts, já que pelo menos 200, que é potência do falante ele entrega), e saiu 380,00 na época. Hoje custa 420,00.
Acha que vale a pena pagar mais de 400,00 para um amplificador fraco? Eu investi isso só no sub da sala, para esse uso, vale a pena, para outros já não sei.

@alessandrofabio copiar uma Sky 1200, caixa fraca e de rendimento comum é o fim da picada. É ter dor de cabeça já sabendo que o resultado será medíocre.

Ah, e construir uma caixa é muito, muito mais complexo que comprar falante e divisor.
Se for fazer isso, nem comece.
 
O sub 12 da StudioR é tão ruim assim, a ponto de usar o termo mediocre? Nunca ouvi, mas acredito que com um B&C, amp de 700w (construção geralmente bem mais bruto do que muitos outros que se ve por aí) e alguns calculos de gabinete; não pode ter um resultado tão ruim.
 
Medíocre, na média.

Ele não é ruim mas construir um sub, com gastos de amplificador, etc sendo um sub de 12, não compensa!

Já foi falado que um sub desses não acompanha duas Sky de 12", acha o rendimento tão bom assim?

Sem contar que na minha opinião, copiar um gabinete é ROUBO!
É propriedade intelectual de quem projetou/empresa que construiu; acho injusto simplesmente copiar.
Ou acha que os Monteiros ficariam felizes em ler sua postagem?

Sem contar que quem fala em construir, geralmente não tem ideia dos custos envolvidos para se construir uma caixa decente.
 
Apenas questionei o termo "o sub tal tem rendimento mediocre". achei o termo meio "pesado".
Não estou falando que sou a favor ou contra copiar o tal projeto.

E é obvio que 1 sky1200 não vai acompanhar 2 sky de 12. Assim como outros sub de 12 Yamaha, RCF também na acompanha. (segundo a proporção de graves que gosto).
 
Sim

Mas imagina só, se você vai ter uma trabalho docão, meter a mão no bolso sem dó, e arriscar; melhor que o resultado seja bestial, e não um tiro de espoleta.
Concorda?
 
Aliás, infelizmente estou vendendo meu set residencial

Mas antes queria testar esse amp com caixa passivas de PA

Vou ver o que consigo
 
Eu já usei amplificador imbox da Hotsound e da Taigar em caixa passivas antigas que tenho o resultado foi bom, os amplificadores atendem muito bem, só não sei se encaixam no seu gabinete os da taigar são painéis menores talvez fique mais fácil adaptar, e lembrando que a caixa já veio toda sintonizada com componentes próprios para ela eu só adicionei o amplificador, que além de ter alterado um pouco a litragem do gabinete no final ficou igual usando amplificador separado de mesma potencia mais pratico para transportar e ligar.
 
Fala galera,

Estou realizando a construção de uma caixa ativa me baseando nas caixas montadas no mercado. Andando muito por ai e pesquisando, fui agregando conhecimento e estou tentando realizar a construção de uma caixa profissional de 15" para uso profissional.

Gostaria da opinião da galera nos componentes e no modo de montagem para tentar fazer uma coisa mais próxima das caixas industriais, além de deixar aqui informações para quem no futuro tente executar um projeto parecido.

Comprei os seguintes itens para configuração do gabinete:

- Gabinete Injetado de 15" modelo RCF (muito semelhante a ART315A);
- Woofer de 15" da Selenium 15PX" de 200wrms;
- Dirver D220TI da JBL Selenium de 80wrms;

Gabinete:
http://produto.mercadolivre.com.br/...etado-15-pol-p-caixas-acusticas-gabinetes-_JM

Driver:
http://produto.mercadolivre.com.br/...m-d220ti-80w-d-220-ti-loja-p-r-o-m-o-c-o--_JM

Woofer:
http://produto.mercadolivre.com.br/...ional-jblselenium-15px-15-pol-200w-rms-8r-_JM

tem este também:

http://produto.mercadolivre.com.br/...ium-15px-alto-falante-pro-top-o-f-e-r-t-a-_JM

não sei muito a diferença, vi que te diferença em potencia, só oque notei.

Oque vocês me dizem do woofers?, pensei até colocar oversound mais como o ampli é de 350rms, quero deixa uma folga de potencia, então a oversound começa em woofers de 15" em 300wrms, por isso fui pra Selenium de 200rms + 80 do driver = 280, sendo 350-280wrms tenho 70rms de folga, se eu usar o woofer de 150rms, vou ter 120rms de folga.

Tocando a configuração acima como passiva está show, agora vamos a construção do ampli. (ativar a caixa)

Amplificador:

Adquiri uma placa amplificadora dos sites chineses, DX, aliexpress, etc... de 350wrms, porém mandei construir um transformador MODELO TOROIDAL para alimentar o sistema.

http://pt.aliexpress.com/item/IRAUD...amplifier-board-700W-IRS2092S/1424541590.html

As especificações estão na descrição.

//----

Vi que muitas pessoas compram amplificadores classe D com as fontes digitais ou transformadores tipo trafos quadrados, que esquentam muito e acabam deixando na mão futuramente quando aumenta e exige mais potencia.

Pesquisei sobre o assunto e cheguei a conclusão que as melhores caixas do mercado, RCF, Antera, Mackie, etc.. usam transformadores toroidal em seus amplis, então resolvi seguir o padrão.

Como o painel traseiro tem pouco espaço, preciso de um divisor de frequência menor, pensei em usar o NENIS, porém por questões de espaço, decidi realizar o corte no driver somente através do seguinte divisor:

http://produto.mercadolivre.com.br/...de-frequencia-para-driver-titanium-d220ti-_JM

O que vocês acham?, a placa do NENIS é muito grande e toma um espaço muito grande no painel, ficando apertado os componentes internos, além de sofrer com sua fixação.

Para as conexões, vou fazer a entrada XLR macho, Conector POWER com fusível neste modelo, que ja me ajuda com o espaço e furação do painel:

http://www.dx.com/p/electrical-powe...indicator-light-fuse-base-139918#.VClelPldW0w

Um conector Amphenol para a entrada de áudio:

http://produto.mercadolivre.com.br/...non-amphenol-femea-painel-ac3fpz-original-_JM

Bom até agora acho que é so isso, claro que tem os fios (comprei fio Philips duplo para realizar as ligações internas)

//--

Sei que as caixas amplificadas industriais possuem mais circuitos e proteções, porém isto é um protótipo, se funcionar talvez na segunda versão saia melhorado.

o que me atraiu nisto tudo foi a questão de valor, que com menos de mil reais da para montar uma caixa ativa de boa qualidade, (claro, se tudo der certo.).

Outra dúvida é sobre os gabinetes injetados, não sei se é necessário colocar aquela manta acrílica nestes injetados.


Bom por enquanto é isso, quando tiver em mãos todo material e começar a montagem vou atualizando a postagem.

Um abraço a todos! sugestões são bem vindas.

Caramba amigão pra quem pesquisou bastante, você tomou várias decisões "muito esquisitas"
Gabinete injetado... Poderia marcar um ponto a mais se fosse de naval de 15", se os injetados das renomadas já "perdem" para a B.baltic, " da mesma empresa", imagina se o seu injetado não for muuuuito bom.

Não levou em consideração a sintonia e litragem para que seu falante trabalhe adequadamente e nem te entregue o máximo

Escolheu uma linha de falantes que se não me engano, são destinados a caixas de instrumentos, que tem como característica uma certa distorção proposital, que não sei muito bem explicar.

Economizar no divisor não dá, um bom muito bom divisor já vai consumir 50% de fornecimento do seu amplificador, imagine um qualquer.

Dicas para uma ativa 15" de baixo custo.
Compre um projeto, muitos correm, saibam não é caro.
15 pw5 Selenium
D220 ti
Corneta Selenium, directividade a escolha
Divisor nenis
AMP.in box áudio Leader.
Se quiser tirar nota 10 peça para que a nenis desenvolva um divisor específico para os componentes de sua caixa, já vai vir com ajuste de phase,delay,equalização.
Após ter isso tudo em mãos estude como montar um gabinete profissionalmente, pois este também é muuuito responsável para seu sucesso.
 
Caramba amigão pra quem pesquisou bastante, você tomou várias decisões "muito esquisitas"
Gabinete injetado... Poderia marcar um ponto a mais se fosse de naval de 15", se os injetados das renomadas já "perdem" para a B.baltic, " da mesma empresa", imagina se o seu injetado não for muuuuito bom.

Concordo com o @DJ GARAM !
Manjo nada de montar caixa mas sempre li que se deve montar o gabinete em função do projeto do alto-falante e não o inverso. Imaginei então que este gabinete injetado ( tb estranhei esta escolha ) já viesse com recomendações de alto-falante. Com relação ao divisor Nenis tb foi top a dica, só fiquei sabendo que era possível encomendar um personalizado em um curso que fiz com o Fred do IATEC e ele citou que faz isso.
 
Última edição:
Vamos lá....

Escolheu uma linha de falantes que se não me engano, são destinados a caixas de instrumentos, que tem como característica uma certa distorção proposital, que não sei muito bem explicar.
Distorção?
Não estou ratificando o uso de falantes específicos para gabinetes de instrumentos, mas não há uma "distorção implícita" no falante, mas sim ênfase em curva de resposta.


Economizar no divisor não dá, um bom muito bom divisor já vai consumir 50% de fornecimento do seu amplificador, imagine um qualquer.
????
De onde tirou isso?
Nem divisor para sub consome tanta potência assim! Se fosse assim, divisor teria de ter dissipador de calor!
Não fale certezas sem ter fontes para citar!

Corneta Selenium, directividade a escolha
Guia de onda deve ser escolhida de acordo com a capacidade do driver; "corneta" mal escolhida pode ser responsável por queima de driver.
 
Editado por um moderador:
Quanto ao divisor, se for da Nenis deve estar disponibilizado em algum lugar a informação a respeito de quanto da potência ele consome. No curso que mencionei foi citado que o consumo deles gira em torno de 30% da potência, De qualquer forma como ele pode ser personalizado para a aplicação desejada acredito que não seja difícil obter essa informação com eles.
 
Editado por um moderador:
Não, não há potência consumida porque depende da potência aplicada; sem contar que tem de ser corretamente dimensionado.
Tem muito divisor vendido por aí que o vendedor fala que suporta 500 watts, mas vai ver, a bobina do indutor usa fio de 19AWG, etc

Se fosse da ordem de 50%, precisaria de duas caixas passivas e com divisor passivo para tocar tanto quanto uma caixa passiva bi amplificada (coloquei dessa forma para não se confundir com uma caixa com processador de sinal).
 
Editado por um moderador:
Não, não há potência consumida porque depende da potência aplicada; sem contar que tem de ser corretamente dimensionado.
Tem muito divisor vendido por aí que o vendedor fala que suporta 500 watts, mas vai ver, a bobina do indutor usa fio de 19AWG, etc
Não entendi o que vc quis dizer com isso. Se o circuito consome, vai consumir independente da potência aplicada, é preciso saber o quanto é esse consumo para compensá-lo e obter o rendimento nominal dos transdutores. Assim me foi ensinado no curso que citei.
 
Editado por um moderador:
Back
Topo