Construindo Estúdio de Ensaio em Casa

faz-faz

New Member
Gente, boa noite. Sei que é assunto batido, mas estou construindo uma pequena sala de ensaio em casa, de 6,60x2,00m e 2,60m de altura, aproveitando uma área pouco utilizada, nada profissional, algumas limitações de custos, mas tem muito carinho envolvido, sonho de uma vida. Seguindo as dicas de um amigo, decidi fazer em blocos de cimento, enchendo os vãos dos blocos de concreto, pra parede ficar maciça. Também vamos fazer o forro em compensado naval, duas camadas de 18mm cada. Acredito que dessa forma, a sala deve ficar bem isolada. Como o forro vai ser meio oblíquo, acompanhando o telhado pra aproveitar o madeiramento, quero matar a junta do forro com a parede com silicone ou outra vedação semelhante. Comprei algumas placas de espuma de 3,5cm pra revestir como "tabuleiro de damas", alternando, placas lisas para o forro e onduladas para as paredes (recomendação do vendedor). Como o piso já é lajotado, vou cobrir de placas de borracha tipo moeda. Um parceiro aconselhou usar materiais rígidos alternativos, ou mesmo massa de cimento, para arredondar os cantos e colar espuma neles, a fim de evitar ângulos em 90° e cortar um pouco os graves (basstraps tem seu preço). O que vocês acham? Tem como dar certo de alguma forma? Algo que deva ser corrigido? Alguma outra dica de baixo custo (kkkkk)? Aceito todas as sugestões do mundo. Desde já, agradeço a todos.
 
Recomendo que você interrompa a obra nesse exato momento!!!!!


Receber indicações de vendedor é complicado. Mt só sabem vender. Pouquissimos entendem do produto q vendem.

Vc deve evitar superfícies paralelas(parede x parede, chão x teto). Evitar essas quinas de 90° tb é ótimo.

Toda e qualquer mínima fresta q exista permite um vazamento mt considerável. Pra ter um isolamento bem feito vede completamente frestas, furos pra ar condicionado e tenha uma boa atenção à porta. Está deve ter massa consideravel e ser tb bem vedada.

Sugiro q vc pense mais nas frequências graves no momento da obra. Frequências acima dos 2k sao mais facilmente absorvidas com menos dificuldade(tapetes, carpete, cortinas, espumas...)

Se as paredes antjgas forem espaçadas das novas, materiais como lã de vidro ou de rocha podem preencher as lacunas.

Esse link é do livro de um dos mestres que já tivemos aqui no Brasil. Tem mt informação, é mt didático.

https://www.shoptime.com.br/produto...pn=GOOGLEXML&sellerid=8463170000114&wt.srch=1
 
Recomendo que você interrompa a obra nesse exato momento!!!!!


Receber indicações de vendedor é complicado. Mt só sabem vender. Pouquissimos entendem do produto q vendem.

Vc deve evitar superfícies paralelas(parede x parede, chão x teto). Evitar essas quinas de 90° tb é ótimo.

Toda e qualquer mínima fresta q exista permite um vazamento mt considerável. Pra ter um isolamento bem feito vede completamente frestas, furos pra ar condicionado e tenha uma boa atenção à porta. Está deve ter massa consideravel e ser tb bem vedada.

Sugiro q vc pense mais nas frequências graves no momento da obra. Frequências acima dos 2k sao mais facilmente absorvidas com menos dificuldade(tapetes, carpete, cortinas, espumas...)

Se as paredes antjgas forem espaçadas das novas, materiais como lã de vidro ou de rocha podem preencher as lacunas.

Esse link é do livro de um dos mestres que já tivemos aqui no Brasil. Tem mt informação, é mt didático.

https://www.shoptime.com.br/produto...pn=GOOGLEXML&sellerid=8463170000114&wt.srch=1

Oi amigo Deluna, muito obrigado pelas dicas.

O vendedor só me passou a dica da espuma mesmo, ele me passou que as placas de espuma lisa tem melhor performance que as onduladas no forro. Os cantos de 90° são meio inevitáveis no momento da construção, mas vamos trabalhar neles assim que a sala for fechada. Estou fazendo as paredes com certo distanciamento das paredes anteriores, pra evitar trepidação. Ouvi alguém falando de cortinas mesmo, tava pensando em colocar uma atrás de onde vai ficar a bateria, além das espumas.

E quanto aos outros detalhes, tu acha que não dá rock mesmo? Nada que se aproveite? Eu devo abortar tudo?
 
Eu sugiro q vc pesquise um pouco mais antes de concluir a sua obra. Principalmente com o livro q indiquei. Vc vai economizar MUITO tempo, trabalho e dinheiro. Prefiro ficar um pouco desapontado agora qd dá tempo de estudar melhor a obra do q ficar arrependido depois sem conseguir controlar a reverberação, os graves ou os vazamentos que poderiam ser evitados na construção.

A idéia de interromper é só pra ir num caminho correto evitando desperdícios.

Sobre as espumas, vc tem ver o coeficiente de absorção delas. Cada espuma tem uma absorção diferente pra cada faixa de frequência. Sobre lisa ou ondulada ser melhor pra teto ou parede, desconheço essa afirmação.




E, pelo amor de Deus, esses materiais precisam de tratamento auto-extinguível. Não pode ser inflamavel. Segurança sempre em primeiro lugar.
 
Back
Topo