Construindo um sub banpass

D som

Active Member
Meus caros amigos do SaV

Como é do conhecimento de muitos daqui, eu gosto de fabricar caixas acústicas. Após adquirir um par de WPU 1809 semi-novos, resolvi fazer uma bandpass para ver o desempenho da bichinha. É claro que não iria arriscar fazer "à fação". Por isso peguei um projeto da própria Selenium que é para o WPU 1805 e acreditei que poderia dar certo pela proximidade de parâmetros. Comprei a madeira e fui ao carpinteiro que sempre fabrica minhas caixas e fizemos uma pra o teste.

O resultado foi além do que eu esperava (já que o desempenho poderia ser pouco por ser o WPU 1809 e não o 1805). Fiz o corte de frequencia conforme as informações do PDF a seguir:

http://www.hotsound.com.br/aes_99band.pdf

Coloquei ela e uma t-18 das minhas uma do lado da outra e fiz a comparação. A T-18 se saiu melhor que ela com um ganho um pouco maior mas o timbre da banpass eu achei bem mais gostoso de se ouvir. Coloquei o outro falante do mesmo numa bass-reflex e tambem fiz comparação... a bandpass se saiu bem melhor em ganho e em timbre (na minha opinião.

Vale dizer que usei para essa comparação um amplificador X-3 Studio R e um processador DBX PA+. Fiz vários cortes mas achei melhor de 50 ~150 Hz.

Já ia esquecendo... A caixa é a segunda do documento (uma bandpass de 4a ordem) que é bem simples e barata de se fazer. Outra coisa que fiz foi mudar o formato e lugar do duto sem alterar suas dimensões.

Depois vou ver se consigo colocar fotos dela ainda em construção.
 
Denilson, não consegui ver aqui (sou meio ruim de desenho) qual o comprimento do duto?

Vc alterou a forma dele pra retangular?
 
deneripr disse:
Denilson, não consegui ver aqui (sou meio ruim de desenho) qual o comprimento do duto?

Vc alterou a forma dele pra retangular?

Dene, o duto original dela é um círculo de de diâmetro de 27,5 cm. O que eu fiz foi alterar o formato sem alterar o diâmetro e em vez de fazer do lado (como está no projeto original) , coloquei no tampão da frente. Usei uma velha fórmula matemática:

27,5 x 3,14 = 83,35 cm

Criamos (eu e o marceneiro) um desenho com um cordão com 83,35 cm conforme as fotos que está nesse link:

http://s1292.beta.photobucket.com/user/Dsom1/media/100_4142_zpsfae2120d.jpg.html?sort=3&o=1

Meu grande erro foi fazer com bloco de 15 mm... o tampão da frente só falta voar rsrsr
 
Evandro P. disse:
Se tiver oportunidade, teste os 18.2 nelas, fazendo comparação com os da selenium.

Evandro, eu não cheguei a testar com esse falante. Mas acho que não ficaria bom porque caixas banpass são bem complexas em seus cálculos das duas câmaras o que inviabiliza (talvez) o uso de outros falantes com parâmetros bem diferentes.
 
deneripr disse:
muito bacana...

No caso o "comprimento" do duto é apenas o da Espessura da madeira?

Preciso estudar mais, (rsrsr) pois sempre imaginei que o "Duto" tivesse não só a abertura (no caso do Denilson, 83,5 cm) mas também o comprimento. Ou seja, o duto teria que ter uma Área "X". :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
heriberto disse:
Denilson, no seu cálculo voce não colocou a espessura, isso também é importante.

A espessura da madeira recomendada é de 20 mm, mas como na minha cidade só tinha de 15 mm, foi a que eu usei. Com isso pode ter mudado um pouco a sintonia, mas pelo menos não notei mudanças bruscas. Como dá pra ver o falante dentro da caixa em funcionamento, deu pra ver que não existe sobre excursão em plena potência.

O resultado da madeira de menor espessura, é que a parte da frente da caixa quando se coloca som máximo, ela mexe com força! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Isso eu to vendo como resolver.

Dener, sempre faço confusão entre duto e pórtico rsrsrsrsr

Acredito que domingo já estarei com as duas terminadas e vou coloca-las na prática pra tocar na minha igreja. Usarei o mesmo X3 pra alimenta-las. Bateria acústica, baixo, guitarra , teclado e voz estarão ligados nelas.
 
oseiasgsousa disse:
deneripr disse:
muito bacana...

No caso o "comprimento" do duto é apenas o da Espessura da madeira?

Preciso estudar mais, (rsrsr) pois sempre imaginei que o "Duto" tivesse não só a abertura (no caso do Denilson, 83,5 cm) mas também o comprimento. Ou seja, o duto teria que ter uma Área "X". :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Mas existe um comprimento que é de 1,5 cm da madeira. então fica 83,5 cm x 1,5 cm
 
Denilson,

Acredito que a formula está um pouco alterada,
para se calcular a área é: pi x r² e não pi x r.
Quanto a por calços internos na caixa tambem é bom, porém era necessário ter feito os calculos antes, pois quando se colocar os calços o volume interno será alterado.
 
heriberto disse:
Denilson,

Acredito que a formula está um pouco alterada,
para se calcular a área é: pi x r² e não pi x r.
Quanto a por calços internos na caixa tambem é bom, porém era necessário ter feito os calculos antes, pois quando se colocar os calços o volume interno será alterado.

Quanto a fórmula não tenho certeza . Os calços não penso em coloca-los por dentro da caixa, mas sim por fora. Só tô planejando como farei pra ser eficiente e não ficar feio. Tinha lido na audiolist uma certa vez que pequenas mudanças em volume não produziriam mudanças consideráveis. Mas não quero arriscar e colocar tudo a perder.
 
Denilson,

Bom o duto na realidade é feito para dar vazão ao ar, ou seja, na realidade não é para se calcular a área e sim o volume.
Uma alteração ai sim pode dar diferença. Também não posso dizer que seja isso que está fazendo as vibrações, quanto aos calços internos quem poderia te dar uma dica muito boa sobre isso seria o próprio prof. Homero Sette, se você escrever para ele com certeza ele te dará a dica que você precisa.
Agora se não está fazendo colorações não tem pq ficar preocupado.
 
Denilson, você pode dobrar a expessura do compensado parafusando uma chapa por fora. Assim você terá um reforço de 15mm sem alterar a litragem da caixa. Será que assim daria certo?

Quando usar na sua Igreja com todo mundo tocando, nos fale do resultado pois tenho interesse em fazer dois subs desse. Justamente pela facilidade de construção da caixa.
 
oseiasgsousa disse:
Denilson, você pode dobrar a expessura do compensado parafusando uma chapa por fora. Assim você terá um reforço de 15mm sem alterar a litragem da caixa. Será que assim daria certo?

Quando usar na sua Igreja com todo mundo tocando, nos fale do resultado pois tenho interesse em fazer dois subs desse. Justamente pela facilidade de construção da caixa.

Talvez dê certo. É um caso a se pensar.

Vou ver se lembro de tirar fotos quando estiver montado na igreja e tambem durante o culto com todos os instrumentos ligados nelas e com certeza farei comentários.
 
Galera eu tenho uma duvida que nao tem muito a ver com as constuçao das caixas, mas sim com os auto falantes, quando se usa uma bobina nao original (auto falante recondicionado com bobina paralela) quais fatores do falante se alteram? Ele tem realmente grandes perdas se comparado ao com bobina original? Pode dar diferença significatica no resultado final (ganho e timbre) com a caixa acustica?
 
Back
Topo