CONSTRUIR UM LINE " A FACÃO "

Pessoal,

Me desculpem, mas vamos colocar as coisas em seu devido lugar. Line é um conceito eletro-acústico ancorado em uma matemática "casca grossa", esta para ser implementado fisicamente (de forma correta) exige-se de quem se propõe a tal tarefa um conhecimento teórico-prático nada trivial.

Matemática em certo sentido é "onipotente". Exemplo: só é possível vermos jogos em tempo real pq a matemática previu isto e os engenheiros implementaram. Logo, se abram para o argumento científico, sem engenharia estaríamos na idade da pedra.

Dito isto, cito alguns problemas da engenharia de áudio:

1- Como projetar caixas que empilhadas verticalmente irá apresentar um resultado acústico de uma única caixa?

2 - Como otimizar a energia acústica tão desperdiçada nos sistemas convencionais direcionando tal energia para onde ela deva estar (audiência)?

3- Quem irá medir tais resultados? Ouvido? Claro que não!!

Minha medição precisa ser objetiva, ouvidos são subjetivos! No mínimo que se exige são "parrudas" ferramentas computacionais que no fundo estarão fazendo cálculos determinados pela engenharia de áudio.

Pensem no seguinte: se estou projetando um Line, em minha busca por um ACOPLAMENTO aceitável (estou presumindo que este é um conceito que as pessoas que postaram msgs no tópico dominam) será que eu conseguiria medir a distância entre os centros acústicos sem ferramentas de CAD?

4 - Pressupondo que eu chege no braço a medidas corretas (eu duvido que seja possível), como eu iria estabelecer o corte da via visando a soma e transição acústica correta? Basta pegar os cortes do fabricante do falante e pronto? Claro que não!! Tem que projetar galera!!

Alguém poderia argumentar que o problema das distância entre os centros acústicos é fácil de tratar nas baixas e difícil apenas para as altas frequências. Em certo sentido sim!

Se este for o caso, será posso pegar um guia de onda qualquer na net ou de um fabricante qualquer e "prega-lo" na minha caixa?

Gente, aceitem isto é uma trabalheira danada!!

A attack levou dois anos para projetar o guia de onda da LAS 212, isto porque mesmo depois dos cálculos teóricos estarem corretos, na prática o resultado estava longe do que os caras buscavam. É fato, ainda não se inventaram componentes ideais, a engenharia de materiais ainda sonha com isto. Eu acho que deva existir materiais perfeitos só no céu!

Caminhando um pouco mais, como estabelecer os parâmetros do sistema (x-over, delays internos, limiters e etcs)? Que requisitos de medição eu preciso saber para garantir meus resultados?

Deixando um pouco de de lado a eletro-acústica, como estabelecer limites seguros de carga para meu sistema afim de suspendê-lo com segurança? É suficiente apenas suspender e angular no olho? Fala sério né gente... Neste ponto, sem engenharia mecânica todo o conceito do sistema como line pode ir pro brejo.

Reparem que os melhores sistemas possuem os encaixes de angulação na traseira da caixa, isto tem uma razão : um erro de posicionamento destroi por completo o resultado e tudo aquilo que se busca vai para o espaço.

E mais, para que funcione como Line e nao como KF qual será o meu mínimo de elementos na torre? Aprofundando um pouco mais, na soma de elementos para uma mesmas torre a soma em SPL é linear entre as vias?

Exemplo: no convencional a cada dodro de caixa ocorre uma soma de + 3 dB, isto é válido para line?

Se não, como dimensionar meus drivers? É fato, altamente eficientes eles terão que ser!

Acho que esta dando para ser ter uma noção de como é complicado lidar com este tema.

Por fim, acredito que todos temos nossas liberdades, e acho legal a coragem e ousadia. Não quero que esta msg saia como eu me fazendo do sabichão e etc.. só não vejo a coisa como sendo tão simples como esta transparecendo nas msgs. Eu entendi perfeitamente que o interesse não é comercial, me transpareceu mais como um hobby, acho legal.

Minha intenção e posicionar corretamente a idéia. Não é minha intenção desmecer ningúem, só quero que as pessoas tenham uma idéia correta do que seja um projeto de Lines.

Por outro lado, vamos valorizar a engenharia, e aceitar que é muuuuuito difícil projetar um line. Vamos aceitar que não é nada trivial.

Abraços,
 
Rafaellerm disse tudo! Bem fiz uma zuação aqui só para imaginar uma gabinete como disse nosso amigo Raphael Leal disse Horizontal, acho que o termo Line é muito pensado nas caixas penduradas etc, realmente é bem bacana, Mas então fiz uma zuação aqui imaginando como seria uma caixinha qualquer. Espero que não que crucifiquem pela zuação
linej.png



Abraço a todos
 
O problema de se executar um projeto é justamente este, conhecer as variáveis ( no mínimo as principais ), as dificuldades, os recursos e o risco da falha ! Depois disso vem a decisão! E a decisão é a aceitação do risco.
Eu gostaria de ter recursos para trabalhar com woofer´s de 8", E fabricar duplos, como no desenho do Lucasoliveira, mas estou em condicões de gastar apenas com madeira e acessórios, e não iniciar um novo sistema. Vamos dizer que estou em " bancada de aprendizado " e precisarei dispor apenas do que tenho em mãos.

Quanto aos comentários, não se preocupem, são bem vindos !

Agora vamos "torar o pau"
1- Primeira pergunta aos amigos:
Consigo simular uma versão " LINE " utilizando apenas um Woofer por caixa módulo ?

Forte abraço!
 
Spurgeon (não sei seu nome) so tenho a dizer uma coisa :

-> PARABENS ! PELA SUA POSTAGEM <-

Agora qto a sua frase " Por outro lado, vamos valorizar a engenharia, ... " não creio ser possivel, pois um certo amigo nosso é virtualmente avesso a isso, embora tente fazer coisas ESTUPIDAMENTE amarradas a isso.

Aos intuitivos de plantão, apenas reforçando umas coisinhas :

Um sistema de LINE ARRAY só é considerado como tal. ou funcionando como tal, quando SE E SOMENTE SE o som irradiado por ele se comporta como se estivesse na tal ZONA DE CAMPO PROXIMO (Near Field) onde o decaimento se dah na razão de -3 dB a cada dobro de distancia, ao inves dos 6 dB usuais.
Para que isso aconteça a altura do empilhamento é fundamental, melhor dizendo a quantidade de caixas (Altura = altura da caixa VEZES numero de caixas) e esta ZONA DE CAMPO PROXIMO é tambem proporcional à frequencia.
Assim sendo, num empilhamento de 3 ou 4 caixas o campo proximo (*) acontece apenas a uns pouco metros / centimetros das caixas e ainda assim conforma a ferquencia reproduzida, algo entre 50 cm e 2 metros SE tanto.. De forma que ao inves de termos um LINE teremos um EMPILHAMENTO (Stacked) de caixas. Mas que sem duvida é bem mais BUNITINHO !

Adicionalmente, enqto os falantes estiverem proximos o suficiente a coisa é simples, mas a medida em que forem ficando mais distantes entre si, a coisa complica, dai o uso de guias de onda etc etc.

Donalire : "Consigo simular uma versão " LINE " utilizando apenas um Woofer por caixa módulo ? "

A resposta é simples : NÃO ! Com um falante vc não chega nem perto !
 
Donalire, então, eu não momento to em outros projetos e não posso dedicar meu tempo a construção de uma caixa horizontal, mas então, estarei disponível em ajudar no que poder, se desejar poderá me enviar um mp que envio meu msn. Abraço
 
Ullmann disse:
Spurgeon (não sei seu nome) so tenho a dizer uma coisa :

-> PARABENS ! PELA SUA POSTAGEM <-

Donalire : "Consigo simular uma versão " LINE " utilizando apenas um Woofer por caixa módulo ? "

A resposta é simples : NÃO ! Com um falante vc não chega nem perto !

Obrigado Ullmann, então vamos trabalhar com os woofers dobrados! Vou seguir seu aconselhamento.
Na realidade eu já sabia, mas precisava de uma resposta tão firme quanto a sua.!
Fico feliz que tenha entrado no tópico. Você sempre acrescenta.

Forte abraço!
 
Cara por que não desenvolve uma caixa tipo KF, cornetada, so que pequena e horizontal, acredite pode sair bem melhor que um line.
 
mbenedito disse:
Cara por que não desenvolve uma caixa tipo KF, cornetada, so que pequena e horizontal, acredite pode sair bem melhor que um line.

Sim será o maximo que vou conseguir " domesticamente ";
Mas será uma caixa mais "aprimorada"
Hoje mesmo pesei os woofer e drive que possuo, para poder calcular as zonas de vibração das paredes, via vibrações naturais dos elementos de do conjunto placa mais sonofletores. Preciso saber as frequências naturais conjuntas e projetar reforços ou espessuras diferentes de paredes, é como fazer um "balanceamento" preliminar da caixa para evitar vibrações. O que prentendo com isso é diminuir o peso resultante da caixa, sem deixá-la vibrar.

O material que posso conseguir para as cornetas será alumínio. Vou ver o que tenho e projetar a corneta, de acordo com alcance desejado como disse o Ullmann.
 
Olá Ullmann, eu disponho somente de 3.000 WRMS em sonofletores e 5.000 WRMS em potências.
Que distância de propagação você indica que eu deva adotar para utilizar esta potência.
( Não devo mudar, não possuo verba !!! ).

Forte abraço!
 
Donalire
Primeiro, vc não tem potencia em sonofletores (mais apropriadamente TRANSDUTORES), pois sendo estes elementos passivos, eles apenas dissipam potencia. E mesmo isso não é tão importante, pois o que realmente voga é a eficiencia do sistema, de cada via dele.
A distancia ou alcance do sistema ? Bem, de uma lida nos links que recomendaram e faça suas contas em função do material que possui.
Pois o projetista e usuario do sistema sera vc, não eu.
 
Ullmann disse:
Donalire
Primeiro, vc não tem potencia em sonofletores (mais apropriadamente TRANSDUTORES), pois sendo estes elementos passivos, eles apenas dissipam potencia. E mesmo isso não é tão importante, pois o que realmente voga é a eficiencia do sistema, de cada via dele.
A distancia ou alcance do sistema ? Bem, de uma lida nos links que recomendaram e faça suas contas em função do material que possui.
Pois o projetista e usuario do sistema sera vc, não eu.

Apenas gostaria de fazer uso da sua experiência Ullmann, eu sei que você tem, sei que vai além de cálculos.
Experiência é um bem inestimável.
 
Donalire ,
Vc escreveu " ... gostaria de fazer uso da sua experiência Ullmann, ... "
Neste caso especificamente não tenho como ajuda-lo, pois vivo disso !
 
Ok!!, compreendo.
De qualquer forma conforme as coisas forem andando, acolho os seus comentários.

Forte abraço!
 
Porque, mas ó porque fico fora do fórum justamente quando começam tópicos como esse????

Nunca me perdoarei... hehe

Cara, fazer um line é totalmente irreal!!
Aliás tem um tópico na AudioList (o link está logo abaixo) que mostra o "começo" da teoria lá por 99, 2000...

Depois de ler aquilo você vai ver o quão empedrado é enterder a teoria envolvida em um line array, imagina então construí-lo!

<!-- m --><a class="postlink" href="http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=241">http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=241</a><!-- m -->
 
"SALVE ISINHO"

É claro que não vou construir, não vou poder, não tenho R$,potencial. Não tenho conhecimentos totais.
Mas tenho algum tempo para correr atrás do assunto.!
Na realidade e no máximo, vou empilhar caixas, mas até que eu as empilhe, terei aprendido muito.!!!

Neste instante estou com um OVERSOUND DTI 4626 ( acho que agora substituído pelo 4630 ) sobre minha mesa, e fuçando literatura para cálculo de corneta e guias de onda.

Forte abraço!
 
Parabens pela iniciativa.
To com tigo e ñ abro
Dá uma olhada nos guias de onda da LJM http://www.ljmbrasil.com
925.jpg
5015_a.jpg


Pelo visto serão dois falantes de 12" vejo problemas no acoplamento entre os falantes e o drive visto q a maioria dos fabricantes usa falantes de 5,5 6 ou 6.5" para fazer essa tranzição, outros usam um plug na frente de um dos falantes de 12 para simular dois de 6 ou algo parecido.
Tambem importante é saber as especificações do falante para saber o seu rendimento sua aplicação a litragem da caixa etc.
Mais modelos
STLA9.jpg


http://www.grupojc.com.br/AES2009/bin/

Materias
http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=32
http://autosom.net/artigos/carparam.htm

Não desanima ñ q eu tb to pesquisando bastante por aqui e vou te informando.
Abraço e boa sorte!!!!!!
 
Não desanimei não.
Terei que fazer com o que tenho mesmo.
Mas infelizmente, este mes que eu teria um certo tempo para fazer.
Nosso pessoal de fábrica teve uma montagem industrial na argentina e levou todos os aparelhos de medição que eu utilizaria aqui.
Eles retornam no início de agosto, mas eu vou fazendo aos poucos depois.
Não sou do tipo que desiste. Não sou apenas teimoso. Apenas sei que é possível.

Obrigado pelas fotos!
Forte abraço!
 
DONALIRE, experiência não tenho nenhuma, teoria zero, mais sou comerciante, e sabe o que está acontecendo com "quase" todas as locadoras de bsb? estão dobrando suas caixas copiando elas mesmas.
Vou dar um exemplo, as famosas LS daqui já estão sendo fabricadas em fundo de quintal em grande escala, com o mesmo sistema de travas, a mesma tinta e até a logo. e dá pra escolher os falantes, eighteen sound, beima, eros e etc.
Vi 16 lines de cada lado funcionando, 8 eram originais e 8 cópias, eu que sou novinho e nem os antigões sabiam quem era quem, realmente é uma covardia e desonestidade, mais uma caixa que custa 12k caiu pra uns 4k.
detalhe estão copiando o guia de ondas também.
 
Back
Topo