CONSTRUIR UM LINE " A FACÃO "

Sim, aqui no interior o pessoal está copiando.
Há um profissional liberal de uma cidade vizinha, que copia caixas a uns 20 anos eu acho.
Fornece informalmente caixas para vários grupos de rodeio e de trio elétrico.
Mas isto não tem jeito. A pirataria é a onda pós lançamentos. E o dinheiro investido em pesquisas tem que se pagar em no máximo nos primeiros 24 meses, com venda em massa aos grandes cliente ( $$$ ).

Copiar simplesmente não é o meu caso caso pois sou hobista do assunto fabricar. Não atuo comercialmente.
No momento não iniciei a montagem e estou só em projeto, porque acabei investindo em um terreno e um tratamento dentário ( CAAAAROOOOOO !!! ). Mas continuo estudando o assunto.
Não está cancelado não!

FORTE ABRAÇO.!
 
entao na minha igreja eu fiz uma caixa MODELO line,1x12,1 driver,1 trinium,ela esta com kara de line...mais nao é,fui ver qto fikava as guias de onda ai desisti rsrsr,mais esta falando bem msmo,tenho um crossover passivo ciclotron,ai fika bem dividido,..

da para fazer um som para umas 300 pessoas tranquilo(salão fechado claro)

um abção!
 
Estou no rabisco inicial do meu line aqui tb.
Tenho umas ideias meio doidas, tipo usar 2 fal 12" na frq de 90 á 500hz, um drive fenolico 500 á 1k6 e um drive titaniun 1k6 em diante.
Os falantes de 12 serão eighteen 12" 9300 neodimiun, o drive fenolico estou penssando em usar selenium e o drive TT eighteen 2080
alguem tem sugestões???
 
E ai galera, niguem mais vai se pronunciar neste topico, estou dando andamento em meu line. Chegaram os altofalantes serão dois 12" eighteen sound nd830 e os drives os nd 2060a e ñ usarei mais drive fenolico(isso foi uma ideia abestalhada, já abandonada), no sub usarei o eighteen sound mas ñ de neodimio(é muito karo) usarei o 18lw2400 na caixa da martin s218 ajustada para esse falante no BassBox. Se alguem tiver sugestoes ou quiser compartilhar estou de ouvidos abertos. Paulo Sula
 
Valeu lucas, vou usar a formula para calcular a distancia correta. para isso terei q colocar o drive no meio dos falantes, mas realmente gostaria de colocar o drive numa das pontas da caixa. Por favor pessoal continuem opinando. Semana q vem vou postar foto dos falantes e dos compenssados q usarei q são maritmos e ñ navais. Vlw
 
pfmundo hospeda as imagens em algum site (recomendo <!-- m --><a class="postlink" href="http://imageshack.us/">http://imageshack.us/</a><!-- m -->)

Após hospedar é só pegar o link direto da imagem que vai se um código que no final contem .jpeg

E vim no forum e clicar no link acima dessa caixa de texto, que tem escrito Img, fica em baixo do titulo.

Ele irá gerar um código ficando [ img ]Ai você bota o link aqui[ /img ]

Abraço
 
boa sorte amigo que suA PERSEVERANCA TBM LHE SIRVA DE INSPIRACAO PQ NAO VAI SER FACIL CHEGAR A UM BOM RESULTADO MAS TEMOS GDES EXEMPLOS AI DE LINE FUNCIONANDO BEM SE SER DAS GDES MARCAS JBL ETC . BOA SORTE . MOSTRE FOTOS E RELATE ERROS E ACERTOS UM ABRACO
 
Ok ebert vlw, com os falantes em mãos vamos medilos para ver se os parametros batem com os q o fabricante diz.
já estamos com o prototipo da guia de onda e somente corrigindo alguns erros dela. O madeiramento já foi encomendado e é compensado maritimo 15mm e 11 folhas, assim q chegar posto fotos, a chapa é super rigida.
Conforme o andamento vou postando aqui

Abraço á todos
 
pfmuindo escreveu :

" ... com os falantes em mãos vamos medilos para ver se os parametros batem com os q o fabricante diz. ! "

E eu digo, MUITA CALMA NESSA HORA !

Seguinte, se vc diz que vai medir os falantes, creio que tenha disponiveis as ferramentas adquadas. Partindo desse pressuposto, creio que é melhor se preparar para algumas surpresas.
Possivelmente a unica coisa que vai ser semelhante entre o que vc conseguir medir e os dados de fabrica, será a resposta de frequencia, e mesmo assim se utilizar metodos semelhantes ao da fabrica. Os demais (parametros TS) são um caso a parte.

Inicialmente as fabricas serias, a EIGHTEEN é uma, testam e medem seus alto-falantes por lotes. O processo é mais ou menos o seguinte, retira-se a quantidade de amostras necessaria.
Essas amostras são AMACIADAS (BURN IN), dentro dos patrões que a FABRICA utiliza. Depois de devidamente amaciados, eles são ESQUENTADOS e depois de esfriar por um dado periodo tem seus parametros medidos e é realizada uma medias dos valores encontrados.
Essa media então é publicada, e pode ser usada nos programas de calculo.

Qdo se mede alto-falante indvidualmente podemos achar variações da ordem de 15% em relação aos dados de fabrica eno caso do VAS especificamente, variações na casa dos 30% não são raras.

No caso dessas medições "caseiras" o que realmente nos interessa é a uniformidade das medições de nossas amostras. Tolerancias na ordem de 5 a 10% são aceitaveis (dentro do mesmo lote). Tolerancias maiores que isso indicam algo de errado.

Por exemplo, se vc pega para medir 10 falantes de um mesmo lote, e a varia de Fs é de uns 7% entre todas as amostras, está tudo otimo. Mas se essa variação for, digamos, de 25%, isso indica que o controle de qualidade da empresa não é lá essas coisas e que cada caixa que vc montar vai ter um som peculiar ...

Porque escrevi tudo isso ? Simples, para ninguem vir izer depois que nada do que foi medido concordou com os dados de fabrica ...
 
lucasoliveira disse:
Prefiro o drive no meio (minha opinião)

Pois se por em alguma das pontas, pode ser que ele puxe mais para um dos lados.

Nao procede..
Devido a macro-distancia entre os eixos verticais das guias mesmo na aplicacao LCR voce tera que ter as orelhas de 10-15 metros afastadas uma da outra para sentir alguma diferenca entre posicionamento de guia no meio da caixa ou nas extremidades.
Poderia ate sugerir a importancia de efeito de difracao para justificar a centralizacao das guias porem o campo de pressao das ultimas 'e bastante previsivel e tal efeito de teoria de ondas pede ser aplicado em casos de pseudo-array (sem acoplamento ..) .

pfmundo disse:
já estamos com o prototipo da guia de onda e somente corrigindo alguns erros dela.

Se a guia tem UM erro ja pode jogar fora.Se tiver ALGUNS - deve ser o projeto secreto da Frahm ou Ciclotron :mrgreen: :mrgreen:

Abrcs,
andry110
 
Complementando o Raphael, na verdade as empresas citadas tem modelos com as GUIAS entre os falantes e tambem nas laterais, depende apenas da aplicação e modelo do sistema.

Andry com tantos entendidos em fisica e acustica sua explicação deixa de ter qq validade, pois a resposta a elas vai ser " Eu fiz e funcionou ! "
Mas pergunte se rolou alguma medição ou algo naipe ?
A resposta (embora correta no fim) vai ser " Não, não, yusei apenas meius ouvidos .. "

Vcs estão me achando meio acido ? Sim estou, pois muita gente sequer sabe calcular o volume de um CUBO e se poem a "PROJETAR" caixas acustica e lines e a discutir FISICA na base do ACHISMO ...

Pois é ...
 
Pois é Ullmann,

Mas creio que o intuito aqui não seja fazer produtos comparando-os com os profissionais, até por que a fabrica dispõe de todos os equipamentos necessário e seus engenheiros etc.

Já nós humildes mortais não estamos la :lol: :lol: . Penso comigo, qualquer experiência é valida.

Se os amigos querem fazer algo que lembre um line, vamos dar força, para que desmerecer o trabalho deles,

Eu do a maior força, claro que sabemos que poderá nem chegar perto de um profissional, mas se os amigos acham que o som foi satisfatório então está tranquilo :oops: :oops:

Abraço
 
Lucas

Se eu estivesse me referindo a vc teria citado seu nome, SEQUER pensei em vc e é sério, pois minha postagem se relaciona a fatos externos aos das lista aqui, pode ter certeza disso. Alem do mais creio que vc é capaz de calcular o volume de um cubo, assim sendo esta é uma condição excludente de minha postagem.

" ... que querem fazer coisas a frente de seu tempo ... " Não, não me irrito, pois NEWTON & LEIBNITZ, COPPERNICO & GALILEO, KEPPLER, EINSTEIN, e muitos outros fizeram coisas a frente de seu tempo, mas eles tinham uma unica e simples coisa a seu lado, SEDE DE CONHECIMENTO e disso se derivou todo o resto, provas ?

Newton e Leibnitz desenvolveram o Calculo Integral para resolver seus probleminhas
Einsten toda uma nova teoria para resolver os deles ou ao menos sua curiosidade
Coppernico / Galileo e Keppler a mesma coisa

Qto a ser arrogante, posso ate ser, mas digamos que tenho alguns anos de janela na area para poder me dar ao luxo, ao passo que toda uma geração BABY JOHNSON se da ao LUXO de SE ACHAR sem nunca ter feito nada.

Qto a ser mal educado, não creio que o seja, apenas não perco tempo com firulas e prefiro ir direto ao ponto.

Junto os ddois itens acima e relendo este topico, vc vai notar que não estou exatamente sozinho !

Sinta-se a vontade para fazer suas criticas, sou bastante aberto qto a isso ...
 
Back
Topo