continuando minha luta com as caixas...

ola bersan e cia...
uma duvida aki... naum tem as caixas de som da work da igreja (as q ficam na nave principal PA? tudo bem q naum saum boas... mas tem alguma forma de se aproveitar a carcaça dela e trocar somente os componentes internos?

eh q to com 2 caixas lah na igreja dessas da work e elas taum sem uso.

e se tiver como trocar eh claro, alguma sugestao do q fazer?
att. thiago...

obs. mto massa a camisa, jah usei aki na cidade...
 
Olá Tiago,

pode sim aproveitar a madeira. Aliás, a madeira das caixas é muito boa. Só a madeira....

Troque o falante por um Selenium, Snake, Oversound, com alta sensibilidade, 97dB/1W/1m pelo menos.

Também coloque um tweeter de verdade. Espaço para um driver não tem, mas pelo menos um bom tweeter tem sim. E, é claro, um divisor de frequências de 2 vias.

Não ficará uma maravilha, mas melhora bem. É o que eu já vi fazerem por aí. Mas se prepare: custo de R$ 250,00 (150,00 woofer, 30 a 50,00 tweeter, 50 a 80,00 divisor) POR CAIXA. E se fizer em uma, vai ter que fazer em todas.

E repensar as ligações de impedância...

Um abraço,

Fernando
 
Não daria pra adaptar uma frente nova na caixa e colocar uma corneta com driver de titanio? Tenho certeza que melhoria bastante.
 
eu não sei o tamanho da caixa...na LXP.....mas hj tem umas cornetas menores...capaz de achar algum modelo menor q caiba ai....e coloca um drive.
 
Senhores, antes de adentrar no assunto, gostaria de expressar minha satisfação de ter conhecido o Bersan pessoalmente neste final de semana. Uma pessoa simpática, atenciosa, prestativa e acima de tudo apaixonado por som, parabens pelo seu amor em realizar a OBRA DE DEUS. E obrigado pela camisa.
Bom, deixando a rasgação de seda de lado (brincadeira), o Thiago falou sobre as WORK's da igreja dele e da sua luta diária, aqui na minha igreja (ICM) por incrivel que pareça ñ temos as WorK instaladas na nave principal, ñ sei se estamos ganhando ou perdendo uma vez que as daqui são caixas com falentes PYRAMID e um drive Pizoeletrico, creio que os falantes são automotivos com um sensibilidade muito baixa, provavelmente abaixo de 90db, normal uma vez que falante automotivo é mais resistente que os normais (se eu estiver errado me corrijam), sorte nossa que nosso AMP. para o P.A é um DBS 1800 e não um, DBK 720.
Bom minha duvida é:

para tentar melhorar nossa qualidade sonora eu troco apenas o drive
e continuo usando o falante Pyramid automotivo?

Não tem jeito com esse tipo de falante,é melhor trocar pela caixas work,pelo menos os falantes da work são adequados para sonorização ao vivo!

O que vc's acham?
primeira ou segunda opção? ou nenhuma das duas?
 
Se está com o orçamento tão curto, por 400,00 consegue contruir uma caixa (no caso, 800 para as duas).
Isso com falante de 10" Oversound de 150 watts, divisor e drive de titânio Oversound...

Mas até quanto pode investir?
 
Na Leosound, cotei o drive a 95,00, falante a 99,00 e divisor, depende do modelo e do fabricante...
 
dventurin disse:
Senhores, antes de adentrar no assunto, gostaria de expressar minha satisfação de ter conhecido o Bersan pessoalmente neste final de semana. Uma pessoa simpática, atenciosa, prestativa e acima de tudo apaixonado por som, parabens pelo seu amor em realizar a OBRA DE DEUS. E obrigado pela camisa.
Bom, deixando a rasgação de seda de lado (brincadeira), o Thiago falou sobre as WORK's da igreja dele e da sua luta diária, aqui na minha igreja (ICM) por incrivel que pareça ñ temos as WorK instaladas na nave principal, ñ sei se estamos ganhando ou perdendo uma vez que as daqui são caixas com falentes PYRAMID e um drive Pizoeletrico, creio que os falantes são automotivos com um sensibilidade muito baixa, provavelmente abaixo de 90db, normal uma vez que falante automotivo é mais resistente que os normais (se eu estiver errado me corrijam), sorte nossa que nosso AMP. para o P.A é um DBS 1800 e não um, DBK 720.
Bom minha duvida é:

para tentar melhorar nossa qualidade sonora eu troco apenas o drive
e continuo usando o falante Pyramid automotivo?

Não tem jeito com esse tipo de falante,é melhor trocar pela caixas work,pelo menos os falantes da work são adequados para sonorização ao vivo!

O que vc's acham?
primeira ou segunda opção? ou nenhuma das duas?


Depende do falante da Pyramid, o Super Blue 12" por exemplo tem sensibilidade de 93dB/w/m. Como voce mesmo disse, são falantes automotivos, mas dependendo do modelo por ser aproveitado, restando a voce pegar um drive de titanio Selenium, Snake, Oversound e um divisor de qualidade.
 
Raphael, com relação a preços, como ta os valores dos drives da seleniun?
Outra questão é que as caixas ñ tem nenhuma saída de ar, isso é normal dependendo da caixa?
 
dventurin disse:
Raphael, com relação a preços, como ta os valores dos drives da seleniun?
Outra questão é que as caixas ñ tem nenhuma saída de ar, isso é normal dependendo da caixa?

Saídas de ar são dutos que servem pra sintonizar a caixa em um determinada frequencia. Os drivers da Selenium (o D210Ti) por exemplo, tá na faixa de R$145. Veja aqui: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php?cPath=120_5&products_id=620">http://www.leosound.com.br/loja/product ... cts_id=620</a><!-- m -->
 
Tem esse da Oversound, ja usei ele e atende bem sua necessidade. Bem mais barato, só a corneta que acho que não se aproveita devido ao seu angulo de cobertura. Me passa seu msn se tiver.
 
raphael leal disse:
Tem esse da Oversound, ja usei ele e atende bem sua necessidade. Bem mais barato, só a corneta que acho que não se aproveita devido ao seu angulo de cobertura. Me passa seu msn se tiver.

Valeu Rapha

Já enviei meu MSN,
abraços
Diogo
 
dventurin disse:
raphael leal disse:
Tem esse da Oversound, ja usei ele e atende bem sua necessidade. Bem mais barato, só a corneta que acho que não se aproveita devido ao seu angulo de cobertura. Me passa seu msn se tiver.

Valeu Rapha

Já enviei meu MSN,
abraços
Diogo

Ja te add, depois a gente se fala online.

Tem fotos das sua igreja e das suas caixas aqui no forum? Se não tiver posta pra gente ver.
 
A PAZ

Dventurim escreveu:
Outra questão é que as caixas ñ tem nenhuma saída de ar, isso é normal dependendo da caixa?
É normal sim, quando ela tem saída de ar é uma "BR" e no caso a sua é uma "CB" se não me engano se escreve assim Closed box, é muito usado em Hi-end por ser uma caixa com grave profundo, mas se voce vai usar outro falante terá que ver se o tamanho da caixa (litros) servirá para os dados do novo falante.


Heriberto
 
Complementando:

Um dos macetes quando a quantidade em litros é inferior ao necessário para o novo falante, é utilizar mantas ou de algodão ou de material sintético que me escapa agora o nome, e se torce ele como escada helicoidal até ficar com o som desejado.


Heriberto
 
heriberto disse:
Complementando:

Um dos macetes quando a quantidade em litros é inferior ao necessário para o novo falante, é utilizar mantas ou de algodão ou de material sintético que me escapa agora o nome, e se torce ele como escada helicoidal até ficar com o som desejado.


Heriberto

Daria pra explicar isso direito?
 
Uma caixa corretamente calculada (volume) para um determinado falante simplesmente não precisa ter material absorvente (lã de vidro, lã mineral, etc, etc) por dentro.

Mas quando a caixa, por motivos diversos (facilidade de transporte, peso, etc) é menor do que deveria, a forração com materiais absorventes "aumentam" o volume aparente da caixa, e fazem o falante render mais, como se estivesse em uma caixa de dimensões próximas do ideal.

O restante é fazer contas - complicadas contas - que levam em consideração a quantidade de material, densidade, coeficiente de absorção, etc, etc, etc. Por isto que caixas boas são caras.

Um abraço,

Fernando
 
bom. naum entendo mto sobre construção de caixas. sou meio leigo no assunto.
pois bem. tirei uma das caixas do PA da igreja e abri ela para ver as especificacoes. se algum de vcs souberem se eh bom ou ruim diga ae... obrigado...

falante 10" TNS Venture 400w Super Bass 4ohms RSB-10
e tem acho q eh um twiter pct8500 - as medidas saum 8,5 por 8,5

soh tem isso escrito atras dos falantes, mas nada. procurei no pai dos burros (google) e naum achei quase nada ou nada sobre as especificacoes acima.

a caixa de som eh quadrada com
42 cm de altura
35 de largura
25 de pronfudidade

a caixa eh de madeira e possue 2 dutos de saida de ar na parte frontal acima do woofer com o twiter no meio ( o 0 o).
 
bom esqueci de dizer, sabendo o q a caixa possue, alguma opiniao quanto a q marca, modelo, tamanho que devo comprar de falantes. lembrando sempre no custo beneficio.

???
 
Back
Topo