Contrabaixo no PA e no cubo simultaneamente

Pessoal, há pouco tempo eu comprei um par de caixas de PA para minha igreja. Quando perguntei ao vendedor se ela "aguentava" o baixo, ele disse que não. Ele me sugeriu que ligasse o baixo no cubo e ligasse a saída de linha do cubo em um dos canais da mesa. Assim eu poderia alternar o volume do instrumento entre o cubo e a mesa para não exigir muito dos PA's. Ligar o contrabaixo somente no cubo poderia conservar os PA's. Mas nesse caso, o som não seria bem distribuído (estou certo?). Na igreja não tem Subwoofer. O que vocês acham?
 
Depende de como será trabalhado o volume do PA/CUBO.
Já trabalhei assim em igrejas pequenas, da para fazer deixa as altas no PA e o trabalho mias grosseiro com o cubo, mas se soltar volume no cubo você mata tudo.
Se o cara usar o cubo moderadamente e você trabalhar bem o PA “fazendo a cama” do baixo fica bom.
 
dá pra fazer, sim, depende exatamente o que o nosso amigo pTjz disse e vai muito de quem está no controle pra deixar em um um nível bom entre o PA e o cubo
 
Se o cubo estiver tocando a mesma faixa que o PA vc pode sofrer com cancelamentos... Principalmente se o cubo não estiver na mesma linha do PA.
 
Um solução melhor, na minha opinião é o uso de um Direct Box, mandando um sinal balanceado para a mesa e um link para o cubo. Assim, como o músico terá seu retorno individual, o mixador pode atenuar o volume e mixagem do contrabaixo, preservando o PA.
 
Tem um artigo exatamente sobre isso. Vale a pena ler:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.org/artigos/uso-e-posicionamento-de-cubos-em-locais-fechados-eou-pequenos/">http://www.somaovivo.org/artigos/uso-e- ... -pequenos/</a><!-- m -->
 
Back
Topo