Controlar volume individual nas lines

Renan Nogueira

New Member
Boa tarde ai galera. Tenho uma dúvida quanto a ligação desses potenciometros.
Tenho 6 caixas line array na minha igreja.
3R e 3L e uso 3 potencias para tocar as 6. 1 para os drivers, 1 para os falantes de 300 e outra para os falantes de 600. Ru gostaria de controlar o volume das caixas individualmente, deixando as caixas de baixo com menos volume e as de cima com mais volume. Se eu colocar ospotenciometros entre as caixas e as potências vou queimar a potência? Será que preciso de um transformador de linha?
 
Vai queinar, o teu potenciômetro tem que estar entre a mesa e as potências. Mas, se tu tiver R$RR$R$ tu pode usar um processador, o Ultradrive DCX-2496 e excelente, tu pode aumentar as saídas dele individualmente. Me explica como está o teu sistema, como está ligado, ai te digo como fazer isso.
 
Eai Edinei blz?
Então, sai uma saida digital estéreo da mesa para um processador dcx 2496. Daí, saem 6 canais do dcx, 3 Left (low, mid,high) e 3 Right (low,mid,high). Tenho 3 potências StudioR para tocar as lines. X1 para tocar 6 drives, X3 para tocar 6 falantes de 300w e X5 para tocar 6 falantes de 600w.
Então saem 2 canais (1Le1R) low do dcx para a X5, 2 canais mid para a X3 e 2 canais high para a X1.
E das potências ligo as caixas L e R.
Sendo as 3 L em paralelo e as 3 R em paralelo. Sendo assim o volume das 3 lines ficam iguais. Mas eu queria deixar a de cima com mais volume, a do meio menos e a de baixo menos ainda.
 
Nesse caso, não tem como baixar o volume individual, já que você tem o mesmo amp para todas as caixas. Seria possível se suas caixas recebessem um canal individual do amp.
 
Renan, seja bem vindo!!!

Quanto ao line em questão qual o modelo? Os cortes das vias estão como?

Quanto a pergunta, só teria essa possibilidade SE tivesse um amplificador para cada um dos "niveis" do line... ou seja teriamos 6 amplificadores... Isso considerando alimentar as quatro células superiores com 1 conjunto e as duas inferiores com outro...

Com relação a cobertura desse sistema com apenas 3 unidades por lado como é? quais as medidas da igreja?
 
Última edição:
Boa noite Dener. Obrigado.
Essa line nossa eh fabricação propria.
Com 2 falantes oversound e 1 drive de neodimio com guia de onda.
A igreja tem 30 metros após a caixa e a cobertura e quase 100% so perde nos ultimos 3 metros.
Com relação as potencias individuais, também pensamos nisso mas ia sair muito caro. Então estava pensando em algo mais barato.
 

Attachments

  • 20170913_211415.jpg
    20170913_211415.jpg
    2 MB · Visitas: 17
  • 20170913_211207.jpg
    20170913_211207.jpg
    1.3 MB · Visitas: 14
A solução mais barata seria criar um divisor passivo para cada caixa, fazendo todos os cortes e ajuste de ganho, possibilitando usar 2 amplificadores um para as 4 caixas superiores e um para as duas inferiores... a questão é fazer o tal divisor passivo... dá MUITO trabalho, calculo, teste...
 
Fazendo assim eu inutilizaria o dcx? Porque hj tem 3 potências. Uma para cada (low,mid,high). Ai os cortes seriam feitos tudo neste divisor?
 
Exato... Mas não seria a melhor opção... seria bastante trabalhoso conseguir um resultado descente, mais fácil você adquirir mais amplificadores e aproveitar o DCX que já tem...
 
Ola, aproveitando o tópico também tenho uma duvida parecida. Hoje tem 08 células da Attack VRV 112 4L e 4R, utilizei o Ease Focus na época para ter a melhor abrangência do publico, mas tenho uma duvida, como esta montada a 7,5m de altura eu deixei todos os potenciômetros no máximo "0db" e a ligação entre elas esta em "cascateamento" o L que vem da mesa liga no input da primeira célula e conexão de saída Link vai para o input da segunda célula, assim sucessivamente. Esta ligação é a correta? Ou deveria utilizar um sinal individualmente para cada célula e controlar sua intensidade no processador? Lembrando que uso um DBX 260PA somente o crossover dele, mas só para 30 a 100Hz para o Sub e de 100 a 16Khz para as células, não interfiro no processamento interno delas.
 
Não está errado, se você não quiser ter o controle do volume de cada caixa.
Se você quiser controlar individualmente o volume de cada caixa, ai sim será necessário algum dispositivo antes das caixas, no caso, seria ideal pra você um Ultralink PRO MX882 V2 ele tem os 8 canais ai você envia um cabo para cada caixa ai fica perfeito, total controle do seu sistema.
 
Não está errado, se você não quiser ter o controle do volume de cada caixa.
Se você quiser controlar individualmente o volume de cada caixa, ai sim será necessário algum dispositivo antes das caixas, no caso, seria ideal pra você um Ultralink PRO MX882 V2 ele tem os 8 canais ai você envia um cabo para cada caixa ai fica perfeito, total controle do seu sistema.
Perfeito Ediney, ficou claro, mas a minha duvida é realmente é necessário ter esse controle individual? Peguei algumas informações "não sei se é verdade absoluta" mas me disseram que se conseguíssemos "6db" na distribuição de alguns microfones no ambiente seria o ideal, e isto eu consegui.
 
Vamos lá, tudo aqui é uma questão de como você entregará o som para o público.
Vou te dar um exemplo: Fui fazer um briefing em uma igreja e os irmãos reclamaram bastante do volume do som na frente do altar, e eu disse OK vamos ver a estrutura e tentar solucionar esse problema, legal, eles usam um line array da oneal da linha EVO 206 problema que detectei: Atrás e no centro, o som chegava com uma pressão legal, só que como as caixas ficavam mais ou menos uns 4 metros de altura e perto uns 3 metros da turma da frente, imagina a porrada nas orelhas. Nesse caso precisei ajustar o volume das caixas da frente para atender o povo.

Se seu som for móvel e você precisa atender ambientes diversos, aconselho você ter um controle de volume a mão, se seu sistema for fixo, ajuste uma vez e pronto.
 
Back
Topo