Controle de volume em Mixagem ao vivo.

Rodrigo Rocha

New Member
Graça e paz a todos!!!

Gostaria de saber de a alguma orientação para mixagem ao vivo, tipo, altura do volume dos instrumentos, vocais de apoio e principal, pois utilizamos todos em linha e sempre um fica mais alto doque o outro.

Desde já muito obrigado pelo apoio e atenção!!
Forte abraço!
 
Isso é relativo, cada profissional tem um ouvido diferente, a maioria dos tecnicos deixam a voz, bateria e baixo mais altos que o resto, já eu prefiro assim:

Voz Principal 80%
Teclados 70%
Vocais 50%
Baixo 60%
Violão ou Guitarra 50%
Bateria:
Bumbo 65%
Caixa 65%
Chimbal 40%
Tons 50%
Surdo 50%
Pratos 30%
_______________________________________________________________________________

Uma coisa é volume de palco (isso é com os musicos), já o P.A é o tecnico que vai mixar, mesmo que seja 1 mesa de som só.

Quanto a dinâmica da apresentação, é normal o som variar de volumes, para isso vc deve regular o pre da mesa corretamente, o mais importante é vc não deixar saturar o volume de entrada, pois não vai adiantar baixar no fader se já entra ''estourado'', uma solução boa é vc usar Direct box, nele é possivel atenuar mais ainda alguns sinais fortes como dos teclados.
 
Rodrigo,

Uma das possibilidades, é você ouvir muita, mas muita música mesmo. E vá construindo uma memória auditiva de como estão os elementos em relação aos outros. Ouça CDs de vários estilos, principalmente da estética que se pratica em sua igreja. Com o tempo você saberá colocar, por exemplo, o baixo no "ponto certo", ou o fagote no contexto de uma orquestra erudita, ou o bumbo numa banda de jazz, e assim por diante. Pense, esse é só um dos caminhos disponíveis.
 
Todo técnico de som tem que ter uma mínima noção ainda que estética de musica, onde se encaixa cada instrumento qual é a pegada da banda, no caso de banda (se forem mais "profissionais") acompanhar uns ensaios caos seja uma banda que você vai acompanhar é fundamental para entender a dinâmica do grupo, pois vou discordar do Rodrigo o operador (desde que não tenha função de produtor ou afim) deve ser o mais transparente possível, pro bem ou pro mau que tá tocando são eles, o sistema de som é só para amplificar e distribuir para o público, agora se o grupo não for tão "profissional" assim cabe juntos acharem um mix ideal, é claro que sem discrepâncias como back na frente do vocal principal, bateria ou teclado cobrindo todo mundo ( muito comum)...
 
Uma coisa em que notei ja faz alguns anos é que conforme a nota musical tanto dos baixos elétricos como dos teclados e outros de baixa frequência (SONS GRAVES) tem um rendimento alterado conforme o ambiente (o som destes instrumentos ficam mais altos dependendo das notas musicais)...
Alguém sabe me informar o porque deste evento???
 
depende muito, porém pode ser um caso de ressonância desses instrumentos agora amplificados com o ambiente. Se essa ressonancia alterar drasticamente o som e embolar o mesmo, identifique a frequencia ressonante e acerte a equalização de forma que faça o som ficar agradável ao público
 
como frequências graves tem um comprimento de onda (Lambida) maior quanto mais grave a frequência tocada, é onde fica mais perceptível as interações acústicas com a sala, não só ressonância como também cancelamentos, e outras...
outro detalhe é que a depender da posição do ouvinte em se tratando de graves você vai perceber determinada nota com mais intensidade que outra, se estiver a uma distância próxima a 1/4 da largura de onda total da frequência vai escutá-la com intensidade máxima pois vai pegar a crista da onda em uma de suas fases, ou seja não é só o instrumento que soa diferente na sala mas você também pode ouvi-lo de forma diferente dependendo da posição que está.
 
Arleypol... Valeu... Pois estava quase me estapiando com o BATERISTA em certo evento pois ele queria cortar minha frequencias de graves e até as do BUMBO dele alegando que o som estaria muito alto mesmo eu alertando que só em algumas notas estaria ocorrendo e eu ja estava até pegando mais leve quando executava estas notas... Porém (Santa iguinorança) cortou e nem notou que o teclado também estava com o mesmo caso...
Vou tentar explicar isto pra ele pois ele começou ha muito pouco tempo a mecher em mesas de som... Como é Percurcionista (Baterista) não tém noção de notas HARMONICAS...
 
sobre o negócio do baterista, toca um sub no lugar do banco dele... eu como baterista não tenho essas frescuras e não entendo o porquê de tê-las.. o cara que sabe mesmo o que tá tocando, consegue com o mínimo de retorno ter noção de como está saindo o som... mas enfim, saindo da brincadeira, põe um Sub forte pra ele, se tiver algum disponivel pra isso.

Abraços
 
Back
Topo