Convenção AES 2010 - a viagem

Olá gente,

desculpem, eu não me dei bem com o ar de São Paulo e acho que peguei uma gripe/rinite/sunisite ou qualquer outro problema respiratório complicado, estou tossindo muito, muito catarro. O pessoal que me viu lá na quinta, me perdoem, eu era só tosse e lenço para o nariz escorrendo.

Bem, a BATALHA DOS LINES foi incrível. Tivemos:

- Attack
- Adamsom
- Eletrovoice
- FZ Audio
- Norton (portuguesa)
- Tiple Onda (espanhola)
- Staner
- DAS

Durante o dia, passagens diversas. Algumas vezes eles foram até 130dB! Como era no estacionamento, o que mais se via (e ouvia) eram carros com alarmes disparados. Já à noite, tanto na quarta quanto na quinta, lá pelas 20:00hs começava a batalha.

A batalha consistia em nivelar todos os equipamentos no mesmo nível de volume (cerca de 95dB na House Mix), e tocar em cada line a mesma música, para ver o comportamento de cada um. Tocaram várias músicas, cada uma de um estilo diferente. Teve de orquestra a samba, até forró... Tudo SEM PROCESSAMENTO (claro, com os cortes de crossover e ajustes de delay, mas equalização/compressão = flat)

Eu assisti na quarta-feira. A minha impressão (a do MarceloCavic também, já que estávamos juntos), foi de que o Attack mandou EXCELENTEMENTE bem, só não foi melhor que o Eletrovoice (este foi PERFEITO). O Norton foi muito bem nos graves e nos agudos, mas deixou a desejar nos médios. O FZ Áudio e o DAS também foram muito bem.

O Triple Onda era o único que não tinha sub, e eles tinham um gravão enorme para quem não tinha sub. Mas decepcionou nos agudos.

O Staner... decepcionou um pouco no começo. No começo, tiveram que tocar a mesma música 3 vezes. Só na terceira que o negócio melhorou, mas ainda assim ficou devendo nas altas.

A decepção foi o Adamsom. Parecia que estava sem graves, só médio e agudos, horrível, dava fadiga auditiva ouvir o line.

Já na quinta-feira, último dia de evento, mudou o panorama. Parece que o pessoal repassou tudo e o som geral estava melhor (apesar do Norton continuar devendo médios e o Staner e TripleOnda devendo agudos). O Adamsom ganhou outra vida com os subs ligados (aliás, para compensar o dia anterior - que subs!), mas na média o Eletrovoice e o Attack foram os que mais nos impressionaram.

De qualquer forma, eu já tinha essa ideia e foi confirmadíssima: Todos os lines tocam bem, mas alguns tocam melhor que outros em determinados estilos musicais. Na média, parabéns a todos os fabricantes. Literalmente deram a cara a tapa! Só não deu para entender os erros da noite de quarta, já que tiveram a terça e a manhã/tarde da quarta para testar.

------------------------
O line da Attack estava por conta do Dênio Costa, o qual tivemos o prazer de encontrar e aproveitar para conversar com ele e os donos da Attack. Falamos da nossa impressão e o José Luis (um dos donos) agradeceu muito, porque segundo ele "foram só críticas, diziam que a gente não tinha capacidade de fazer um line para concorrer com os importados".


----------------------
Eu sei que em São Paulo chove muito, e me bateu uma dúvida grande. Aquele monte de caixa pendurada lá por três dias... e se chovesse? O que fazer? Tive respostas bem interessantes:

- um técnico (não sei de que empresa) falou: problema nenhum. Choveu nesta tarde (realmente, garoou na quarta-feira) e olha aí meu line tocando.

- já o Carlos Correia (Selenium) e o Dênio Costa e José Luis (Attack) foram enfáticos: chuvinha os aparelhos aguentam, mas chuva forte, tem que proteger o equipamento. Aí me falaram que havia lonas atrás, para cobrir os equipamentos em eventualidades.

O Dênio também comentou que isto é um problema sério em shows, pois se começa a chover no meio do show, por um lado você precisa proteger o máximo possível sem prejudicar o som, por outro lado precisa continuar tocando... dura escolha.

Um abraço, aos poucos vou colocando mais. MMMMUUUUIIITTAAA coisa para escrever.

Fernando
 
Faço minhas as palavras do Fernando, com relação às demonstrações dos Lines.

A ADAMSON na quinta feira adicionou mais dois sub's de 21" e dessa vez em relação aos subs eles estavam muito bem. Foram demonstrados com uma música eletrônica que dentro do andamento ia descendo a frequência que com certeza foi abaixo de 30Hz, sinceramente coisa de louco, deu até tontura!

A ATTACK chegou já muito bem desde o primeiro dia e em matéria de graves eles estavam usando sub's cardióides que realemente impressionavam, tocou muito que até sobrou, mas achei que faltou um pouquinho na região dos agudos.

A ELECTROVOICE estava perfeita, perfeita, perfeita, aveludada com um som quente. E diga-se de passagem estava ao lado da ATTACK. Que responsabilidade para a ATTACK, tocar antes da Electrovoice...

A FZ eu acho que fez muito bem, mas ficou faltando nas médias altas.

A DAS estava bem, mas na quinta faltaram os subgraves.

A NORTON eu achei que tocou muito bem tanto em graves como em agudos

Abç,
 
Pois é...

Eu estive lá desde domingo, observei a montagem dos sistemas e não consegui ouvir nenhum deles... rssss...

Ah, pessoal... notaram a novidade na assinatura do MarceloCavic?

[]'s
 
Olá pessoal.

Corroborando as opiniões acima, o line da EV foi o que se comportou melhor. Como o Marcelo postou, um som bem equilibrado, e ainda ressalto uma boa definição nos graves, o que mais me chamou a atenção.
O FZ foi meio engraçado, a depender do programa musical, ora ardido, em comparação ao EV, contrariando um pouco a opinião dos caros amigos acima sobre as médias altas, ora com menos definição, justamente pela falta de equilíbrio nessas frequências. O Attack se comportou bem, com um bom equilíbrio tmb.
O Norton estava bom, mas parece que com menos pressão, e parecia que os agudos estavam um pouco saturados em algum ponto, pois dava a impressão de ouvir um estalinho lá nas altas, sei lá.

Abraço.
 
Antes dos meus PITACOS , algimas notas de esclarecimentos :

1 - Foi um prazer conhecer e conversar com o Bersan, MArcelo e Thiago. E a titulo de curiosidade, uma foto nossa esta na pagina do Orkut do Norberto (Studio R), devidamente comentada por mim ( rs rs) ....

2 - Uma ligeira correção, comecei com uma PSEUDO-LOCADORA para bailinhos de garagem e me fazendo (as vezes) de DJ, mas num contexto meio diferente do atual. Editavamos fitas em rolo ou K7 e as deixavamos rolar a festa toda ... rs rs rs

Agora, os PITACOS :

1 - Como vcs mesmos notaram, a qualidade de reprodução de um sistema de som depende fundamentalmente do programa a ser reproduzido, desde o tipo de musica, voz, gravação e por ai vai. Portanto, numa situação destas, a possibilidade de comparação direta de varios sistemas, deve nos fornecer uma media. Obviamente, cada sistema vai ter um desempenho distinto em cada situação. E a decisão de compra deve ser baseada nessa media, e não em um fato pontual. De minha parte, um certo sistema que não me agradou no geral, achei bastante legal qdo reproduziu vocais simples sem muita elaboração, musicas Aguas de Março e uma que não lenbro o nome, mas era quase um tipo jogral / coro sem instrumento.

2 - O segundo detalhe, era que alguns dos sistemas soavam bem até a HOUSE ou pouco depois, mas la no fundo do estacionamento, apenas 2 ainda continuavam falando e tocando de forma quase identica à posição mais proxima, na house. Digamso que até a house eram uns 30 metros e dos PAs até o fundo do estacionamento uns 80 / 90. E foram os PAs da Norton e da Attack. Essa opinião não foi so minha, mas de varios outras pessoas.

3 - O Line da EV, conversei com algumas pessoas que tem o sistema, e para minha surpresa e confirmação, tambem acharam, que havia algo estranho com o som (timbre) do mesmo.

4 - O PA da ADAMSON, independentemente dos ajuste, fala muito alto, mas o timbre é de forma geral muito agressivo.

5 - O pessoal do TRIPLEONDA subestimou o sistema, creio que deveriam ter colocado mais elementos e para o mercado nacional, um sub realmente faz falta. Mas o grave dele mesmo naquela situação era interessante, mas como disse faltou SUB. De forma que não dah para julgar bom ou ruim.

6 - Para meu gosto pessoal, houve um certo exagero nos subs, gosto um pouco mais sequinhos os graves, embora fosse engraçado ver os alarmes em volta disparando a torto e a direito. SUBS fora, ficaria com Norton e Attack como opções principais, FZ e EV como secundarias.

7 - Entre a terça-feira e a quinta, todos os sistemas sofreram alterações de algum tipo. Quais teriam sido os problemas na noite de quarta ? A terça foi meio problematica em razão da exposição dos carros tunados e outras coisas do naipe ...

8 - Outra correção, o alinhamento do PA da Attack ficou por conta do Denio, do Coto e do JO (Jose Luis) e não apenas na mão do Denio.

9 - Thiago : desculpe-me a intromissão mas o termo correto é ESTAIDO/ ESTAIADA ...

Era isso ...
 
Thiago Borges escreveu:

Marcelo, este teu registro na AES pode te garantir de poder operar som em diversos locais, exemplo, existem situações que somente é permitido que operadores possam trabalhar se forem reconhecido e este teu registro te libera pra isto. Caso contrário o operador da empresa é quem faz o evento e você só fica ao lado indicando o que precisa.

Puxa não sabia, mas ainda estou longe de operar um PA desses...

Walter Ullman escreveu:

1 - Foi um prazer conhecer e conversar com o Bersan, MArcelo e Thiago. E a titulo de curiosidade, uma foto nossa esta na pagina do Orkut do Norberto (Studio R), devidamente comentada por mim ( rs rs) ....

Walter o prazer foi nosso, além da entrevista rolou uma bela aula, rsrsrs

A grande sacada da AES como muitos falaram e é o que eu começo a sentir a partir deste ano que é o segundo que participo é a seguinte.

Não são só as palestras, os cursos, os trabalhos acadêmicos, a exposição, as demonstrações, etc, que fazem dela um grande evento, mas as pessoas que frequentam é que dão o brilho, sinto que é sempre uma boa oportunidade de rever amigos, fazer amigos, aprender através de uma simples conversa de poucos minutos, etc.

Fiquei surpreso com o tratamento que recebemos, digo eu e o Fernando por todos que conseguimos conversar e conhecer, são pessoas que conhecem muito, estão a um nível que torna difícil até de se começar um assunto, mas são humildes, dispostos e amigos. A palestra que consegui assistir inteira teve como intérprete Sr. Joel Brito, ninguém menos que o Presidente da AES Brasil, então.... Enfim foi uma experiência muito boa.

Abraço,

Marcelo
 
Bom Galera, todo mundo escrevendo bastante, mas até agora, nada de fotos, então...

Fui apenas 1 dia, e tirei somente algumas fotos, desde já adianto que tenho elas em alta resolução, estou esperando o Isinho me passar novamente o esquema do FTP para "upar" todas as fotos (cada uma tem aprox. 4Mb!).

Logo no inicio, tirei essas:
DSC01207.jpg


DSC01208.jpg


DSC01209.jpg


Fico devendo a foto do studio móvel... falha minha!



Passei no estande da Selenium, e tive a confirmação da negocinação com a JBL (depois o Bersan me confirmou tb...)
DSC01211.jpg


DSC01212.jpg




No estande da FZ, vi novamente o ótimo retorno deles, quem me dera ter um pelo menos...rs
DSC01214.jpg


Foi um dos mais belos estandes.... curti muito, melhor do que nos anos anteriores!
DSC01213.jpg


DSC01215.jpg


DSC01216.jpg




Paineis de LED... show de bola!
DSC01218.jpg




Agora vem um brinquedinho do "grupo beringela"!rs... Quem estiver afim de um papel de parede, vai a sugestão:
DSC01220.jpg


DSC01221.jpg


DSC01223.jpg




A yamaha estava presente tb, e como sempre, muita atenção com todos os que passam por lá!... Parabéns ao Aldo!
DSC01225.jpg




Somente passei pelo estande da Staner, não vi novidades (EU não vi... se tinha eu não sei!rsrs)
DSC01226.jpg



Na pride tirei foto somente do que não vou ver tão cedo, as HD1531 e HD1521:
DSC01228.jpg


e não vou deixar passar sem colocar as SRM (amo essas cx's!rsrs):
DSC01229.jpg

ah, na Tiger Som tem as antigas SRM450 por R$2720.00 a vista, quem estiver afim....rsrs


Numark:
DSC01230.jpg




Hotsound, gostei muito dos produtos que vi
DSC01231.jpg


DSC01232.jpg




Santo Angelo, dispensa comentários, e logo que cheguei quem eu encontro batendo papo:
DSC01233.jpg


DSC01241.jpg




Passei tb na Leson, juntamente com o Besan, no qual tb foram muito atenciosos, e Bersan, assim que testar akele mic, nos fale!
DSC01242.jpg


e ah, olha o cabo que o João Becrei comentou:
DSC01243.jpg




Ta ai agora as RCF (adoradas por todos do forum!!!rsrs):
DSC01244.jpg


DSC01303.jpg


DSC01304.jpg


Vai mais um papel de parede ai?
DSC01245.jpg


olha o tamanho da tela da Digico:
DSC01246.jpg


O estande da Roland:
DSC01247.jpg

(não vou nem comentar, duvido alguem procurar algum produto nessa foto...rsrs)

DSC01314.jpg


DSC01315.jpg


Vai um multicabo digital ai?rs
DSC01305.jpg


Mic's Superlux:
DSC01306.jpg


DSC01307.jpg





Outro sonho de consumo, simplesmente fantástica:
DSC01312.jpg


DSC01311.jpg
 
Mais um tópico que eu pergunto: precisa comentar?!

SHOW de bola as fotos!

Parabéns ao nosso amigo Tonreb pela cobertura.
 
Olá Pessoal.
O objetivo da AES é o estudo, a pesquisa e a difusão do conhecimento do Áudio!
Os encontros, convenções e os congressos da AES são os seus corredores!
São as pessoas, as trocas de informações, as amizades e o intercâmbio entre as pessoas.
Foi um encontro muito bom o de 2010.
Foi bom rever alguns, conhecer outros e compartilhar com os amigos.
Ficará a saudade e o trabalho por uma AES em 2011 melhor ainda.
Abs
 
Raphael Leal disse:
Mais um tópico que eu pergunto: precisa comentar?!

SHOW de bola as fotos!

Parabéns ao nosso amigo Tonreb pela cobertura.

Valeu! Mas ainda tem mais...rsrs

Quanto ao teste dos Line's, vou mandar a minha opnião: Norton matou a pau!!!rsrs
As nacionais foram muito bem, e pra mim Attack e FZ ficaram na frente das demais.... EV parecia que tava limitada (ouvi em outros lugares e estavam muito melhores....). A FZ ano passado se mostrou mais "valente" que nesse ano, acho que seguraram nos graves..rs

DSC01270.jpg


DSC01269.jpg


DSC01266.jpg




Bom, continuando nas fotos, e agora com videos!

Vou pela ordem no qual eu assisti, comecei com Staner (gostei muito! um bom grave!!rs)
DSC01257.jpg

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=bEtiEnaN-qI[/youtube]


Após veio o DAS Aero (kd os graves!?!? as altas estavam ótimas!)
DSC01256.jpg

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=72VVq4hi1oE[/youtube]


Agora, vamos pras ignorantes! hehehe

Attack: gostei muito, uma amigo que estava ao meu lado fez até alguns comentários... da pra ouvir...rsrs, já conhecia o sistema e confirmou o que sempre ouvi, show! (e ta explicado o pq está vendendo d+!!rs)
DSC01265.jpg

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=_kIg4x3yEvA[/youtube]


Adamsom: não curti muito, mas se me derem um, juro que não reclamo!!!rs - no teste que assisti o técnico responsável falou que a coluna da esquerda estava "desligada", somente iria funcionar os sub's que estavam no chão, mas acho que os mesmos foram ligados após o técnico perceber que só os do chão não estava dando conta...rs (eu disse: EU ACHO!rs)
DSC01264.jpg

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=K_rJdoTqD4E[/youtube]



EV: Fantastico! que qualidade.....
DSC01263.jpg

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=tVwwXpUYSq0[/youtube]


FZ: empate com EV! mas por ser nacional, FZ na cabeça!!rsrs (em relação ao teste do ano passado, a FZ se saiu melhor...)
DSC01262.jpg

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=NL5oBH3bQUA[/youtube]


Norton: JÁ GANHOU, JÁ GANHOU!!rsrsrsrs (no meio do teste acho que alguns ladrões tentaram roubar alguns carros, ainda bem que os alarmes dispararam... ufa! huahuahuahuahua)
DSC01260.jpg

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ofOpv617nR4[/youtube]



Triple Onda: show de bola, mas estava numa briga um pouco errada, perto das outras o grave que ela mandava era muito fraco.... dependendo do uso, vai que vai (pelo catalogo: 140db de SPL! - custo conforme o técnico: R$20000.00 cada cx! caro não?!)
DSC01261.jpg

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=gB8HtmoDX8Q[/youtube]


Galera, não julguem meus comentários, são opniões próprias e não com audio, apenas mexo no som da igreja....
Quanto aos videos, não levem em consideração ao que ouvirem, pois teriam de realmente estar lá pra saber o que é a porrada!rsrs... e a filmagem... bom... tentei fazer o melhor!rs

DSC01255.jpg


DSC01285.jpg




Fotos dos "bastidores":
DSC01294.jpg


DSC01290.jpg


DSC01289.jpg


DSC01295.jpg


DSC01299.jpg


DSC01293.jpg


DSC01292.jpg


DSC01291.jpg


DSC01302.jpg


DSC01301.jpg


DSC01298.jpg


DSC01297.jpg


DSC01288.jpg


DSC01287.jpg


DSC01286.jpg


DSC01275.jpg


DSC01272.jpg




Agora, pergunto uma coisa, como pode uns "animais" conseguirem ficar na frente dos sub's da attack e norton?!?! eram surdos, não é!?rsrs (as fotos que tirei foram todas bem longe, somente fui para trás no teste do Triple Onda, que não era "tão ignorante!"rsrs).

Bom, novamente falo, não julgem pelos videos vistos, a qualidade da camera não consegue transparecer o que realmente ouvimos lá. Se quiserem os originais (full) me passem uma MP.

Abraços a todos, e sempre que tiver novidades postarei no forum! (expomusic será a próxima!rsrs)
 
Tonreb,

além de ter sido um prazer te conhecer, você está nomeado FOTÓGRAFO OFICIAL do SomAoVivo. LLLLIIIINNNDDAAAASSS as fotos. Parabéns!

A que mais gostei foi esta aqui:

DSC01223.jpg


Gente, olhem na tela. Os eqs, efeitos e compressores internos da mesa aparecem exatamente como se fossem periféricos... quer coisa melhor que isto?

--------------------
Aldo,

qual será a data da Expomusic 2011? Eu vou!
 
Eu atentei para o detalhe da tela mostrando: "Channels 89-96 e Aux Sends 17-32".

Imagina operar uma mesa com 96 canais e 32 auxiliares?
 
E o diretor técnico da Midas aqui no Brasil é um irmão nosso: o André Espíndola, que gentilmente colaborou com a AES ministrando a palestra sobre Áudio nas Igrejas durante a convenção.

[]'s
 
bersan disse:
--------------------
Aldo,

qual será a data da Expomusic 2011? Eu vou!

Não sei qual é a data, mas, a só para constar, a Expomusic não tem nem de longe o perfil da AES.
Abs,
 
Pessoal,
Para o pessoal que visitou a AES esse é o momento de sugestões, quando as lembranças estão frescas.
Por favor, fiquem a vontade, suas colaborações são bem vindas.
 
Back
Topo