Re: Converser Pastores e tesoureiros a investir no som.
Bom eu iria pensar primeiro em um mdo bem simples e começaria pela quanridade de membros que tu tens na igreja.
A partir daí, como é necessário pelo menos 1W por pessoa "calcularia" a potência das caixas e demais parãmetros que os amigos mais feras do SAV poderiam ajudar...
Partindo desta premissa estipularia primeiramente os monitores (tamanho dos auto-falantes, potência, etc), PA e chegaria na console. Creio que sua igreja cabendo 200 pessoas ou até um pouco mais poderiam ser usadas caixas de 300 W RMS ativas de uma marca razoável, Antera, Mackie e vparias outras que coubessem em seu orçamento...inclusive para os retornos também iria de ativos podendo ser até um pouco maiores para atender ao baixo, se realmente vc conseguir convencer o baixista a usar fones e incluiria também subs.
Com relação ao console uma de 24 ou 32 canais analógica de boa qualidade, por exemplo, uma Allen&heath ZED 428, desde que caiba em seu orçamento, cairia bem ou até uma 01V9 6 já com expansão.
No demais, cabos para microfones, microfones back volcals de boa qualidade, Samson, Superlux, que possuem bom custo benefício.
Como disse um amigo acima, não colocaria, em primeiro momento cabine na bateria, era melhor convencer o baterista e mostrar-lhe que é possível ter um bom som da batera com a finesse que o ambiente exige de forma amigável e bem profissional.
Se cometi algum erro, perdoem-me mas é a primeira vez que respondo um post.