Coral - Condenser ou Dinâmico

Bocão

Member
Pessoal,

Sou regente de um coral e sempre tive problemas com a microfonação do mesmo. O coral tem 22 cantores (9 sopranos, 6 contraltos, 4 tenores e 3 barítonos) e mais a banda (2 teclados, guita/violão, contrabaixo, batera e, as vezes um naipe de sopro)

Inicialmente eu tentava microfonar com 4 condenser (Behringer C4), colocados a certa distância (como indicado em vários tópicos aki). Tentei todas as posições... Mas eu nunca conseguia colocar um ganho legal sem realimentar.

Foi então q um coralista me disse: pq não fazemos igual ao Kirk Franklin? Colocamos 2 ou 3 em cada mic dinamico?

Fiz um teste... ficou bem melhor! Usamos 8 mics (sopranos: 3 grupos de 3 cantores; contraltos: 2 grupos de 3 cantores; tenores: 2 grupos de 2 cantores; barítonos: 1 grupo de 3 cantores). Conseguimos dar mais ganho. O problema é q, dependendo da posição, ouve-se mais algumas vozes.

Então pensei: E se eu usasse 8 mics condenser colocados como estes dinâmicos?

Como sei que vcs vão perguntar, eu já digo... este é o meu equipamento:
Mesa Digital Line6 M20D <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.habro.com.br/line6/produtos-mixer.asp?id=1152&nome=Stage%20Scape%20M20D&tipo=mixer">http://www.habro.com.br/line6/produtos- ... tipo=mixer</a><!-- m -->
4 Caixas Line6 L3M (2 como monitor) <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.habro.com.br/line6/produtos-caixas.asp?id=1149&nome=Stage%20Source%20L3M&tipo=caixas">http://www.habro.com.br/line6/produtos- ... ipo=caixas</a><!-- m -->
2 Subs Line6 L3S <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.habro.com.br/line6/produtos-caixas.asp?id=1150&nome=Stage%20Source%20L3S&tipo=caixas">http://www.habro.com.br/line6/produtos- ... ipo=caixas</a><!-- m -->

Mas já aviso q não sei mexer direito, kkkk. Adorei o conceito da Line6 q faz com q um cara leigo (tipo eu) consiga fazer um som legal, ao mesmo tempo q faz um cara bom fazer loucuras!!!

Na paz...

Jessé
 
Assim, de maneira geral, os microfones condensadores tem sonoridade melhor, porem são mais suscetíveis a realimentação, faça um teste e veja o resultado, é a melhor opção.
 
mbenedito disse:
Assim, de maneira geral, os microfones condensadores tem sonoridade melhor, porem são mais suscetíveis a realimentação, faça um teste e veja o resultado, é a melhor opção.

O problema é q não tenho 8 mics destes pra testar (tenho apenas 4). Acho q vou testar nas vozes masculinas (3 mics) e ver como vão se comportar.

Mais uma coisa: na mesa tenho como fazer cortes de frequência canal por canal (o que é muito útil para evitar microfonias). Alguém saberia me dizer quais frequências já posso cortar direto? Tipo, frequências onde não tem nada de voz... Posso fazer HPF e LPF por canal. Só não sei em que frequências configurar isso.

Jessé
 
Geralmente as mais altas (agudas), mas depende de "tudo", não existe receita de bolo.

HPF pode ser em 80~120hz depende do voz.
 
O LPF depende, mas começa em 16khz, se não resolver vai abaixando, mas toma cuidado pra não deixar o som sem "brilho".
 
É isso mesmo, cortar os agudos é mais problemático, por causa das harmônicas, mais o jeito é ir fazendo testes mesmo, boa diversão para você.

8) 8)
 
Ola

Eu usei com bastante sucesso, 3 pessoas de cada voz, em microfones Superlux HO-8. Sao condensadores mas não tem tanta sensibilidade como os Behringer. O timbre ficou muito bom e mesmo com o coro na frente do PA nao tive problemas de realimentação.

[]´s
Bustillos
 
bustillos disse:
Ola

Eu usei com bastante sucesso, 3 pessoas de cada voz, em microfones Superlux HO-8. Sao condensadores mas não tem tanta sensibilidade como os Behringer. O timbre ficou muito bom e mesmo com o coro na frente do PA nao tive problemas de realimentação.

[]´s
Bustillos

E se eu reduzir a sensibilidade? Se não me engano tem uma chave de -10dB no mic...
 
Sensibilidade não gera realimentação. O que interessa é o ganho total do sistema: um microfone mais sensível vai fatalmente ser usado com ganho menor na mesa, e um microfone menos sensível vai requerer um ganho maior. Se o volume final for o mesmo, não há diferença. O que realmente faz diferença são outros fatores, como o padrão de captação de cada microfone, e a resposta em frequência.
 
Uso diariamente microfones condensadores nos cultos. Nunca tive problemas com realimentação
Não posso afirmar no uso com coral, mas individualmente nunca tive problemas.
Tenho um AKG P120 e um Samson C05.
Tanto um quanto o outro são muito bons.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.performanceaudio.com/images/products/2/1500/12970.jpg">http://www.performanceaudio.com/images/ ... /12970.jpg</a><!-- m -->
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faelbatera disse:
Uso diariamente microfones condensadores nos cultos. Nunca tive problemas com realimentação
Não posso afirmar no uso com coral, mas individualmente nunca tive problemas.
Tenho um AKG P120 e um Samson C05.
Tanto um quanto o outro são muito bons.

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No que vc usa esses mics?

O C05 não tá mais a venda né?
 
Bocão uso na igreja, sou vocalista e ministro de louvor.
Cantamos todo tipo de musica. Desde louvores de adoração até rock pesado, rap etc.

Na semana passada comprei tbm um SM58, muito bom, mas ainda gosto mais do C05 ou o P120.
 
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