Corte Ideal no Processador DBX Driverack PA2

Italo Rocha

New Member
Galera, tenho uma dúvida sobre o processador Driverack PA2, da DBX!
Bom, eu montei um som com as seguintes características:
Grave: 2 altos de 18, Eros Target Bass, 1500;
Médio: 2 altos Eros, de 12, de 600w cada, mais TI ETD 72250, eros.
AMPLIFICADORES
Grave:
New Vox de 4000w
Médio: Crown T10, 2700.
Mesa de som da Wattsom, 12 canais
Equalizador Phonic, GEQ3102F, 31 bandas
Reverb Alesis, midiverb 4.
Queria saber se alguém saberia dizer qual corte ideal no crossover para cada frequência, lembrando que nao tenho conseguido deixar o grave em uma frequência que elimine o medio, ou seja, sem sair a voz nos graves.
OBS.: Meu estilo musical é forro de pé de serra, Sanfona, zabumba e triangulo e voz.
 

Attachments

  • IMG-20180830-WA0002.jpg
    IMG-20180830-WA0002.jpg
    116.6 KB · Visitas: 9
  • IMG-20180830-WA0000.jpg
    IMG-20180830-WA0000.jpg
    87 KB · Visitas: 9
  • IMG-20180830-WA0001.jpg
    IMG-20180830-WA0001.jpg
    115.1 KB · Visitas: 9
Olá Italo!
O seu problema na voz tem a ver com a mesa de som, que não oferece o recurso de corte em 80 Hz, 100 Hz, enfim...
Para saber o corte ideal no seu sistema, é preciso fazer medições, não há como dizer algo sem olhar os gráficos
 

Attachments

  • Screenshot_20180902-095014.png
    Screenshot_20180902-095014.png
    673.3 KB · Visitas: 8
  • Screenshot_20180902-095025.png
    Screenshot_20180902-095025.png
    676.9 KB · Visitas: 5
  • Screenshot_20180902-095020.png
    Screenshot_20180902-095020.png
    674.5 KB · Visitas: 5
os cortes ideias tem que ver primeiro a faixa de corte original dos altos, uma dica seria, usar um lado do equalizador somente para os subs e outro somente a parte de voz, eu tenho um eq desse ai, e ele tem uma opção de corte ótima, que é favorecer as frequências de alta ou as de baixa!
Você pegando as frequências originais vc repete no crossover e depois modela um pouco ao seu gosto, seu ritmo musical favorece bastante as frequências de médio grave!
uma dica é usar a parte de voz aparti de 100hz-20khz e o sub aparti de 40-100hz! lembrando que se seu ambiente for bom acusticamente falando da pra explorar de boa a parte de voz aparti de 100hz se sofrer com reverberação recomendo usar aparti de 200hz.
 
os cortes ideias tem que ver primeiro a faixa de corte original dos altos, uma dica seria, usar um lado do equalizador somente para os subs e outro somente a parte de voz, eu tenho um eq desse ai, e ele tem uma opção de corte ótima, que é favorecer as frequências de alta ou as de baixa!
Você pegando as frequências originais vc repete no crossover e depois modela um pouco ao seu gosto, seu ritmo musical favorece bastante as frequências de médio grave!
uma dica é usar a parte de voz aparti de 100hz-20khz e o sub aparti de 40-100hz! lembrando que se seu ambiente for bom acusticamente falando da pra explorar de boa a parte de voz aparti de 100hz se sofrer com reverberação recomendo usar aparti de 200hz.
 
Edpessantos, obrigado. Na verdade, o corte original vem nesses moldes citados por você, ou próximo. Os subs, ele ta cortando em 35 Hertz. Valeu pela dica.
 
@Italo Rocha, primeiro você tem de ver a curva de resposta dos alto falantes e driver. Digamos que o Sub vai de 0hz até 250hz, então a atuação boa dele seria no MÁXIMO até 120hz. Subs não respondem bem após isso. Se seus médios começam de 50hz, eles irão responder bem a partir de 100hz, então esse seria o corte ideal do sub. Essa reggra vale pro corte entre falante de médio e driver. Você não precisa de equalizador gráfico, tente usar apenas o equalizador paramétrico do processador, mas precisando ele tem gráfico também. Venda ele, tente pegar uma mesa melhor como já foi descrito acima.
 
@Italo Rocha, primeiro você tem de ver a curva de resposta dos alto falantes e driver. Digamos que o Sub vai de 0hz até 250hz, então a atuação boa dele seria no MÁXIMO até 120hz. Subs não respondem bem após isso. Se seus médios começam de 50hz, eles irão responder bem a partir de 100hz, então esse seria o corte ideal do sub. Essa reggra vale pro corte entre falante de médio e driver. Você não precisa de equalizador gráfico, tente usar apenas o equalizador paramétrico do processador, mas precisando ele tem gráfico também. Venda ele, tente pegar uma mesa melhor como já foi descrito acima.

Ronaldo nunca ouvi falar dessa limitação de máxima em 120hz, entendo que Sub+Graves, normalmente para woofers feitos para tocar tanto sub extenso quanto grave pouco mais firme (ex: Live, Tornado, Sds, etc.), recomendo entre 50 a 60hz de corte inicial à 125~250hz de corte final, ou seja até onde o mesmo chegaria. *Caso não houver médio grave, pode-se usar o falante de graves até uns 300~500hz dependendo do tipo de falante, porém não terá a qualidade de um sistema 3 vias.
 
Galera, tenho uma dúvida sobre o processador Driverack PA2, da DBX!
Bom, eu montei um som com as seguintes características:
Grave: 2 altos de 18, Eros Target Bass, 1500;
Médio: 2 altos Eros, de 12, de 600w cada, mais TI ETD 72250, eros.
AMPLIFICADORES
Grave:
New Vox de 4000w
Médio: Crown T10, 2700.
Mesa de som da Wattsom, 12 canais
Equalizador Phonic, GEQ3102F, 31 bandas
Reverb Alesis, midiverb 4.
Queria saber se alguém saberia dizer qual corte ideal no crossover para cada frequência, lembrando que nao tenho conseguido deixar o grave em uma frequência que elimine o medio, ou seja, sem sair a voz nos graves.
OBS.: Meu estilo musical é forro de pé de serra, Sanfona, zabumba e triangulo e voz.


Vou lhe da uma configuração de corte que eu usaria, porém o ideal seria efetuar os cortes ouvindo o resultado e sentir qual seria a melhor opção, porém vamos lá:
Em todas as opções eu utilizaria o filtro LR24DB

Eros Target Bass 1500: Resposta de Frequência: 30 ~ 1.000 Hz= 30~200Hz
Medio Eros 612 MG 600: Resposta em frequência: 45 ~ 4500 Hz= 200~2500Hz
TI ETD 72250: Resposta de Frequência: 1000~20000Hz= 2500~20000Hz

Lembrando que essas respostas de frequências são as originais de cada drive, e tente ouvir bem qual corte final usar no médio, pois ela sera a inicial no driver TI.
Quanto ao equalizador Phonic, GEQ3102F, 31 bandas, se você sabe bem utilizar ele use sim, pois você terá mais liberdade no controle das frequências especificas que queira da corte ou ganho.

Mesa de som, eu gosto dessas mesas pra uso simples, pois ela não tem tanta frescura como as mais atuais, resumindo o som que entra é o que sai, os pré dela que são fraquinhos, ai pra compensar tente ajustar o timbre final do seu som nos cortes do equalizador.

No mais se vc tem necessidades que a mesa não consegue cobrir troque, e tente ser mais profissional, não no sentido do que vc fala ou ter duvidas, e sim no sentido de vc mesmo criar suas experiencias, isso de equalizador gráfico é coisa do passado não se usa mais isso é coisa do capitalismo e atual mercado, eles não querem que vc use mais equalizador e cross over, porque existe o processador, claro que o processador tem mais funções e até substitui um cross over, porém um bom equalizador eu duvido o ideal pra quem gosta de tirar o máximo do som é um processador e um bom equalizador. Por tanto Explorer ao máximo seu som aprenda tudo sobre ele veja as limitações dele você mesmo e não porque eu digo o que serve e o que não serve!
 
@Edpessantos, Não importa a resposta de frequência nominal do falante, mas sim a curva de resposta. Começou cair, corte, porque daí já perde eficiência e prejudica o resultado final. E sim, o corte máximo utilizado em subs é na faixa de 100hz, 120hz. Se for pra cortar inicial a 60hz melhor nem usar.
O equalizador é sim coisa do passado. Altera frequências indesejadas. Atrapalha mais do que ajuda. Uma boa mesa de som com uma boa caixa já são o suficiente para sse extrair o máximo do conjunto. E um processador custa quase o mesmo que um bom equalizador, e na maioria dos casos esse também é dispensável.
 
@Edpessantos, Não importa a resposta de frequência nominal do falante, mas sim a curva de resposta. Começou cair, corte, porque daí já perde eficiência e prejudica o resultado final. E sim, o corte máximo utilizado em subs é na faixa de 100hz, 120hz. Se for pra cortar inicial a 60hz melhor nem usar.
O equalizador é sim coisa do passado. Altera frequências indesejadas. Atrapalha mais do que ajuda. Uma boa mesa de som com uma boa caixa já são o suficiente para sse extrair o máximo do conjunto. E um processador custa quase o mesmo que um bom equalizador, e na maioria dos casos esse também é dispensável.

Vc usa algum sistema RTA?
 
@Italo Rocha, primeiro você tem de ver a curva de resposta dos alto falantes e driver. Digamos que o Sub vai de 0hz até 250hz, então a atuação boa dele seria no MÁXIMO até 120hz. Subs não respondem bem após isso. Se seus médios começam de 50hz, eles irão responder bem a partir de 100hz, então esse seria o corte ideal do sub. Essa reggra vale pro corte entre falante de médio e driver. Você não precisa de equalizador gráfico, tente usar apenas o equalizador paramétrico do processador, mas precisando ele tem gráfico também. Venda ele, tente pegar uma mesa melhor como já foi descrito acima.
Isso mesmo Ronaldo, sobre a mesa, irei pegar uma digital. O equalizador foi um colega que emprestou. Mas valeu pela dica.
 
Vou lhe da uma configuração de corte que eu usaria, porém o ideal seria efetuar os cortes ouvindo o resultado e sentir qual seria a melhor opção, porém vamos lá:
Em todas as opções eu utilizaria o filtro LR24DB

Eros Target Bass 1500: Resposta de Frequência: 30 ~ 1.000 Hz= 30~200Hz
Medio Eros 612 MG 600: Resposta em frequência: 45 ~ 4500 Hz= 200~2500Hz
TI ETD 72250: Resposta de Frequência: 1000~20000Hz= 2500~20000Hz

Lembrando que essas respostas de frequências são as originais de cada drive, e tente ouvir bem qual corte final usar no médio, pois ela sera a inicial no driver TI.
Quanto ao equalizador Phonic, GEQ3102F, 31 bandas, se você sabe bem utilizar ele use sim, pois você terá mais liberdade no controle das frequências especificas que queira da corte ou ganho.

Mesa de som, eu gosto dessas mesas pra uso simples, pois ela não tem tanta frescura como as mais atuais, resumindo o som que entra é o que sai, os pré dela que são fraquinhos, ai pra compensar tente ajustar o timbre final do seu som nos cortes do equalizador.

No mais se vc tem necessidades que a mesa não consegue cobrir troque, e tente ser mais profissional, não no sentido do que vc fala ou ter duvidas, e sim no sentido de vc mesmo criar suas experiencias, isso de equalizador gráfico é coisa do passado não se usa mais isso é coisa do capitalismo e atual mercado, eles não querem que vc use mais equalizador e cross over, porque existe o processador, claro que o processador tem mais funções e até substitui um cross over, porém um bom equalizador eu duvido o ideal pra quem gosta de tirar o máximo do som é um processador e um bom equalizador. Por tanto Explorer ao máximo seu som aprenda tudo sobre ele veja as limitações dele você mesmo e não porque eu digo o que serve e o que não serve!
Tens razão meu parceiro. Aos pouquinhos, estudando tutoriais e pegando as dicas de vocês eu vou me alinhando. Obrigado
 
Iiiii desculpem mas vou desanimar a galera ;)
Não podemos considerar ou a resposta numeral ou gráfica de um alto falante para determinarmos os pontos de crossovers.
Porque?
Porque a resposta vai mudar depois que o falante for colocado na caixa.
Usando as palavras do mestre WU , quem dita o corte é a caixa, jamais o transdutor sozinho.
@Ronaldo1 o negócio é quase por ai, mas é um passo atrás.
Acho que o que vc quis dizer é que a faixa útil é 1/8 acima e 1/8 abaixo dos limites impostos pelo fabricante.
E isto serve sim, mas para o projetista, na hora de desenhar e escolher o alinhamento que vai escolher para a caixa a ser projetada.
E para termos uma noção do recheio que o falante pode nos dar.

@Edpessantos realmente não existe um LPF máximo a ser determinado o CERTO para os subs.
Pois existem vários sistemas e cada um com sua configuração e necessidade
Mas o quanto mais passar de 80hz vai perder o rendimento, isso falando de apenas 1 caixa, sem considerar outras e formas de arranjos que estarão, trazendo mais problemas que benefícios.
São muitas coisas para escrever, e um assunto esquecido pode desandar a explicação.
Dê uma olhada na didática chamada intermodulação de frequências, que vai entender legal.
Qualquer coisa estamos as ordens.
 
Back
Topo