Crossover somando estéreo para mono

Olá pessoas,

Estou numa peregrinação para fazer meu setup funcionar a contento. Tenho dois amplificadores Crown e algumas caixas, porém preciso que esse conjunto de 4 canais de entrada recebam o mesmo sinal (direito e esquerdo somado) para envio (mono-somado) para suas respectivas caixas.

Ocorre que meus amplificadores não possuem esse recurso de soma de entrada (direita e esquerda).

Qual é a ideia então: Utilizar um crossover (custo/benefício) ativo que contemple essa função. Penso no Waldman CX4.5. Ele possui a função mono, mas não consigo resposta da Equipo (representante/importadora e responsável).

Alguém conhece e usa o recurso MONO do Crossroad CX4.5 ? Ele seria capaz de desempenhar essa "façanha" ?

ps: a ideia é quando ativar o MONO, o crossover continue RECEBENDO o sinal estéreo, porém misture e envie em mono-somada as frequências respectivamente ajustadas...
 
Ola LeonardoPRC, Eu não consegui entender o que quer, o crossover serve para dividir o sinal em "faixas de frequencia" de acordo com a resposta de cada caixa do sistema, 2,3 ou 4 vias. Pelo que eu entendi não é isso que voce precisa.

normalmente e quase sempre, os crossovers de duas "bandas" tem a função de somar o SubGrave, fazendo o Sub em mono.  
Algunhas mesas de som tem saida mono.

Talvez um conversor stereo/mono resolva o seu caso.

veja aqui: http://www.rane.com/note109.html


n109fig2.gif
 
stract disse:
Ola LeonardoPRC, Eu não consegui entender o que quer, o crossover serve para dividir o sinal em "faixas de frequencia" de acordo com a resposta de cada caixa do sistema, 2,3 ou 4 vias.
...
Acho que entendeu. É bem isso. Eu preciso dividir nas frequências porém TAMBÉM eu preciso que o crossover envie as duas bandas misturadas para NÃO SOMENTE o subwoofer (que tomara que o sr. tenha razão). Mas sim também para todas as outras frequências/caixas.

stract disse:
normalmente e quase sempre, os crossovers de duas "bandas" tem a função de somar o SubGrave, fazendo o Sub em mono.  
É isso que eu gostaria de me certificar antes de comprar.


stract disse:
Algunhas mesas de som tem saida mono.
Apesar que horas deva usar a mesa, mas horas quero poder plugar uma outra fonte qualquer, (ex. smartphone... Sei q ele pode setar e enviar em mono, mas...).

stract disse:
Talvez um conversor stereo/mono resolva o seu caso.
veja aqui: http://www.rane.com/note109.html
Já pensei nesse "armengue". Justamente acompanhei/estudei esse material. Segundo relatos perde-se muito as frequência quando se usar até mesmo um resistor de 1k para somar as bandas...
 
então eu acredito que um crossover eletronico tipo o DCX2496 resolva bem o seu problema.
 
stract disse:
então eu acredito que um crossover eletronico tipo o DCX2496 resolva bem o seu problema.
Ainda não entendi bem o que você quer, mas se que usar tudo mono, pra que sair stereo da mesa, pra depois "converter" tudo pra mono ? 
Porque já não sai mono da mesa, entra mono no cross e manda para os amps ?? 
 
stract disse:
então eu acredito que um crossover eletronico tipo o DCX2496 resolva bem o seu problema.

Alto lá companheiro... lol - Você analisou a solução de crossover que passei?! O Crossroad CX4.5 parece cumprir essa missão, não?

ps: quem dera eu, depois do tanto de investimento que já fiz, ainda poder largar um Behringer de 2.000 dilmas...
 
rvtsom disse:
Ainda não entendi bem o que você quer, mas se que usar tudo mono, pra que sair stereo da mesa, pra depois "converter" tudo pra mono ? 
Porque já não sai mono da mesa, entra mono no cross e manda para os amps ?? 

É... Talvez eu esteja complicando mesmo...

Assim, o projeto é um home-studio que atenderá também a casa. E em qq/ momento filhos, esposas poderem plugar seus gadgets, reproduzir um som, sem precisar setar dentro do aparelho o modo mono.

Mas talvez o senhor tenha razão, e esse Waldman atenda minhas necessidades mesmo... Acho que vou comprar, aproveitar os 7 dias de devolução da internet, e...
 
um home studo em mono? rapaz, agora já nao estou entendendo mais nada. Quais os modelos das caixas que esta usando?
 
stract disse:
um home studo em mono? rapaz, agora já nao estou entendendo mais nada. Quais os modelos das caixas que esta usando?

Sim! A questão é que foi preciso utilizar o modo bridge, e por definição dos amps eles ficam em mono.

1 Amplificador Crown XLS1000 (possui crossover etc);
1 Amplificador Crown XLi2500 (não possui crossover);
2 Woofers Leacs 150w 8ohms 3 vias (falante de 15", Super Tweeter e corneta);
1 Subwoofer Bomber 15" Upgrade 350w RMS bobina dupla de 4ohms;
1 Mixer Alesis Multimix 8 USB 2.0 FX (que nem sempre deverá ser usado).

XLS1000 :
2ohm 550 por canal
4ohm 350 por canal
8ohm 215 por canal
8ohm 700 bridge
4ohm 1,100 bridge mono

XLi2500 :
4ohm 750 por canal
8ohm 500 por canal
8ohm 1,500 bridge mono

Reparou como está difícil o meu dilema ?! A questão é que como pode ver eu disponho de somente um subwoofer. Portanto eu acredito que por causa dele, TODO o projeto deva ficar em mono, para que ele não reproduza apenas um lado da banda...

- O que sugere?
 
LeonardoPRC disse:
Então parceiro, agora realmente complicou hein?! apois...

Nao sei do modelo citado mas maioria dos processadores de PA digitais do mercado tem como opção escolha da fonte de sinal para qualquer operador (leia :via) de saída .
Desta forma.
No menu de "entrada" da via X tem :
- entrada A
- entrada B
- entrada A+B

Desta forma apriori todo processamento da via X 'e feita com a base de soma dos canais L e R para seu caso.
Sobre outros momentos prefiro nem comentar pois este lance de "home  studio em Mono com duas caixas e 1 sub"   ta esquisito sim  :-/ ...

Abcrs,     
andry110
 
andry110 disse:
Sobre outros momentos prefiro nem comentar pois este lance de "home  studio em Mono com duas caixas e 1 sub"   ta esquisito sim  :-/ ...

:blush:  Ok!!! Realmente minha elucubração foi antagônica. Me sinto até envergonhado lol

O mais sensato mesmo é então adquirir mais outro subwoofer para EQUALIZAR o projeto!!!
Ao invés de INSANAMENTE investir num processador/crossover para literalmente degradar e arruinar toda a tecnologia de som, "monofasiando" as bandas. Que merd@ iria fazer...


andry110 disse:
Nao sei do modelo citado mas maioria dos processadores de PA digitais do mercado tem como opção escolha da fonte de sinal para qualquer operador (leia :via) de saída .

Certo, de qq/ forma então só para concluir o pensamento : O equipamento não seria um crossover (pois esses que tenho estudado com custo/benefício não dispõe desse recurso) e seria então como você disse um "processador", que contempla esses ajustes mais rebuscados ?
 
Mas olhando por "outro" ângulo, bem que poderia/deveria ser FÁCIL implementar um 2.1. O problema é que as potências não cooperam. A Crown tem até uma linha (top por sinal) que contempla esse recurso. Mas não esses aí modelos de "entrada"...
 
LeonardoPRC disse:
Mas olhando por "outro" ângulo, bem que poderia/deveria ser FÁCIL implementar um 2.1. O problema é que as potências não cooperam. A Crown tem até uma linha (top por sinal) que contempla esse recurso. Mas não esses aí modelos de "entrada"...

Nao vejo problema :
1 amp - 2 caixas
1 amp - 1 sub.
:huh: :huh: :huh:

Porque essa  quebra-cabeça ??
Em relação de processador.
Crossover na sua forma original é um kit de filtros para organizar as bandas das frequências em vias para amplificação na sequencia.Nada mais nem menos.
Ja o processador possui uma matriz de comutacao entrada/saida , equalizacao nas entradas e nas saidas , limitadores por via ,filtros por via e com ampla escala dos tipo e dos ajustes, inversão de fase , ajuste de atraso (delay) nas entradas e nas saidas e etc etc etc ..
Ou seja : cross-over somente corta pizza enquanto o processador faz pizza , corta e come :D !
Abrcs,
andry110


 
 
andry110 disse:
Nao vejo problema :
1 amp - 2 caixas
1 amp - 1 sub.
:huh: :huh: :huh:

Porque essa  quebra-cabeça ??

Fala sério?!!! Vocês acham mesmo que desde o início do investimento minha ideia não era essa?!! Apois... Depois que os produtos chegaram foi meu desalento : não existe forma de nenhum dos dois amplificadores mixarem o sinal de entrada (banda) e enviar para esse único subwoofer. :mad:
 
LeonardoPRC disse:
Fala sério?!!! Vocês acham mesmo que desde o início do investimento minha ideia não era essa?!! Apois... Depois que os produtos chegaram foi meu desalento : não existe forma de nenhum dos dois amplificadores mixarem o sinal de entrada (banda) e enviar para esse único  subwoofer.  :mad:

???
Então?
Foi proposto (por nosso amigo Stract) um esquema elétrico (com toda a razão , por sinal) de soma dos sinais para sub-woofer (somente e somente subwoofer).A sua resposta foi que supostamente "se-perde a frequência".Não entendi exatamente o sentido "fisico" da palavra mas imaginei que seria a faixa das frequências mais alta que normalmente ocorre nos filtros RC em função de natureza de funcionamento.
Mas .
Ai tenho que parar , respirar e perguntar de novo : então?
A via de amplificação de subwoofer não contem as frequências acima de 300 Hz pela lei! Nem PT consegue mudar isso nem por decreto nem pelo medida provisória!!!
É uma lei de física  e radio-eletronica!
Vamos por partes.
1 amp - 2 caixas (L/R) de 3 vias (não são woofers , são caixas mesmo.Correto?)
1 OUTRO amp - 1 subwoofer com soma de sinal através de somador passivo cujo esquema é oferecido pelo colega Stract (através da pesquisa dele no site de um dos fabricantes mais renomados do mundo da area.Vale ressaltar que trabalho com Rane ha muito tempo e nunca ouvi falar na perda das frequências)
Por favor , analise bem a configuração.A resposta ja estava pronta ha 72 horas atras.

Abrcs,
andry110
 
 
andry110 disse:
???
Então?
Foi proposto (por nosso amigo Stract) um esquema elétrico (com toda a razão , por sinal) de soma dos sinais para sub-woofer (somente e somente subwoofer).A sua resposta foi que supostamente "se-perde a frequência".Não entendi exatamente o sentido "fisico" da palavra mas imaginei que seria a faixa das frequências mais alta que normalmente ocorre nos filtros RC em função de natureza de funcionamento.
Mas .

Realmente eu não pretendia passar pelo martírio dessa experiência frustrada para confirmar que esse armengue sujaria um projeto que até agora vem caminhando sem workaround.
Por favor, leia o comentário final da experiência que foi baseado e originada desse mesmo blog finlandês. Segue :

http://jefferson-ryan.blogspot.com.br/2008/12/um-mixer-de-udio-simples-e-barato.html

andry110 disse:
...
Vamos por partes.
1 amp - 2 caixas (L/R) de 3 vias (não são woofers , são caixas mesmo.Correto?)
1 OUTRO amp - 1 subwoofer com soma de sinal através de somador passivo cujo esquema é oferecido pelo colega Stract (através da pesquisa dele no site de um dos fabricantes mais renomados do mundo da area.Vale ressaltar que trabalho com Rane ha muito tempo e nunca ouvi falar na perda das frequências)
Por favor , analise bem a configuração.A resposta ja estava pronta ha 72 horas atras.

Estou analisando/considerando sim! Mas estou cético. Realmente estou longe de ser um técnico de som, e estou aqui discutindo com os senhores de ousado que sou. Mas me recuso em acreditar que num cenário profissional, uma mesa, ou circuito utilize um esquema "barato" desse para mixagem de canais.

E tem outro fato também que eu preciso derivar outra via desse cabo (origem/fonte) estéreo para o outro amp. E desconfio que essa junção em curto possa também criar algum ruído ou interferencia no sinal. Mesmo que seja pego antes. Confere ?! Não corre esse risco intrínseco à essa proposta?!!
 
LeonardoPRC disse:
Realmente eu não pretendia passar pelo martírio dessa experiência frustrada para confirmar que esse armengue sujaria um projeto que até agora vem caminhando sem workaround.
Por favor, leia o comentário final da experiência que foi baseado e originada desse mesmo blog finlandês. Segue :

http://jefferson-ryan.blogspot.com.br/2008/12/um-mixer-de-udio-simples-e-barato.html
..

Estou analisando/considerando sim! Mas estou cético. Realmente estou longe de ser um técnico de som, e estou aqui discutindo com os senhores de ousado que sou. Mas me recuso em acreditar que num cenário profissional, uma mesa, ou circuito utilize um esquema "barato" desse para mixagem de canais.
..
E tem outro fato também que eu preciso derivar outra via desse cabo (origem/fonte) estéreo para o outro amp. E desconfio que essa junção em curto possa também criar algum ruído ou interferencia no sinal. Mesmo que seja pego antes. Confere ?! Não corre esse risco intrínseco à essa proposta?!!

OK.Entendi  a duvida.
O raiz dessa duvida esta na diferença entre as esquemas oferecidas.Sem entrar nas profundezas da teoria basta observar um resistor a mais num somador .A gambiarra citada no blog desse tal Jefferson não tem nada a ver com somador.Da uma olha direitinho.
So para sua ciencia na mesa da Yamaha MG24/32 somador é organizado através dos dois resistires de 36K antes de entrar num amplificador operacional.É isso mesmo : com dois resistores e um buffer !Por tanto acho valida a proposta do Struct com minhas sugestões de divisão dos amps entre as caixas.
Abrcs,
andry110


 
 
andry110 disse:
OK.Entendi  a duvida.
O raiz dessa duvida esta na diferença entre as esquemas oferecidas.Sem entrar nas profundezas da teoria basta observar um resistor a mais num somador .A gambiarra citada no blog desse tal Jefferson não tem nada a ver com somador.Da uma olha direitinho.

Se prestar atenção direitinho o esquema é o mesmo. Só que para claro, para atender o dobro dos sinais, sendo dois estéreos.

andry110 disse:
So para sua ciencia na mesa da Yamaha MG24/32 somador é organizado através dos dois resistires de 36K antes de entrar num amplificador operacional.É isso mesmo : com dois resistores e um buffer !Por tanto acho valida a proposta do Struct com minhas sugestões de divisão dos amps entre as caixas.

Então, a coisa começou a sofisticar. E esse para a Yamaha utilizar dois resistor de 36K provavelmente deve ser por que a potência/voltagem do sinal seja maior, não ?! No caso como poderíamos replicar esse esquema IGUAL ao da Yamaha, com o tal buffer inclusive? Vc consegue/desenha o esquema?

Penso talvez noutra alternativa de adiquirir esse equipamento :

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-641563880-crossover-stx52-4-vias-stetsom-_JM

Talvez seja mais profissional. A não ser que replicar um esquema profissional como esse da Yamaha seja viável.
 
LeonardoPRC disse:
Se prestar atenção direitinho o esquema é o mesmo. Só que para claro, para atender o dobro dos sinais, sendo dois estéreos.

Pois é.A gente  fala e parece que não esta sendo ouvido.
O conceito oferecido é esse :
246857d1311841872-mono-stereo-passively-help-sought-stereo-mono-passive.jpg


A opção citada por Voce é essa : 

29e2036a_Passive_Mixer.jpeg


Viu a diferença?
As duas opções sao validas.E estao sendo usadas em casos diferentes para fins diferentes por fabricantes de renome mundial com Millenia, Rane e etc..
Para Voce ter coimo opção decente de aparelho que faz o que Voce quer basta ver alguma coisa como esse dai :
bbe-362sw.jpg


Altamente recomendavel como solução final para opção  Estereo 2.1
Abrcs,
andry110
 
Back
Topo