Cubo baixo - Como cortar em 80Hz no Wofer

Rique da Viola

New Member
Olá pessoal!

Estou montando uma Caixinha/Cubo pra usar com Contra-Baixo, é pra estudos e pequenas apresentações, as vezes tocar na igreja/missas. Eu já tenho um Cubo de verdade, um Hartke, que uso para apresentações maiores.

Pra essa caixinha, estou usando um Falante de 12" Novik (antigo uns 15 anos), tem 150W 8 Ohms, foi recondicionado e esta ok, funciona direitinho, em testes simples, ele começa a tocar bem(mais alto), frequências acima de 110hz. A Caixa é de Compensado 18mm, e esta dentro das medidas indicadas pra esse falante.

Eu gostaria de fazer um corte de frequência direto no wofer, em 80 ou 90 hz. Pesquisei bastante e achei algumas formulas e tabelas pra usar capacitor e até montei uma plaquinha com capacitores( pra fazer o passa alta, quero que passe acima de 80hz e atenue tudo que seja abaixo ). Testei, mas não gostei do resultado.
Nessa tabela que encontrei, é indicado usar um Capacitor 180uF, para cortar 12db/8 - 80hz, mas não gostei, achei que atenua demais e se eu deixar sem o corte, o falante tenta tocar essas frequências e "abre""racha", distorce, ah, o amplificador é um cabeçote Oneal, que toca no máximo uns 150w em 4 ohms( 90-100w em 8ohms)

Alguém tentou fazer algo parecido?

Obrigado,
Abs,
 
Boa tarde irmao....

Problemao hein. Quando comecei a ler ia indicar capacitores/placa de divisor de frequencia ... mas vc ta no caminho certo. Cx dimensionada, falante que suportaria ...(embora pra graves os de 15" respondam melhor os armonicos dando um grave mais redondo - ao meu gosto) .
Aconselho, se vc tiver claro, ligar um oscilador gerando essa frequencia pra ver como o falante se comporta; dependendo ele nao ta alcancando a frequencia ! Daih infelizmente teria de troca-lo.

Ele eh de suspensao ?? Influencia tb !!

Nessa caixa, vc abriu o suspiro pro deslocamento do ar ???

Torço pra que vc ache a resposta ai... neste instante penso apenas nessas alternativas... e tomara que seja a mais baratinha kkkkkk
 
Elieser, boa tarde!
Eu gostaria de usar alguns itens que tenho aqui no quartinho de bagunças, e usei!!
Dá uma olhada como ficou nas fotos abaixo. O Acabamento não é meu forte, então ... "tá meio que no facão, o courvin". Coloquei um botão para ligar/liga desliga no corte, e funcionou, quando eu for tocar mais alto, mais volume, ligo o corte! Para um sonzinho mais de leve, deixo desligado, e os graves ficam mais robustos.
WhatsApp Image 2019-06-19 at 15.04.43.jpeg WhatsApp Image 2019-06-19 at 15.06.56.jpeg WhatsApp Image 2019-06-19 at 15.07.35.jpeg

Vídeo do sistema funcionando, use fones de ouvido pra perceber quando ligo o corte no botão atrás da caixa.
<iframe src="https://player.vimeo.com/video/343313532" width="640" height="564" frameborder="0" allow="autoplay; fullscreen" allowfullscreen></iframe>

ou
https://player.vimeo.com/video/343313532

Abraços
 
Olá @Rique da Viola, seja bem vindo ao SAV!

Vc me parece estar indo ao contrário do que todo baixista que conheço faria. Esta limitando o som do seu baixo pela deficiência do falante quando o usual seria usar um falante que suportasse o som do seu baixo, já que vc está montando uma caixa pra ele.
Não entendo nada de montar caixas, mas se seu falante começa a responder adequadamente á partir de 110Hz, ele absolutamente não se comportará bem com um baixo e queimará em qualquer bobeada. O teste que vi foi feito com música mecânica,ou que me parece. Se for o caso acho que não é uma boa forma de testar pois com som ao vivo a coisa fica bem diferente e exige mais do sistema.
Pessoal monta caixas costuma usar divisores de frequência da Nênis e elogia bastante, pesquise no site deles, pode ter algo que te atenda.
 
Rique, pelo que ouvi no teste, me pareceu estar respondendo bem pra quem usou pecas de "brechó caseiro" nao conseguirah um uso profissional, mas pra coisas pequenas rola !!
Revise a ligacao na placa ou ateh mesmo compre um divisor ja montado se for explorar mais dela !! Vale tb o uso dos falantes acima de 15" se tiver ai na tua garagem !!! Sucesso ai irmao... pra primeira ta indo muito bem !!
 
Rique, pelo que ouvi no teste, me pareceu estar respondendo bem pra quem usou pecas de "brechó caseiro" nao conseguirah um uso profissional, mas pra coisas pequenas rola !!
Revise a ligacao na placa ou ateh mesmo compre um divisor ja montado se for explorar mais dela !! Vale tb o uso dos falantes acima de 15" se tiver ai na tua garagem !!! Sucesso ai irmao... pra primeira ta indo muito bem !!
Não é o tamanho do alto falante que indica sua perfomance. O Sub PSW12 da Staner tem um som muito melhor que um sub de 15 da oneal. O que importa é pra que o Alto falante foi projetado.
@Rique da Viola, um cubo pra baixo deveria responder bem ATÉ 110hz, não a partir disso. Fazer caixas é um exercicio de paciência e aprendizado, pois o custo normalmente ficará mais alto que o de uma caixa pronta.
 
Bom dia pessoal!
A minha ideia com esse post, era saber sobre cortes de frequências pra wofer, usando capacitores, indutores, etc., uma placa da Nenis por exemplo, custa 250,00, e usando componentes de boa qualidade dá pra montar com 50,00 reais e ter sucesso no uso. É comum na internet, acharmos cortes de frequência, dicas, componentes e vídeos pra médio e agudo, mas pra um Wofer, vão cair nesse post aqui!

@AltVan13 Essa caixinha que fiz, foi uma primeira experiência, usei peças aqui da minha dispensa (pra não correr o risco de gastar dinheiro e não dar certo) e deu certo ficou bom! Quando eu falei da resposta do falante em 110hz, é no sentido de volume, altura do som que ele toca, ele reproduz frequências mais baixas, mas com menos volume, quando se coloca mais volume, ele dá uma rachadinha, e ai fui ruim, por isso o corte de frequência, pra o caso de ser necessário um pouco mais de volume, sem ficar rachando nas notas graves.
Eu tenho um Cubo de verdade, um Hartke( cabeçote e cx com 4 falantes ) Ele é grande e ruim pra levar num porta malas de um carro normal, um dos motivos pra eu fazer essa caixinha.

@Elieserfilho A próxima caixa sera uma com falante de 15"!

@Ronaldo1 Isso mesmo!

Quem quiser detalhes do projeto, chama aqui, que eu falo certinho como fiz.
O resultado final é:
Ficou bom e resolveu minha necessidade!
Abraços!
 
Eu ja tinha entendido tuso isso no seu primeiro post !!!


Muito manero isso ai....

Dou apoio a geral que comece a engenhar caixas !! Me amarro em fazer essas paradas !
 
O velho desejo humano de reinventar a roda.
"ele reproduz frequências mais baixas, mas com menos volume, quando se coloca mais volume, ele dá uma rachadinha, e ai fui ruim, por isso o corte de frequência, pra o caso de ser necessário um pouco mais de volume, sem ficar rachando nas notas graves."
Se vc fizer o corte das frequências graves a caixa não vai rachar porque não vai reproduzir, e se não reproduz grave pra que usar para um baixo?
O @Elieserfilho está estimulando seu empreendedorismo, e isso é louvável. Mas isso poderia ser feito de forma mais proveitosa. Por exemplo: Vc diz querer fazer o próximo cubo com um falante de 15", vc acha que ele falará melhor que seu Hartke? claro o objetivo tb não é esse, uma vez que ele tb não custará como um Hartke, mas vc já se preguntou porque o Hartke usa 4 falantes? Vc já imaginou que, desses projetos e sugestões que vc mesmo citou que existem aos montes na internet, existem alguns que usam falantes baratos para fazer subs e que até mesmo kits para montá-los estão disponíveis? Usam falantes de baixo custo, que tem limitações inerentes a isso mas que para sua aplicação podem resultar em uma qualidade bem maior no final e a palavra chave para isso é acoplamento. O mesmo princípio utilizado nos 4 falantes do Hartke.
Mas como eu disse, não manjo nada de montagem de caixas e se vc tem disposição e recurso para desenvolver como está fazendo e o resultado lhe é satisfatório...
 
Back
Topo