Cubo p/ Contrabaixo... (Será possível fazer?)

isinho

Administrator
Moderador
Olá amigos, a seguir, minha dúvida:

Meu (futuro, se o Senhor permitir) sogro toca contrabaixo - de 5 cordas - e estávamos pensando em construir um cubo para o mesmo. O maior problema, é a amplificação, acho que vamos usar um daqueles cabeçotes da Ciclotron mesmo, porque não conheço nenhum fabricante que construa amplificadores mono ou cabeçotes mais em conta...

Infelizmente, o único projeto que encontrei foi no site da selenium (MB115 BASS) <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.selenium.com.br/site2004/">http://www.selenium.com.br/site2004/</a><!-- m --> mas ele é com falante de 15" e 450 watts RMS; aí, fica além de grande, muito caro pra fazer...


Um outro que encontrei foi essa "demonstração" <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=32&Itemid=27">http://www.handmades.com.br/index.php?o ... &Itemid=27</a><!-- m --> .

Pensei em utilizar o falante 12PW3 da Selenium, mas não sei o nível de frequência do baixo... E agora?
Descrição do falante:

Diâmetro Nominal - 12"

Potência RMS (W) - 200

Potência Prog. Musical (W) - 400

Impedância () - 8

SPL 1 W @ 1m (dB) - 97

Resp. Freq. @ -10 dB (Hz) - 55 a 5000

Freq. de Ressonância (Hz) - 50

Peso do Ímã (g) - 1.240

Diâmetro da Bobina (mm) - 46

Material da Carcaça - Aço Estampado

Outra coisa, se reduzisse essa caixa da Marshall em escala para colocar um falante de 8" poderia dar certo, ou nem chance?


Eu sei que fazer caixas SEMPRE dá um trabalhão, e o risco á grande, mas um cubo pronto anda muito caro, aí complica qdo se tem um orçamento apertado...

*Agora, é a hora da pergunta cretina :shock: (além de todas as outras), é possível pegar um amplificador com duas saídas estéreo e jumpear os canais para ter um modo "Bridge" ou vou queimar o cabeçote?
(Eu sei que soa ridículo, mas é uma de minhas dúvidas...)


Valeu pessoal; Abraços...
 
Isinho,

boa idéia, mas ruim de implementar.

Cubos em geral tem falantes construídos especificadamente para a frequência! Note o seu 12PW3: ele começa a falar a partir de 55Hz.

Um baixo de 4 cordas tem a nota mais grave em 40Hz, e um de 5 cordas tem a corda mais grave em 30Hz.

Com esse falante, você não teria as fundamentais, somente os primeiros harmônicos (80/60Hz).

Já uma caixa feita para contrabaixo pode ter um falante de 8" ou 10" com especificadamente construído para responder nessa faixa de 30 a 40Hz. Esses falantes não são vendidos separadamente, só junto com as caixas.

Apesar da idéia de economizar dinheiro, aconselho realmente ir na loja, testar vários e comprar o que tiver a sonoridade mais agradável, dentro do orçamento disponível. Apesar de você gastar muito mais, evitará que gaste 2 vezes.

E nunca ligue um amp que não está preparado para modo bridge em modo bridge. Você vai queimá-lo.

Ou então, monte um "cubo" feito em casa com falante de 18". Só que acho que vai ficar meio grande...

Um abraço,

Fernando
 
Obrigado Fernando, eu perguntei, porque no "ouvidômetro" cheguei a conclusão de que o baixo de 4 cordas é quase uma oitava mais grave que o de cinco... Mas vou dar uma verificada.

Meu grande problema é principalmente a amplificação, porque consigo comprar falantes Eighteen a preços bem em conta, e que chegariam bem próximos a esse nível de frequência. Mas tenho de confirmar o esquema dos graves, pq achei o de 4 cordas BEM mais grave que o de 5...

Alguma idéia qto ao amplificador?

Mais uma dúvida, o que seria Frequência de Ressonância?

Só para comparação, consigo esse falante, por 160,00 dólares, mas onde encontrar uma potência em conta que mande 500watts RMS e em conta?!

{falante:}
http://www.eighteensound.com/index.aspx?mainMenu=view_product&pid=235
 
isinho, o baixo de 5 cordas é mais grave que o de 4, ele tem uma 5ª(Si) corda a mais que fica acima da 4ª(Mi) do de quatro cordas(contanto de baixo para cima).
 
Mais uma dúvida, o que seria Frequência de Ressonância?

De um modo mais simples (há mais coisas), freq de ressonância é a menor frequência útil do falante. Ele responde dali para cima, nada abaixo.

Um abraço,

Fernando
 
ola isinho...

vou te dizer uma coisa, eu ja toquei contra-baixo, e, cara... baixo em caixa ruim, que nao reponde, mata a gente d raiva. cuidado para nao deixar seu sogro com "raiva" de você. ehhehe, voce nao disse, a caixa seria pra ele tocar na igreja ou tocar em casa mesmo? porque se for pra tocar em casa ou ate mesmo na igreja, e a grana ta apertada, porque nao comprar um amplificador de fone de ouvido, eu acho q seria muito melhor, eu tenho um megaclick que custa 120 reais no ML, e vc pode comprar um fone porta pro 150 ou 170 reais, por ai.. e cara.. acredite, eh melhor que muitos cubos para contrabaixo existente por ai. e vc so vai gastar algo em torno de 290 reis, ou ate menos se procurar bastante.

abracos,
 
Olá

Isinho no projeto da selenium é um set para contrabaixo, composto de 3 caixas, 1 de 18", Band Pass, com corte de 40 a 80 Hz ou 40 a 120 Hz para ser usada em conjunto com 1 de 15" que pode ser usada sozinha (para pequenos ensaios) com corte de 50 a 300Hz ou em conjunto com BP com corte de 80 a 300Hz e a ultima caixa 4 x 10" + Driver, que pode ser usada sozinha com corte de 120 Hz em diante, ou corte de 300 Hz em diante quando acompanhada com a de 15", este é um set que pode ser usado em diversas configurações, ou BP + MB, MB sozinha, MB + 4X10 OU 4X10 sozinha, inclusive este set foi desenvolvido por Homero Sette, Jorge Pescara e Engº Falcão, O Jorge Pescara fez grande elogios a este Set.
Eu desejaria muito ver este sistema funcionando, pois gosto muito de contrabaixo, Quem sabe um dia.

A PAZ

Heriberto
 
O Jorge Pescara fez grande elogios a este Set.

Pela descrição, parece ser tudo o que um contrabaixista pode querer, exceto pelo preço, que deve ficar "um pouco" caro.

Fernando
 
Olá

Pouco???????????? deve se tornar bem caro,,,mas pode-se modelar de acordo com a necessidade....
Mas, para quem estiver interessado, no site da Selenium, Trabalho - artigo - pagina 3, SISTEMA PARA CONTRA BAIXO.PDF, está o que foi publicado na revista Backstage.
Sempre tive curiosidade de escutar um baixo sendo tocado em um set deste, inclusive pq aqui na região tem dois baixistas de excelente potencial, pena que não são de igreja.
 
... Pelo jeito, o melhor é esquecer essa idéia, quebrar o porquinho e comprar um cubo pronto mesmo... (vai que fica ruim e o sogrão não aprova... hehehe)

Pensei que seria mais fácil de fazer, tendo em vista que é apenas uma caixa para grave, sem dimensionamento de frequências altas....

Mas, de todo jeito, valeu pessoal, se mais pra frente eu acabar levando o projeto adiante, vou postar por aqui.

Obrigado - Abraços

Israel Barbosa
 
Olá isinho,

primeiramente pesquise sobre o assunto, leia o artigo que te falei e realmente como sempre diz o Fernando é muito melhor comprar pronto, a não ser q vc seja hobista, pois dá muito trabalho construir cx. ac.

A PAZ
 
Back
Topo