Cubo para o baixo e para o teclado

Fala Galera, A paz,


Um colega, Musico me procurou, pois esta querendo renovar os cubos da igreja, ele tinha um orçamento na mão e me mostrou, ofereceram um cubo da meteoro para o baixo e um da beringher para o teclado (tem cubo? acho que era uma caixa ativa). pois bem, vou fazer os orçamentos para a igreja mas antes tenho uma pergunta.

caixa ativa + direct box para o teclado é uma boa opção (ficaria mehor que um cubo)?
Cubo para o baixo é mehor aqueles que são inclinados (tipo Retorno) ou normal?

obs: temos +- 3500,00 reais para tal aquisição.

falow.
 
Daniel,

Vocês tem um bom orçamento, agora é difícil dizer o que seria melhor sem conhecer a sua igreja. Nós não usamos cubo para os teclados, os dois são ligados na mesa e o violão também....

Utilizamos cubos para Guitarra e Baixo até porque nossas caixas de som não suportam um Baixo de 5 cordas.... e para a Guitarra preferimos cubo pelo timbre.

Agora com essa grana eu compraria um bom direct box tipo IMP 2 da Whirlwind (R$ 180,00 a 200,00) ou até mesmo um Radial (R$ 600,00) e com o resto comprava um bom cubo dos níveis Hartke, Ampeg, Warwick, com no mínimo 200 Watts e falante de 15". Quanto a inclinação não se preocupe os graves se espalham bem por todo o ambiente coloque ele no chão e encostado na quina da parede.

Abç,
 
Uso e recomendo Hartke A100.
Para o teclado, eu usaria uma caixa ativa mesmo. É muito mais versátil, para levar para sonorizar outro espaço, por exemplo.
E nem precisa de Direct Box. A caixa já é configurada para entrada de linha (poucas são as que tem opção de MIC, na verdade).
 
Deluna disse:
Se ele for inclinado perderá os 3dB de reforço devido a reflexão no chão.

Pessoal a Paz do Senhor

Aproveitando a citação do Deluna, gostaria de fazer um questionamento.
O contrabaixista da minha Igreja perguntou o seguinte: Se eu fizer uma caixa de compensado e colocar o cubo do baixo em cima vou perder esses 3db que ganho quando ele está no chão?

Eu não soube responder a essa questão, pois não entendo bem desse princípio do ganho dos 3db quando a caixa está no chão.
Essa pergunta foi feita pois o espaço é muito pequeno e ele fica bem proximo do cubo. O Ideal pra ele seria o cubo ficar alinhado com seu rosto.

Agradeço a oportunidade
 
Se o Hartke A100 te interessar estou vendendo um zerinho!

<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=25&t=7825">viewtopic.php?f=25&t=7825</a><!-- l -->
 
oseiasgsousa disse:
O contrabaixista da minha Igreja perguntou o seguinte: Se eu fizer uma caixa de compensado e colocar o cubo do baixo em cima vou perder esses 3db que ganho quando ele está no chão?

Eu acho que sim porque o cubo vai ficar em cima da caixa e não no chão...

oseiasgsousa disse:
Essa pergunta foi feita pois o espaço é muito pequeno e ele fica bem proximo do cubo. O Ideal pra ele seria o cubo ficar alinhado com seu rosto.

Essa caixa que vc quer fazer, é só para colocar o cubo em cima, ou para guardar também?

Por que na minha igreja nós usamos um suporte para o cubo, acho que é mais discreto do uma caixa...
E vc pode coloca o cubo inclinado mesmo alinhado com o rosto do baixista...
24-07-10_1857-1.jpg
24-07-10_1858.jpg
 
A Larissa está correta...

Mas digamos que o cubo do baixo não perca 3dB, ele deixará de ganhar, pois não haverá a soma da reflexão da onda sonora que seria direcionada ao chão e refletida novamente para cima.

O grande lance do contrabaixo é o baixista manter uma distância razoável da fonte sonora (cubo), pois as ondas emitidas pelo instrumento e reproduzidas pelo cubo são comprimento longo por serem de baixa frequência. Veja:

Tabela de Comprimentos de Onda
Frequência (Hz) / Comprimento de Onda (m)
20Hz 17,20m
30Hz 11,46m
40Hz 8,60m
50Hz 6,88m
60Hz 5,73m
70Hz 4,91m
90Hz 3,82m
100Hz 3,44m
250Hz 1,376m
500Hz 0,688m = 68,8cm
750Hz 0,458m
1000Hz 0,344m
1500Hz 0,229m
2000Hz 0,172m
2500Hz 0,137m
5000Hz 0,0688m = 6,88cm
7500Hz 0,0458m
10000Hz 0,0340m
15000Hz 0,0229m
20000Hz 0,0172m = 1,72cm

Vamos pegar um exemplo de um onda de 40Hz (mais ou menos o Mizão) que tem 8,60m, ou seja teoricamente, parte do 0dB no cone do falante atinge sem ápice positivo (dependendo da fase) em um quarto deste comprimento (2,15m) e volta a ser 0dB em 4,30m, atinge o ápice negativo em 6,45m e volta a ser zero ao 8,60m.

Desta forma, o baixista para ouvir o seu som na íntegra deverá se posicionar a 2,15m da caixa e não colocá-la no pé ouvido, pois desta forma ouvirá somente sobras e reflexões do ambiente.

Valeu?

extraído do tópico:

http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=21&t=2044&hilit=comprimento+de+onda

Mais uma grande aula do Jedi Bersan! E outros colegas...

Abç,
 
Obrigado Marcelo, bastante esclarescedor sua colocação sobre a reflexão.

Larissa disse:
Essa caixa que vc quer fazer, é só para colocar o cubo em cima, ou para guardar também?

Na verdade Larissa, a caixa seria feita para não perder esse ganho de 3db quando o cubo fica no chão, visto que nosso cubo não é mixado ao PA.
 
Aqui dependendo do tamanho da igreja

tem esse da staner
gt200.jpg



Cara aqui na igreja tem e marreta para toda obra...

quando comprei todos vendedores que conheci falaram bem dele...
ia comprar um qx 200 da meteoro e os mesmos falaram que ele falava mais que o QX 200..
e parece que é verdade todos baixitas que tocam nele falam q o som é igual ou um pouco melhor
que o QX 200.
 
oseiasgsousa disse:
Na verdade Larissa, a caixa seria feita para não perder esse ganho de 3db quando o cubo fica no chão, visto que nosso cubo não é mixado ao PA.

Minha igreja é pequena, tem 2,95 metros de altura, 12,50 metros de largura e 21 metros de comprimento, e nosso cubo também não é mixado no PA, mas ele da o grave suficiente para toda igreja, em cima do suporte ainda...

dependendo da potência do cubo, vc pode deixa como o nosso, e inclinado.
 
MarceloCavic disse:
Vamos pegar um exemplo de um onda de 40Hz (mais ou menos o Mizão) que tem 8,60m, ou seja teoricamente, parte do 0dB no cone do falante atinge sem ápice positivo (dependendo da fase) em um quarto deste comprimento (2,15m) e volta a ser 0dB em 4,30m, atinge o ápice negativo em 6,45m e volta a ser zero ao 8,60m.

Desta forma, o baixista para ouvir o seu som na íntegra deverá se posicionar a 2,15m da caixa e não colocá-la no pé ouvido, pois desta forma ouvirá somente sobras e reflexões do ambiente.
desculpe ressucitar o tópico...

mas agora entendi porque a menina que toca baixo reclamava que não estava ouvindo e pedia pra eu aumentar, e eu falava lá de trás... "eu estou ouvindo daqui, não acredito que você, aí perto, não esteja ouvindo"... coitada, ela não estava ouvindo mesmo, ela estava posicionada a +- 1,5m da fonte, então quando tocava sozinha, ela ouvia, baixo mas ouvia, e quando tocava junto, os outros instrumentos "abafavam" e ela não ouvia, era só ter afastado um pouco mais o retorno dela, preciso pedir desculpas a ela.


MarceloCavic disse:
extraído do tópico:

http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=21&t=2044&hilit=comprimento+de+onda

Mais uma grande aula do Jedi Bersan! E outros colegas...
excelente aula mesmo, aprendi muito.
 
Back
Topo