cubo para violão

Elias Ojeda

New Member
olá galera do som ao vivo.

Hj eu estive conversando com um brother meu, que é músico de primeira grandeza, além de ser produtor musical e dono de um stúdio de gravação, bom.. eu faço som para o ministério de louvor no qual ele é o lider, dentre algumas sugestões q eu dei, uma delas foi a de "encubar" os instrumentos, a fim de conseguir uma melhor timbragem dos mesmos, na hora q eu falei do violão, ele disse desconhecer o procedimento de colocar um cubo específico para o violão, tendo como justificativa a timbragem, segundo ele, em todos os inputs list q ele viu, em todas as bandas que ele apresentou, em todos os DVDs q ele assistiu, ele não lembra de ter visto um cubo próprio para violão; sendo comum a mandada dele em linha, falei para ele acerca dos cubos Vox, Meteoro, Behringer... etc... ele desconhece a nível de timbragem "alto nível", sendo assim, como eu tbm não sei de nenhum imput list que peça um cubo específico para violão, gostaria de saber se vcs acreditam que "encubar" o instrumento melhora na timbragem...? é melhor em linha??? qual melhor modelo a nivel "TOP"??
e por fim, vcs conhecem algum imput list q peçam tal equipamento???
sr
att

Elias Ojeda
 
Elias Ojeda disse:
uma delas foi a de "encubar" os instrumentos, a fim de conseguir uma melhor timbragem dos mesmos
Elias Ojeda disse:
gostaria de saber se vcs acreditam que "encubar" o instrumento melhora na timbragem...?

Vale dizer que, se o resto do equipamento (mesa, processamento, caixas) são bons, essa diferença só é sentida pelos músicos... O povo da congragação não percebe essa diferença de timbres.

Elias Ojeda disse:
é melhor em linha???
Como dito anteriormente, se o resto do equipamento é legal, colocando em linha também dá pra atingir uma timbragem bem bacana, logicamente se o instrumento for bom.

Elias Ojeda disse:
qual melhor modelo a nivel "TOP"??
Vai de Roland Jazz Chorus. Para violão é o que há de melhor. Esqueçe Behringer.

Elias Ojeda disse:
vcs conhecem algum imput list q peçam tal equipamento???
Não sei exemplificar agora, mas normalmente discos acústicos utilizam.
 
pior que a igreja é mto exigente musicalmente falando
os músicos querem uma melhor definição dos instrumentos
o processamento é bacana: EQs SPX e ultracurve behringer, eff Alesis, Gate e compressores Behringer (dá pra virar com os behringers), mesa Vega2, Mics Shure, Cabeamento Sto angelo, conectores Neutrik e Amphenol... Bx Music Man, Violão Ephifone, Guitar ... não me lembro... e por ai vai... as caixas não são bacanas, mas dá pra fazer o som "fluir", mas gostariamos de melhorar a timbragem dos instrumentos, e para isso, estamos analizando "encubar" geral.
=)
 
Mas quando se fala de igreja, nunca se esqueça: menos volume é mais qualidade. Veja se vale mesmo a pena colocar mais uma fonte sonora em cima do palco. Veja se não vai ajudar o músico e prejudicar o todo.

Mas em cima da sua pergunta, meu conselho tá dado.
 
é... se tiver um SPX desse de bobeira, pode insertar no canal do violão que dá pra timbrar legal!




Off: Está com ótimos equipamentos eim cara! BX MusicMan... meu sonho...
 
Elias.

Não se esqueça que os instrumentos não tocam sozinhos... tocam em conjunto. Uma timbragem pode ficar muito legal com o instrumento solo, mas quando juntar com o resto da banda, pode fazer com que suma no meio dos outros. Isto é efeito do mascaramento, ao qual pouca gente dá importância e é a principal causa da falta de definição dos instrumentos durante uma session.

[]'s
 
David Fernandes disse:
Isto é efeito do mascaramento, ao qual pouca gente dá importância e é a principal causa da falta de definição dos instrumentos durante uma session.

David, fala mais sobre isso.
Dá um artigo em tanto.
 
Esse lance de mascaramento que o David falou é um problema serio em estudios. Normalmente os CDs soam bem porque os instrumentos foram distribuidos em toda faixa de frequencia do audio sem descaracterizar seu timbre.

Mas a gente evita solar um instrumento depois de timbrado porque o musico sempre vai achar o som horrivel. Os piores sao violoes e guitarras. Ficam magros, muito agudos quando solados, mas quando junto com os outros instrumentos ficam perfeitos. Sopros tambem sao complicados.

Uma dica para PA é nao perder meia hora em cada instrumento, pra deixar o timbre perfeito individualmente, porque com certeza nao vai soar bem no grupo. Faça apenas uma correção no som de cada instrumento e depois peça pra banda tocar varias musicas, fortes e fracas e vá acertando cada instrumento levando em conta o conjunto todo. Vai soar muito mais natural.

[]´s
Bustillos
 
gabriel_renascer disse:
David, fala mais sobre isso (mascaramento).
Dá um artigo em tanto.

Gabriel, já comecei a preparar o artigo. Mas só vou ter tempo de me dedicar a ele depois do Comunicai!... segura as pontas... rsssss...

Bustillos disse:
Uma dica para PA é nao perder meia hora em cada instrumento, pra deixar o timbre perfeito individualmente, porque com certeza nao vai soar bem no grupo. Faça apenas uma correção no som de cada instrumento e depois peça pra banda tocar varias musicas, fortes e fracas e vá acertando cada instrumento levando em conta o conjunto todo. Vai soar muito mais natural.

É isso mesmo, Bustillos, mas ao vivo o mascaramento tb causa muito problema... os principais são a "guerra de volume" e a falta de definição dos instrumentos.

[]'s
 
Elias Ojeda disse:
pior que a igreja é mto exigente musicalmente falando
os músicos querem uma melhor definição dos instrumentos
o processamento é bacana: EQs SPX e ultracurve behringer, eff Alesis, Gate e compressores Behringer (dá pra virar com os behringers), mesa Vega2, Mics Shure, Cabeamento Sto angelo, conectores Neutrik e Amphenol... Bx Music Man, Violão Ephifone, Guitar ... não me lembro... e por ai vai... as caixas não são bacanas, mas dá pra fazer o som "fluir", mas gostariamos de melhorar a timbragem dos instrumentos, e para isso, estamos analizando "encubar" geral.
=)

Ola Elias Ojeda

Será que compensa encubar tudos os instrumentos, pois na maior parte das vezes nossas igrejas não tem acustica pra isso, e colocar varios cubos em cima do palco pode deixar o som pra plateia meio complicado.

Um abraço
 
Código:
Será que compensa encubar tudos os instrumentos, pois na maior parte das vezes nossas igrejas não tem acustica pra isso, e colocar varios cubos em cima do palco pode deixar o som pra plateia meio complicado.
Ola, compensa sim, tenho o prazer de trabalhar com uma banda de músicos de alto nível, onde a educação musical é levada a sério, na banda não existe a onda do "aumentar" desnecessariamente, no palco (pulpito) durante o ensaio eu defino os SPLs dos monitores e cubos, sempre em comum acordo com os músicos (consigo essa proeza), sendo assim o que nos resta é uma melhor definição de timbres, acho complicado usar um EQ SPX como insert no canal do violão, pois acredito é mta coisa para um único instrumento e se eu usa-lo para esse fim, eu não consigo um cubo decente e perco uma banda do EQ, a acústica da igreja não é das melhores, mas tbm não é ruim não. :D
[/list]
 
Elias Ojeda disse:
Ola, compensa sim, tenho o prazer de trabalhar com uma banda de músicos de alto nível


Mas a questão é que quanto mais amplificadores de instrumentos, mais o nivel de pressão sonora aumentará.


Elias Ojeda disse:
sendo assim o que nos resta é uma melhor definição de timbres


Por que não optar então para a monitoração por fones ?


Se a sua igreja for grande, até há espaço para amplificadores de instrumentos. Caso não, acho melhor a implementação de monitoração por fones.


Grande abraço.
 
Olá Cristian

temos essa opção sim, usamos os porta-pró kóss, a igreja é grande, capacidade para 1400 pessoas sentadas, aumentar o SPL no palco (pulpito) foi um fator analizado, mesmo assim, continuamos crendo ser a melhor opção para conseguir uma melhor timbragem dos instrumentos.
=)
 
um video do som que rola na igreja
=)
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.youtube.com/watch?v=4uZqdnqRZhc">http://www.youtube.com/watch?v=4uZqdnqRZhc</a><!-- m -->
 
Elias Ojeda disse:
um video do som que rola na igreja
=)
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.youtube.com/watch?v=4uZqdnqRZhc">http://www.youtube.com/watch?v=4uZqdnqRZhc</a><!-- m -->

Elias, bem bacana o video, agora posta umas fotos da sua igreja pra gente ver.
 
no site da igreja tem algumas, peguei o link do ultimo culto (domingo de páscoa 13/04/09) a apresentação foi do coral, os microfones usados foram 3 Yoga 302A, 2 Samsom (não me lembro o modelo, mas são os do kit de bateria), fiz uma pré numa mesa xennyx 2422 e mandei os masters para 2 canais da mesa vega2, saiu do assunto do tópico, mas somente para matar a curiosidade. =)

link das fotos:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://ibpaz.org.br/site/index.php?act=evento_album&pasta=pascoa&evento=Culto">http://ibpaz.org.br/site/index.php?act= ... ento=Culto</a><!-- m --> de Päscoa&data=12/04/2009
 
hehe
é vero
na verdade são 12 caixas em Fly, e 4 subgraves com falantes de 18" com 1000WRMS cada, dá pra fazer um som legalzinho, mas confesso q temos mta coisa por fazer, mta mesmo, estamos insatisfeitos com o nosso sistema, ainda que saibamos que ele é um dos melhores da cidade, se referindo à igrejas evangélicas.
:lol:
 
Elias Ojeda disse:
hehe
é vero
na verdade são 12 caixas em Fly, e 4 subgraves com falantes de 18" com 1000WRMS cada, dá pra fazer um som legalzinho, mas confesso q temos mta coisa por fazer, mta mesmo, estamos insatisfeitos com o nosso sistema, ainda que saibamos que ele é um dos melhores da cidade, se referindo à igrejas evangélicas.
:lol:

E quais caixas sao essas?
 
Back
Topo