Cuidado com os cabos que ligam seus amplificadores!

gege

New Member
Oi, pessoal, vocês vão rir depois que eu contar isso, leiam-só:
Esse último fim de semana fui fazer o 4°periodo no Maanain de Cariacica, logo, passei o sábado e o domingo na parte da manhã fora da igreja; quando chegei na igreja pra reunião de jovens, 1°:só tinha eu pra ligar a mesa e afinar meu instrumento e uma flautista, que estava entrando em panico, porque não chegava ninguém pra tocar com ela (era 17:50 quando cheguei na igreja); Liguei a mesa e o meu instrumento e o a reunião começou, quando comecei a tocar percebi que o OVER do canal do A(retorno) no Amplificado estava acendendo, não sabia o que fazer pois ou tocava ou olhava a mesa, então fiz os dois, no momento em que tive espaço abaixei o Master e toquei com o violão desligado. Depois que a reunião terminou fui olhar o que estava acontecendo, a primeira coisa que pensei é que estava fechando curto dentro do amplificado, porque extenarmente estava tudo certo...troquei cabos de lugar do canal A para o B e percebi que o OVER do canal B acendia e não mais o do canal A, então depois de muita oração e conversa com o outro mesário da igreja tive a curiosidade de olhar o cabo, quando desenrosquei o plug percebi que quem estava fechando curto era o cabo, a parte protetora do fios de cobre (positivo) havia derretido e o positivo estava encostando no negativo fechando curto!!! Troquei o cabo e sabe o que aconteceu?...
o OVER não acendeu mais...resolvido meu problema!!!
Depois fui perguntar ao outro mesário se ele tinha visto isso nos cultos anteriores, e ele dise que não tinha prestado atenção!!!!posso com isso?!!
Tive que trocar o cabo e isso faltando 10 minutos pra começar o culto!!!
 
Oi Geiziane. Ajude a divulgar, tanto para nossa denominação quanto para outras igrejas evangélicas. Tenho visto problemas na parte de sonorização em muitas, estamos trabalhando para melhorar isso para todos.

Os amplificadores da linha barata da Ciclotron (e vários outros, Oneal, Staner, etc) não tem muitas luzes indicativas. Basicamente, o CLIP indica que o nível de sinal de entrada está muito alto, e o OVER(LOAD) mostra todos os outros problemas: curto na entrada, curto na saída, impedância baixa demais, etc. Realmente, é um pouco difícil de detectar onde pode estar o problema. Amplificadores profissionais tem mais luzes, a indicação do problema é mais fácil.

De qualquer forma, sempre desconfie dos cabos. São eles a maior causa dos problemas SEMPRE. Você falou que o isolante do positivo "derreteu", isso deve ter acontecido na solda, ou seja, o cabo esteve assim sempre, ocasionalmente deu problema logo no culto de domingo à noite. Por sorte, foi antes.

Um abraço, seja bem vinda.

Fernando
 
Back
Topo