Curso de audio...

G

Guest

Guest
Ola a todos... Primeiramente gostaria de parabenizar esse forum, é o melhor q jah vi... Bersan ( Fernando) esta de Parabens, pelas respostas, atenção e tudo que faz pelo forum...
Bem vamos a pergunta, no Brasil Hoje o IAV é o melhor curso disponive? ou a outras escolas mais em conta com o mesmo potencial e mais em conta?? Obrigado!!!
 
Guinaum,

o curso do IAV, em São Paulo/SP, coordenado pelo Marcelo Claret, é realmente muito bom, muito bem conceituado.
http://www.iav.com.br

O IATEC, no Rio de Janeiro/RJ (tem unidade em São Paulo) também é muito bem conceituado, e talvez até mais famoso que o IAV. O que acontece é que o IATEC é do Sólon do Valle, que também é editor da revista Áudio, Música e Tecnologia.
http://www.iatec.com.br

O Engenheiro Luiz Fernando O. Cysne mantém um curso de "imersão" em São Paulo. São 4 dias em um sítio respirando áudio 24 horas por dia. O engenheiro é muito conceituado e, com certeza, o curso deve ser muito bom.
http://www.lcysne.com

Existe o curso do Wladiney Damálio, na verdade uma franquia de escolas de áudio e iluminação. Dos comentados aqui, é o menos "famoso" (não quer dizer que não seja bom).
http://www.camaudioemusica.com.br

Esses cursos (o do Cysne não) são todos em níveis. Há níveis básicos, médios e avançados. Sei que no IATEC os cursos todos levam quase 1 ano.

Existem inúmeras outras escolas "menores", não tão famosas (ou às vezes famosas, eu é que não conheço). Sei que em Belo Horizonte tem um curso do Dênio Costa (dizem que é excelente), que em Salvador tem outro muito bom - eu que não conheço.

Não vou comentar sobre qualidade dos cursos, mas acho que QUALQUER TREINAMENTO É MELHOR QUE NENHUM TREINAMENTO. O que mais vejo é gente operando som sem o menor preparo.

Queria lhe dizer obrigado pelos elogios, mas você anda pesquisando pouco na Internet. Há fóruns muito melhores que este. O http://www.audiolist.org é o maior do Brasil e da América Latina, e lá você tem a chance de ser respondido pelos grandes nomes do áudio brasileiro.

O único problema de lá é que o nível é um "pouco" avançado. Os caras são "feras", e muitas vezes conversam em um nível que iniciantes não conseguem acompanhar.

A partir disso...

Como a grande maioria dos operadores de som nas igrejas não tem a menor condição de pagar por um curso desses,

Como são pouquíssimas as igrejas que pagam treinamento para os operadores de som

Como mesmo sem treinamento as cobranças para quem opera som nas igrejas são grandes (no mínimo querem que tudo funcione 100% sempre)

Como faltava na Internet brasileira um lugar voltado para "iniciantes" em áudio, em especial para o público de igrejas (independente de denominação).

Nasceu o <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.SomAoVivo.mus.br">www.SomAoVivo.mus.br</a><!-- w -->.

Obrigado por participar. Esperamos continuar sempre a ser úteis. E se quiser, contribua também! Se souber de um artigo interessante, se quiser escrever um artigo ou um "Teste de Equipamentos", só mandar para <!-- e --><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a><!-- e -->.

Um abraço,

Fernando
 
na vdd bersan eu conheço sim esse site, o problema é q sempre ps iniciantes saum visto naum como "tecnico d som" mas sim como nada =x jah presenciei isso ... e nos sabemos q as igrejas hoje saum poucas q contribuim para som , então nasce o menino do som ... q num sbae nada , mas as exigencias saum as memas para com quem sabe =x na vdd temos de ser humildes, não tenho curso algum... mas trabalho com som a 5 anos e cuido da manutenção de 105 congregações aki do campo, e agora acabaraum de colocar um carreta de som para fazer cruzadas, e eu serei o responsavel pelo som dela, é sempre muita coisa... estou sempre lendo artigos e procurando me aprimorar com quem sabe, naum sei tudo, nem a metade, mas sei q tenho capacidade de faer um som bom para isso, assim como muitos aqui.
A VDD é q o trabalho é pras Deus com curso ow naum temos de nos aprimorar ao maximo para fazer o nosso melhor ...
 
Estou com vcs! E quero tb deixar aqui o meu reconhecimento em relação ao somaovivo! Com pouco tempo de navegação aqui, aprendi muito mais coisas do que poderia imaginar!
Só um detalhe, Bersan: Qualidade, neste caso, tem muito ou tudo a ver com os objetivos pretendidos! Hoje este site posso dizer com total segurança, vem surpreendendo e enriquecendo à aqueles que precisam e querem conchecer mais sobre sonorização, principalmente é claro em igrejas. Já recomendei a algumas pessoas! Parabéns!
 
ola povo...
bom, nao puxando a sardinha pro nosso lado, mas sendio sincero em tudo o que ja vi, o audiolist nao eh tao bom assim como se comenta. tem muito mane la tb...
os grandes nomes que no passado habitavam a audiolist e a proaudio-br (outra lista), nao o fazem mais exatamente pq as listas perderam o foco. hj em dia, na audiolist pouco ou quase nada se fala de real em sonorizaçao. tecnicas, mixagens, usos e desusos de equipamentos nao sao mais temas tao fortes como circuitos, equipos antigos e projetos de home estudios. neste ponto o somaovivo se destaca, somos todos aprendizes, estudando para podermos chegar a alggum lugar. e compartilhamos informaçoes valiosas aki. grandes nomes, temos alguns tb, o proprio david fernandes eh reconhecido como tal.
e sobre os cursos, o do cysne eu recomendo particularmente a que quer aoprender acustica e teoria de audio. eu fiz, gostei muito, mas eh bem voltato a projetos de acustica e teoria eletronica e fisica do audio.
o iav e o iatec sao escolas excelentes, oriundas de dois mestres que conheço, com cursos voltados em diversas areas do audio.
um abraço
ingo
 
Ingo,

o Audiolist é ótimo e eu sempre estou dando uma espiada lá. Mas em geral o nível é muito alto, lá são profissionais (e de vez em quando um curioso), e isso foge da realidade das igrejas. Eu mesmo fico perdido muitas vezes.

Mas sempre uso os textos do Audiolist como base para os artigos daqui do site. Pego aquele monte de mensagens esparsas, tento diminuir a matemática ao mais simples possível e deixar o texto de uma forma bem didática e clara. Sempre escrevo pensando em um garoto de 15 anos que um determinado dia é "escolhido" para trabalhar no som, sem saber absolutamente nada de som. Na verdade, isso aconteceu comigo, e com muitos outros que conheço. Eu que corri atrás e fui estudar sozinho.

Outro problema: ninguém no Brasil parou para fazer Testes de Equipamentos pela internet. Só as revistas (Áudio, Música e Tecnologia, Backstage e, em grau menor, a Home Studio) fazem, e como são voltadas para profissionais... vemos testes de produtos de primeira linha, que o pessoal raramente utiliza. Os nossos testes são de produtos que realmente podemos encontrar em uma loja.

Um abraço,

Fernando
 
ola,

bom, concordo contigo fernando...cmg tb foi assim...
fui em intrometento no meio dos cabos na igreja e acabei parando aki.....
como ja lhe falei em pvt, acredito sim, que devemos unir forças, e manter um forum como este para comaprtilhar e nos abastecer de ideias e conceitos sobre audio, em especial o modo de lidar com ele nas igrejas.
sobre a audiolist, o que que dizer, eh que ja nao tem o mesmo glamour de alguns anos atras. antigamente (sou membro da lista desde quase sua fundaçao), tinhamos nomes como carlos freitas, luiz mazzei, enrico de paoli, so pra citar alguns, participando ativamente do forum. hj, somos poucos da velha guarda. o assunto mais em dia la e acustica e construçao de home studios. nao temos mais topicos longos, que as vezes duravam, semanas, meses discutindo sistemas, equipamentos e tecnicas. nao sei pq, mas o perfil da lista mudou muito.....
os artigos mais antigos, como vc bem falou sao de excelente qualidade tecnica e servem sim como base pra textos ou para aprendizado na carreira, eu mesmo aprendi muito ali com alguns mestres.
enfim, espero que o forum retome seu rumo um dia...
e por aki, vamos tocando nosso barquinho....a toda velocidade...rssr
ingo
 
Você falou bem quanto aos nomes.

Hoje, quem aparece lá de vez em quando é o Walter Ulman, o pessoal da StudioR e o Luizinho Referência. Nas mensagens antigas você vê estes que você citou e mais o Homero Sette e o Luiz Fernando Cysne, o Dênio Costa, etc.

Mas é sempre um prazer bebericar dos conhecimentos do Edu Silva.

Mas a lista é muito profissional ainda, talvez não em conhecimento teórico, mas ainda em conhecimento técnico. A parte sobre eletrônica, sobre conserto de equipamentos, sobre as montagens dos próprios equipamentos é completamente fora da nossa realidade.

Um abraço,

Fernando
 
bom....como vc mesmo citou, metade destes nomes nao frequenta mais a lsita....eh uma pena enooooorme, mas fazer o que. vc mesmo lembra que tao falando de esquemas eletricos e manutençao de equipos. tecnicas e dicas quase sumiram de la...
mas vamos voltar ao nosso pita por aki....rsss
ah, so pra constar....rssrsr......nao chamaria jamais o edu silva de guru do audio...rsss....particularmente, nunca vi um evento ou instalaçao feita por ele.....nem o nome dele sendo usado como tecnico de algum evento de grande porte ou algo do genero....ta mais pra um grande estudioso que pra um grande tecnico...
ingo
 
cursos, congressos, workshops de Áudio

e ai Bersan beleza, fera eu tive oportunidade graças a Deus de estudar com o Luiz F. cisne curso Basico de Audio Prof. e mesa digital no CAM e recomendo os dois lugares, são pessoas capacitadiscimas, e em especial Wladiney Damalia que é um Homem de Deus, recomendo os dois cursos, fica na paz
 
Quanto ao curso em Salvador, se trata da da dB Cursos de Áudio que tem 10 anos e é dirigida por Fernando Gundlach que é Membro fundador da BPÁudio e Diretor da Regional da ABPÁudio Bahia. Participei de um Workshop em que ele foi o ministrante, foi bem legal.
 
Boa noite,

Lendo o que amigo Heriberto disse no tópico do "Multicabo sem Fiu"

Heriberto disse:
...mas a defesa que fiz é que como o fórum cresceu muito, e hoje não é mais composta apenas de leigos e sim de pessoas que tem cátedra ou experiencia no mundo do áudio então alguns estão sim fazendo chacotas e até esquecendo que em um fórum devemos investigar bem antes de começar a tecer os comentários jocosos, fica o alerta.

Lembrei deste Tópico que retrata o Simplismo que fez o Fórum SAV ser o que é hoje.

vemos Bersan dizendo:
bersan disse:
o Audiolist é ótimo e eu sempre estou dando uma espiada lá. Mas em geral o nível é muito alto, lá são profissionais (e de vez em quando um curioso), e isso foge da realidade das igrejas. Eu mesmo fico perdido muitas vezes.

Mas sempre uso os textos do Audiolist como base para os artigos daqui do site. Pego aquele monte de mensagens esparsas, tento diminuir a matemática ao mais simples possível e deixar o texto de uma forma bem didática e clara. Sempre escrevo pensando em um garoto de 15 anos que um determinado dia é "escolhido" para trabalhar no som, sem saber absolutamente nada de som. Na verdade, isso aconteceu comigo, e com muitos outros que conheço. Eu que corri atrás e fui estudar sozinho.

Outro problema: ninguém no Brasil parou para fazer Testes de Equipamentos pela internet. Só as revistas (Áudio, Música e Tecnologia, Backstage e, em grau menor, a Home Studio) fazem, e como são voltadas para profissionais... vemos testes de produtos de primeira linha, que o pessoal raramente utiliza. Os nossos testes são de produtos que realmente podemos encontrar em uma loja.

Um abraço,

Fernando

Para quem ainda não teve o privilégio de ler a história de como surgiu o Som ao Vivo.mus.br.

não perca tempo em ler este testemunho do Fernando Antônio Bersan Pinheiro

Como nasceu o Som ao Vivo? http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=14&t=6133


Vlw! :wink:
 
Back
Topo